O Sábio e o Tolo
O tolo confia demais em seu próprio entendimento, porém ele mesmo não sabe que o conhecimento que ele tem é pouco, para alcançar qualquer virtude plausível.
O homem que gosta de adiar seus compromissos importantes, é o mesmo que, um tolo desperdiçador de riquezas.
O homem tolo é bobo até no seu jeito de falar, e se ficar muito de conversa com ele, acaba por se tornar de igual modo.
Todo tolo gosta de ignorar muitas leis, e também não sabe o valor delas, principalmente as que derivam de Deus.
Um bebê vem ao mundo ouvindo e tem que aprender a falar... Um adulto sabe falar e tem que aprender a ouvir... Saber ouvir é característica de um sábio, tirar conclusões sem ouvir de um tolo...
"A impaciência pode ser vista com os olhos, enquanto a paciência só é sentida com o coração. O paciente constrói o coração do sábio, enquanto o impaciente corrói o coração do tolo.
Não há nenhum sábio que deseja ser ignorado, mas sim ouvido. O sábio não sabe o que é ser arrogante, porque se é mesmo sábio, quer o bem do próximo."
Percebe-se mais coisas ao nosso redor quando nos fazemos de tolos do que quando tentamos forçosamente nos posicionar como sábios
A escola em desespero volta ao tempo do caderninho de plano enfeitado. Alguém esta querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos, voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se fingindo ser sábio. De volta a ditadura!
Sento com os escarnecedores, religiosos, bêbados, lúcidos, pobres, ricos, tolos, sábios, políticos e mendigos. Isso não me faz pior que ninguém, sequer me equipara aos pares. Porém torna minha essência única e de uma personalidade inigualável.