Textos Vida Experiências

Cerca de 171 textos Vida Experiências

⁠Nada ensina melhor do que a própria vida e nada passa mais sabedoria do que nossas experiências vividas.
O custo é às vezes muito alto e doloroso, mas nos tornamos pessoas mais capacitadas a suportar dissabores e decepções.
Só não confunda maturidade emocional com frieza, pois enquanto uma te dá estabilidade para viver novas experiências e novos amores, a outra te faz morrer em vida.
Aprenda a diferenciar uma da outra e torne-se sua melhor versão.

Inserida por Darcyvo

⁠já faz um tempo que deixei aquela vida, aquelas histórias, um passado de descobertas e experiências...
Para começar uma nova trajetória em outro lugar, ao lado de novas pessoas.
Deixei tudo para trás
Já faz alguns anos
A dor da saudade, da distância...mas é preciso se acostumar
A cada escolha, uma renúncia. Sempre foi assim e sempre será
Meu deus, será que um dia vou estar satisfeita com o lugar que escolhi estar?

Inserida por droplets

Tudo que sei é que experimentar o amor é uma das mais belas experiências da vida.
Para vivenciarmos o verdadeiro amor, quatro passos devem ser celebrados.

O primeiro passo é: esteja aqui e agora – porque o amor só é possível aqui e agora.

O segundo passo em direção ao amor é libertar-se dos sentimentos negativos… porque muitas pessoas amam, mas seu amor está contaminado por sentimentos como ciúme, possessividade, medo.

O terceiro: compartilhe. O amor é uma fragrância a ser compartilhada, irradiada. O amor não pode ser acumulado; ele só pode ser compartilhado.

E o quarto: seja um nada. Somente quando você está vazio de você, há o amor. Quando você está cheio de ego não é possível amar.

O amor e o ego não podem existir juntos. É impossível o amor e o ego estarem juntos porque amor e Deus são sinônimos.
Somente uma pessoa que aprendeu a amar é madura. Uma pessoa madura não “cai de amor”, ela se “eleva no amor”.
E quando duas pessoas maduras estão se amando, um dos maiores paradoxos da vida acontece.
Elas estão juntas, são quase um, mas esta unidade não destrói a individualidade. Na verdade realça.
Duas pessoas maduras em verdadeiro em amor ajudam-se mutuamente a se tornarem mais livres, mais plenas, mais completas...

Inserida por barbararovaron

Na vida não existem fracassos, a não ser que você decida rotular as experiências que não funcionaram para você antes, com esse nome.

Julgar uma experiência, e projetar no futuro o medo de que aquilo que não deu certo no passado é se programar para repetir o que não deseja mais para si.

A única forma de transformar a vida à sua volta é transformando a si mesmo.

Inserida por darcione

⁠Sobre encerramento de ciclos...

A maturidade, o tempo, as experiências da vida, nos ensina a compreender que tudo tem começo, meio e fim.
É preciso aceitar quando um ciclo se encerra e o mais importante é acreditar que nada é por acaso, mesmo que causa um susto, um certo medo! TUDO tem um motivo e um propósito, e é importante pensar naquela parábola: " Uma porta se fecha para que outras melhores possam se abrir"! E eu confio e acredito muito nisso! Sempre serei muito grato por TUDO, e por todos que cruzarem o meu caminho, por todas as oportunidades que apareceram e ainda irão aparecer, independente de como elas venham em minha direção, pois sei o quanto ainda tenho que aprender com isso e o quanto isso me faz crescer mais forte, aconteça o que acontecer, como disse NADA é por acaso! Muitas vezes as tentativas, o errar e acertar, e até mesmo nem sempre acertar, me trouxe uma bagagem imensa de aprendizado, e o melhor de tudo, me fez ser quem eu sou hoje, e eu me considero uma pessoa abençoada por tudo que passei pra chegar até aqui e conquistar tudo que já conquistei e ainda irei de conquistar.
Hoje me sinto em paz e com o coração cheio de gratidão, pronto para novas conquistas, até mesmo por ser forte e dar a volta por cima sem perder minha fé e acreditar que coisas boas e novas oportunidades estão sendo preparadas pra mim.
Mais um ciclo na minha vida se encerra e sinto que no momento certo, pois me sinto preparado para enfrentar o início de mais um ciclo na minha vida, e que irá me dar abertura para várias portas, outros ciclos, com a consciência tranquila, e o coração cheio de amor e gratidão pra poder espalhar por onde eu sempre passar, seja através da música, seja na vida a fora por onde eu estiver, com quem estiver, onde estiver que estar e como tiver que ser.

Inserida por henry_alves

⁠"(...) Na vida, somos todos aprendizes. Temos experiências e conhecimentos diferenciados para agregar valor, não importando nossa idade, raça, cor, religião, classe social ou profissão.

Use de empatia, conheça a estrada que o outro percorreu, enfrente suas lutas e superações, conheça sua história de vida. Assim, poderá julgar o seu semelhante com verdade e justiça."

Inserida por robertalidice

⁠Dentre vários conselhos e experiências no decorrer da vida, uma coisa é certa:

Bajuladores são atraídos por algum tipo de interesse, portanto, se alguém estiver na pior, principalmente financeiramente falando, e ter pessoas que sempre o acompanham, mesmo sem ter condições financeiras, títulos ou cargos... esses são os verdadeiros amigos.

Os verdadeiros amigos, além de nunca abandonar seus amigos, eles dizem a verdade, mesmo que naquele momento gere um mal estar, mas ele sempre pensa no bem do seu amigo e nunca no mal.

"Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular". (Provérbios 28:23)


(Daniel Vieira da Silva)

Inserida por daniel3808

⁠O verdadeiro dicernimento da vida, acontece quando vivemos e aprendemos com nossas experiências do Dia a dia.
Quando lastimamos e reclamamos de experiências dolorosas nos tornamos refém delas e literalmente abandonamos a sabedoria e nos tornamos insensatos.
Sejam boas ou ruins, maravilhosas ou dolorosas, o importante é as analisar cada experiencia de nossa vida e aprender com cada uma delas, pois são elas que vão nos fortalecer para nossa jornada.


TERCEIRA IDADE
É a fase da sabedoria
Das experiências
Uma vida que merece
Viver com alegria.
Que importa a idade
Se chegamos até aqui
Isso é um presente
Viver com felicidade.
Então vamos nos animar
E viver a melhor das estações
Das historias lindas
Para poder contar.
Nossa idade é como a flor
Mas, é preciso acreditar
Jamais se lamentar
Desabrocha com amor.
Só não desacreditar
Nem deixar a mente vazia
Somos capazes
Precisamos nos ocupar.
Então vamos viver
Aproveitar a terceira idade
Com fé e tranquilidade.
Irá Rodrigues

Inserida por Irarodrigues

Você não encontrará soluções para sua vida
Nas experiências vividas por outras pessoas
Para cada um Deus tem um projeto único
Se você ver alguém chorar aquela dor não é sua e tão menos as provações
Você é o resultado de suas próprias escolhas aqui neste mundo.
Ou você é forte ou você é um fraco.

Inserida por Monark123

A VIDA / A PARTIDA / A BAGAGEM

Não levamos nem as experiências, tão pouco as amizades, tudo fica. Poderemos até ficar na lembrança de amigos, mas não os levaremos em nossas.

Lá, deve ser tudo diferente, só é recepcionado por lá, nosso espírito, o fôlego de vida que nos foi dado pelo autor da vida, antes de chegarmos aqui.

Então saibamos viver, antes que este dia chegue, e nossa mente seja ‘resetada’ por permissão de Deus.

Inserida por carlos_baia

-frase do dia-23/04/2019

A vida é cheia de experiências, tem pessoas que um dia brincaram, amaram ,choraram, batalharam recuaram agora deixaram
um rasto de dor na memória dos que ficaram,a vida é como um ciclo uns vão outros vêm cada um deixa sempre um rasto de dor na memória dos que ficaram.

Motivador-pinto

Inserida por motivador-pinto

O entendimento que construímos sobre a vida nos remete às experiências pelas quais passamos e tudo que delas resultam, sob a forma de aprendizados e transformações. Nossos êxitos se forjam em iniciativas pautadas por alguma dose de ousadia e certa medida de desprendimento e, claro, alguns riscos inevitáveis que nos preparam para os enfrentamentos em diferentes níveis de dificuldades, mesmo que previstos. Acreditar que as iniciativas podem nos levar a descobertas sobre nossos limites faz com que nos olhemos com mais cuidado, principalmente em respeito ao que queremos ou entendemos que deveríamos ter. Compreender extremos que separam as vaidades das necessidades são de extremo valor quando nos propusermos a extrair dos esforços lições que nos mostrem que, às vezes, podemos ser frágeis diante de algumas situações, mas não significa desvanecimento, talvez precisamos descobrir em nós capacidades desconhecidas, mas que precisamos explorar de forma saudável para não ficarmos lamentando a falta disso ou daquilo, acreditando que sobre nós advém todos os males. É desnecessário e improdutivo reclamarmos injustamente do que não temos ou do que é difícil conseguir e quase sempre culpamos o mundo ou as pessoas, e da mesma forma é sem sentido nos lamentarmos de nós próprios, pois nossos empenhos e dedicações nem sempre nos levam ao que queremos, às vezes o caminho é longo e árduo. Muitas pessoas não cultivam o hábito da posse do agora dando importância ao que ainda não se realizou, pois se ocupam demais com isso e, às vezes, perdem muito tempo pensando no que lhes falta ao invés de valorizarem o que têm.

John Pablo de La Mancha

Inserida por Johnpablodelamancha

Gratidão à vida! Gratidão às experiências que nos elevam…

Tão gostoso quanto é ver que o afeto é recíproco, é sentir-se grato à vida por nos proporcionar esta experiência.
E com o passar do tempo você percebe que de fato são poucas as pessoas de quem você realmente gosta. E quando eu digo “gosta” estou usando o sentido mais sincero e profundo da palavra.

Algumas pessoas a gente tolera, simpatiza, mantém um contato saudável, agrega à nossa vida por formalidades ou, fatalidades. Mas outras a gente simplesmente gosta e quer ter por perto sim e isso é tudo.

Aquela amizade gostosa que você deseja manter porque gosta da companhia da pessoa, possui interesses em comum, podem permanecer em silêncio quando juntos e ainda assim em harmonia. Aquela amizade sem interesses, sem intenções, onde a única motivação é existir sintonia. Existir afeto.

É. Com o passar do tempo vamos nos distanciando de tudo e todos que não nos agregam bons momentos, sensações e até mesmo risadas sinceras. Vamos selecionando amizades e relacionamentos de uma forma geral. Amores vem e vão, mas as amizades sinceras que fazemos antes, durante ou depois deles permanecem.

O prazer da vida é conseguir enxergar com clareza que você pode ter por perto apenas pessoas que te fazem bem e saber selecioná-las. Tão gostoso quanto é ver que o afeto é recíproco, é sentir-se grato à vida por nos proporcionar esta experiência.

Fato também que quando estamos bem conosco temos maior sensibilidade para enxergar tais coisas e não nos deixamos entorpecer pelas peripécias do dia a dia que fazem com que todos, sem exceções, fixem relacionamentos tendo a permuta como base.

Não entendeu? Deixe-me explicar melhor.

Quantas vezes você já sentiu que determinado amigo ou aquela pessoa com quem teve um relacionamento não te valorizou? Quantas vezes sentiu que fez demais por alguém e não teve nada em troca?

De fato, a ingratidão é um dos piores defeitos que alguém pode ter, não é?
Porém, te afirmo. Se você esperava algo em troca, o “não sincero” era você.

Não podemos manter relações onde nos doamos para receber o outro de volta, onde fazemos algo esperando que o outro também faça. Isso é permuta. É como se você estivesse emprestando seu afeto ao próximo. Não é uma forma saudável de se relacionar porque sempre acaba em decepção para um dos envolvidos.

Feliz somos quando estamos centrados em paz, amor e em harmonia com o todo. Assim podemos perceber que as relações que mais nos agregam alegrias são aquelas onde não existe interesse, não existe permuta, não existe nada além de afeto sincero.

Ah, como é bom quando essa seleção passa a ser natural em nossas vidas e nos traz apenas sentimentos puros.

Inserida por RivaAlmeida

Experiências

Cada passo que dei no escuro
A vida me estremeceu por inteiro,
Sentia que até os ossos se comprimiam
Na tola tentativa de regar-me de segurança
Inocente, não sabia que cada corte
Era uma cicatriz necessária aos dias atuais
E todos os esforços de mudar a pretérita realidade
Foi um vão trabalho para o momento,
Mas essencial ao presente.
E vivido tais coisas, concluo hoje
Que a dor do agora tenderá a um sorriso,
Porém, temo ao lembrar que tudo que se põe na terra
Floresce abundantemente ao decorrer do tempo
E haverá sempre frutos que não desejarei colher,
Peneirá-lo-ei constantemente meus poucos grãos
A fim de evitar uma má safra.


@CarvalhoEscrito

Inserida por Carvalhoescrito

⁠O dia amanhece mas minha mente permanece no escuro. Não consigo acompanhar a vida e as experiências diárias. Parece que a vida segue um ritmo diferente do meu. Algumas vezes, ou na maioria das vezes, parece que eu sou um zumbi, alguém sem vida mas em pé. É desta forma que eu me sinto, perdendo a vida, apenas passando por ela, não vivendo, talvez sobrevivendo.
Estou começando a desacreditar de tudo, nada mais me convence, tudo me parece meros contos da carochinha. Nada parece real, ao mesmo tempo que a “realidade” me fere, me assusta, me consome. Algumas vezes não consigo diferenciar a realidade das invenções da minha mente.
Me pergunto até quando? Tenho pressa, tenho ânsia, tenho sede, tenho horror e ao mesmo tempo tenho desejo. Talvez esteja fora de mim. Por muitas vezes eu me odeio, me sinto enojada de mim mesma.

Inserida por Karina1002

Devemos sempre saber aproveitar as experiências que tivermos em nossa vida,
sabendo retificar erros, e ratificar acertos, tomando o cuidado para não fazer o contrário...
Ósculos e amplexos,
Marcial

APROVEITANDO AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS
Marcial Salaverry

Os anos vão passando, e assim, a vida vai correndo, e enquanto a juventude vai ficando para trás, vamos acumulando a experiência que a vida nos traz, desde que saibamos analisar as experiências vividas, sabendo separar o que fizemos de certo ou de errado. Algo que desde criança sempre ouvi os mais velhos falarem: "Gostaria de voltar aos meus 20 anos, mas com a experiência de vida que tenho hoje..." Sem dúvida alguma, juntar-se ao vigor da juventude, a experiência que vida traz em sua vivência, seria o ideal. Pena ser essa uma conjunção impossível, e assim, precisamos ir aprendendo com os erros cometidos, formando a nossa bagagem de experiência, que poderá nos permitir ter algo a passar para os jovens. A experiência de vida nos traz uma grande vantagem. Se soubermos olhar para trás, percebendo quais foram os erros cometidos, não mais os repetiremos, desde que saibamos analisá-los. Por vezes reincide-se no mesmo erro. Fazer o que, se nem sempre aproveitamos as lições que a vida nos dá.

Se soubermos transmitir essa experiência aos jovens que se disponham a aceitá-la, podemos mesmo aplainar um pouco seu caminho. Não podemos, e nem devemos evitar que eles errem, o que podemos é simplesmente tentar indicar-lhes um caminho. Mostrar as opções que eles vão encontrar pela frente, a fim de que eles decidam o que é melhor para eles, pois como nós tivemos a oportunidade de usar nosso livre arbítrio, claro que eles tem o direito de fazê-lo, e de cometer seus próprios erros, forjar sua própria existência. Se eles se limitarem a ouvir a "voz da experiência", sem usar seu discernimento, serão criaturas amorfas, incapazes de conduzir o próprio destino. Não podemos "viver a vida por eles". Devemos deixá-los viver. Mostrar o que existe, procurando amenizar as dificuldades, é uma coisa, contudo o mais importante é deixar que eles pensem e cheguem às suas próprias conclusões. Eles saberão que estamos prontos a ajudá-los sempre que eles precisarem e peçam um socorro.

A respeito, encontrei um pensamento muito bacana feito por um pensador que usou muito bem. o cérebro e uma caneta. Chamava-se Victor Hugo e, entre muitas outras jóias, legou-nos esta:
"O fogo vê-se nos olhos dos moços, mas nos olhos dos velhos vê-se a luz".

Vejam, o grande sentido que ele colocou na frase: "nos olhos dos velhos vê-se a luz." Luz que pode permitir que os experientes iluminem o caminho para os mais jovens. Luz que pode permitir que os pais mostrem mais claramente o caminho para os filhos, mas não que determine o caminho a ser seguido. Iluminar para que eles escolham melhor. Luz que sabiamente usada permitirá que os mais jovens errem menos. Mas devem errar, sim. Se nós errando, chegamos até aqui, porque tirar-lhes esse direito?
Pois se quisermos fazer o caminho em seu lugar, se quisermos determinar o caminho que eles devem seguir, apagaremos "o fogo de seus olhos". Esse fogo tão necessário para que eles lutem, procurem vencer e atinjam seus objetivos. Aceitem as decisões dos jovens, mas com discernimento. Vendo que eles estão errados, o mais certo é apontar-lhes o erro e até mesmo ensiná-los a corrigir esse erro, se esta for sua vontade.

Bem, como sou muito jovem ainda (pelo menos a alma...), se estiver errado, corrijam-me. Mas permitam-me o direito de errar. Ainda tenho muito tempo para aprender, e uma coisa que aprendi muito bem com a vida, é que devemos sempre procurar fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA, podendo repeti-lo, enquanto soubermos viver a vida como ela deve e merece ser vivida...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Tudo o que a vida te dá, não é fruto das experiências do dia a dia mal vivido.
O dia a dia és tu quem o faz, só tu e as tuas atitudes perante a vida te podem guiar te na encruzilhada entre o bem e o mal.
Se quiseres seguires o caminho do bem.. lembra te, que quem quer bem para si próprio não deverá querer mal a ninguém , sejam na vida os melhores amigos ou os simples conhecidos, porque só está de bem com a vida quem tem em conta que todos somos seres humanos, uns com umas virtudes e outros com outras..
A vida a prega rasteiras e é cheia de tropeços, por certo que cada um tem os seus carmas, mas à que ter em conta que ao virar da esquina à sempre quem esteja pior..
Por certo que já ouve vezes em nossas vidas que sentimos interrogação, porque meu Deus? normal, nem tudo é perfeito, a procura da mesma estará sempre presente , podemos não ser a melhor perfeição do homem, mas por certo, e se assim o quisermos, poderemos ser a paz de espírito e a amónia perante o presente "perante o próximo" só estarás de bem com o mundo quando estiveres de bem com a tua consciência...
Pensa bem, a vida é curta, e tu estás cá de passagem.

Inserida por Sergiosoeiro

⁠O êxito ou o fracasso nas experiências de vida de pessoas, de instituições e de países consolida no espírito ou mentalidade coletiva a crença ou a descrença; a confiança ou a desconfiança em determinada autoridade, qualidade, valor ou atitude, própria ou de seus pares.

18/07/2014
Análise entre Brasil e Alemanha e seus respectivos povos após o jogo entre esses dois países na Copa do Mundo

Inserida por uspiao

⁠A morte é um evento inevitável e natural da vida. É o fim de todas as nossas experiências terrenas e o início de uma nova jornada, a qual muitos acreditam ser espiritual. Por mais difícil que seja lidar com a morte de um ente querido, é importante lembrar que faz parte do ciclo da vida e que devemos aceitá-la com serenidade e resignação. A morte nos lembra da nossa própria finitude e nos encoraja a viver cada momento de forma intensa e significativa. É um lembrete de que devemos valorizar o tempo que temos e aproveitar cada instante ao máximo. A morte pode ser assustadora, mas também pode ser vista como uma parte essencial da nossa existência, nos incentivando a refletir sobre o que realmente importa e nos conduzindo a um maior entendimento e aceitação da vida.

A morte é apenas um novo caminho que temos que seguir rumo ao desconhecido.

Inserida por AndreFranca77