Trânsito e Transitoriedade
E eu aqui com meu dente doendo
e eu aqui com meu saldo bancário
e eu aqui preso no trânsito engarrafado
e eu aqui com o cartão de crédito atrasado
e eu aqui com o namoro acabado
e eu aqui desempregado procurando trabalho
e eu aqui estressado e arretado
tem dias que a gente não devia ter acordado
TRÂNSITO NA PASSADEIRA DA MORTE
Ensinaram-me a andar,
Atento e devagar,
Para não ser atropelado
Nem atropelar
Quem se cruze no fado
Comigo,
Mesmo em único sentido
Na vida.
Senhor, com tanta brida,
Nem se respeitam sinais
Nem prioridades,
Tantos mortais senhores de nada
Que querem fazer da estrada
A coutada dos seus ruins ideais!
Têm cara de demónio
O único prazer património
Que querem auferir na vida,
É matar gente já sofrida.
Ontem, pela manhãzinha,
O sol raiava pela fresquinha
E eu meti pés ao caminho
Para aspirar a vida de mansinho.
Alguém em potente máquina de matar
Quem na frente deles se atravessar,
Me ia levando inutilmente pelo ar,
Como já morto e inerte passarinho.
Salvou-me alguém lá dos céus,
Que mesmo sem ouvir os brados meus,
Deu-me a força de me atirar à valeta
Em voo rasante, como em tempos,
De tantos outros contratempos,
Eu, como uma leve borboleta,
Pousava e saltava sem parar
Sempre que me queriam matar.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 01-07-2023)
"Emaranhado entre os nós do meu próprio ser, transito pelos labirintos dos sentimentos que habitam meu coração, buscando compreender a dança incessante das emoções que me consomem."
"Nunca pense que a sorte não vai te abandonar. Ser muito afoito no trânsito, principalmente se você dirigir moto em cidade grande, conte com ajuda de Deus, e, muito mais com a sua vigilância. A fila de aposentadoria do INSS por invalidez é enorme, não falando na fatalidade de subir precocemente"
Ela é de parar o trânsito, de levar a loucura, a devaneios intensos.... Ela é furacão daqueles de revirar tudo... Pensamentos, lençóis, vidas...
Ela é forte, destemida, sabe o que quer e faz acontecer! Ela é paraíso, incêndio, fogo e desejo, por onde passa, passa feito tsunami... Cuidado garoto, ela é alta voltagem ... Caminho sem volta, então pense bem antes de mexer com fogo..porque no fim das contas você literalmente se queima!!!
"Se você ama a sua família e é amado por ela MUITA PRUDÊNCIA NO TRÂNSITO, os seus pais antes de você sair de casa dizem: tome muito CUIDADO, principalmente se você dirigi MOTO. Está observação deve ser levado a sério para que não precisem dizer: COITADO"
A vida é uma coleção de momentos no tempo. Então, quando estiver no trânsito desejando que os minutos passem mais rápido para você poder andar, lembre-se de que esperar também faz parte do fluxo da vida.
EU SEI, MAS NÃO DEVIA
Com o tempo, você se acostuma com a desorganização do trânsito da cidade e aprenderá a esperar. Não a sua vez de atravessar as vias públicas. Mas a esperar o espaço de tempo que sobra entre os diferentes tipos de veículos que se entrecruzam, surgindo das mais diversas direções.
Uma pausa ao trânsito, hoje é véspera de Ano Novo, o preto e branco da sua vida é como uma sombra de maquiagem, e que de repente te dá um "branco" e você começa a se colorir, sua imaginação flui e quando você menos espera já é Ano Novo. É assim que amamos quem somos.
Os sinais de trânsito do amor
Verde? Vermelho? Amarelo?
Você já reparou que na vida existem basicamente três tipos de pessoas: as que estão comprometidas, as que estão descomprometidas e as que estão em “trânsito”?
Você pode olhar e pensar: “Essa pessoa está no vermelho”. Isto é, está comprometida, não pode se ou não quer se envolver, sexualmente ou emocionalmente.
No trânsito da vida, um sinal vermelho nem sempre significa que não dá para passar. Mas, se a decisão for passar, é bom ir bem devagar. Pode acontecer da pessoa mostrar vermelho por fora, mas não estar sentindo isso por dentro. Outras estão no vermelho tanto por dentro como por fora. Normalmente essas pessoas nem olham para os lados — o que dificilmente acontece com as que estão com sinal verde ou amarelo.
Entretanto, não é bem isso que ocorre nas encruzilhadas da vida. Em geral, as pessoas não olham direito, avançou o sinal e acabam se machucando por não perceber que o outro estava olhando em outra direção ou simplesmente não estava olhando. Nessas situações, cada um só enxerga aquilo que quer, avança no sinal vermelho, não escutou guarda apitar, da trombada e jura que o sinal estava verde, ou pelo menos amarelo. Enquanto o outro garantir que estava vermelho.
Então aparecem as testemunhas oculares, que reproduzem melhor os fatos por que estão do lado de fora. Nesse momento, podemos verificar se estávamos enxergando bem, mal ou propositalmente fora de foco.
Amarelo, em geral, é aquela luzinha que não para de piscar: “atenção, atenção, atenção…”Olhe para mim! Quando você for ao encontro de um amarelo nos cruzamentos da vida, entre com cuidado. Olhe para os lados, para ver se não vem ninguém, e então vá em frente.
Verde significa trânsito livre, disponibilidade total nas duas direções: de quem vem e de quem vai. Nas ruas da vida, muitas vezes você cruza com alguém justamente no momento em que o que você tem para dar é aquilo que a outra pessoa está querendo ou precisando e vice-versa.
Mas não existem só essas três cores nas encruzilhadas da vida. Se você prestar bastante atenção, vai ver que há muitas variações, muitas nuances. Você pode encontrar sinais amarelo -esverdeados, amarelo-alaranjados, rosa-claro ou rosa escuros, entre outros. Essas são as pessoas que estão “em trânsito”, passando de uma situação para outra.
Com o tempo, e conforme o tom, você aprende quando pode avançar, quando é perigoso e quando deve brecar.
No trânsito na vida, os engarrafamentos são bastante comuns, isto é todo mundo quer avançar ao mesmo tempo. Um exemplo disso é o carnaval. Supostamente, num baile carnavalesco, todo mundo está disponível. São quatro dias em que se abandona a realidade para brincar. Todos os sinais estão verdes, o que causa muitos engarrafamentos.
Mas isso só até a quarta-feira de cinzas, quando a vida recomeça, “alaranjada”, “amarelada”, ou, às vezes, “cinzenta”, até o próximo carnaval.
Você pode ainda encontrar um sinal apagado em certos cruzamentos. O que significa que aquela pessoa saiu de circulação, pelo menos por algum tempo, ou está aguardando alguém que venha consertar seu sinal, que foi danificado, ligeira ou profundamente, por uma batida ou algum incrível desencontro. Alguém, então, percebe que aquele sinal está com defeito e começa reclamar, levando a própria pessoa a tentar descobrir onde está o defeito e procurar consertá-lo.
Se no trânsito da vida ocorrem tantos encontros e desencontros, o fundamental é cada um deixar claro o seu grau de disponibilidade logo no início de um relacionamento. Só assim — com uma dose muito grande de honestidade emocional — é que se consegue evitar engarrafamentos, trombadas ou acidentes graves, que podem machucar seriamente não só quem os provoca mas também o outro que estava jogando com o destino.
Porta aberta do lado de dentro não é capaz de liberar a acessibilidade ao trânsito que transforma o estágio de mornidão em fazes agudas pra melhores conquistas
"Educação para o trânsito é a chave para construirmos uma sociedade mais segura e responsável, onde cada indivíduo compreende a importância do respeito às normas, pedestres e colegas motoristas, contribuindo para um tráfego mais harmônico e consciente."
Não há bandeiras onde transito, quem manda é o livre pensar; não há fronteiras no infinito,
é um lugar que a razão não consegue chegar.
Ao olhar um semáforo de trânsito, as três cores, poderão ser indicativo para avaliar como anda sua vida amorosa, simples assim: verde – sonhando juntos, com projetos e muito carinho; amarelo – o primeiro e o último pensamento do seu dia, não são mais para aquela pessoa; vermelho – não sente falta, sua presença tanto faz. Pare, acabou!