O Sábio e o Tolo
Um sábio proferindo sentenças no meio de muitos imbecis, se sairá por tolo no meio deles. É como se os tolos, por serem maioria, fossem sábios. E o sábio, no meio desses tolos, por ser minoria ou o ÚNICO entre muitos, se passe por um imbecil. Mas o TEMPO, aliado a VERDADE, é o maior e mais preciso JUIZ e JUSTIFICADOR da sabedoria.
🪶🦉🪶
Às 08h30 in 06.02.2024
Assim, como a ira habita no coração do tolo. O sábio constrói alicerces no amor, e faz dele os fundamentos da sua vida.
O sábio pondera e reflete sobre cada pensamento, enquanto o tolo e insensato os espalha a cada momento. O sábio sabe a diferença entre o falar, e o se calar. Enquanto o tolo fala constantemente e não tem filtros em cada palavra e pensamentos.
"Em uma discussão, o tolo é reativo e impulsivo, enquanto o sábio é ponderado e reflexivo, ciente de que cada palavra pode resolver o conflito ou agravá-lo."
O que difere o sábio do tolo, é a capacidade de discernir o tempo e o modo de agir, em cada situação em suas vidas.
O sábio, tem como princípio e fundamento a sabedoria que Deus que o fazem prosperar sempre. já o tolo, faz da força do seu próprio braço a sua sabedoria, e isso será a sua ruína e destruição no tempo da sua adversidade.
O sábio usa a sabedoria e todo o seu conhecimento, para crescer em graça e entendimento. Mas, o tolo e estúpido destrói seus valores e conceitos através da sua falta de entendimento.
Diga ao sábio para fazer algo, e ele vai fazer com excelência. Já o estúpido e tolo, sempre irá justificar a sua incompetência colocando a culpa nas pessoas e cirscunstâncias.
O tolo clama por respostas nas multidões; o sábio escuta o vento, pois nele sopra o conselho do Altíssimo.