Trem
A VIDA É COMO UMA VIAGEM DE TREM.
EM ALGUMAS ESTAÇÕES, ALGUNS SOBEM E OUTROS DESCEM. NÃO SABEMOS POR QUANTO TEMPO ELES NOS ACOMPANHARÃO, MAS, COM CERTEZA, DURANTE ESSE LAPSO DEIXARÃO UMA MARCA INDELÉVEL EM NÓS.
Liberdade,
Abrir uma porta, pegar um trem.
Escorrer feito água, sonhar.
Virar pó, fluir com o vento.
Romper o gesso, partir a corda.
Reacender a chama, fechar os olhos.
Respirar fundo, libertar os ouvidos.
Soltar o pássaro, correr aos braços de Deus.
Animal sadio, homem consciente.
Companheiros de Viagem...
Às vezes, imagino a vida como uma viagem de trem, feita com companheiros que a compartilham em determinados trechos.
Quando nasci, entrei no trem em que estavam meus pais; eles já conheciam algumas coisas sobre a viagem e sobre o trem. Certamente parte de seus conhecimentos correspondia à verdade e outra parte não passava de ilusões.
No meio da minha viagem nasceu minha FILHA.
A essa altura eu também já conhecia algumas coisas a respeito da viagem e do trem;
Igualmente, parte era verdadeira e parte não.
Há pouco tempo meu pai e minha Mãe deixaram o trem e, com a partida deles,foi mudada a maneira de fazermos a viagem. Mas o trem continuou...
Quando juntos,cada um dos companheiros de viagem faz suas descobertas e procura passá-las para outros,sabendo que a riqueza da luz se amplia quando é compartilhada.
Pais e filhos, somente companheiros. Nem guias, nem professores, muito menos proprietários...
Pais e filhos, o maior e mais belo encontro da vida, cúmplices no aprender a desvendar os mistérios de cada um; amigos nas transformações, pois este é um dos grandes segredos da vida: quase tudo é provisório!
O que hoje nos sacia, amanhã pode não mais fazê-lo.
De definitivo, somente os filhos e, por conseqüência, os pais: Definitivo e eterno amor!
No meio das ondas do ato de se viver e dos percursos das nuvens em se buscar...
Definitivos e eternos.
Simplesmente...
Companheiros de viagem!
O trem passou...a paisagem agora é outra...tem-se uma estação de destino, a estação do desembarque. Não quero mais descer no desconhecido, no improvável, não quero mais perder-me, buscando desesperadamente a saída, e com isto entrando em vagões desconhecidos. Saindo muitas vezes mais perdida do que antes.
O trem passou... e graças aos céus a paisagem é paz...
IRÔNICA LIBERDADE
Preso à janela do trem,
Observo uma paisagem.
Estranha para mim.
Chamo-a, natureza,
Chamamos-la, Deusa.
Entre tanto primitivismo,
Descobri um pouco de vida
Nas pequenas plantas
Que margeiam a estrada,
Por onde passa esse trem.
Há no campo, lá distante
Uma pequena e rústica casa.
Rústica como o que a cerca.
Porém, os ventos sopram,
Carregando um imenso amor,
O amor do mundo todo, para lá...seu lugar
Como eu gostaria de poder ficar...me deixar ficar.
Ficar como ?
Sou um homem da cidade,
Transbordando direitos e deveres,
Imerso em obrigações engravatadas,
Com códigos e posturas...para ir ao banheiro
E ainda chamam-me de livre.
08/03/1975
Sou um trem
Não um trem bala, porque gosto de calma
Não um metrô, porque gosto de paisagens
Sou um trem água, que não anda nos trilhos...
Ora vagão, curtindo
Ora máquina a vapor, fervendo
Gosto de alternar o comando
Porque controle todo o tempo é ruim
Então, também gosto de ser levada...
Meus caminhos não têm fim
Algumas vezes sinto-me bloqueada por pedras
Então, paro durante o tempo suficiente, faço o desvio e começo outro caminho
E a viagem continua...
Alguns se deixam serem vagões quando sou maquinista
E viajam seguros e felizes
Outros se arriscam a serem vagões quando sou maquinista
Mas viajam apreensivos e tensos
E quando sou vagão eu também me alterno, dependendo de quem é o maquinista...
O barato mesmo é a viagem!
“Hoje eu me peguei, pensando em você”
Mas “Se tudo fosse fácil”
A gente iria “Seguindo no trem azul"
Porque estou “Apaixonado”
Sei que vai dizer que sou "exagerado"
Mas “não sei parar de te olhar”
Só sei que vou ficar “te esperando”
Quando paramos para ouvir o "apito do trem" da mentira, ou do
egoísmo, ou da mesquinharia, ou do ódio, ou da indiferença, ou da incredulidade, ou da enganação, não conseguimos nos concentrar em nossa vida com o Senhor e tudo o que fazemos dá errado. Não podemos mais fechar os olhos e deixarmos que o egoismo traiçoeiro nos atire nas mãos dos impetuosos e mal feitores corruptos.A maior honra esta em sermos coerentes e menos egoísta, é preciso conscientizarmos que não estamos sós e precisamos uns dos outros, precisamos estar atentos à voz de Deus e não a voz do mal que assola a humanidade " o dinheiro, o status, a imparcialidade" ... seguir a direção por Deus mostrada e ser guerreiro mesmo em tempo de paz, é estar sempre atento ao que nos espreita . Quem ouve a Deus não ouve o "apito" do pecado da corrupção! Quem ouve o Senhor não se deixa iludir, nem se embaraça, nem erra o caminho, pois, não ouve os "apitos" enganosos do mundo.Quando estamos firmes na rocha, o apito não nos atrai. Quando nos ocupamos em seguirmos o caminho da verdade e da compaixão, mesmo que eu não seja um adorador implacável e assíduo frequentador dos templos religiosos, Deus estará comigo e contigo, sequer teremos ouvidos ao chamado dos impetuosos que nos cercam e suprem de nossa honra, nossa alma nos levando a ser zumbis servidores do mal.... A minha força em alcançar a verdadeira gloria, sera pouca se eu não respeitar o meu próximo, se não eu não me mover diante do perigo que poderá atingir a mim e a meu próximo.... De que me vale o paraíso aqui na terra, as custas do sofrimento de meus irmãos, as custas das dores alheias as quais eu deveria compartilhar com a minha racionalidade humana... Se você ainda se distrai ouvindo o "apito do trem", peça a Deus que o abençoe para que ouça somente o som da vida, o som do verdadeiro objetivo pelo qual estamos aqui nesse mundo...é preciso provarmos a Deus que somos humanos e a nossa fé é maior do que todo mal que nos tenta arrastar para o outro lado que não seja o do Senhor Jesus Cristo....
Nene Policia
Trem da saudade que anda por linhas férreas para ir até você contar que o sereno da noite, são as lágrimas dos meus olhos com vontade de te ver!
A algum tempo atrás, estava eu com algumas pessoas da minha família, viajando de cata louco (trem de Morato a Sampa) e de repente as pessoas a minha frente, passageiros desse mesmo trem, mudaram completamente de fisionomia e de traje. Estavam ali diante de mim, pessoas completamente diferentes daquelas que eu havia visto ao entrar e o trem não havia parado em nenhuma estação. Comentei com minha mulher da época, e ela disse nada ter percebido e eis que no0 mesmo instante, as pessoa que estavam ali por primeiro reapareceram em seus devidos lugares! De outra feita, ao descer na estação da Lapa, deparei-me com uma cidade toda iluminada no lugar onde deveriam estar os muros que cercam aquela estação! Durou alguns segundos, diante dos meus olhos e simplesmente sumiu!
Não permita que o trem da vida trilhe,ficando relembrando desilusões do passado. Já é tempo de desfazer-se das velhas fotografias amareladas, objetos mofados que não permitem a cicatrização das velhas feridas.Basta de retroceder no tempo e tentar juntar velhos cacos, conviver com as mesmices que nada acrescentam.Não basta o corpo ser livre e ter a alma aprisionada.Liberte-se, a vida nos contempla com várias possibilidades...Então olhe ao seu redor a vida chama, fique atenta ao chamado...
Vamos lá, abandone o passado, abrace o presente escreva a sua nova história,persiga a felicidade e agarra-se a ela. Pode não ser fácil, mas é plenamente possível
.
Rosely Andreassa
O Trem
Amigos... Que nosso percurso continue nos levando junto até a próxima estação.
Que no seu vagão esteja repleto de pessoas especiais, grata e feliz por ter viajado um breve instante ao seu lado.
Boa viagem!
Sinto como se estivesse em uma viajem eterna dentro de um trem sem janelas, sem saber para onde estou indo, consumindo apenas o que me servem, a espera do trem bater e enfim acabar a viajem.
Na estação do acaso, esperando o último trem passar pela última vez, nesses trilhos velhos e enferrujados.