Trindade
E então acordamos. Lavamos o rosto, escovamos os dentes. Trabalhamos, estudamos. Às vezes nos divertimos, às vezes não. Almoçamos, jantamos, lanchamos. Caminhamos pela rua. Dirigimos até o nosso destino. Pegamos o ônibus para a nossa próxima parada. Ficamos felizes tantas vezes, e outras tantas estamos tristes. Nadamos ou corremos. Jogamos futebol, desafiamos alguém no basquete. Fazemos tantas coisas durante um dia, que nem aqui caberiam, assim como deixamos muitas sem fazer. Então deitamos, pensamos e dormimos. No outro dia faremos tudo novamente. Adicionaremos algo ao que fizemos, ou retiraremos algo que não queremos fazer mais. Só que no final, tudo isso pode ser resumido em uma só palavra: viver.
Uma vida nova, uma oportunidade nova. Milhares de pessoas sonham com isso, somente algumas conseguem. Nem todos têm uma segunda chance. Quando se ganha isso, deve-se agarrar e tentar não deixar escapar. Saber fugir dos erros cometidos no passado. Olhar pra frente, seguir em frente. Através de uma nova oportunidade, não se ganha somente uma nova chance, se ganha certezas. Certezas que terão papéis fundamentais em sua vida daqui em diante, e dentre as quais, a maior delas: tudo será diferente do que um dia foi.
Todos nós fomos um dia, escravos. Escravos dos nossos desejos, das nossas aspirações. Mas um dia temos que nos libertar e não ficarmos presos ao que nos retém. Talvez esse seja nosso grande dilema, quebrar as correntes. Mas quando conseguimos, seguimos em frente livres, com um enorme mundo de possibilidades, e uma vontade tão grande quanto para explorá-las.
Você tem que ser o que você quer ser, e não o que os outros desejarem que tu sejas. Cada um de nós sabe exatamente o que é melhor para si, mesmo muitas vezes cometendo erros, sabemos qual é o caminho que queremos seguir, aquele que nos levará a ser quem queremos ser. Vamos errar e quebrar a cara. Mas no fim, pelo menos tiraremos lições disso tudo. É melhor assim do que ser o que os outros querem que sejamos, porque se seguimos por este caminho, não seremos nós mesmos, seremos eles.
Palavras. Tão letais quanto às armas. Muitas pessoas não sabem disso, ou simplesmente ignoram. Pensam que a dor causada no corpo por um tiro é pior do que a causada por palavras mal colocadas em frases e textos, ou quando usadas isoladamente. Esquecem que palavras realmente não ferem nosso corpo, mas ferem algo tão difícil quanto para curar e cicatrizar, nossa alma.
Acredite sempre. Mesmo quando muitos te questionarem, acredite. Acredite em você, acredite no que tu queres para sua vida. Acredite nos seus sonhos, nos seus objetivos. Não se desespere e não se permita deixar de acreditar. A base para o sucesso não está somente ligada às qualidades e atributos que uma pessoa possa ter, está também ligado ao fato de acreditar em si mesmo. Muitos vão te apoiar, outros tantos tentarão te derrubar. Abrace os primeiros, empurre os últimos para longe. Acredite muito no que foi escrito por último, porque ao seu lado, somente tem que estar, quem te quer bem. Acredite nisso, acredite, acredite, acredite…
Dizem por ai que nossa vida é feita de etapas. Na primeira, quando crianças, devemos descobrir o que o mundo pode nos oferecer. Deve ser por isso que quando crianças, perguntamos muito, sobre tudo que nos intriga e que nos fascina. São tantas coisas a se desvendar, que vivemos por aprender nesta primeira fase de nossas vidas. Então chega a adolescência, e ao invés de perguntar sobre o mundo em si, começamos a olhar para nós mesmos. Queremos saber o que podemos oferecer a nós e aos outros, como pessoas ou não. Temos inúmeras dúvidas, principalmente sobre os sentimentos que nos afligem ou que nos alegram. Pois é nesta fase que devemos descobrir quem somos, o que sentimos. Chega a fase adulta, e será que seguimos pelo caminho certo? Será que fizemos as escolhas corretas? Existem tantas perguntas deste tipo quando você se torna um adulto, e a verdade é que muitas vezes, não temos as respostas. Apesar disso, devemos procurar uma saída, para quem sabe darmos uma direção ao que temos feito. Agora, não da pra dizer que isso tudo é uma verdade absoluta, existem inúmeros casos que não seguem por este caminho, até porque a vida é muito mais complicada do que parece e não existe uma fórmula para seguir por ela, mas olhando por certo ângulo, as etapas da nossa vida se resumem muito bem em duas palavras: perguntas e respostas.
Somos hoje parte do que fomos um dia, desse mesmo modo, seremos daqui à alguns anos, parte do que somos hoje. Nesse percurso, deixaremos alguns pedaços pelo caminho. Resumidamente falando, somos sempre parte do que fomos um dia, não completamente, mas em sua essência.
Devemos seguir em frente sem medo do que está por vir. O futuro é um grande mistério, mas é muito interessante poder desvendá-lo com calma e segurança. Não adianta viver preso no presente se o mesmo já virou passado há muito tempo atrás. Temos que viver tranquilamente, com serenidade. Saber diferenciar o que deu certo do que deu errado. Tentar não repetir os mesmos erros, algo difícil em muitos momentos. Talvez difícil pelos momentos de desespero que tomam conta de nós algumas vezes. Evitar isso é complicado, mas é necessário. Necessário para conseguir viver em paz. Viver bem, fazer o bem. Para ti e para os demais. Essa é uma boa maneira para se viver. Não atropelar a vida e seguir pelo caminho correto, seguir em paz.
Às vezes perdemos a razão, e nessa hora começamos a perder o rumo da nossa vida. Agimos pela emoção e colocamos a razão de lado. É nesse momento que precisamos de alguém para nos abrir os olhos e colocar-nos no caminho certo. Esse é o verdadeiro amigo. Aquele que não te cumprimenta e abraça nos bons momentos, mas sim aquele que te diz quando tu estás errado e te guia de volta à serenidade. Porque muitas vezes deixamos de lado a realidade e passamos a ver só o que nos interessa. Não ligamos para os outros, e isso acaba por deixar marcas. Com alguém ao nosso lado sempre que necessário para nos revelar a verdade e apoiar em momentos ruins, é bem mais fácil a caminhada. Talvez seja essa a idéia de uma amizade sincera, ou talvez não, isso depende exclusivamente do que pensa cada um de nós a respeito do que é amizade.
Aprendemos tanto durante nossas vidas, de tudo conseguimos tirar lições. Mesmo assim, muitas vezes continuamos a cometer os mesmos erros. Talvez porque não nos preparamos tão bem para lidar com algumas coisas, mesmo passando por algo semelhante no passado. Só que, mesmo assim, no fundo aprenderemos algo. E não somente com os erros, mas também com os acertos. Lógico que errando tu aprende e se cobra a não cometer os mesmos equívocos no futuro. Só que nos acertos tu já sabes basicamente qual o melhor caminho para o êxito. Então, errar e acertar faz parte da vida, um dia você erra, em outro dia você acerta, a lição que talvez possamos tirar disso é: aprenda com seus erros, recorde seus acertos.
Algumas vezes você pensa que é tudo ou nada. Então um dia descobre que na vida têm que ter uma média entre essas duas situações. Pois não adianta estar preso no nada, assim como não se deve viver pelo tudo. É destas duas situações que surgem os problemas que mais afetam as pessoas. É como pensar na sua vida pelo preto e branco, você pensa que não, mas em nossas vidas ainda existem muito mais tons de cinza do que possamos imaginar.
Devemos parar um pouco de pensar no que está por vir, esperar e aproveitar um pouco mais da nossa vida deixando que tudo chegue naturalmente. Não adianta atropelar fatos para chegar mais rápido ao seu destino. Temos que saber que existe uma longa estrada até isso, e nela, existem curvas, desvios, pedras, chuva, e uma quantidade enorme de outros obstáculos ou condições adversas que por um momento tornam esta viajem mais perturbadora. Mas será que dessa maneira, no final, não será mais prazeroso ter esperado e seguido seu curso aproveitando o que de bom tu recebia durante tua trajetória?
Cruzes na estrada, para homenagear aqueles que se foram. E que delas, lágrimas escorrem para representar a falta que estas vidas fazem. Milhares de acidentes ocorrem todos os anos. Imprudência, falta de atenção, azar. São tantas as razões que levam a isso, e são tantas as tristezas que brotam disso. E muitas vezes, nem temos tempo para nos despedir, daqueles que um dia, naquela estrada, partiram para nunca mais voltar…
Devemos fugir da fantasia que habita nossas cabeças e voltar para o mundo real. Nem tudo é da maneira como um dia nós sonhamos que seria. Este é o maior paradoxo de nossas vidas, ter de enfrentar a realidade e não deixar que nossa vida permaneça inerte a tudo somente pelos nossos desejos. Querer algo bom é prazeroso, desde que o caminho para isso também seja. Não adianta viver perseguindo algo que está fugindo de nós. O bom da vida é dar um passo e se aproximar do objetivo final, e não dar um passo e ver que aquilo que desejamos, deu dois passos para longe de nós.
Qual é a pergunta que você se faz todo dia ao acordar? Até hoje, várias passaram pela minha cabeça, para algumas, encontrei as respostas, para outras tantas não. Será que isso é bom? Será que isso é ruim? Não sei. Não quero responde-las de qualquer maneira. Quero que delas surjam respostas boas, que me agradem. Então, se for para viver pelos próximos anos sem as respostas, que seja. Desde que um dia, quando acordar, as respostas cheguem até mim, e que diante delas, eu possa sorrir contente pelas perguntas que fiz e pelas respostas que obtive, pois sem elas, não teria vivido plenamente feliz.
É difícil caminhar cegamente sem saber para onde a sua vida está te levando. Porém, muitos dizem que o prêmio no final disto é valioso. Deve ser por isso que dizem que às vezes, você tem que fechar os olhos e saltar de um penhasco para novas descobertas. Arriscar e ver o que irá ganhar. Nem sempre a vida lhe dará algo bom, isso seria um sonho. Mas certamente de tudo lições tirarás, assim como recompensas ganharás. E no fim, quando olhar para trás, não se arrependerá de nada, pelo menos não do que fez, pois, bem ou mal, em algum momento, em algum segundo que seja, algo recompensador pela sua vida, passou.
É preciso aceitar que para ser feliz você só precisa ser você mesmo, que as pessoas que estão do seu lado realmente gostam de você pelo que você é, as coisas são bem mais simples do que vpcê imagina... Entenda que Deus sempre esta com você, em todos os momentos de sua vida, que aquele dia em você estava muito triste achando que nada dá certo ele estava do seu lado, você não estava sozinho... ele amenizou sua dor!
Chegará um dia em que a nova geração desprezará as minhas palavras,
Minhas marcas interiores serão expelidas pela boca e notadas pelas rugas,
Meus conselhos serão antiquados e muitos direcionarão seus olhares como aves, cheios de pena.
Os poucos cabelos ralos e brancos gritarão mudos as minhas experiências.
Meu coração cheio de calos aprenderá a lidar com as perdas e ainda sim baterá.
Chegado este dia me chame de senhor, de velho, experiente. Mas nunca me deixe ser invisível.
Meus dias de vigor serão parte da memória, mas ainda dominarei a arte de sobrepujar na vida.
Depois de tudo, direi ousadamente sem repensar: Os anos me trouxeram felicidade!