Tia
ANIVERSÁRIO DA TIA EURIPIA -101 ANOS - *20/01/1915 - *20/01/2016 -
HISTÓRIA E EXEMPLO DE VIDA.
Márcio Souza
Hoje, uma senhorinha de gestos simples e doce, nascida justamente no dia 20 de janeiro de 1915 e hoje completa seus 101 ANOS de uma existência, que somente ela, com a sua linda e larga experiência e trajetória, conheceu todos os meandros da vida.
Estou me referindo ao ANIVERSÁRIO de 101 anos de uma Santa Mulher de nome EURIPIA, ( tia por adoção, porque é tia de minha esposa), de face angelical, meiga e franzina, mas lúcida e coração de leoa, que sempre manteve unida, toda a sua grande prole.
A história da vida dela, não está escrita em nenhum livro.
Sua biografia está gravada em sua memória lúcida, com as belezas e tempestades da vida, que ela dignamente venceu.
Essa linda história secular é somente dela e somente ela poderia nos contar!
Mas pra que contar? Se ela traz estampada na face a alegria e a felicidade de ter valido a pena de viver todos esses anos e mais alguns que Deus haverá de lhe proporcionar.
São as realidades da vida. Este é o resumo de uma vida!!
É o que ofereço, minha humilde homenagem, neste dia, do ANIVERSÁRIO da TIA EURIPIA.
Nossa eterna gratidão pela sua verdadeira lição de vida!
Que Deus a abençoe hoje e sempre!
FELIZ ANIVERSÁRIO !
Márcio Souza
Mais um dia louco, a tia da cozinha me proibiu o café, eu acho que é errado. Me privar do café, é me privar da minha liberdade mental. O Café me ajuda em vários aspectos, um deles, é mais importante que é a concentração. Acho errado da parte dela, porém eu entendo a atitude dela. Mas quem nos disse que a vida seria fácil? Temos que aprender a lidar com situações, sendo elas boas ou ruins, quando conseguimos isso, a vida fica menos complicada.
Já me dizia a minha tia
filho tu ganha resposabilidade
para não teres que depender
da nossa sociedade.
Remexendo o baú de lembranças, me lembrei de mais uma estada na casa da minha tia avó, Joaninha...Certo dia, enquanto eu estava hospedada na casa da minha tia, ela foi me mostrar o jardim dela, com todo os tipos de roseiras, e plantas..., Sabe aqueles jardins que tem desde a hortelã até a margarida...Nesse dia, minha tia me disse, olha Lú, sei que ama plantas, e da próxima vez que voltar, vou te dar um presente!!! E assim, na próxima visita, minha tia me chamou e me disse, veja o que preparei para você! Lá estava um litro ( vasilhame de óleo de soja) com terra. Eu disse, o que é isso tia? Ela me disse, leva e enterra! Quando eu estiver enterrada minha filha, você se lembrará de mim, pois eu estarei viva na sua lembrança, a cada fruto que essa semente irá lhe dar!
Bem, minha tia avó morreu aos 103 anos de idade há alguns anos, mas até hoje, a mangueira que nasceu daquela lata furtada de óleo, cai em meu quintal, me fazendo lembrar desse dia, dessa doce lembrança que tenho da minha adolescência na casa de tia Joaninha e tio Pretin!
Hoje não só eu, mas meus filhos, comem do fruto e tomam do suco, fruto do amor de alguém que aqui já não está, mas semeou um tesouro que ninguém pode roubar, o amor!
Feliz Natal e um prospero Ano Novo!!!!
“Tia Carminha”,
Não sei como agradecer pelas inúmeras vezes que você esteve ali pertinho de mim para me dar seu apoio, sua lição de mãe, amiga, companheira de todas as horas. Tia muitas vezes pensei que não iria tão longe, mas você me mostrou que tudo é possível. Que cada passo dado é vitoria e o gosto de dever cumprido.
A cada dia que passa percebo que aqueles puxões de orelha, conselhos e abraços valeu e valerá muito nessa minha caminhada, pois tudo que estou vivenciando hoje e conseguindo foi graças ao seu esforço.
Minha mãe, tia e avó, pois é assim que eu te considero, pois você, somente você sabia contar aquelas historias onde todos paravam e prestavam à atenção para ver qual final seria... Essas palavras são poucas diante da imensidão de bondades e carismas que você é.
Não sei como te agradecer por tudo, sei que sou grato por cada dia que você esteve perto de mim... Talvez eu não consiga descrever tudo que eu sinto por ti, mas de uma certeza eu tenho eu: AMO-TE MUITO, MUITO!!! E essas simples palavras descritas são meras diante de cada abraço, força, entendimento e amor que você me deu por todos esses anos. Desde criança você me adotou como seu filho e hoje posso dizer, você sempre será MINHA MAMÃE DO MEU CORAÇÃO!!!
UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO DE MUITAS ALEGRIAS, BRINCADEIRA E AMIZADES VERDADEIRAS!!! E que seu 2014, seja mais brilhante e magnífico!!
Vi-te tão pequena
O tempo passou
É minha cria
E, me ensinou.
É mãe, é tia.
Sempre com alegria
Mulher de batalha
Pra mim muralha
A deter o dia-a-dia
Mereces margaridas
Pelas horas sofridas.
Minha menina
Cuidei de você
Cuidou das minhas
Amor sem obrigação
Tenho enorme gratidão.
A construção de um lar
É dom de Deus
O casamento o registro.
Que não seja o evento
Sim, o amor, o respeito.
Lealdade e o compromisso
O elo dessa uma união.
Que Deus lhe dê sabedoria
Nos momentos difíceis.
O amor e paciência
Será a fonte da convivência.
Mulher
Avó, Mãe, Tia, Irmã, Filha e Esposa, tão jeitosa e
meiga, é uma flor delicada e graciosa, quando necessário
uma lutadora, uma guerreira, de sua aparência frágil és forte,
de teu jeito meigo és blindada, não para mesmo que o cansaço
tente lhe derrubar, sempre se mantêm de pé cuidando de tudo.
mais existe o momento para o amor, e a mulher também
precisa de carinho, de ser tratada como uma flor.
Medo é amor, disse alguém, talvez a mãe, ou a professora, uma tia qualquer, havia tantas, deslumbrantes. Ficou sem entender e explicaram que quando a gente ama, arranca o coração e o entrega ao outro. Compreendeu menos ainda: Se arrancarmos o coração, morremos. amar é morrer. Acrescentaram e foi um susto.
Assombro do qual demorou a se libertar, se é que conseguiu. Por que se amar era bom, deveria significar a vida, e não a morte. Se amar é morrer, nunca vou amar, serei eterno.
Quando o homem te quer, ele dá um jeito e consegue, não importa a morte da tia, a reunião importante. Ele se vira e além de conseguir o teu número, ainda te conquista.
Amor de tia é assim…
Indescritível, mas posso arriscar e dizer:
Incondicional,
Valoroso,
Puro...
Amor de tia é assim...
Capaz de dar a vida por um SER tão especial...
Foi tudo isso que senti... e sinto!
Sou Mãe/Tia/Avó/Bisavó
Uma mulher chamada Anne foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.
Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou Anne. "Sou mãe."
"Nós não consideramos 'mãe' um trabalho. 'Dona de casa' dá para isso", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante, do gênero oficial inquiridor'.
"Qual é a sua ocupação?" perguntou. Não sei o que me fez dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:
"Sou Pesquisadora Associada no Campo do Desenvolvimento Infantil e das Relações Humanas."
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
"Posso perguntar", disse-me ela com novo interesse, "o que faz exatamente nesse campo?"
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me a responder:
"Tenho um programa permanente de pesquisa (qualquer mãe o tem), em laboratório e no terreno (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Trabalho para os meus Mestres (toda a família), e já passei quatro provas(todas meninas). Claro que o trabalho é um dos mais exigentes da área das humanidades (alguma mulher discorda?) e freqüentemente trabalho 14 horas por dia (para não dizer 24...)."
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente me abriu a porta. Quando cheguei a casa, com o troféu da minha nova carreira erguido, fui cumprimentada pelas minhas assistentes de laboratório - de 13, 7 e 3 anos.
Do andar de cima, pude ouvir a minha nova modelo experimental (uma bebê de seis meses) do programa de desenvolvimento infantil, testando uma nova tonalidade da voz.
Senti-me triunfante!
Tinha conseguido derrotar a burocracia!
E fiquei no registro do departamento oficial como alguém mais diferenciado e indispensável à humanidade do que "uma simples mãe"!
Maternidade... Que carreira gloriosa! Especialmente quando se tem um título na porta.
Assim deviam fazer as avós: "Associada Sênior de Pesquisa no Terreno para o Desenvolvimento Infantil e de Relações Humanas". As bisavós: "Executiva-associada Sênior de Pesquisa". Eu acho!!! E também acho que para as tias podia ser: "Assistentes associadas de Pesquisa".
Já nascí de modo incomum, protegida, diziam, e tia Izaura, parteira, dizia “empilicada”, fato raro numa cidade tão pequena nos anos 60 exatos. Crescí descalça a correr pelas “beiradas” de rios, engolindo vento, pastanto com animais, numa vivência que achava ter assim pelo resto do mundo, onde eu fosse..e era tudo tão cheio.......águas, afetos, pessoas, instantes, alegrias, tudo derramava, até encher os olhos.
Hoje paradoxalmente quero me esvaziar, não dessas lembranças, mas de todo caminho de lá até aqui, justamente para mantê-las intactas em mim, e reaver o sentido dessas pequenas coisas para me lembrar que posso retomar caminhos sempre que quiser ou precisar, pois assim o retorno é fácil, como era fácil o riso. Tenho saudades de rir, gargalhadamente até chorar, de alguma besteira dita ou escutada...há muito estou sem riso, não por que culpe alguém, mas porque não me permití, deixei que a vida endurecesse a boca, e nem de mim mesma mais rio, o que me era tão comum...estou levando a sério meus erros e defeitos, e isso é péssimo...definitivamente essa não sou eu!! Me quero de volta, mesmo que as pessoas não gostem de mim do jeito que sou, não quero mais tentar me adequar ao que elas querem, precisam, e são!!
Amigos e Colegas !
amigos: chamam seus pais de : tio e tia
Colegas: chamam seus pais pelos nomes.
Amigos: chora com você..
Colegas: falam pra não ficar triste..
Amigos:falam samos mais que irmãs...
Colega: falam samos que nem irmãs..
Por isso nunca escolha Amigos pela ponta dos dedos e sim pelo coração.. *_* Amigaa Te Amo !!
Não escolhemos se temos irmão , Não escolhemos se temos pais, Não escolhemos se temos tia, Só escolhemos nossos caminhos para seguir em frente!
Eis que coloquei diante de Tí,a porta aberta do destino,e ninguém pode fechá-la pois está pregada por trás!
parte da letra do que SERIA uma música(mas não foi), para um curta-metragem chamado Tia Clara - de Iris Lima - uma amiga querida
Quero ter você pra mim.
Quero viver a nossa história com começo meio e fim.
Quero os sonhos transformados em realidade.
Não quero mais dormir no braço da saudade.
Quero um beijo estalado em minha boca.
Quero sentir sua pele em mim.
Quero apagar as sombras do passado.
E acordar meus restos de dias ao seu lado.
Passei a vida conversando com as paredes.
Fazendo versos que nunca escrevi.
Relendo um bilhete amassado pelo tempo.
Só para ouvir a sua voz me dizendo,
me espere que eu volto.
Minha tristeza caminhou a passos lentos.
E sem o alento de notícias, eu vivi.
Meu coração aprendeu viver acelerado
e nos pecados de meus pensamentos,
me escondi.
Agora, na frente do espelho, eu me deparo
com uma imagem que o tempo não perdoou,
as minhas lágrimas do passado já secaram,
mas a saudade não me abandonou
Eu quero ter você pra mim
Quero viver a nossa história com começo meio e fim
Quero os sonhos transformados em realidade
Não quero mais dormir no braço da saudade.
- Relacionados
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Texto de desculpa para se redimir
- Textos de aniversário para parabenizar de forma simples 🥳
- Frases para Tia
- Dedicatórias de Tia para Sobrinho
- Tia para Sobrinha
- 53 frases de tia para sobrinhos que revelam amor incondicional