Tijolo
A cada dia um passo é dado, e a cada passo um tijolo é levantado, a cada tijolo levantado um sinal de construção, e a cada sinal, uma certeza de estar trilhando um caminho justo, e bom, pois a vida só pode ser considerada vivida quando vivemos honestamente....
Me nego a sucumbir a qualquer tempestade.
Construo dia após dia um tijolo acima d’ outro com um firme propósito e com sólida consciência de que meu castelo jamais será derrubado por tempestade alguma.
É claro que haverá outras tempestades, e não posso negar sua força e o barulho que ela proporciona em sua passagem, mas sucumbir para algo passageiro é deixar de acreditar que todo o nosso esforço na construção de algo sólido foi em vão.
Acredite sempre que amanhã haverá um sol lindo para aquecer nossos corações e nossos ideais.
Você é um tijolo amarrado a mim
Que está me arrastando para baixo
Acenda um fósforo e queimarei você totalmente
Somos as lanternas de Halloween em julho
Pondo fogo no céu
Lá vai ele, esta maré crescente
Então vamos
“Nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz. Nem todo pedaço de pedra se parece com tijolo ou com pedra de giz. Avião parece passarinho que não sabe bater asa. Passarinho voando longe parece borboleta que fugiu de casa. Borboleta parece flor que o vento tirou pra dançar. Flor parece a gente, pois somos semente do que ainda virá. A gente parece formiga lá de cima do avião. O céu parece um chão de areia, parece descanso pra minha oração. A nuvem parece fumaça, tem gente que acha que ela é algodão. Algodão às vezes é doce, mas às vezes não é doce não. Sonho parece verdade quando a gente esquece de acordar. E o dia parece metade quando a gente acorda e esquece de levantar. Eu não pareço meu pai, nem pareço com meu irmão. Sei que toda mãe é santa, sei que incerteza traz inspiração. Tem beijo que parece mordida, tem mordida que parece carinho. Tem carinho que parece briga, tem briga que aparece pra trazer sorriso. Tem riso que parece choro, tem choro que é pura alegria. Tem dia que parece noite. E a tristeza parece poesia. Tem motivo pra viver de novo, tem o novo que quer ter motivo. Tem aquele que parece feio, mas o coração nos diz que é o mais bonito. Descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais.”
Eu acreditava, e ainda acredito, que você pode construir seus sonhos tijolo por tijolo. Que você é capaz de realizar qualquer coisa com persistência.
Casa de tijolo
Casa de madeira
Casa lá no morro
Em plena ribanceira
Gente de todo tipo
Gente trabalhadeira
De sujeito esquisito
As várias mães solteiras
Muitos sons, ritmos muitos
O silencio nunca impera
A ostentação convive junto
Com a mais plena miséria
Tem a rapa da esquina
Que ganham a vida parados
Tem seu Zé que não para
Em busca de algum trabalho
Tem menina bonita
Que vive fazendo coisa feia
Tem criança que não brinca
E pega coisa alheia
Falam que lá tem de tudo,
Que só não tem dinheiro
Embora tenham achado um monte
Com um ex-prisioneiro
Hum, fofoca?
é o que lá mais tem
É a fulana que vai ter filho
E não sabe quem é o pai do neném
Lá não tem caloteiro
Lá não precisa de SPC
Pega emprestado algum dinheiro
E não paga pra tu vê
O castigo vem ligeiro
A punição é um horror
É melhor doer no bolso
Do que morrer de tanta dor
Mas lá tem muita coisa boa
Gente simples, né Arlindo
Gente que vem suportando
Gente que vai indo
Gente que não tem nada
Mas divide tudo
Gente que sofre em silencio
Mas que nunca fica mudo
Gente que para e pensa
E que não usa razão pra justificar
Gente que briga e luta
Para paz proliferar
Tem gente inteligente
Que vive achando que o governo vai ajudar
E gente que como o Renato
Morreu por isso esperar
Esse é o retrato
Essa é a realidade
E sei que esse sofrimento
não tira da quebrada a felicidade
Faça uma coisa por vez. Tijolo por tijolo. A vida é assim, camarada. Lá na frente, você terá uma casa.
Cada página de conhecimento que já li foi tijolo na construção de que sou eu. E todos os instantes que estimo expandir o ser com a leitura, nado um pouco no mar da sabedoria.
A única coisa que eu queria, era ser o teu lar, a tua casa. Mas você me destruiu, tijolo por tijolo, até não sobrar nada além de escombros.
Ela é louca. Se for pra chegar com medo, nem chega. Às vezes ela é um tijolo de grossa e na outra hora é uma manteiga. Ela não gosta de se sentir presa porque sempre se sentiu livre pra voar. Já chorou por quem não merecia. Hoje ela aprendeu a se amar.
A leitura é o alicerce da escrita. É o tijolo e a argamassa de um texto bem construído. Quem muito lê, geralmente escreve com muita facilidade.
Valorize cada tijolo colocado na sua construção, você é seu projeto mais importante e precisa ser reconhecido principalmente por você!
- Relacionados
- Pedras no meu Caminho Vou Construir um Castelo