Vamos Rir
Vamos falar de algo que diz respeito a Pais e Filhos,
principalmente no que diz respeito ao livre arbítrio,
Sempre é preciso respeitar e bem observar direitos e deveres...
Osculos e amplexos,
Marcial
RESPEITANDO O DIREITO AO LIVRE ARBÍTRIO
Marcial Salaverry
Algo que deve ser bem observado é o direito ao livre arbítrio, pois uma coisa que é defendida por todos, é o direito de ir e vir, de ter sua opinião própria, e é algo que deve ser muito bem respeitado em todos os níveis de relacionamento, principalmente entre pais e filhos, pois um dos comentários que mais frequentemente escuto, quando se trata de diálogos de pais e filhos, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira..." Assim tirando o direito ao livre arbítrio, pois é preciso que todos possam aprender a decidir sobre sua vida, e na verdade, com essa frase, além de procurar bitolar o pensamento e a livre iniciativa, é preciso ter presente que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e de acertar tambem, pois nem sempre estamos certos em nosso julgamento. Todos somos sujeitos a erros e acertos.
Gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz:
"Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."
Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de amigos ou parentes, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, achando que apenas suas idéias e ideais é o pensamento correto, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" desses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida.
Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco.
Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar ATENTOS ao que se passa à nossa volta, devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for POSSÍVEL. Se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros APRENDAM a viver.
O segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."
Muita gente talvez discorde desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Ninguém é eterno neste mundo, e temos de entender que é preciso ensinar a viver, dando oportunidade para que todos errem e acertem, e saibam descobrir onde estão os erros e os acertos. Criaturas assim bitoladas, estão acostumadas a comer o peixe, mas não sabem pescar...
Além do mais, existe uma grande verdade que é preciso bem entender, pois antes de distribuir amor aos outros, é preciso aprender a amar-se. Assim, se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, tentando evitar que os outros sofram, impedindo que muitas lições sejam aprendidas, e bem apreendidas...
Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem?
Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, pois muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.
Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.
Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, ordeno: TENHAM UM BOM DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me obedecer, paciencia, quem manda não ser obediente. Manda quem sabe e pode, e obedece quem tem juízo, ou quem concorda com a opinião expressa...
E CLARO, UM LINDO DIA, NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, pelo menos na minha opinião, claro... Não quero dizer que é o certo, mas deixo que todos decidam se realmente querem fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sempre respeitando o direito ao livre arbítrio, claro...
E o tempo vai engolindo mais um dia;
Esperar nem sempre é sensato.
Vamos em busca, do contrário,
o tempo apenas passará!
Essa é uma grande verdade, vamos descobrir o porque desse
desconhecimento de nosso mundo interior...
Vamos tentar nos conhecer...
É muito importante faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
PRECISAMOS APRENDER A NOS CONHECER
Marcial Salaverry
Pode mesmo parecer algo muito estranho, mas essa é uma grande realidade, por mais paradoxal que possa parecer, pois a pessoa que nós menos conhecemos, é aquela com a qual nós temos um convívio mais estreito, qual seja, nosso outro eu. Aquele que vive em nosso interior, e do qual pouco sabemos, apesar de conhecermos muito bem seu aspecto exterior, algo feito a cada vez que nos olhamos no espelho, mas nossa alma consegue manter-se oculta...
Assim sendo, sempre será muito difícil aquilatarmos nossa real potencialidade. Muitas vezes julgamos estar em nosso limite, já tendo feito tudo aquilo que pensávamos ser capazes de fazer, e eis que, seja por alguma circunstância fortuita, seja por necessidade imperiosa, tiramos mais um ás da manga, e verificamos que nosso limite ainda não era aquele, e conseguimos realizar algo do qual não nos julgávamos capazes.
O importante em nossa vida, é jamais desistir, sempre tentando alcançar algum objetivo, seja qual for, sempre procurando conhecer qual será nosso limite, imbuidos da certeza de que sempre há algo que desconhecemos e que podemos aprender.
O limite orgânico é fácil de ser constatado, pois nosso organismo estipula até onde poderemos abusar de sua resistência, e quando a extrapolamos, sentimos as consequencias de nossos atos.
Contudo, ainda não conseguimos reunir condições para avaliar a real potencialidade de nosso “eu” interior. Ainda não foi possível definir quais os reais limites do cérebro, e nem da alma. Até onde poderemos suportar certas situações. Até que ponto nossa alma pode tolerar de felicidade ou de sofrimento. Até onde e o quanto somos capazes de amar. Até onde poderá ir nosso desenvolvimento intelectual. Até onde poderemos suportar, mesmo as mais simples situações de nosso cotidiano.
E uma das provas mais irrefutáveis, é o constante progresso tecnológico, sempre em evolução, sempre com novas descobertas, sempre o hoje muito superior ao ontem, e inferior ao amanhã, sendo essa a prova mais cabal que ainda não se chegou ao limite do conhecimento humano, pois, a exemplo do organismo que nos diz quando devemos parar, fatalmente isso ocorrerá com nosso interior, quando esse limite for conhecido. A cada nova descoberta, constatamos surpresos que de nada sabemos, e tudo ainda temos para aprender.
Enquanto isso não acontece, e enquanto os cientistas e os experts, que estão mais adiantados na busca desses limites, ainda não mostram sinais de fim da evolução, devemos pelo menos tentar acompanhar esse ritmo alucinante, “na busca de nosso conhecimento total”.
Apenas exemplificando, podemos citar um dos maiores “milagres” da mente humana, que é a Internet. Ainda não se conhece sequer uma pequena parte de seu real potencial, e talvez seja por isso que fazemos tantas besteiras tentando entende-la, e faze-la funcionar como desejaríamos que ela funcionasse. Ocorre que ela já começa a superar nosso conhecimento, e está nos deixando para trás. Como pode ser possível que algo criado pela mente humana possa supera-la? Mas o que ocorre é justamente isso. Sempre aparece algo de novo dentro desse “monstro devorador de conhecimentos”, que nos surpreende, por mais conhecimentos que tenhamos sobre o assunto. Quantas vezes os técnicos mais capazes ficam sem saber o que fazer diante de certos problemas que surgem nessa “maquininha de fazer doidos”.
No campo da medicina, com todo o incrível desenvolvimento atingido, com todas as descobertas que a ciência já produziu, muitas vezes os médicos apenas diagnosticam: “Uma crise viral”. Ora, que raio de vírus é esse? Será que os virus do computador produzem gripe e resfriado também?
Desde que nascemos, sempre teremos essa incógnita, sobre o conhecimento de nossos reais limites. É interessante, pelo menos tentar desenvolver nosso conhecimento até chegar ao ponto máximo, que jamais será atingido. A única certeza que poderemos ter, é a certeza de que jamais saberemos qual é nosso conhecimento total sobre nós mesmos. Chegar a esta conclusão, já é um passo para essa descoberta. Possivelmente restem ainda mais uns mil passos para tanto, sendo certo que dificilmente os conseguiremos dar.
Sempre haverá pessoas que conseguirão chegar mais perto desse conhecimento, mas sempre haverá algo de novo para ser conhecido, algo que precisaremos aprender, provando cabalmente que o limite ainda não foi atingido.
Vamos continuar tentando? E enquanto isso, sem esquentar muito a cabeça com essas idéias de autoconhecimento total, vamos ter UM LINDO DIA, porque isso está em nossos limites, embora cada dia sempre poderá ser melhor que o anterior... Ou não...
Quem sabe o que nos reserva o futuro?
Amor...
É dessa palavrinha mágica,
que o mundo tanto precisa!
Vamos amar mais por favor.
__Sophia Vargas ♥
13/12/2009
Todo conhecimento gera; Transformação e Mudanças.A medida que vamos nos aperfeiçoando seja lá em qual área for, tudo em nós vai mudando, vai dando lugar ao novo, eis a necessidade de nos aperfeiçoarmos sempre adquirindo novos conhecimentos que não encherá nosso cérebro, mas sem duvida nos dará novos rumos pra vida e pro crescimento pessoal. Iracema R.
Eu era sempre o cara novo na turma. Os valentões pensavam: “Lá vem o altão desengonçado. Vamos testá-lo.” Eu era tímido, mas passei grande parte da infância socando os valentões.
Acordar tarde na Segunda,
Sem trabalho no Domingo.
Vamos fazer as malas e fugir,
Só você e eu.
Chegue mais perto,
Porque eu quero tudo isso sobre o meu corpo,
Cara, não há dor de cabeça que você não cure.
Desde o início,
Você já me tinha com o seu olá.
Mal posso esperar,
Então vamos lá.
Porque você é quem,
que está me levando pra casa.
Houve um tempo em que as pessoas simplesmente iam...
Acabou a água!? Vamos...
Acabou o alimento? Vamos...
Acabou a paz!? Vamos...
Tudo ficava pra trás... o tudo era tão pouco que não havia apego...
Só ia junto o essencial pra ir junto...
O tudo que havia ficado pra trás era o tudo que encontrariam à frente..... e era simplesmente o suficiente.
O que ia junto era o suficiente.
O que era encontrado era o suficiente.
E hoje!? Gente! Quanta tralha a gente junta... e quer levar junto.
Então a gente não vai... cria raízes em solo árido, em campos sem alimentos, em camas sem paz.
Porque a gente tem tanta tralha... sabia que muita tralha só atrapalha!?
Vá! Só o que te digo, amig@, é que Deus lá vai estar.... e vai te abençoar, vai te abençoar com o suficiente.
A gente que aqui fica, fica com lágrimas nos olhos, porque você é uma pessoa que a gente queria por perto... mas ficamos com o coração cheio de paz... porque à vontade dEle é que você vá...
E você é o tipo de pessoa que Deus manda e você faz
Vou te namorar sim ! Vou casar também e vamos ter filhos, porque sou homem para você ter entrelaçar de dedos, braços, pernas, língua, alma, sonhos, dias e anos...E toda nossa vida, vivermos juntos.
Não sou pra curtir um momento...
To te esperando...
Reflexão
Sabemos que todos nos vamos morrer,mas todos fugimos do assunto.Medo ?
Quando se vive em crise,ou derrotado,sem dinheiro e endividado,falamos muito de vida sem saber muito dela,na dificuldade vemos realmente quem somos,por onde andamos e o que achamos.
Hoje vamos viajar pelo mundo,tomar um cafe em Itália,França,Brasil ,que tal?
A nossa imaginação nos leva onde quisermos,ela pode criar um futuro tão desejado,para ela não a obstáculos,existem desejos e sonhos contidos que nos pertencem individualmente.
Então não bloqueie seus sonhos com sua mente,são eles que acalenta nossa vida,deixe fluir,quem sabe um dia escrevo de Itália,dizendo a todos consegui,estou tomando cafe em Europa.
Tudo é possível nesta vida de Deus,cada dia fica mais fácil realizar nossos sonhos,vamos sonhar ,acreditar,trabalhar,vamos ser persistentes para que isso aconteça!
#Ficadicadodia!
Num compasso impressionante
Com um folego ambundante
No decorrer do tempo
Vamos curtindo o momento
Deixando tudo pra trás
Sem saber de nada mais
Vamos se entregando
E assim nos encontrando
Água
Tentando parecer conformada em ter que tomar dez copos por dia, mas vamos lá, vamos acreditar no poder de cura da água para o resto da vida, o coração pulsa melhor, a gente depois de um tempo acaba curtindo a água geladinha ou a modinha do chá de hibisco.
Quando estamos em dieta, ficamos inseguras, dói evitar coisas muito doces, gordurosas e gostosas, comer é um prazer com culpa. No início a gente dorme muito para o nosso próprio bem-estar. Ou a gente dorme ou a gente come.
Para quem decidiu pela reeducação alimentar não custa nada lembra o: Até que a morte nos separe. Significa não fazer concessões, significa curtir grão-de-bico, significa se surpreender e perceber que a vida de lá cheia de gorduras e limitações que era uma vida infeliz.
Para quem como eu não consegue viver com tamanha rigidez, tenho uma dica: Liberdade com moderação, muita moderação, pensar sempre na mulher com a saúde maravilhosa que você quer se tornar. Trocar comida por teatro, por cinema, por esportes.
Saber que as comidas certas funcionam bem dentro de mim acaba me tornando subserviente e focada. Estou curtindo cada dia minhas escolhas, ver resultado me deixa com aquele sentimento de: sou foda.
A gente precisa aprender a reconectar-nos com nós mesmos, a gente precisa aprender a ter os melhores sentimentos e as mais belas palavras, a gente precisa deixar de ser orgulhosos e teimosos. Precisamos gostar de ser humildes.
Todas as coisas que ninguém quer pensar quando faz dieta é em comida e acreditem a comida não sai da sua cabeça, a gente quer saber o próximo horário da refeição, a gente fica com frio no estômago.
Esse foi o início do fim para mim, sentir a ilusão do que nos parece bom, e aprendendo a reconhecer os sentimentos que te levam ao bolo de chocolate. Precisei desligar os dispositivos onipresentes no doce, minhas engenhocas para engordar, na verdade para comer, engordar era consequência. O que me machucava era olhar o celular ou tablet, verificar minhas redes sociais e pensar que eu tinha que editar todas as fotos, eu não gostava de mim. Cansei de foto 3 x 4.
Suavemente abandonei tudo que se referia a alimentação nos meus últimos 39 anos, sim a vida toda, porque mesmo quando eu era magrela eu ainda sim comia errado, muito errado. A diferença entre gorda e magra era o metabolismo. Comecei a me apegar aos resultados, então chorei quando me vi com menos celulite, fazendo pilates com menos esforço, abdominais sem me sentir sufocada.
A gente começa a ser mais gentil e atenciosa, a gente consegue tudo o que quer inclusive estudar para concurso. A gente para de ser o gordo da roda, a gente sabe muito bem o que está fazendo.
Feliz água! Feliz dieta! Feliz vida nova!