Tradição Gaúcha

Cerca de 923 frases e pensamentos: Tradição Gaúcha

Reconheço esse guerreiro como um Ninja da tradição Hosho Ryu Ninpo.
Em nossa família aprendeu a suportar o insuportável e defender com honra os valores humanos e morais.

Inserida por ShihanCiceroMelo

Campeiro é meu coração
No campo ele encontra vida
E se encontra na tradição
Que é paixão sem medida

Inserida por PriscilaMedeiros

Canta o sertão na sua arte capital
Tradição
Chapéu de palha, remate vital

Inserida por LucianoSpagnol

Nosso Sul tem civismo e tradição, churrasco e chimarrão! Cantamos o hino com amor no coração, trabalhamos de sol a sol, temos orgulho desse chão.

Inserida por Danyloiatski

O churrasco é tradição, neste assado demonstro minha origem, minha cultura, orgulho que trago do pampa no coração.

Inserida por edualegrete

Creia, sim.
Acredite, sim.
Celebre a sua tradição,
Mas nunca a ponto de perder o foco
E ficar cego
Ou a ponto de deixar o pensamento velho se cristalizar
E suprimir a possibilidade
De um novo pensamento florescer.
Tenha fé e afeto ao mesmo tempo.
Acredite na dúvida.
Acredite na ciência e no espírito.
Só não fique cego por acreditar demais na valor da herança
E no poder da desinformação.
Nunca deixe de sonhar e nem de lutar pelos seus sonhos...
Porque somos meros passageiros da vida,
E é desperdício demais deixar tudo à mercê da ditadura do acaso,
E sem perceber que tudo isso vai passar,
Assim como todos nós passaremos...

Inserida por reneevenancio

Há quem defenda touradadas sob o argumento da "tradição". Ora bolas, a Inquisição e a Escravidão algum dia foram também "tradição". Alguém quer essas porcarias de volta?

Inserida por HhorlandoHhaleRgia

Essa tradição não me sai dos mandamentos!

Inserida por pedropereiralopes

Poema Rural

Abro montanhas
e desço porteiras
por simples tradição
e pura fantasia

Inserida por JaakBosmans

A tradição e a lei

(*) Toni Rodrigues

Existem, no Piauí, dezenas de empresas de ônibus intermunicipais. Algumas, exageradamente luxuosas. Outras, pobres por demais, aceitam até passageiros com galinhas e outros bichos.
Entre elas, podemos destacar a empresa Barroso, de Piripiri, fundada há pelo menos cinco décadas e que faz o transporte de passageiros entre a cidade de origem e a capital. Diariamente, em vários horários.
A Barroso já foi uma grande empresa. Esteve entre as maiores do estado. Hoje, não está com essa bola toda.
Outra empresa, a Arêa Leão, surgiu em Alto Longá, cidadezinha localizada a setenta e poucos quilômetros de Teresina e que até pouco tempo era uma espécie de curral eleitoral da família Arêa Leão.
As duas fazem percursos parecidos, despejando seus passageiros em Teresina, mas têm pouco respeito pelos passageiros em geral. Digo isso por experiência própria.
Aos 5 anos de idade fui acometido de poliomielite. Passei a enfrentar problemas de locomoção que foram se agravando a partir dos 10 anos. Aos 16, passei a me locomover com uso de uma bengala. Isso nunca me impediu de fazer nada – de estudar, namorar, ler bons livros, tomar um bom vinho, frequentar bons restaurantes etc. Ou seja, tudo que está ao meu alcance.
Não está ao meu alcance jogar futebol ou fazer escaladas. Também não posso andar de moto e muito menos ficar de pé por muito tempo. As duas empresas em questão não respeitam a minha condição e tampouco a cerca de 112 mil deficientes que existem no Piauí.
Outro dia, pela manhã, fui pegar o ônibus para ir ao trabalho. Moro em Altos, a 42 km da capital. Antes de subir, perguntei ao cobrador se tinha vaga. Ele me disse simplesmente que não e me recomendou que esperasse o ônibus seguinte.
O mesmo aconteceu com a empresa Arêa Leão, só que no sentido inverso. Eu estava voltando para casa, no fim da tarde. O cobrador falou que não tinha jeito a dar.
Não estou reclamando à toa. Existe uma Lei Estadual que garante a deficientes, idosos e grávidas o direito preferencial do assento. As quatro primeiras cadeiras de todo e qualquer ônibus que circula em território piauiense deve reservar assentos para estas pessoas.
Nem todo mundo pode botar a boca no trombone. Por isso é que estou vindo de público fazer a reclamação. Porque a lei precisa ser cumprida, mas antes de tudo, os direitos das pessoas precisam ser respeitados. Nenhuma tradição está acima da lei.

(*) Jornalista e coordenador editorial da rádio Teresina FM.

Inserida por tonirodrigues

O Botafogo é um clube de tradição e minha eterna paixão, a sua Estrela Solitária como num facho de luz brilha dentro do meu coração e, ele será para sempre meu Alvinegro Campeão.

Inserida por 81024673

Tradição?! A desculpa mais solene para a falta de criatividade.

Inserida por Agentedocaos

Ser gaúcho é carregar sua pátria no coração, independente de cultura, tradição e costume.

Inserida por sergiocancioneiro

Onde há líderes eclesiásticos de má formação haverá obreiros obedecendo a sua péssima tradição.

Inserida por HelgirGirodo

- Esse governo - o que vem a ser ele senão uma tradição, tentando se transmitir inteira á posteridade, mas que a cada instante vai perdendo porções de sua integridade? Ele não tem a força nem a vitalidade de um único homem vivo, pois um único homem pode fazê-lo dobrar-se à sua vontade.

Qualquer tipo de governo se transforma numa espécie de revolver de brinqueto para o próprio povo; e ele certamente vai quebrar se por alguma razão o povo o usar seriamente uns contra os outros, como uma arma verdadeira. Mas nem por isso ele é menos necessário; pois todos precisam dispor de uma máquina complicada e barulhenta para preencher sua concepção de governo.

No entanto, quero me pronunciar como cidadão, distintamente daqueles que se chamam antigovernistas: O que desejo é um governo melhor e não o fim do governo. Se cada homem expressar o tipo de governo capaz de ganhar se respeito, estaremos bem próximos de conseguir formá-lo. Como formá-lo? "Tendo a convicção de que isto será o melhor. Tendo consciência e pensamentos livres para escolher e formular o que achar que é o melhor, e sabendo que depois de formá-lo sua consciência estará em paz consigo mesmo. A partir dai, reconhecê-lo, respeita-lo e se dedicar inteiramente para ajuda-lo a comandar".

Mas um governo no qual prevalece o mando da maioria em todas as questões não pode ser baseado na justiça, mesmo nos limites da avaliação dos homens. Não será possível um governo em que a maioria decida virtualmente o que é certo ou errado? No qual a maioria decida apenas as questões às quais seja aplicável a norma da conveniência? Deve alguém decidir de sua consciência, mesmo por um único instante? Na minha opinião devemos ser em primeiro lugar homens, e só então súditos. Não é desejável cultivar o respeito às leis do mesmo nível do respeito aos direitos. A única obrigação que tenho direito de assumir é fazer a qualquer momento aquilo que julgo certo. Costuma-se dizer, e com toda razão, que uma corporação de homens conscienciosos é uma corporação com consciência.

Ha muitos homens, que serve algum governo só com a cabeça, pois raramente se dispõem a fazer distinções morais. Há um número bastante reduzido que serve algum governo também com sua consciência; são os homens que acabam com isto, mais resistindo do que servindo; e os tratam geralmente como inimigos. Um homem sábio só será de fato útil como homem e não se sujeitará à condição de "barro" a ser moldado para tapar um buraco e cortar o vento; ele preferirá deixar esse papel, na pior das hipóteses para suas cinzas.

Toda votação é um tipo de jogo, tal como damas ou gamão, com uma leve coloração moral, onde se brinca com o certo e errado sobre questões morais; e é claro que há apostas neste jogo. O caráter dos eleitores não entra nas avaliações. Proclamo meu voto de acordo com meu critério moral; mas não tenho um interesse vital de que o certo saia vitorioso. Estou disposto a deixar essa decisão para a maioria. O compromisso de votar, dessa forma, nunca vai mais longe do que as conveniências. Nem mesmo o ato de votar pelo que é certo implica em fazer algo pelo que é certo. "Um homem sábio não deixará o que é certo nas mãos incertas do acaso e nem esperará que sua vitória se dê através da força da maioria". "Ha escassa virtude nas ações de massa dos homens".

Existem leis injustas; devemos submeter-nos a elas e cumpri-las, ou devemos tentar emendá-las e obedecer a elas até sua reforma, ou devemos transgredi-las imediatamente? Numa sociedade com o governo como o nosso, os homens em geral pensam que devem esperar até que tenham convencido a maioria a alterar estas leis. A opinião de muitas pessoas, é de que a hipótese da resistência pode vir a ser combatido. Mas é precisamente o governo o culpado pela circunstância de o remédio ser de fato pior do que o mal. É o governo de homens que não sabem governar que faz tudo ficar pior. Porque o governo não é mais capaz e se antecipa para lutar pelas reformas? Porque ele não sabe valorizar sua sábia minoria? Porque ele chora e resiste antes de ser atacado? Por que ele não estimula a participação ativa dos cidadãos para que eles lhe mostrem suas falhas e para conseguir um desempenho melhor do eles lhe exigem? Poque eles lhe exigem? Porque eles sempre crucificam Jesus Cristo?


Ensaio extraído do livro desobedecendo de "Henry David Thoreau".

Inserida por juliocwmaciel

Tem tradição totalmente mudada! Que afirmam que não mudou! Mas mudou!
Tem tradição que nem deveria ter sido inventada!
Tem tradição que é muito, mas muito chata!
Toda tradição ou o conhecimento necessário para viver conforme ela dita, orienta e submete, precisa ser aprendido, é cultural, não há nem existe uma tradição inata!
Toda tradição foi formulada pelo ser humano!
Toda tradição muda! Mas jamais é muda! E, não sendo muda, fala muito, e fala o que quiser!
Tá... Chega de falar de tradição! Está virando uma tradição? Ou não?

Inserida por protestapoeta

Festa na roça
Colheita do feijão
Inverno quente
No colchão
Tradição
Pinhão assado
Na chapa ardente
É fogo no mato
Festa de São João
Amanhã de manhã
Cinzas no chão...

Inserida por OscarKlemz

Uma história, pertencente à tradição hebraica, pode auxiliar na compreensão dos desafios característicos quanto à necessidade de realizar uma opção de vida. Diz a história: “Um certo rabi procurou seu mestre, suplicando-lhe: ‘Indicai-me um caminho universal para o serviço a Deus’. O mestre respondeu: ‘Não se trata de dizer ao homem qual caminho deve percorrer, porque existe uma estrada por meio da qual se segue a Deus por meio do estudo, outra, por meio da oração, e outra, por meio do jejum, e ainda outra comendo! É tarefa de cada homem conhecer bem a direção de qual estrada o atrai, o próprio coração e depois escolher aquela estrada com todas as forças’”.

Inserida por EmOutrasPalavras

É de todos conhecidos, porém, que a enorme carga de tradição, hábitos e costumes que ocupa a maior parte do nosso cérebro lastram sem piedade as idéias mais brilhantes e inovadoras de que a parte restante ainda é capaz...
(O homem duplicado)

Inserida por EmOutrasPalavras

A PÁSCOA É RENASCIMENTO

Os rituais e os costumes de uma tradição
quando desnecessários e ultrapassados
se tornam apenas repetições robotizadas.

Se tornam empecilhos a criatividade,
ao novo, à expressão verdadeira
dos seres e do seu povo.

Cultivar rituais sem sentido apenas por amor as tradições
é semelhante a guardar suas fezes por amor ao seu corpo.

Qual o verdadeiro sentido da páscoa?
coelhinhos e ovos de chocolate?
Repetir a Via crucis, torturar um messias
e malhar um Judas por milhares de anos?

Se questione, se pergunte
reflexione seus pensamentos
e se encontre, se responda.

POR que? porque estou fazendo isso?
Será que é certo? O que seria melhor?
Posso fazer? Estou pronto a mudar?

Não se queda estagnado. Evolua para o Bem!

Inserida por violetshine