Tolo
Os sábios às vezes se contradizem e erram, mas não como um tolo, e podem mudar de opinião também, pois somos todos humanos, e não máquinas ou robôs.
O homem tolo ignora o que não quer que exista para ele estando vivendo na Ignorância dos seus pifios e parcos saberes diz ser conhecimentos de livros retrógrados e anacrônicos, informes de um senso comum. Por isso que seu universo é somente do tamanho do que conseguiu absorvendo com essas informações fazendo o que sabe, e o pouco que conseguiu, ele também mostra o que aprendeu dizendo ser a VERDADE absoluta.
Ninguém é mais tolo do que aqueles que vão em publicações ateístas defender um deus "superpoderoso" sem sequer terem afinidade ou aliança com ele, como proposto no versículo bíblico que, segundo dizem, é a palavra desse deus e a cultura dos que o criaram exclusivamente para eles: "Por isso, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor" (2 Coríntios 6:17-18). Outros, sem permissão, juntaram esse deus do Oriente Médio para criar uma versão romana, sem, no entanto, agir de acordo com seus ensinamentos: "Aquele que diz que permanece nele, deve andar como ele andou"
(1 João 2:6). Hipócritas!
É irônico que ao olharmos um hamster correr numa rodinha, pensamos; pobre animal tolo, gastando tanto tempo e energia se não chegará em lugar algum.
Não há tolo como o pecador, que prefere os brinquedos da terra à felicidade do céu, que é escravizado pelos costumes tolos desse mundo e tem mais medo do sussurro do homem do que da ira de Deus.
O tolo persegue riquezas com os pés apressados; o sábio planta ideias e colhe reinos no tempo certo.
A diferença entre o sábio e o tolo é a certeza. O sábio tem certeza que nada sabe, e o tolo a certeza de que tudo sabe.
De acordo com a Bíblia,o homem prudente sabe julgar os fatos da vida, enquanto a mente do tolo é enganosa e cheia de ilusões.
Quando a razão impera no cedro do rei injusto ou na boca do tolo o resultado é o mesmo, a falta de diálogo.
Em Provérbios 23:9, "Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras."
Jesus ficou em silêncio diante de Herodes (Lucas 23:9), pois sabia que Herodes não tinha interesse real na verdade, apenas em vê-lo realizar milagres como um espetáculo.
Um menino, bem guloso e um tanto tolo, meteu um dia a mão num pote onde havia muitos figose avelãs. Desejoso de aproveitar ao máximo a oportunidade, encheu a mão quando lhe foi possível. Quando quis retira-lá com sua carga preciosa, entretanto, não conseguia passar o punho pelo gargalo da vasilha.
Desesperado, depois de inúmeras tentativas inúteis, põe-se a chorar. Queria tanto e nada conseguia. Alguém que por ali passava deu-lhe este conselho sensato:
- Contenta-se com a metade do que tens na mão e conseguiráis trazê-la cá para fora.
Moral da fábula: Quem Tudo Quer Tudo Perde.