Urgência Emocional
O amor é assim tudo é capaz,
É emocional, não é a razão! É paciente benigno é uma aventura além do normal,
Não é uma moldura de beleza, e apenas sentida, o amor real não se escolhe,
Acontece!
Ana Sara Manso
Inteligência emocional ou responsabilidade afetiva.
Se popularizou a ideia de que temos diversas inteligências e que precisamos desenvolvê-las, em especial a inteligência emocional.
No entanto, em minha experiência clínica, vejo que as pessoas conseguem ser inteligentes, mas nem sempre são responsáveis. Conseguem saber o que deveriam fazer, mas não conseguem escolher o que fazer.
O problema é a falta de inteligência, ou a dificuldade em se comprometer? É dificuldade em conceituar um comportamento ou em tomar consciência do que sente e do que deseja?
Em geral pessoas muito inteligentes pensam demais, questionam demais, duvidam demais, e vivem de menos.
Elas não sofrem de burrice emocional, elas sofrem da dificuldade em renunciar a uma opção.
Sofrem em escolher A e perder B, pois elas não querem perder nada e ficam com suas teorias medindo, avaliando e buscando aquela opção perfeita, que não existe, mas que a dúvida faz com que continuem perseguindo essa deliciosa fantasia.
Para o afeto é preciso afetividade e não inteligência, é preciso entrega e não cálculo, é preciso abrir mãos das réguas e das regras pre-estabelecidas, pois afeto é construção, e cada relação se constrói de maneira singular.
Desta maneira, estamos falando de responsabilidade afetividade, você responde pelo afeto que doa e também responde com o que faz com o afeto que recebe.
Faça sua escolha, mas lembre-se a responsabilidade é toda sua.
Dor sempre é um sinal que que algo não anda bem seja física, emocional ou mental. Poderia se dizer mil coisas sobre isso, mas uma só explica: se ainda dói é porque você continua fazendo tudo do mesmo jeito desde o começo da dor.
Pais que dão amor, carinho, disciplina para seus filhos, certamente terão filhos saudáveis emocionalmente.
Quando você finalmente se dá conta do quanto já perdeu de saúde (física e emocional), apenas por alimentar aquela ideia fixa de que precisava, a qualquer custo, encontrar alguém que aceitasse a árdua missão de lhe fazer feliz, muita água terá passado por baixo da ponte.
Só que esta missão – acredite – é única e exclusivamente nossa! Com o outro a gente soma. E partilha.
Mas até que a gente se dê conta do erro que foi cometido, já teremos nos aventurado por diversos relacionamentos desde o início fadados à frustração, devido ao simples equívoco na elaboração da meta. O que por sua vez poderá acabar por definhar aquela nossa, por vezes, já tão frágil autoestima.
Enquanto isso o tempo vai passando, novas oportunidades vão surgindo e a gente vai continuar arriscando tudo o que (ainda) tem, na esperança de que desta vez dê certo. Porque a gente merece ser feliz. E a gente já não vê a hora. Mas a cada nova frustração, sentimos que perdemos bem mais do que tempo com alguém que não se fez merecedor da nossa estadia na sua vida. Perdemos também um pouco da fé na possibilidade de um dia sermos felizes como sempre sonhamos.
Entretanto, em algum momento da vida a gente resolve mudar. Porque a gente também se cansa. E nessa hora fazemos uma análise da nossa postura frente à realidade que nos circunda.
A partir de então intuímos que não era exatamente o outro quem sempre falhara na missão. Fomos nós que entramos em campo com a estratégia errada.
E é justamente neste momento de elevação da consciência, que algumas pessoas concluirão que não faz sentido reconhecer a felicidade nas suas vidas, exclusivamente por ação dos outros. É aí que, tal qual pai e mãe que se esforçam pelo seu filho, porque vendo-o se desenvolver bem, eles ficam bem, também, elas se convencem de que fazer alguém feliz não tem preço. Pois a alegria de um, reverberará na vida do outro.
Pois eu não acredito que o amor se dê por geração espontânea. Ele se origina e desenvolve em etapas. É preciso atravessar as fronteiras das descobertas e das decepções. Caminhar pelo vale do silêncio, compreendo a dispensa dos excessos malditos e mal ditos. Dosar paciência para realinhar os acordes. Partilhar o perdão. Assumir construções e reconstruções extremamente fundamentais para o amadurecimento tanto pessoal quanto coletivo.
Então, quando chegarmos em tal nível de consciência, passaremos a dedicar toda a nossa energia no propósito de sermos, um para um outro e mais do que nunca, um local firme o suficiente onde ele(a) possa desabar sempre que preciso. Pois felizmente teremos compreendido que o lar também pode ser uma pessoa. E nós vamos querer ser este porto-seguro.
E ali ele(a) saberá que o(a) professor(a), carteiro(a), doutor(a), entregador(a) e etc, ficou da porta pra fora. Ali dentro ele(a) será apenas – e não menos importante – o João, a Maria, o José, a Camila, o Fernando... sem aquela tão pesada e desnecessária sensação de que precisa corresponder ás expectativas lançadas pelo mundo.
Porque ele(a) sempre saberá que dentro daquele curto espaço entre o peito e os braços, tudo ficará bem. Porque um pode contar com o outro. Pois estarão em casa. A salvo. Amém.
Que a sabedoria adquirida em mais essa graduação te traga o equilíbrio emocional necessário para o sucesso, que sirva de base para suas futuras conquistas, realizações pessoais e profissionais.
Retiro emocional...
Algumas vezes, precisamos diminuir o ritmo, prestar mais atenção ao nosso redor, ouvir nosso coração, organizar as ideias, tomar novo fôlego, criar novas metas, sonhar novos sonhos...
E vou seguindo, em ritmo de reflexão, todos os sentidos em alerta, buscando a minha verdadeira plenititude...
Peito, coração e braços abertos...
Hoje e sempre...
Mergulhando em mim
O NOSSO CORPO SE RELACIONA COM A ALMA!
PRECISA ENTENDER QUE TUDO PARTE DO SEU EMOCIONAL.
SE SUA ALMA ESTÁ BEM COM DEUS, SEU CORPO ESTARÁ SARADO.
" A Musica e a Arte, são as alianças que faz o equilíbrio flertar com o emocional fronte aos tropeços da vida. "
Um líder de atitude deve conseguir manter a conexão emocional com os profissionais, sempre buscando potencializar as qualidades únicas de cada um.
Pra mim amor é o conjunto do sentir físico e emocional. O beijo, o toque, o seu falar em meu ouvido, me leva à sensações surreais, mas é o seu carinho, o seu desejo, a sua admiração pela pessoa que sou, como pessoa, mulher e amante, que realmente me leva a loucura. É nos pequenos detalhes que nosso amor se fortalece: seu cuidado e interesse pela minha vida, sua proteção quando sai em minha defesa..Enfim, amar-te é o conjunto de emoções e sensações inexplicáveis que só entende, quem realmente permite-se amar e ser amado! AMo amar Você!
Tenho visto que a minha conta bancária tende a estar vazia! No entanto, o meu tanque emocional vem se enchendo todos os dias.
- Boa Nova! Já saiu da reserva e tem-se abastecido em cada estação um pouco mais...venho enchendo-o com paciência, misericórdia, alegria, boa companhia, amor-próprio, silêncio...já não escolho muito o tipo de combustível, já não me atesto a estes meus velhos padrões e estereótipos e da preocupação que o motor possa gripar por não ser o tipo certo que alguém definiu que teria de ser. Se gripar, coloco um pouco de óleo, reparo se for possível mas, se não for possível coloco um ponto final nessa lataria, nessa carcaça e inicio com um novo travessão que aqui por analogia será uma nova caminhada, um novo destino, uma nova história!
O meu tanque emocional vai se enchendo, todos os dias um pouco mais e já vou conhecendo um pouco mais das manhas do meu coração e a quem devo ou não dar boleia!
- Quer boleia? fez por merecer? Sente-se ao lado mas, se não der certo, por favor retire-se na próxima paragem e dê espaço a quem queira disfrutar desta jornada comigo em silêncio, preenchendo o ar apenas com alegria, amor e boa disposição, infelizmente não tenho espaço para bagagens pesadas, por isso ao entrar não se esqueça de empacotar tudo e deixar do lado de fora pois, não temos espaço para acomodar frivolidades, julgamentos, arrogâncias e manipulações! - Quanto tempo dura a viagem? Não sei mas, acomode-se e logo viremos se juntos podemos caminhar, caso não já sabe, há sempre uma próxima paragem para sair e deixar um novo passageiro entrar...
inn Sheila, 18 de Outubro, 2015 -9h30
Tem dia...
Existem dias que o cansaço emocional toma conta de nós, que a esperança parece estar no fim, que as vontades acabaram e a insistência já não existe mais.
Tem dias que simplesmente acordamos e decidimos ser melhor, não para agradar alguém, mas por uma vez agradar a nós mesmo.
A maior inteligência que um homem pode desenvolver é a emocional. Com ela você pode conquistar a liberdade que desejar.
Dedicar um tempo com aquilo que lhe traz lucro emocional e espiritual e não lucro financeiro, é ter um caso de amor e gratidão com a vida e com Deus.