O Sábio e o Tolo
Todo tolo gosta de ignorar muitas leis, e também não sabe o valor delas, principalmente as que derivam de Deus.
''Religião não é para gente tola. A religião é para pessoas. Todavia o tolo pratica de maneira tola, e o sábio de maneira sabia.''
O tolo e o inteligente carregam certa semelhança. Enquanto o primeiro julga que, com exceção de si mesmo, todo mundo é tolo; o segundo pensa que é o único inteligente. Já o sábio, no que lhe concerne, reconhece as próprias fraquezas e fortalezas.
O tolo avança pelo caminho da violência e é exaltado, mas é a partir do silêncio no seu íntimo que o sábio percorre o caminho do perdão.
Um verdadeiro tolo é aquele que acha que pode criar caminhos melhores sem antes aprender um bom tempo com quem já conhece o trajeto e o destino.
Procure habituar-te a navegar por entre águas profundas, pois então nenhum tolo irá fazê-lo atribuir à vida uma ideia de eternidade, da mesma forma, permita ao sábio poupar-te do peso imensurável da imortalidade.
O tolo pensa e fala para si mesmo que tem controle e poder sobre algo, até descobrir que não pode nada e que os outros o controlam;
Por onde um tolo passa
deixa pior;
Por onde um inteligente passadeixa igual;
Por onde um sábio passa
deixa melhor.
A escola em desespero volta ao tempo do caderninho de plano enfeitado. Alguém esta querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos, voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se fingindo ser sábio. De volta a ditadura!
Um bebê vem ao mundo ouvindo e tem que aprender a falar... Um adulto sabe falar e tem que aprender a ouvir... Saber ouvir é característica de um sábio, tirar conclusões sem ouvir de um tolo...
Entre Tolos e Sábios
Eram espinhos banhados de ouro,
mas não deixaram de serem espinhos.
O tolo enxergava apenas os quilates,
O sábio enxergava os espinhos.
Eram apenas fezes banhadas de ouro,
Mas não deixavam de serem fezes.
O tolo enxergava os quilates,
O sábio enxergava às fezes.
Eram dias de chuva, eram também dias de luta;
O tolo se protegia, deixando de sorrir por nublado estar.
O sábio regozijava-se deliciando-se á cada gota que caia,
Sorria e cantava junto aos pássaros e vivia.
Na busca pela perfeição, somente os sábios entendem que tornar-se-ão imperfeitos em diversas partes do caminho.