Uma coisa eu sei sobre os Comecos

Cerca de 187 frases e pensamentos: Uma coisa eu sei sobre os Comecos

Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.

É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer. Só os começos são bons. Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois! Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?

Eça de Queirós
O Primo Basílio

As grandes coisas também nascem de pequenos começos.

Não existem fins, existem meios. Eu sempre penso em começos,
nunca em fins.

O problema dos novos começos é que eles precisam de algo para terminar. Alguns finais levam um tempo para se revelarem. Mas quando isso acontece, eles são mais fáceis de ignorar. Alguns começos iniciam tão silenciosamente, que você nem nota quando acontecem. Mas muitos finais vêm quando você menos espera. E o que eles pressagiam é mais negro do que você imagina. Nem todos os começos são para se celebrar. Muitas coisas ruins começam: brigas, época de gripe. E a pior de todas... Quero começar algo.

Acredito que existem fases, ciclos, começos, recomeços. E acho que estou bem no meio de um deles.

"O problema dos novos começos é que eles precisam de algo para terminar. Alguns finais levam um tempo para se revelarem. Mas quando isso acontece, eles são mais fáceis de ignorar. Alguns começos iniciam tão silenciosamente, que você nem nota quando acontecem. Mas muitos finais vêm quando você menos espera. E o que eles pressagiam é mais negro do que você imagina. Nem todos os começos são para se celebrar. Muitas coisas ruins começam: brigas, época de gripe. E a pior de todas... Quero começar algo."

"Uma coisa eu sei sobre os começos.
Os fins estão sempre lá.
Uma coisa eu sei sobre os fins.
Não há nada nos começos que os impeça a chegada.
E as linhas vão trocando cores inevitáveis."

Mas todos os fins são também começos. Embora, quando acontecem, não saibamos ainda.

Alguns começos iniciam tão silenciosamente, que você nem nota quando acontecem. Muitos fins vêm quando você menos espera. E o que eles pressagiam é mais negro do que você imagina.

Tem gente especializada em colocar começos e meios onde Deus já colocou um ponto final.

Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se
distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir
árvores centenárias.

⁠Ciclos. Começos e finais. Recomeços. Se tem uma coisa que é certa nessa vida é a impermanência. E que delícia a gente poder fazer da nossa vida uma página em branco, pronta para ser escrita, colorida, rascunhada. Afinal, viver é isso: tentativa e erro. É movimento. É experimento.

A vida é cheia de términos e novos começos. A cada curva há algo que nos desafia, seja o novo, formidável, ou simplesmente o familiar. O que para uns é uma montanha intransponível, para outros é um desafio a vencer. O que se torna sombrio para alguns, ainda permanece iluminado para outros. Os otimistas veem o caminho à frente, os pessimistas ficam tão ocupados em olhar para trás que não conseguem ver a solução bem diante deles. Se ficarmos segurando a corda que nos arrasta para trás não teremos mãos livres para agarrar a corda que nos puxa para frente...

Mudanças são difíceis nos começos, confusa nos meios e talvez linda nos fins.

Minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes.

⁠A grandeza leva tempo, Banu Nahida. Muitas vezes, as coisas mais poderosas têm os começos mais humildes.

Encontros e desencontros; começos e recomeços; inícios e finais. A vida se constitui assim. Faz parte do ciclo. Mas, tudo se renova, se reinicia, se recicla. Não deixe que as sombras do passado escureçam as suas chances de ser feliz (de novo, de novo e de novo). Deixe fluir.

A vida é um milhão de novos começos e recomeços movidos pelo desafio de viver e ser feliz. É fazer todo sonho brilhar, é fazer todo sonho se REALIZAR.

Todas as grandes coisas vêm de pequenos começos. A semente de todo hábito é uma decisão única e minúscula. Mas à medida que essa decisão é repetida, um hábito brota e se fortalece.

James Clear
Hábitos atômicos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.