Textos Tristes para Pessoas Iludidas
Existem muitas sociedades em que as pessoas não são felizes
A gente não é feliz por tantos motivos, falta de princípio ético, efeito sanfona e briga com a balança, ou porque moramos em países com a cultura dos casamentos de fachada (desrespeitosos com a cultura do até que a morte os separe) ou arranjados.
A gente não é feliz quando a morte e o sofrimento nos cercam, quando a gente quer o que não pode ter (isso serve para objetos e/ou pessoas), quando somos desinteressados em mudar.
A gente não é feliz quando fala tudo que acha que deve e se arrepende, quando fica indecisa, quando não tem um bom convívio dentro de casa, quando se cobra demais.
A gente não é feliz em cerimônia fúnebre, quando a expressão distante é saudade de quem já partiu, quando fomos pilantras e não tivemos tempo de pedir perdão de quem se foi para sempre.
A gente não é feliz quando perde a coragem para mudar a vida, quando emagrece, engorda, volta a emagrecer e fica nesse ciclo eternamente, quando não nos relacionamos de um jeito simples.
A gente não é feliz quando curte a vida, os filmes, os chocolates com pessoas falsas ao redor, quando poucas coisas falam sobre nós, quando não sabemos lidar com o dinheiro.
A gente não é feliz quando faltam sólidas amizades, quando nossas atitudes precisam ser repensadas a cada cinco minutos, quando se apaixona por qualquer relacionamento.
A gente não é feliz quando coloca panos quentes e deixa as divergências para lá, quando deixa de cuidar da casa ou quando deitados na areia fria e olhando o por do sol pensamos em quem não deveria.
A gente não é feliz quando não exerce a tolerância e a cooperação, quando brigamos com nossa mãe, quando enojamos de mais uma campanha eleitoral, quando as lágrimas dos olhos secaram.
Mas a gente pode e deve ser feliz, a gente pode e deve ser bom, a gente pode reverter qualquer sentimento negativo em positivo, a gente pode ser melhor a cada dia, só por hoje ser melhor e assim a felicidade adormecida volta fortalecida.
Uma crítica ou um conselho, ainda que de uma fonte pouco conhecida, pode ser um sinal de alerta, uma placa de pare, uma bifurcação, um sinal de retorno, um aviso de curva perigosa.
Estejas atento as críticas, avalie o trajeto e mude de percurso caso seja necessário.
Em certas situações seguir em frente pode ocasionar uma colisão e cruzes ao longo da estrada.
Admiro
Admiro as pessoas que tem a sensibilidade de aprender com as lágrimas sobre as coisas que machucam o coração e ao mesmo tempo sabem lidar com isso.
Muitas vezes as lágrimas vêm acompanhadas de sorrisos ou de um enorme pacote de alegria, elas são solidárias com os românticos e rudes com os tolos.
Admiro as pessoas que valorizam o esforço das lágrimas em nos explicar algo que está acontecendo conosco, pois elas tem intimidade e muito respeito com os nossos valores, momentos e sentimentos.
Admiro as pessoas que através das lágrimas enxergam luz aonde está escuro, sentem calor, aonde está frio e conseguem com as experiências e o sofrimento, refletir esperança e amor.
PESSOAS
São pessoas que se esbarram a todo tempo. Pessoas tradicionais, pessoas exóticas, essas são as que chamam atenção. São pessoas que olham o rosto e nunca a alma. Pessoas superficiais, pessoas insensíveis, pessoas sem compaixão.
Pessoas se destacam pelo tom de pele, pelo cabelo, pela roupa. Mas será mesmo feio como muitos dizem? Não! Feio mesmo é ser um(a) alinhado(a) a sociedade, bem vestido(a), porém com olhar de desprezo pelo ser humano que não tem o que comer, pelo ser humano que não tem como uma roupa nova e/ou de marca comprar. Feio mesmo é esse teu olhar de superioridade. Com tudo isso, me diga uma coisa, onde está a tua felicidade ?
Condomínio
Uma mistura desonesta, ou uma desculpa adequada, talvez!
Tem horas que as pessoas vão e vem deixando pelas escadas um pouco de inveja, muitas dúvidas e um certo desejo.
Tem horas que os dias estão perfeitos e tranquilos e tem horas que os dias são engolidos pelas imperfeições e complexidades da vida.
Não é preciso sentir dor, nem gritar para aparentar que está triste, assim como não é preciso sorrir para demonstrar felicidade, pois no mundo dos espertos e dos adultos evoluídos tudo é visto de forma diferente e com uma simplicidade notavelmente mascarada.
A minha vida parece um condomínio, aonde tudo acontece, nada passa despercebido e respira paz, apenas quando está no mais absoluto silêncio.
A vida é uma batalha diária que requer muito esforço e dedicação não apenas para vencer, mas principalmente para se manter bem.
Você precisa se amar. Você precisa de amor. Você precisa de gente que te incentive a se superar, que te estimule a crescer e evoluir sempre.
Se não puder ter pessoas assim ao seu lado, então não tenha ninguém. Um dia vai descobrir o quanto é forte sozinho, e o quão leve é caminhar sem o peso daqueles que te puxam para baixo.
Sem falsidade, pseudo-nobreza equivocada ou negações tolas. Vejo os espiritualistas ou socialistas mais exaltados fazendo discursos sobre um mundo deteriorado pelo dinheiro, sobre coisas ruins atreladas a ele, etc. Bla bla bla.
Tudo nesta vida é sobre o dinheiro. Engana-se quem pensa que pode negá-lo. Tudo gira em torno dele. E isso não é necessariamente ruim ou menos nobre.
Além disso, ricos não são ruins e pobres bons. Há rico bom e pobre de todo tipo.
Saúde pode ser melhorada e estendida, viagens e novos lugares serão possíveis, tédio pode ser diminuído, carro confortável é melhor que carroça, relações são amenizadas por um bom programa, cinema para distrair não é de graça, música com qualidade custa, almoço gostoso em família tem seu preço, proporcionar qualidade de vida melhor para as pessoas que você ama, eliminar sofrimento e, enfim, tudo isso depende de dinheiro. Até arte. Fazer uma mera tatuagem com um símbolo de significado nobre para você, custará dinheiro para pagar o tatuador. Para aprender yôga ou práticas espirituais com algum orientador, custa também.
O capitalismo não é responsável pela miséria, mas a ganância e o egoísmo de cada um. Socialistas não são menos egoístas por suas ideologias, apenas substituíram a sede de consumo pela sede intelectual. Mesmo assim consumir livros, estudo, conhecimento e nutrir ideologias, exigem dinheiro.
Por isso, o dinheiro não é a coisa mais importante. É essencial, necessário, fundamental e uma ferramenta para a vida. Importante é como você utiliza e compreende, e é como todos os sentimentos que ele promove em seu comportamento e essência irão torna-lo melhor ou pior.
Dinheiro é uma das coisas mais poderosas já criadas pelos seres humanos, não para dar valor, mas para expressar "valor" aos sentimentos, expressões e forma de existência.
Por fim, espiritualizados, artistas, pessoas menos ou mais evoluídas, garis, médicos, socialistas e até monges budistas. Ninguém vive sem dinheiro. Negá-lo porque você tem ou não, significa viver em um mundo irreal e menos sincero com você.
Individualistas
O mundo está numa errante, está cada vez mais estranho, criar expectativas em cima das pessoas se tornou o caminho mais fácil para acabarmos caindo no erro da decepção.
Estamos deixando de lado o significado de sermos presentes e o de prestarmos atenção, estamos perdendo a nossa capacidade de enxergar o outro, de mostrar com mais desempenho o nosso interesse, a nossa amizade e o nosso amor.
Os olhares das pessoas estão apagados, sem afeto, são olhares congelantes.
Podemos ser mais exigentes uns com os outros, basta olharmos para a última gôndola do mercado da sociedade, com os anúncios bem visíveis sobre o engraçado, o amável, o romântico, o gentil, o próximo, entre outros tantos dizeres com igual valor. Só temos que fazer o óbvio, porém esquecido.
Dizemos que não gostamos de pessoas interesseiras, mas se pararmos para refletir sobre essa frase chegaremos a conclusão que: todos somos movidos por interesses.
Você, eu, eles, nós..
Todos somos interesseiros.
O que define se esse interesse é bom ou ruim é a nossa intenção e ação!
Que seu interesse seja benevolente!
Em um piscar de olhos podemos não mais estar aqui, podemos perder pessoas que mais amamos, podemos perder a oportunidade de nossas vidas, podemos ver os momentos passarem e não aproveitarmos...
Devemos viver a vida, aproveitar os momentos, declarar nosso amor, arriscar e aceitar desafios... porque o amanhã é desconhecido e o agora é o hoje!
Quando se fala em entendimento de linguagem, refere-se a uma linha de pensamento que se difere de uma mentalidade à outra. As pessoas falam e comungam do que experimentam, se elas não possuem o conhecimento de determinada coisa, não adiantará falar com ela sobre tal coisa. Como você vai falar sobre o voo de uma espaçonave rumo a Marte com uma pessoa que só conhece um carro de passeio e no máximo a divisa do Estado em que ela vive! Como você pode esperar compreensão e comunhão de ideias sobre a vida em outros planetas e em outras galáxias com uma pessoa que não acredita nem mesmo que a Terra seja redonda! Certamente, se você for tentar explicar ou falar para esta pessoa sobre uma viagem espacial que você intenta fazer para Marte ela, incrédula, irá te chamar de louco varrido e irá criticar as suas ideias. Astronauta troca ideias com astronauta, e ambos se entenderão, porque estão falando uma mesma linguagem. Um poeta fala sobre poesia para almas poéticas, e ambos se entenderão.
Um coração cheio de amor, fala de amor a outro coração que sabe identificar o amor, pois quem não sabe o que é o amor, jamais o reconhecerá em qualquer pessoa ou qualquer coisa que veja em sua vida, porque tal coração é duro como as pedras e seco como os desertos da terra.
Hj pela manhã me encontrei pensativa, rs, analisando a importância das pessoas em nossas vidas, coincidência ou não, olhei para essa duas plantinhas em minha janela. O Cacto está comigo desde pequenino, há cerca de dois anos e meio e, todas as vezes que olho pra ele me orgulho de ver como cresceu. Já o Sr. Capim chegou esses dias, resultado de uma atividade escolar do meu filho.
Nessa reflexão percebi que a grande diferença entre eles não está no tempo em que estão comigo, pois cuidar de um não me impede de cuidar, aguar e querer bem o outro. Isso me fez parar e pensar sobre a importância das pessoas em nossas vidas: não importa se vc chegou ontem ou há anos, pois quando se gosta há cuidado, há preocupação .
Se é belo ou feio também não quer dizer nada porque onde existe carinho, afeto e amor os rótulos são dispensáveis.
Uns precisam de grandes cuidados, outros só de uma "regadinha" de vez em quando. Não importa se vc dá trabalho faz tempo ou se acabou de chegar todo desconcertado e descabelado, rs
As vezes ouço algumas pessoas me dizendo, "pra quê ficar se rebaixando?! Larga pra lá, não vale a pena". Outras vezes me dizem "não sei como vc ainda não se cansou".
Mais sou assim, não me importo se você chegou há tempos, como o cacto, me dando trabalho com seus espinhos, demorando para dar flores, ou se chegou outro dia, como o Sr. Capim, precisando só de um pouquinho de água, crescendo e me fazendo rir. O que realmente importa é a chegada, cada uma no seu tempo, à sua maneira de ser, com seu jeitinho, uns mais trabalhosos, precisando de mais cuidados, outros não.
O essencial é a forma como me tocou.
Independente de onde e como chegarmos, que possamos crescer e florescer.
📷 e texto 🙋🏼 @fabiana_bizinha
Coautoria @maesdemaosdadas_ed.positiva amiga, muito obrigada!! 🥰
Convivência x Confiança
No escuro ninguém te vê, prefiro ficar no claro aonde as pessoas possam enxergar no mínimo a minha casca. Insisto em permanecer inteiramente completo apenas aos olhos daquelas pessoas que são raras, integras e capazes de me guardar em suas memórias por toda vida. Estou decidido a viver sem da explicações, sem da valor a indiferenças e sem se preocupar com feridas, elas saram sozinhas. O essencial eu já tenho pois sou visto, sou lembrado, quem me cerca consegui absorver a minha energia positiva. Sou um acumulador de vitórias e de causas ganhas, o que deixei de lado não contribuiu, o que deixei passar não era para mim, o que nem notei não teria sentido.
A confiança é uma conquista, ela te da meios de sair da frente de uma avalanche é através dela que o meu mundo fica mais prático e fácil de ser vivido.
Estou aqui do auto olhando para tudo e para todas as pessoas que passaram na minha vida, eu aprendi muito vendo, ouvindo, experimentando, seguindo, caindo e levantando, hoje sei os caminhos que devo seguir, hoje sei valorizar as pessoas raras e sei compartilhar o que a de melhor em mim.
Corre atrás não, se cansar por pessoas vazias, não vale a pena
Sua alma é grande, não importa se você é pequena, mas tem um coração grande
Bloqueia se for preciso, ou simplesmente não fala
Procura curar essa ferida dele(a) que estar ai, sufocando
E que é preciso aprender a ser feliz com você mesmo(a)
Pessoas vão e vem, como o tempo passa
Tudo continua na mesma
Dias, anos, meses, um ciclo
E para cada ...-feira temos um sentimento
Não são todos os dias, que nos deixam para cima
Nem os fins de semanas
Assim como você acorda desejando um ótimo dia
Procura desejar paz, e pensamentos positivos para você
Fala para seu coração seguir, sem magoar você
As pessoas são ciclos, mas que vem em formas diferentes
Diferentes de ...-feiras que temos o gosto de sentimentos diferentes
Pessoas chegam sem avisar, a semana não
Pessoas fingem, a semana faz
Pessoas somem, a semana aparece
Pessoas ilude, a semana só aburrece
As pessoas são seus próprios esconderijos
A semana é toda transparente e fica montada em sua cabeça
Não fique cobrando mudança dos que lhe cercam na vida.
Não se entristeça, nem se lamente por não corresponderem às suas expectativas. Isso é normal neste mundo.
Observe, aprenda, aplique em si todo o aprendizado, e não insista em mudar as pessoas ao seu lado. Você só muda a si mesmo(a).
Não tem como mudar quem não quer ser mudado, mas tem como escolher quem caminha ao seu lado.
O que deveria nos conectar, desconecta-nos.
O que deveria nos aproximar, nos distancia.
Egos elevados, pessoas fúteis e vazias fazem deste mundo
tecnológico cada dia pior para se viver. É um precipício sem precedentes,
onde as pessoas saltam de olhos abertos e crendo que são de fato alguém.
Mais “alguém” baseado em que?
Se os adjetivos mais belos que um ser humano poderia tê-los não os têm.
Princípios, caráter e valor deveriam nortear toda uma vida.
Vida! Que vida? Será que estão realmente vivendo ou apenas existindo e protagonizando um papel tão tolo nessa trama contemporânea.
Pessoas vazias estão cada dia preenchendo mais espaço nesse mundo da futilidade.
Não é que, tava pensando de novo...
essas pessoas que marcam a gente, parecem únicas!
Uma vez que você a conhece, não conhece ninguem igual, não que te faça sentir tudo isso, essa inquietação.
Sei lá, é como se Deus fizesse-a e jogasse a bandeja fora, né? algo assim....Há não sei, acho engraçado hahaha. Que ironia do destino não ter essas pessoas pra sempre.
A aventura como manifestação da vida
Se aventurar é ir em busca de algo que não se sabe o que é, mas que se tem a necessidade de procurar. Por ser a aventura um desejo por algo que se falta, muitas vezes o aventureiro é tido como uma pessoa perdida, sem objetivos na vida. Entretanto, o aventureiro é alguém para quem a realidade não lhe basta. Ele sempre quer mais. Não que seja um egoísta ou ingrato diante do que já possui. Pelo contrário, quer mais para compartilhar mais. O aventureiro é um desbravador das belezas e contrastes do mundo, afim de apresentar aqueles que não possuem a pré-disposição para desbrava-la. De tal modo, o aventureiro trilha caminhos antigos e novos, em busca de apresentar as pessoas, para que estas também possam experimentar as novidades e grandiosidades desse planeta.
Viver é,
Saber se sobrepor à toda dor,
Toda pancada,
É conseguir olhar pra si mesmo,
Sabendo que nos momentos mais difíceis é você que estará lá pra se resolver,
Nos mais alegres é você que fará sua melhor comemoração...
Acredito que isso seja um reflexo da modernidade líquida,
Cada dia mais as pessoas estão mais envoltas de pessoas e mais vazias de verdade...
Tipo um esconde-esconde,
Onde pessoas usam máscaras,
Até mesmo elas,
Acreditam em sua própria mentira,
Vida fake,
Um Avatar de redes sociais,
Uma hora que cai,
Vira estilhaço,
Cortando à si e aos outros ao seu redor,
Mas,
Quem se importa,
Já que se tem umbigo,
O mais incrível é que ninguém é perfeito,
E o escudo tornou-se olhar pro defeito dos outros,
Para se sentir melhor,
Aonde?
Não sei,
Se defeito é defeito,
Só muda de nome ou pseudônimo.
Vou fazer da minha vida um reality show:
Vou sorrir até minhas bochechas doerem. Vou evidenciar as melhores qualidades. Vestirei as roupas mais finas e bonitas. Espalharei montões de abraços e lindas palavras a torto e a direito. Darei imenso valor às pessoas e coisas que cruzarem minha vida; amarei até meus inimigos, se houverem.
Representarei minha vida, como uma obra de arte a óleo em tela, muitas cores, muito brilho, e uma infinidade de sabores.