Utopia
A caminhada é longa quando os objetivos não lhe contemplam individualmente. Carregar a responsabilidade de querer o bem na prática para pessoas que você nem conhece tem um preço bem mais alto, muita sola de sapato, às vezes mudar a idéia, adaptar seus sonhos para que caibam mais e mais indivíduos que querem a mesma coisa. Que assim seja, que os fins justifiquem os meios, que os meios estejam dentro dos limites da ética e da moral, que consigamos sem guerra encontrar paz e luz para muitos sempre.
Aqueles que acreditam em um mundo melhor, tem de começar a acreditar em si mesmo, na capacidade de poder fazer boas ações sem esperar que outro faça por si, a utopia é o caminho onde todos querem chegar, e tornar em realidade. O individuo tem de começar, dar o primeiro passo para transformar do individual o coletivo, onde todos passam e aprendem a fazer em conjunto, as melhores ações, assim praticando as ideias.
A vida é essencialmente anarquista, só você sabe a dor e a glória de ser o que é. Seja o responsável máximo pela sua andança,faça você mesmo aquilo que ninguém pode fazer por ti e então nunca dependerá de estado ou seres para prosperar.
A dor é mais violenta e mais duradoura porque surge antes do prazer e, quando morre, o prazer morre com ela.
A gente critica tanto uma coisa, e quando tem oportunidade de fazer diferente, vai lá e reproduz o que criticamos.
Triste condição humana.
A questão de um mundo sem fronteiras é uma intenção obviamente utópica. Desde a sua origem, o “movimento”, ou mais precisamente “a ausência de fronteiras”, tem sido central para várias tradições utópicas. O próprio conceito de utopia refere-se ao que não tem fronteiras, a começar pela imaginação em si.
Se o mundo ficar pesado, eu vou pedir emprestado a palavra POESIA.
Se o mundo emburrecer, eu vou rezar pra chover palavra SABEDORIA.
Se o mundo andar pra trás, vou escrever num cartaz a palavra REBELDIA.
Se a gente desanimar, eu vou colher no pomar a palavra TEIMOSIA.
Se acontecer afinal, de entrar em nosso quintal a palavra TIRANIA...
...Pegue o tambor e o ganzá, vamos pra rua gritar a palavra UTOPIA.
Entre utopias e distopias, vamos sobrevivendo mais um dia sem uma saudade que nos aflore o orgulho nem um ideal que nos apresente a esperança.
UTOPIA
Em êxtase nessa vida
Insana que em sincronia
Arranca-te lágrimas de
Tristeza e alegria.
Deparo-me com a
Indagação do certo ou
Errado, do agrado e da
Ingratidão, do importar ou
Não. Cheguei a conclusão
A qual concluí nada.
Pouco interessa-me
O que pensam (na teoria).
A prática é quase utópica.
Porém, tento viver à minha
Maneira, um tanto aventurada,
Outro quanto, calmaria.
Manter-me luz, independente
Da escuridão, é o que faz-me
Ser, é o que faz o meu ser.
Utopia é achar que na sua vida (trabalho, casa, igreja, familia) só acontecerá o que você quer e deseja.
Neste mundão de acontecimentos dentro e fora da caixa, você tem que se equilibrar e conviver com situações adversas, contorne-as, aprenda a viver com as diferenças e seja feliz!
Utopia é o que vivemos, uma promessa maravilhosa de apenas votar a cada 2 anos, mas não funciona, promessas impossíveis de representes que decidem com intuito de se manter no poder e não pra te representar, e mesmo que ele queira te representar, ele não pensa igual a você em tudo que ele decide. Votar a cada 2 anos não é participar, é engano, sistema representativo é uma farsa, uma utopia.
FALÊNCIA DA FAMILIA E UTOPIA DA AMIZADE !
***************************************
QUANDO A SUA PRESENÇA NÃO SE FAZ MAIS ,SER SENTIDA OU PERCEBIDA,É SINAL DE VOCÊ SER DESCARTÁVEL.
PORTANTO É HORA E CHEGADO O TEMPO DE BUSCAR SEU ESPAÇO E CONVIVÊNCIA EM OUTRO LUGAR ,COM OUTRAS PESSOAS !
NOVAS EXPECTATIVAS E NOVAS OPORTUNIDADES DE SER FELIZ AO LADO DAS PESSOAS QUE TE VALORIZAM !
Quando uma pessoa falha escusor se cria.
Somente deixar que as pessoas falhem.
Até que a utopia seja suspendida.
Essa é a deliberação de meus punhos.
Uma utopia,uma tempestade,uma mente Calada, todas as estações passando pela mente, e no coração florescendo as mais lindas flores.
Seja um eterno sonhador, a utopia é o combustível para as grandes realizações, acredite nas pessoas apesar de muitos semelhantes lhe provarem o contrário, sou um romântico, a ponto de acreditar em Tim Maia quando diz: "...não quero dinheiro, eu quero amor sincero,
é isso que eu espero...
Embate educacional entre Estado e Família: uma Utopia para a contemporaneidade
Cada vez mais tenho percebido que a educação das pessoas tem desaparecido. Você que pega ônibus ou metrô todo o dia, sente na pele isso que estou relatando. Se a disputa para ficar sentado é grande, nem se fala então a disputa por espaços mínimos para poder ficar de pé, ou então para se segurar. Já vi de tudo: empurrões, pontapés, cotoveladas, grandes guerras por espaços curtíssimos. Fica latente perceber a subjetividade exarcebada. A pressa tomou de súbito a gentileza e a subjetividade exarcebada raptou o encontro dos olhares. Não há espaços nem para quem poderia ter a primazia sobre ele, como idosos, gestantes e pessoas especiais. Tudo em nome do Eu, tudo em nome de mim, e tudo vai ficando assim. O que vale é o bem-estar privado em detrimento do bem-estar coletivo. Cada qual olhando para o seu próprio umbigo. Esquecemos a nossa humanidade em um universo muito distante, a bilhões de anos-luz daqui. Lançando um olhar sobre a psicologia contemporânea, constataremos que nenhum ser humano é incoerente, ele é fruto histórico, rede bem encadeada de acontecimentos marcantes. Age de acordo com sua história tecida em sua existência. Fico pensando a trama que há entre o processo educativo em que fomos formados e a realidade em que vivemos. Me questiono sobre as possíveis falhas educacionais da família. É absurdo atribuir ao estado a função de educar, uma vez que a educação é primazia da família. Leve-se em consideração que a célula-mater da sociedade está se decompondo, homens e mulheres que possuem filhos, mas renunciaram a vocação da paternidade e da maternidade. A subjetividade levada até suas últimas consequências, tão em voga, massacra o indivíduo e a própria família. Se o estado não dá conta (seja por vias do inviável, seja por desinteresse) de dar cobertura à aquilo que é de sua competência, como por exemplo, transporte público quallitativo e quantitativo, muito menos devemos esperar milagres no plano educacional do ser humano. Estamos diante de um fenômeno que tomou proporções avassaladoras no nosso tempo. Não sou homem de respostas rápidas e prontas, quero entender, quero aprender, para me posicionar e agir, sem ilusões. Mas isso não me impede de pensar que devemos procurar novos areópagos da educação, da gentileza e da gratuidade. Uma dose de utopia, que em grego, quer dizer um não-lugar, um ideal, um lugar que não possua a condição empírica, não faz mal para um mundo puramente instrumental.
UTOPIA
Um dia, a paz e a justiça
coroarão nossos belos mundos sonhados
Um dia, a paz e a justiça
se beijarão como eternos namorados
Um dia, a paz e a justiça
sepultarão os mais temidos arsenais
Um dia, a paz e a justiça
serão as ternas verdades finais
Um dia, a paz e a justiça
tirarão de nossos lábios a palavra guerra
Um dia, a paz e a justiça
brindarão este nosso céu chamado terra
Um dia, a paz e a justiça
exterminarão as feias faces da fome
Um dia, a paz e a justiça
serão de todas as nações , o novo nome
Um dia, a paz e a justiça
irão celebrar, alegremente, nossa utopia
Um dia, a paz e a justiça
farão nascer da noite escura, o sol do novo dia.
Parece incrível, mas isto pode acontecer
a partir de cada um de nós.
A utopia de um viajante.
No silêncio do que me vem há lembrar, só você está!
Na beira da roda querendo dançar, só você está!
Na exatidão de todas as coisas, só você está!
O beijo amargo que ninguém vai gostar só você me dará!
Com as frases românticas que nenhuma mulher pode recitar você que me recitará!
Os dias jamais esquecidos, serão ao seu lado, e ao seu lado você vai encontrar a mais bela utopia!
A mais bela saudade será da beleza do que me veio a imaginar, a moça perfeita que jamais vou encontrar, até mesmo porque ela jamais se encontrou.
Então, no encontro da beleza e da música, atrás das nuvens...
Com sorriso poente você está!
E por você... estou!