Tradição Gaúcha

Cerca de 918 frases e pensamentos: Tradição Gaúcha

⁠Um piedoso costume da tradição cristã é, a cada noite ,olhar para o que se passou ao longo do dia, identificar os próprios erros e tirar propósitos para o dia seguinte,pedindo perdão a Deus pelas falhas e deslizes cometidos .Desde sempre , essa foi a forma de ter em mente que Deus pode nos chamar á sua presença a qualquer momento , e por isso devemos estar preparados ,vigilantes,desejando não nos afastar do caminho do senhor .Ao mesmo tempo,esse exame de consciência diário pode ser também uma boa oportunidade de pensarmos em todas as coisas boas que Deus nos proporcionou.Antes de dormir ,que tal pensarmos que quão sortudos somos por termos ? Isso deve evitar que só fiquemos reclamando das coisas e dos problemas,sem perceber que eles são uma parte pequena da vida .Não há nada pior do que a ingratidão.

Inserida por guilherme_assis

Quando Razão e Tradição divergem, escolhemos entre as duas por aquela que mais nos favorece ou agrada.

Inserida por alessandro_loiola

⁠— Meu filho, por favor! Não se afaste da tradição que nossos antepassados transmitiram de geração pra geração! Pense nos familiares que estudaram e mantiveram essa herança cultural com tanto orgulho e sacrifício!
— Desculpa, papai, mas ela virou uma religião dogmática. Eu preciso criticar, questionar, analisar... Lamento muito, mas deixei de acreditar.
— Por favor, meu filho, não renegue sua origem! Não abandone a ciência!

Inserida por OficialRobsonCorrea

Um pontinho de luz e atitude agora é tradição.

Inserida por leilaboas

⁠Ao contrário do que afirma a tradição, pensar pode doer sim, daí porque muitos sequer questionam as versões que lhes foram passadas, mesmo que manter a farsa por conta de seus medos não lhes garanta o paraíso.

Inserida por bodstein

Tradição no Vale do Mucuri

⁠O povo do Vale do Mucuri carrega no coração o sangue da liberdade; traduz a riqueza mineral em seu solo; a natureza viva; abundância hídrica de seus rios e cachoeiras; sua tradição de feiras culturais, de musicalidade, de artes, manifestações culturais de um povo frenético, homens de caráter inabalável, a beleza na literatura, nas ciências jurídicas, do talento e quimeras reais, gente humilde que brilha, que reluz, que impõe respeito e força de lutar em prol dos objetivos perseguidos.

Inserida por JBP2023

⁠"A história é viva em sua tradição e no seu presente, pois fazemos história todos os dias."

Inserida por MaklinaAlmeida

Segundo a tradição, sábado de aleluia é dia de malhar o Judas. No Brasil, esta tradição já perdeu a graça faz tempo, pois o brasileiro "malha Judas", "inventa Judas" "assassina Judas" , "desmoralizar Judas", "idolatra Judas", "castiga Judas", "cria Judas" nas redes sociais o ano inteiro, sem falar que neste ano, devido ao coronavírus, ninguém deve sair de casa nem que seja para "abraçar e beijar" o Judas. Podemos ir direto para o domingo para comermos o chocolate sagrado

Inserida por Gracaleal

⁠Halloween – culto aos mortos

Acredita-se que a tradição de Halloween tenha surgido entre os povos celtas como comemoração ao “Festival de Samhain”, festa pagã que acontecia entre 30 de outubro e 02 de novembro em comemoração ao final do verão e início do inverno, e que não tenha nenhuma relação com as bruxas.

Nessa época era comum se enfeitar as casas com símbolos que segundo a crença afastava os maus espíritos, que nesse período poderiam surgir para assombrar as casa e amaldiçoar os animais e as colheitas.

Embora o Hellowen seja celebrado em quase todos os países de língua anglo saxã, é nos Estados Unidos que é comemorado fervorosamente. Acredita-se que foram os irlandeses que levaram essa festa até o país norte americano. Lá, ela acontece no dia 31 de outubro por anteceder o dia em que se comemora o “dia de todos os santos”.

Assim como nas antigas civilizações celtas é comum decorar as casas com símbolos que povoam o imaginário popular como caveiras, teias de aranhas, mortos vivos...
Além disso, também é comum durante a festa a distribuição de doces para crianças fantasiadas, conhecido como “trick ir treat”, em português: gostosuras ou travessuras.

No Brasil, também se comemora o Halloween, mas somente em festas particulares, já que não faz parte da nossa cultura por não possuir um significado atribuído a esse dia.

Inserida por ednafrigato

⁠Tempos modernos

Hoje o amor é tão efêmero e os casamentos duram tão pouco que até a tradição de jogar o buquê está mudando: no lugar deles, as noivas estão jogando os maridos.

Inserida por ednafrigato

A maior e melhor tradição joalheira brasileira é vegetalista. As contas, as sementes, as miçangas, caroços, as fibras, as tramas, as folhas e as flores, as cores fortes e primarias da vida dos tradicionais adornos tribais indígenas de uma cultura original de nossa terra e miscigenados com toda a cultura negra, anos mais tarde em um alto de resistência e união quilombola da favela. Por mais que sejamos um dos maiores expoentes mundiais na produtiva generosidade gemológica joalheira é por meio da livre lapidação e a conjunção de cores vivas harmonizadas criativamente, que nossa arte joia desponta se internacionalmente por tamanha beleza, harmonia inusitada e magistral exuberância. Somos herdeiros e resistência da amazônia por todos os lados de nossa cultura na diversidade indígena, europeia, negra e cabocla, para colorir o mundo com todas as cores.

Inserida por ricardovbarradas

A arte do comercio no Brasil, segue originalmente a tradição da mercancia dos velhos mascates e a filosofia dos mercados persas, que é regida milenarmente assim - Se eu lhe peço um preço e o comprador paga sorridente, não reclama, elogia a mercadoria e ainda por cima me agradece. Não quero mais vender por que você está me roubando pela oportunidade e eu estou vendendo muito barato a mercadoria que vale bem mais. Dito isto a velha arte do comercio a ser seguida, exige o regateio, o choro, a reclamação, o pedido de desconto e a ampla conversação entre as partes para ser um bom negocio, tanto para quem vende como para quem compra, seja o que for.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Tempos difíceis de analfabetismo educacional e cultural de internet pelo Brasil. Por tradição e bons costumes de uma nação livre e soberana, nenhum partido digno e honrado pode se manifestar perante a uma celebração cívica de toda nação brasileira. E as cores a serem usadas devem ser as de nossa bandeira, verde, amarelo, azul e branco e nunca o vermelho que faz parte das cores da bandeira dos algozes que nos colonizaram ao julgo de exploração e sofrimento. Não tememos vermelho algum mas não faz e nunca fará parte das cores de nossa historia brasileira nacional. Somos iluminados por estrelas e dístico positivista pela ordem e pelo progresso.

Inserida por ricardovbarradas

Festa na roça
Colheita do feijão
Inverno quente
No colchão
Tradição
Pinhão assado
Na chapa ardente
É fogo no mato
Festa de São João
Amanhã de manhã
Cinzas no chão...

Inserida por OscarKlemz

⁠Usar um nome ou sobrenome, de tradição no mercado de arte que não lhe pertence é a forma mais estupida, covarde e dissimulada para tentar alcançar méritos imaginários por incompetência e falta de personalidade.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Em cada xícara de chá, o calor de uma tradição, a doçura da hospitalidade e a poesia de uma cultura se encontram.

Inserida por evermondo

⁠Erva-Mate: Alma e Tradição

No coração da terra guarani,
Nasceu a erva-mate, presente divino,
Histórias de lutas, glórias e dor,
Enraizadas no solo, no amor.

No passado distante este fato ocorreu, conta a lenda que um velho guerreiro,
Cansado, sem forças, sem paradeiro,
Foi abençoado por uma divindade Guarani com uma muda de erva-mate, símbolo de união força e amizade

Na roda de Tereré, a sede se desfaz,
Entre amigos e desconhecidos, a paz, erva-mate.

Patrimônio imaterial da humanidade,Unindo povos, criando irmandade.

Ponta Porã e Pedro Juan, cidades gêmeas, Na fronteira, histórias que o tempo semeia. De um passado cheio de lutas e glória,

A erva-mate, se torna a guardiã da amizade e da memória.

Seu poder de curar a alma e o coração,
Transforma a dor em união.

Na roda de Tereré, surge a boa conversa,
Erva-mate, tradição que nunca cessa.

Prof. Me. Yhulds Bueno

Inserida por yhuldsbueno

⁠A igreja como sal precisa conservar a Sã Doutrina, conservar a tradição, conservar o amor, conservar os bons costumes, etc...

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A Tradição Sempre Venerou Imagens e Ícones?
Católico: "A tradição da igreja primitiva sempre venerou imagens e ícones".
A Tradição (pais da igreja, discípulos dos Apóstolos) da Igreja Primitiva:
"Eles se chamam gnósticos. Possuem umas imagens, algumas pintadas outras feitas de materiais diversos, dizem que representa o cristo (...) e lhes prestam homenagem assim como fazem os pagãos". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, XXVI.VI (Séc. II).
"Mas na verdade não é possível conhecer a Deus e orar para as estátuas. É tolice não só orar para as estátuas, mas também se acomodar às massas e fingir orar para as estátuas, (...) Recusamos por este modo honrar as estátuas". Orígenes, Contra Celso LXV. LXVI (Séc. II).
"Você que faz imagens de ouro e prata e madeira, e pedras e barro, e serve fantasmas e demônios e espíritos em leques, e todos os erros não de acordo com o conhecimento, não encontrará ajuda deles". Tertuliano, Contra a idolatria IV (Séc. II).
"Imagens não devem ser colocadas em igrejas, para que elas não se tornam objetos de culto e adoração". Concílio de Elvira, Cânone 36 (Séc. IV).
"Eu entrei para orar e encontrei uma cortina pendurada nas portas da referida igreja, tingida e bordada. Ela tinha uma imagem de Cristo ou de um dos santos. Não me lembro direito de quem era a imagem. Vendo isso, e sendo contrário a que a imagem de um homem fosse pendurada na igreja de Cristo, contrariando o ensino das Escrituras, rasguei-a em pedaços". Epifânio de Salamina, Epístola 51 (Séc. IV).
"Constança, viúva de Licínio e irmã de Constantino, tendo pedido a Eusébio a imagem da figura do Salvador, recebe recusa e repreensão. Quando lhe chegou à mão uma destas imagens, ele a destruiu, argumentando com Paulo 2º Cor 5-16: (...) Eusébio se revela iconoclasta fervoroso, e, deste modo, estava na verdadeira tradição cristã, hostil às artes, à pintura. Por isso, se recusa a enviar à princesa a imagem que ela lhe pedira e põe princípios que são a condenação de qualquer culto de imagens". Eusébio de Cesárea Hist. Eclesiástica, (séc. IV).
"Quem cria imagens para venerar, comete sacrilégio". Atanásio de Alexandria, Contra os pagãos (Séc. V).
Assim como muitos protestantes desconhecem o protestantismo e a tradição, muitos católicos também desconhecem a tradição que tanto defendem.
Pense nisso, leia os pais da igreja e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A Ortodoxia ou Tradição e as Escrituras
A igreja católica: “A tradição (Pais da Igreja) está acima das escrituras”.
Os neo-calvinistas: “A tradição (Pais da Igreja) não são autoridades porque não seguiam as escrituras”.
A tradição:
"Pesquisa as Escrituras, nas quais você espera (encontrar) a salvação". Tertuliano contra os hereges VIII.
"Agora, aqueles que rejeitam essa Escritura não podem pertencer ao Espírito Santo". Tertuliano, contra os hereges XXII.
"Creio que sois bem versados nas Sagradas Letras e que não ignorais nada". Policarpo aos Filipenses
"Sirva-te a oportunidade, se começas a estudar a Escritura, para aplicar o espírito nessas questões e apreenderás de forma mais completa e clara a exatidão de nossas asserções". Atanásio, encarnação do Verbo LVI.
"Em resumo, por minha vez, tenho grande respeito por tudo isto, e, tendo-o aprendido na Escritura, regulei a minha conduta segundo estes modelos". Atanásio, Apologia da Fuga XXVI.
"Certamente, as santas Escrituras, divinamente inspiradas, bastam para a exposição da verdade". Atanásio, Contra os pagãos I.
"Não foi, portanto, por ninguém mais que tivemos conhecimento da economia da nossa salvação, mas somente por aqueles pelos quais nos chegou o Evangelho, que eles primeiro pregaram e, depois, pela vontade de Deus, transmitiram nas Escrituras, para que fosse para nós fundamento e coluna da nossa fé". Irineu de Lião, Contra as Heresias III.I.
"Se alguém concorda com as Escrituras, ele é o cristão, se alguém luta contra eles, ele está longe desta regra". João Crisóstomo, Homilia XXXIII.
"Em seguida, se há de verificar com grande cuidado e diligência os preceitos morais e as regras de fé que a Escritura propõe com clareza". Agostinho, Doutrina cristã, Livro II.IX.
Estude os Pais da Igreja (Discípulos dos Apóstolos) e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
(A tradição também é chamada de Ortodoxia. A Tradição ou a Ortodoxia foram representadas pelos Pais da Igreja, que foram os discípulos dos Apóstolos).

Inserida por VerbosdoVerbo