O Sábio e o Tolo
O Sábio, pensa, reflete já o tolo a sua capacidade de pensar está condicionada aquilo que pensaram para você pensar, e refletir? jamais.
“Tolo é aquele que conhece os problemas, enxerga, apalpa e repete o erro, o sábio é aquele que percebe os problemas, enxerga, evita apalpar, e resolve a situação”.
O sábio deve o quanto antes aprender a parecer tolo. "-Parecer tolo? - os jovens perguntarão". Sim, a tolice faz parte do "arsenal" do sábio, ele a utiliza da forma que lhe convém e usufrui da mesma. Porém o tolo, pobre tolo, jamais conseguirá se passar por sábio.
Um sábio que se alardea demais é
Só mais um tolo que se perdeu nos
Caminhos perenes de um apredizado.
Não precisa ser um sábio para se notar uma injustiça, mas precisa ser um tolo para se calar diante dela.
– Contra um tolo orgulhoso é mais sábio tomar o silêncio e ouvir até que sua ignorância tenha seu estoque esgotado, então a sabedoria inicia sua consumação.
"O sábio espera o momento certo para falar e fala somente o necessário.O tolo não sabe esperar e peca por falar demais."
O orgulho do tolo é achar que sabe muito enquanto o sábio não se orgulha pois reconhece que cada dia é uma nova experiencia.
Eis uma grande diferença entre o tolo e o sábio:
O tolo, com sua tolice se recusa a aprender, achando que sabe tudo; Já o sábio, nunca se cansa de aprender, entendendo que nada sabe!!!