Tia para Sobrinha

Cerca de 274 frases e pensamentos: Tia para Sobrinha

⁠Minha Velha Tia

Minha velha tia me contava muitas histórias. E entre uma história e outra, ela me ensinava muitas coisas. Minha tia me contou que houve um tempo em que os animais falavam. Ela me ensinou que a Terra é redonda e que se eu sair andando sempre em frente, acabo voltando ao mesmo lugar. Minha tia me ensinou que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil e que Santos Dumont inventou o avião. As histórias de minha tia eram sempre assim. As coisas mais difíceis ela explicava do jeito mais simples. Era preciso que cada coisa tivesse o seu inventor ou o seu descobridor. Se Santos Dumont não tivesse inventado o avião, até hoje estaríamos andando só a pé ou de carro.

Um dia minha tia me ensinou um acróstico: Minha Velha Tia Mandou Jogar Sal Úmido Nas Plantas. Para que eu nunca esquecesse os nomes dos nove planetas do Sistema Solar. Nunca me esqueci dessa tarefa que, é bem verdade, não cheguei a realizar; mas nunca me esqueci dos nomes dos nove planetas.

Eu sempre ouvia maravilhado as histórias de minha tia e nunca me esquecia de nada do que ela me falava. E ela dizia que quando eu crescesse iria saber muito mais do que ela. Talvez esse tenha sido o ensinamento que mais me intrigou. Eu não fazia idéia de como isso seria possível, embora soubesse que tudo o que ela me dizia era verdade. Lembro-me de quando comecei também a contar a minha tia as coisas que tinha aprendido sem ela. Minha tia sorria e ouvia atentamente tudo o que eu lhe dizia. Sei que às vezes ela achava que era tudo bobagem, mas nunca me dizia isso. Ficava feliz por eu estar aprendendo. E eu sempre esperava que ela complementasse as minhas descobertas com o que ela sabia. Minha tia é que sabia verdadeiramente das coisas; e só com o seu aval é que eu podia acreditar em tudo o que aprendia.

Vez ou outra eu a interpelava sobre algumas incoerências. Por que Colombo descobriu a América e Cabral descobriu o Brasil? Eles não descobriram, na verdade, a mesma coisa? Por que foi Colombo quem descobriu a América, e não os índios, que já estavam aqui? Minha tia sorriu e me explicou que os índios não tinham consciência de quem eram, nem de onde estavam, mas Colombo sim. Por isso os chamou de índios.
Lembro-me do dia em que contei à minha tia que a professora tinha dito que não foram nem Cabral, nem Colombo os nossos descobridores, e sim outros homens que estiveram aqui antes, mas que se nos perguntassem, era preciso dizer o que estava no livro. Minha tia abriu o mesmo sorriso carinhoso, sem dizer nenhuma palavra. Sei que ela nunca mais se lembrou dos nomes que eu havia dito a ela, mas, para dizer a verdade, eu também não me lembrei.

Hoje me arrependo de ter deixado tão cedo de visitar a minha tia. Lembro-me de que nas últimas vezes em que a visitei, eu ouvia atentamente o que ela me dizia, e sorria. Às vezes gostaria que ela ainda estivesse aqui. Mas sei que não seria mais possível. Talvez o mais duro exemplo de uma das tantas coisas que ela me ensinou: “cada coisa tem o seu tempo”. No tempo de Cabral, de Santos Dumont e da minha tia, as coisas mudavam muito pouco. Ela pôde me ensinar o que havia aprendido com a tia dela. Hoje, ela certamente se sentiria enciumada por causa da Internet. Eu não saberia como dizer a ela que o seu acróstico não vale mais. Não saberia dizer a ela que Plutão não é mais um planeta. Minha velha tia não sabia muito bem o que era um planeta. Não saberia me explicar por que isso aconteceu. Talvez ela fosse sorrir e dizer “isso é bobagem”. E, para dizer a verdade, eu também não saberia explicar isso a ela. Minha tia tinha razão em tudo o que dizia. Teve razão ao dizer que eu saberia muito mais do que ela. Mas minha tia é que entendia verdadeiramente das coisas. E hoje eu não sei onde aprender as coisas que ela sabia.

Inserida por CarlosAlbertoSilva

⁠Todo mundo nasce artista
Depois vem a repressão
Não faz arte - diz a tia
Vê se deixa de invenção!

Todo mundo nasce artista
Depois vem a castração
E o artista que há em nós
Vai do quarto pro porão

Inserida por pensador

Recebemos ou damos um abraço praticamente todo dia. De marido, mulher, de mãe, pai, de tio, tia, de amigo, amiga, namorado, noivo, etc. Muitos são verdadeiros, outros são dados apenas por respeito ou por consideração, sem nenhum sentimento por trás

Inserida por prrsoares

Remexendo o baú de lembranças, me lembrei de mais uma estada na casa da minha tia avó, Joaninha...Certo dia, enquanto eu estava hospedada na casa da minha tia, ela foi me mostrar o jardim dela, com todo os tipos de roseiras, e plantas..., Sabe aqueles jardins que tem desde a hortelã até a margarida...Nesse dia, minha tia me disse, olha Lú, sei que ama plantas, e da próxima vez que voltar, vou te dar um presente!!! E assim, na próxima visita, minha tia me chamou e me disse, veja o que preparei para você! Lá estava um litro ( vasilhame de óleo de soja) com terra. Eu disse, o que é isso tia? Ela me disse, leva e enterra! Quando eu estiver enterrada minha filha, você se lembrará de mim, pois eu estarei viva na sua lembrança, a cada fruto que essa semente irá lhe dar!
Bem, minha tia avó morreu aos 103 anos de idade há alguns anos, mas até hoje, a mangueira que nasceu daquela lata furtada de óleo, cai em meu quintal, me fazendo lembrar desse dia, dessa doce lembrança que tenho da minha adolescência na casa de tia Joaninha e tio Pretin!
Hoje não só eu, mas meus filhos, comem do fruto e tomam do suco, fruto do amor de alguém que aqui já não está, mas semeou um tesouro que ninguém pode roubar, o amor!

Inserida por Lucianaramosol

A última Pitombeira!

⁠Rita Vieira Coutinho ( Tia Rita)

Hoje, partiu a última das irmãs Pitombeira.
A última das matriarcas desta família de mulheres fortes e dignas por tradição.
Diante dessa perda, todas as palavras
caem no vazio.
Nenhuma faz eco a' Rita Vieira Coutinho'.
Eu, como sobrinha agregada, recebi dela
muito carinho e um presente muito especial,
emoldurado na parede do meu quarto e na minha alma.
A saudade vai pintar bem sei...
Mas vou enquadrar sua lembrança na leveza deste poema :

"Mulher virtuosa, é essa uma semente rara de mulher.
Uma vez encontrada deve de ser replantada!"

E, a senhora com certeza terá replante, pois semeou, na firmeza dos seus Sim's; dos seus
Não's; e nas verdades dos seus valorosos princípios.

Siga em paz!
Haredita Angel
Socorro oliveira Vieira

Inserida por HareditaAngel

⁠Tia Elisa

Lembra quando eu tava pasando as ferias ai , e vc me contou sobre o Tio toquinho ? Aquele papo fez eu ir bem na escola por um mês e que eu nunca esqueci. A tia mais esperta da familia , e que tem uma familia que é complicada um pouquinho. Mas que é sempre recebida com carinho nessa chacara gigante que vcs moram , e olha que eu cacei manga ai hem hahaha. Tia , me desculpa por não ser o melhor na escola , eu tinha muita preguiça e isso refletiu em mim até hoje. Sei que tinha muitas coisas para resolver. Mas eu estava mal. Muito mal , e sei la , fiquei feliz nos meus ultimos momento. Mas triste de como isso vai ser um baque para vocês. Por favor , cuidem da minha mãe

Te amo Tia , muito

Inserida por GustavoH

⁠Tia Carla

tia carla , vc foi uma mãe em que soube educar da mesma forma , mesmo passando um pouquinho do limite as vezes , mas foi. Suas filhas estão crescendo e isso é um fardo a se aceitar. Eu amo a senhora , e adoro esse seu jeito engraçado de ver. seja feliz com o tio tata e também cuide bem da minha afilhada kkk


Desculpa não ter o que escrever. Mas eu tenho td aqui comigo.

Inserida por GustavoH

⁠Conselhos.

Ela existe
Sim, elas existem
Me lembro de uma velha tia
Que, de vez em quando, me dizia
Me dizia pra eu tomar cuidado
Dizia pra eu olhar pra dentro e não pros lados
Eu jamais dava atenção
Eram coisas sem sentido
Eu estava era atento ao barulho
As palavras dela eram ruídos
Mas, de vez em quando, eu percebia
Que seus olhos eram tristes
Hoje, após ter engolido todo orgulho
Penso que era tão bom
Quando ela dizia
Que as sombras que eu tanto temia, era só medo à tôa
As armadilhas do destino
São como coisas que estão à venda
Expostas à beira da estrada
Hoje, tudo faz sentido
Eu devia ter ouvido esses conselhos tolos
Se alguma sombra me causava medo
É que existia uma pequena luz
Que protegia a gente da completa escuridão
Hoje, ao olhar-me no espelho
Não vejo mais a sombra do meu velho orgulho
Prossigo com a boba alegria
Sorrir pra nuvens, dar bom dia a dia
Saber as coisas que a chuva traz
Ouvir meu silêncio em mim
E confiar em tudo que o tempo faz
Elas existem, sei que elas existem
E, se por acaso houver
Um pouco de tristeza em meu olhar
Vá dizer à minha tia assim:
Eu também aprendi
Esse bem pouco é
Tudo que a tristeza conseguiu de mim.

Edson Ricardo Paiva.

Inserida por edsonricardopaiva

"A amizade "
É tão bom ter vo⁠cê a melhor
Tia, amiga a irmã
Coração e o pessoa que
Tanto pessoa tanto amo
Ágda e Paulinha❤❤

Inserida por agdajordania1

⁠Ganhei novos primos (e uma tia)! Não, vocês não leram mal. Foi um grande presente que Deus me deu e, para falar a verdade, tenho um pouco de receio disso. Primos são como irmãos, só que sem aquele drama de disputa para saber quem é melhor. São uma conexão para a vida toda e que, diferente da relação de irmãos, em que é um amor incondicional após a vida adulta, com primos, é necessário construir.
Estou no processo. Após tantos anos de vida, pelas minhas contas, quase 90 anos de idade mental, considero que tenho sabedoria suficiente para seguir minha vida por mais uma eternidade.
Bem, eu considerava. Agora já não tenho mais tanta certeza. Todos os assuntos são novos e a cada conversa, abro o Google para pesquisar sobre o que as crianças de 10 anos estão falando, sobre o que posso conversar ou não. Assuntos legais para não parecer muito careta e ao mesmo tempo, algo que possa acrescentar conhecimento.
Emílio é ligado no 220v, tem inteligência, astúcia e é extremamente eloquente. Ao mesmo tempo que o coração é gigante, não se deixa ser levado por sentimentos alheios. É educado, doce e de um caráter forte. Parece comigo, genioso e com um perfil voltado para a liderança.
5 minutos de conversa com ele e você quase se deixa levar por qualquer coisa que ele queira te explicar. Sinto que, se ele me falar que conheceu os extraterrestres, vou acreditar. E mais: vou ver com ele. Me convence e quase me domina. Chama a atenção pela genialidade.
Com Matteo nunca falei, entretanto, é como se o conhecesse de alguns anos. Parece ser mais tranquilo e calmo. Uma paz que esconde as águas agitadas que podem derrubar muitos navios quando começam a se mover. Fala menos, age em silêncio e é mais controlador. Mesmo com poucas palavras, no olhar, conta uma história inteira sem abrir a boca.
Ambos são como água e óleo, quando ferve, se mistura. Do contrário, parecem duas pessoas opostas e que – sem nada em comum – se completam. Estão naquela fase em que Emílio, provavelmente vê no irmão uma inspiração e Matteo, com 14 anos, quer ser a referência de como fazer tudo, como um bom pai.
Vendo apenas por fotos e escutando suas vozes, conheci a ambos por Emma, sua mãe que, com a paciência de quem cria dois filhos, me ditava quem era quem e qual era a personalidade de cada um.
E, por falar na mãe deles, é daquelas pessoas que você mal consegue explicar como é porque nem mesmo entende como pode ser que tenha extraído o melhor de você. Ela tem aquele instinto de proteção de mãe, sem muita frescura, sem muitos chiliques ou medos, observa de longe aos detalhes e atende a quem ama na medida certa de atenção que cada um necessita.
Agora, completamente vulnerável, sinto como se o mundo tivesse me dado uma nova responsabilidade: viver para vê-los crescer e se tornarem o que querem ser, e, que eu esteja por perto para que, se eles caírem, eu possa segurar.

Inserida por publicidadeagvp

Tão forte me sen⁠tia, que mais forte tive que ser para descobrir que frágil sou como todos, e com isso poder respeitar minhas fragilidades, as quais existem e persistem em todos mortais.

Inserida por fatimadsr

De uma história de família, ele fez todo um enredo e foi essa pessoa que foi.
(Tia de Paulo Gustavo)

Inserida por pensador

⁠Cadê a turma do me arruma um dinheiro mana e tia?
Na hora do venha a nois é bom né?

Inserida por Monark123

Um belo dia uma criança me fez uma pergunta .
Tia porque tem pessoas tão legais , e pessoas com corações tão duros , se Deus é bom e criou todos nós?
Sequei suas lágrimas e dei um abraço,

Não tive resposta ele secou as minhas, e me abraçou de volta .O silêncio ⁠respondia oque nenhuma palavra poderia explicar. E tudo virou memória,talvez um dia eu consiga de novo te abraçar . J.k

Inserida por Janinekelle

⁠Não importa o que digam de ti.A pureza do teu coração será teu escudo e nada te afetará. A verdade é a espada dos justos.

Inserida por antonio_souza_3

Mudando pronomes

Seja praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando a si mesmos. - Tiago 1:22

Os cursos de composição em inglês nos ensinam a evitar o uso do pronome I tanto quanto possível quando escrevemos. Afinal, não é um bom estilo nem boas maneiras de nos tornar o centro das atenções.

Mas há momentos em que o amolecimento do pronome eu posso ser uma má gramática espiritual. Por exemplo, na próxima vez que você estiver conversando com amigos sobre viver para Cristo, evite usar nós ou nós quando você apontar como os cristãos podem ser mais eficazes em servir a Cristo.

É fácil e vago dizer: “Sofremos de apatia. Precisamos de uma nova devoção ao Senhor.”É mais difícil de confessar:“ Eu sofrem de apatia. Eu preciso de maior devoção ao Senhor ”.

Muitas vezes nós - oops, com licença - eu disse: "Nós deveríamos estar fazendo algo sobre nossa escola dominical". Ou "Precisamos nos ocupar com o evangelismo". Que diferença isso poderia fazer se fôssemos um pouco menos modestos sobre dizer “eu”. Tente dizer: “ Eu deveria fazer algo sobre a nossa escola dominical. Não há nenhuma boa razão para que eu não possa me envolver mais. ”Ou,“ Eu preciso me ocupar com evangelismo, e com a ajuda de Deus, eu vou! ”

Alterar os pronomes pode não ser o melhor estilo de escrita, mas pode levar a um estilo de vida mais honrador de Cristo.

Oh, use-me, Senhor, use até a mim,
assim como tu queres, e quando e onde,
até tua bem-aventurada face, vejo-te o
teu descanso, a tua alegria, a tua glória. —Havergal

Que tipo de igreja seria minha igreja se todos os seus membros fossem como eu? Haddon W. Robinson

Inserida por 2019paodiario

Ah tia! Minha mãe fala todo dia: tu não tem futuro,tu não serás nada na vida, tu não serve pra nada....
Desde quando tua mãe é vidente? Meu bem,acorda! O teu futuro pertence a Deus; Tu serás exatamente um instrumento nas mãos de Deus; Servir ao Senhor Jesus,basta!
Não é necessário dizer,mas tu tens o livre arbítrio para escolher ser como Deus a escolheu ou satisfazer o desejo daquele que almeja teu fim. Jesus te ama e nada a atingirá se deixares Deus na tua frente.

Inserida por ibelkarvalhobhpi

A tia Lu tinha o poder de materializar o amor de mãe e era isso que me deixava encantada nela.

Inserida por travelandclean

Fui menina sou Mulher
Sou mãe, tia, avó
Sou o que ELE no mundo quer...
De mim fez filha fiel!!!

(Luísa Zacarias)

Inserida por ValenteLuisa

“Tia Márcia ganhou um gato, que já veio batizado pelo nome de TAPETE (anotado num bilhete). TAPETE tem um topete, e o topete do TAPETE fica todo arrepiado em virtude de um cacoete. Uma bola de gorducho, passa o dia no chão deitado, estirado e enchendo o bucho. TAPETE não come rato, a não ser servido no prato, com um bom carboidrato ( já caçado, esviscerado, temperado e desossado). Quando a fome lhe acomete - e isso é muito frequente - TAPETE vira de lado, miando estrondosamente. É um gato preguiçoso, que nunca atende ao chamado, não gosta de visita, nem de ser acarinhado. Tia Márcia apegou com o bicho, diz que lhe faz companhia. Nem pra ela ele olha - dorme, come, bebe e mia. “

Inserida por Peralta71