Trafico de Animais
Uma vez vi os animais confinados para ser nossa alimentação. Achei triste! Hoje vejo o ser humano confinado para a ambição financeira.
Não devemos agir tais quais animais – irracionais - que enxergam a cerca como um obstáculo da natureza a ser ultrapassado, e não como o limite de ordem e segurança.
De vez em quando percebo traços humanos nos animais (carinho, amizade, proteção) , mas TODO dia vejo o lado animal nos homens.
Causa estranheza àqueles que não estão familiarizados com o amor dedicado aos animais e as plantas, causa estranheza àqueles que não entendem que na terra existem outras formas de vida.
Somos todos animais da mesma floresta, quando cortamos uma árvore não estamos destruindo somente a casa do outro, estamos destruindo nossa própria casa.
Os animais e a sensciência
O filósofo australiano Peter Singer, em seu livro Libertação Animal, destaca as evidências da sensciência nos animais que são:
A capacidade de sentir dor, medo e ansiedade, frustração, prazer, compreensão de pertencer a grupos sociais, capacidade de interagir natural e socialmente, possuir sentimento de laços familiares, algum tipo de comunicação e preferências. (SINGER, 2004, p. 17)
Singer enfatiza que o estatuto moral de todo e qualquer ser não depende da sua capacidade de raciocinar e falar, mas do fato de ser sensciente ou não.
Se um ser sofre, não pode haver qualquer justificativa moral para deixarmos de levar em conta esse sofrimento. Não importa a natureza do ser, o princípio de igualdade requer que seu sofrimento seja considerado em pé de igualdade com sofrimentos semelhantes – na medida em que comparações aproximadas possam ser feitas – de qualquer outro ser.
Caso um ser não seja capaz de sofrer, de sentir prazer ou felicidade, nada há a ser levado em conta. Portanto o limite da sensciência para a capacidade de sofrer e/ou experimentar prazer é a única fronteira defensável de consideração dos interesses alheios.
Singer propõe o critério "dor/sofrimento" para que o ser seja aceito na comunidade moral.
Com esse critério, não devemos então perguntar se o ser tem ou não a plena posse da razão, mas sim, se ele tem a capacidade de sofrer.
Este é o critério da sensciência.
Se você se diz defensor dos animais, primeiro você precisa ser vegetariano, ai depois já pode defender todos eles.
Você faz boa ação, caridade, alimenta a África, resgata todos os animais abandonados, leva a paz para o Iraque, e ninguém fala nada. Agora experimenta engordar: "nossa, você tá diferente..."
Nós somos os únicos animais que têm vergonha do seu próprio corpo. Pouco importa pois nenhum outro animal tem sentimento de vergonha mesmo!
Quando sinto ciúmes, não é por ser você, querida... é simplesmente por não gostar de animais no meu recinto.
Dentre os animais, nós humanos somos os únicos possuidores do raciocínio. Devemos agradecer muito a Deus, pois não mereciamos.
As coisas nunca são como parecem
Assim como as pessoas
Às vezes prefiro os animais, pelo menos eles têm uma ''desculpa'' para serem ferozes e nem assim a usam...
Agora o ser humano me assombra.
Animais também tem coração não são um servivo sem coração e só porque acham que animais não tem coração e um pensamento como um humano q vc pode ficar o maltratando-oo maal e só pra fika a dica ELES TAMBÉM TEM SENTIMENTO e fika a dica.. !
Sou do tempo em que os animais falavam. Desde àquela época eles pediam apenas para serem respeitados e preservados. Nada além disso!