Tolo
" Decepcionar um tolo é uma covardia sem resultado algum,porque você o entende enquanto ele ignora. "
Não passa de um tolo quem muito soa com os bolsos desnutridos.
Mas sábio é o homem que não mede esforço em nome de Deus.
Ouvir a voz de um tolo é como escutar o insuportável zumbido de uma mosca. E o toque é tão repulsivo quanto.
O tempo!
O tempo transforma o tolo em sábio. Aquieta a alma, mostra que algumas atitudes de outrora, já não tem espaço na sua vida de agora.
Inevitavelmente você percebe o valor do silêncio, da paz e da ordem de seus próprios sentimentos.
O objeto inestimável, perde espaço para as horas, o viver.
Se descobre que a urgência não é chegar no horário, estar bem vestido, agradar a todos, esse aliás o maior erro que cometemos.
A urgência é ter ao seu lado pessoas que amamos, as risadas sinceras dos amigos, o abraço da saúde, realizar um sonho do seu tamanho, abandonar o peso dos rancores e deixar voar a alma. O tempo ensina e mesmo sem perceber, já estamos aprendendo, acertando ou errando, porque o importante é e será sempre viver enquanto há tempo.
O tolo pensa e fala para si mesmo que tem controle e poder sobre algo, até descobrir que não pode nada e que os outros o controlam;
"Às vezes, você pode se sentir como um tolo ou burro, mas não deixe que esses pensamentos te definam. Concentre-se no que você gosta e estude para alcançar algo maior do que você jamais imaginou. Encontre uma saída para esses pensamentos negativos e concentre-se em si mesmo, para que você não seja apenas mais uma pessoa na sociedade. Seja maior do que a sociedade e cuide de si mesmo e das pessoas que você ama."
O tolo gasta todo seu tempo na manutenção de uma esperança que, lá no fundo, ele sabe não se realizará. Mas a teimosia o faz aguardar por um milagre. A angustiante espera só termina quando a negritude da noite trás consigo o escuro doloroso da alma, assim, finalmente, a esperança cede seu lugar à frustração.
O sábio tenta convencer alguém
pela mansidão da palavra,
enquanto o tolo tenta impor o seu
medo, através do pavaroso grito.
Procure habituar-te a navegar por entre águas profundas, pois então nenhum tolo irá fazê-lo atribuir à vida uma ideia de eternidade, da mesma forma, permita ao sábio poupar-te do peso imensurável da imortalidade.
Os tolos acreditam em tudo que falam, não seja tolo investigue, busque a verdade, seja um cético. Todo aquele que procura a verdade encontra.