Textos sobre Deus
Três irmãs
A Timóteo, um verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor. - 1 Timóteo 1: 2
Graça, misericórdia e paz são as três irmãs da salvação. Nestas três palavras, temos o evangelho em forma de cápsula. Eles resumem nossa salvação completa em Jesus Cristo.
A graça é o fundamento da nossa redenção, a misericórdia é a manifestação da nossa redenção e a paz é a consumação.
A graça aponta para o passado - nossa salvação remonta “antes da fundação do mundo” (Efésios 1: 4). A misericórdia fala do presente - manifesta-se para nós dia a dia. E a paz é a consumação porque torna o nosso futuro seguro.
A graça está recebendo o que não merecemos. Misericórdia não está recebendo o que nós merecemos. Nós merecemos ir para o inferno, mas pela Sua misericórdia nunca iremos para lá. Nós não merecemos ir para o céu, mas pela graça vamos passar a eternidade lá. Grace justifica. Perdão da misericórdia. Grace nos admite para o céu. Misericórdia nos salva do inferno. A morte de Cristo foi o suficiente para nos perdoar em misericórdia, mas foi necessária a ressurreição para efetuar a nossa justificação. Ele “foi entregue por causa das nossas ofensas e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rom. 4:25).
E agora, pela fé, temos “paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5: 1).
[Nosso Senhor] tomou sobre si a morte
Nessa cruel cruz de dor,
E aqueles que olham com fé para Ele
A vida eterna ganhará! Johnson
Nenhum vive tão serenamente, tão agradavelmente e tão triunfantemente quanto aqueles que andam pela fé. MR DeHaan
Dê-lhe o seu melhor!
Quer você coma ou beba ou faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus. - 1 Coríntios 10:31
No 80º aniversário do famoso músico e maestro Arturo Toscanini, alguém perguntou ao filho o que ele considerava ser a maior conquista de seu pai. Ele respondeu: “Para ele não pode haver tal coisa. O que quer que ele esteja fazendo a qualquer momento é o maior empreendimento de sua vida, seja realizando uma sinfonia ou descascando uma laranja. ”
Devemos ter uma atitude semelhante à que servimos a Cristo. Ao cedermos ao Espírito Santo, podemos ter uma garantia tão forte de fazer a vontade do Pai que poderemos nos empenhar em todos os esforços com entusiasmo e entusiasmo.
Toscanini se entregou tão completamente a todas as tarefas que ele poderia se envolver totalmente em descascar uma laranja ou em conduzir uma sinfonia. Quanto mais nós, como filhos de Deus, devemos nos deleitar continuamente nos feitos de amor que fazemos pelo Senhor e pelos outros!
Quer estejamos envolvidos num projeto de grande magnitude ou simplesmente ajudando um próximo, devemos considerar nossa responsabilidade para com Deus e o homem. O apóstolo Paulo disse: “Tudo o que você fizer, faça-o de coração, como para o Senhor” (Cl 3:23). Tudo o que fazemos para Jesus, seja grande ou pequeno, deve ser “a maior coisa” em nossas vidas.
Seja o que for que você está trabalhando,
envolva-se com entusiasmo,
porque o seu trabalho é para o Senhor,
e ele espera o seu melhor. —Sesper
É uma ótima coisa fazer uma coisinha bem. Richard DeHaan
Oficina de Deus
Nós não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas. - 2 Coríntios 4:18
Sempre que vou ao salão de beleza, devo estar preparado, por incrível que pareça, para parecer qualquer coisa menos bonita - pelo menos para começar.
Sentado sob uma capa impermeável que não faz jus, permito que alguém trabalhe em meu cabelo desgrenhado. Quando fica drasticamente cortada, encharcada com uma solução fedorenta, enrolada em minúsculos rolinhos e depois envolvida em um pedaço de plástico até “pegar”, eu dou uma olhada no espelho. Horrorizado, invariavelmente me pergunto: “Por que estou pagando alguém para fazer isso comigo?” A resposta satisfatória é sempre a mesma: espero sair de lá com uma aparência fantástica.
É assim que é na nossa caminhada cristã. Este mundo é a oficina de Deus, onde Ele habilmente muda nossas vidas através de provas de fé para nos tornar mais parecidos com Cristo. Às vezes ficamos horrorizados com a forma como olhamos e sentimos. Paulo, instando-nos a não desanimar, chamou nossas provações de “leve aflição, que é apenas por um momento” (2Co 4:17). Nossas provações estão alcançando para nós uma glória eterna que superará todas elas.
Esta "esperança de glória" é o que nos dá segurança enquanto Deus ainda está trabalhando em nós. Um dia, quando sairmos deste mundo e virmos Cristo face a face, seremos como Ele e refletiremos Sua beleza.
Por favor, seja paciente - Deus ainda não terminou comigo. Joanie Yoder
Quem é Deus?
Deus quem. . . de várias maneiras falou no passado. . . pelos profetas, nestes últimos dias nos falaram pelo Seu Filho. - Hebreus 1: 1-2
O editor de religião de um jornal disse que para conhecer a vontade de Deus nas questões atuais deveríamos “tentar entrar na mente de Jesus”. Ele sugeriu que devíamos deixar de lado diferenças nas crenças sobre Sua divindade, Sua expiação e Sua ressurreição, e pense nele como um homem bom e gentil.
A idéia deste editor de que podemos pensar e sentir o caminho para Deus e a verdade pode ser atraente, mas ele comete o mesmo erro que os pagãos de antigamente. Eles fizeram ídolos para representar seu conceito de divindade, mas seus esforços religiosos apenas os levaram cada vez mais longe do único Deus verdadeiro (Rm 1: 18-32).
Paulo deu uma dose da verdade a alguns filósofos ateus na Colina de Marte. Ele declarou aos gregos cultos que, em vez de fazer mais deuses, deveriam ouvir o único Deus verdadeiro. Deus se revelou em Jesus Cristo e ordena a todos que creiam no que Ele disse e se arrependam de seus pecados (Atos 17: 30-31).
Nós nunca podemos alcançar Deus tentando entrar na mente de um Cristo que nós próprios criamos! Pelo contrário, Deus nos alcança através do que Ele disse na Bíblia (2Tm 3:16), pelo testemunho de Seu Santo Espírito (Rm 8:16), e através de Seu Filho o Senhor Jesus Cristo (Heb. 1: 1-2).
Agora, envia-me o teu Espírito, Senhor, para
que toque nos meus olhos e me faça ver;
Mostra-me a verdade escondida dentro da Tua Palavra,
e no Teu Livro revelado vejo-te Senhor. —Groves
Conhecer a Bíblia é vital para conhecer o Deus da Bíblia. Herbert Vander Lugt
Dependendo ou fingindo?
Ande humildemente com o seu Deus. - Miquéias 6: 8
Você pode ter ouvido alguém dizer: “Eu escrevi o livro Humildade e como consegui.” A maioria das pessoas, entretanto, não mencionava seriamente a palavra humildade e seu próprio nome na mesma frase. Sabemos que o momento em que reivindicamos a humildade nos ilude - um pouco como essa “confissão” que apareceu em um poema na revista Village Voice:
“Eu me senti como uma fraude. Então eu peguei um anúncio de página inteira no jornal e confessei ao mundo que eu era uma fraude! Li o anúncio e pensei: uma fraude finge ser honesta. ”
Humildade sem fingir - é possível? Miquéias 6: 8 fornece uma pista vital. Micah não disse: “Sê humilde”, ou “anda humildemente”. Ele disse: “Caminhe humildemente com o seu Deus”. Seu conselho apontava para a necessidade de dependência fiel de Deus e olhava para as palavras de nosso Senhor: “Tome meu jurai em vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração ”(Mt. 11:29).
Jesus demonstrou humildade, andando em total dependência do Pai (Jo 5: 19,30; 8:28) e servindo aos outros (Mt 20:28). Somente quando assumimos Seu jugo e caminhamos humildemente com o Pai, aprenderemos a verdadeira humildade.
Estamos dependendo humildemente de Deus - ou apenas fingindo ser humildes?
Humildade é um prêmio escorregadio
Que raramente pode ser ganho;
Somos apenas humildes aos olhos de Deus
quando servimos como Seu Filho. - Gustafson
Para aprender a andar humildemente, comece de joelhos. Joanie Yoder
Pai número um
Veja que tipo de amor o Pai nos concedeu, que devemos ser chamados filhos de Deus! - 1 João 3: 1
Onde as crianças conseguem as coisas que inventam? Uma noite, enquanto eu estava pegando Steven de 8 anos de idade, se instalou para a noite, ele olhou para mim e disse: "Você é meu segundo pai favorito." Whoa, eu pensei. Estou faltando alguma coisa aqui? Mas então Steve rapidamente me preencheu. “Primeiro, Deus. Ele é meu pai número um. Então você."
Fico feliz que Steven seja capaz de transferir seus sentimentos de amor por seu pai terreno para seu Pai celestial. Mas algumas pessoas têm dificuldade em aceitar esse “outro Pai”. Tudo o que sabem sobre um pai na terra é deserção, abuso, negligência, ódio e dor. Para aqueles que não viram nada a não ser mal de um pai terreno, entregar sua vida a outro Pai - mesmo aquele que é Deus - não é fácil. Mas não é impossível.
Se você luta para amar Aquele que é nosso Pai celestial, lembre-se de que Ele é o pai supremo porque Ele simboliza o amor (1 João 4: 7), graça, misericórdia e compaixão. Ele dá coisas boas a Seus filhos (Mt 7:11). E Ele amorosamente nos corrige para desenvolver nosso crescimento espiritual e maturidade (Hb 12: 9-11).
Até o melhor dos pais terrenos às vezes nos decepciona. Mas você pode sempre confiar em seu pai no céu. Tenha certeza de que Deus é o seu Pai número um.
Um bom pai reflete o amor do Pai celestial. Dave Branon
Limpando a desordem
Procura-me, ó Deus, e conhece meu coração. - Salmo 139: 23
O Learning Annex, uma cadeia de escolas de educação para adultos, diz que mais de 200.000 pessoas completaram sua classe popular no controle da desordem doméstica. Quem faz o curso? Pessoas que guardam potes vazios de maionese, manuais para aparelhos que não têm mais, botões quebrados, listas telefônicas desatualizadas e chaves de casas nas quais moravam há 20 anos.
A desordem doméstica ocupa espaço, consome energia e cria frustração. A desordem espiritual é a mesma coisa - conflitos não resolvidos se acumulam em nossos corações; os pecados não confessados acumulam uma camada espessa de culpa; orações não ditas sujam nossas mentes.
Como podemos limpar nossas vidas confusas? A Palavra de Deus nos diz como.
• Conflitos não resolvidos: "Se o seu irmão pecar contra você, vai e diga-lhe sua culpa" (Mateus 18:15).
• Pecado não confessado: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados" (1 João 1: 9).
• Orações não ditas: “Que os teus pedidos sejam conhecidos por Deus” (Filipenses 4: 6).
A oração no Salmo 139: 23-24 pode ser um começo maravilhoso quando pedimos a Deus que nos procure, mostre nossos caminhos iníquos e nos conduza. Chocado com desordem? Por que não abrir um armário desordenado do seu coração para Deus hoje?
Procura-me, ó Deus, e conhece meu coração hoje;
Experimente-me, ó salvador, conhece meus pensamentos, eu oro.
Veja se há algum mau caminho em mim;
Purifica-me de todo pecado e liberta-me. —Orr
Para colocar sua vida em ordem, coloque Deus em primeiro lugar. David C. McCasland
O Mistério Da Tragédia
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem a sua misericórdia de mim! - Salmo 66:20
Quando sofremos dores e perdas, às vezes fazemos a pergunta: “Se o Senhor está conosco, por que tudo isso aconteceu?” Enquanto a Bíblia nos diz o futuro da história humana, não fornece nenhuma explicação específica dos eventos que acontecem diariamente em nossas vidas. Às vezes, quando ocorre uma tragédia, entendemos um pouco, mas, como regra, somos incapazes de compreender o mistério das doenças ou acidentes.
Mesmo em tempos de trauma desconcertante, podemos nos apegar a esse conselho que sustenta a fé: “Quem anda nas trevas e não tem luz? Que ele confie no nome do Senhor e confie em seu Deus ”(Isaías 50:10).
Foi o que a WA Shelton fez. O ex-pastor da Primeira Igreja Metodista em Gadsden, Alabama, perdeu sua esposa, a quem ele amava muito. No entanto, ele poderia honestamente dizer a seu amigo Denson Franklin: “Sinto muita falta dela, mas estou na equipe de Deus e Ele é o quarterback. Ele chama as peças e eu corro onde Ele me fala. Ele chamou a peça. Eu não entendo isso, mas continuarei a jogar em sua equipe. ”
Você está passando por circunstâncias que você não entende? Clame ao Senhor (Sl 66: 17,19-20) e continue a confiar em Sua sabedoria e bondade. Ele entende tudo e cuida de você.
Por que devo suportar essa dor? Eu não posso dizer;
Eu só sei que meu Senhor faz todas as coisas bem.
E assim eu confio em Deus, meu tudo em todos,
Pois Ele me fará passar, o que acontecerá. —Smith
Quando todas as coisas parecem estar contra você, lembre-se de que Deus é para você. Vernon Grounds
Andando com Deus
Enoque andou com Deus; e ele não foi, porque Deus o levou. - Gênesis 5:24
Quando lemos a Bíblia, Gênesis 5 soa como os registros mantidos no tribunal do condado. Nome, idade à morte, sobreviventes. Mas nesta lista concisa, somos repentinamente confrontados com um homem que se destaca de todos os outros. “Enoque andou com Deus; e ele não foi, porque Deus o levou ”(v.24).
Não sabemos muito mais sobre Enoque. Ele provavelmente cuidou dos rebanhos, trabalhou a terra, cuidou de sua família. Quaisquer que fossem seus deveres, sabemos que ele tinha uma conversa contínua com Deus. Enoque expressou suas alegrias, suas mágoas, suas confusões e a responsabilidade que sentia por seus filhos. Ele andou com Deus.
Enoque veio a amar o que Deus ama e odeia o que Deus odeia. Mais interessante, porém, o Senhor estava satisfeito com Enoque (Hb 11: 5). Um dia, ele deve ter dito algo como: “Enoch, percorremos um longo caminho juntos. Por que você não vem para casa e fica comigo? ”O antigo escritor simplesmente relata:“ E ele não era, porque Deus o levou ”(v.24).
O Senhor ainda procura aqueles que andam com ele. Que privilégio para nós! Aquele que é o criador do cosmos, o governante do céu e o redentor da humanidade, busca nossa amizade. Estamos buscando o dele?
Salvador, deixa-me andar ao teu lado,
deixa-me sentir a minha mão na tua;
Deixe-me saber a alegria de andar
em Tua força e não na minha. - Sidebotham
Quanto mais você anda com Deus, menos espaço para qualquer coisa se interpor. Haddon W. Robinson
Comemore o começo
[Todos] nascidos de Deus superam o mundo. - 1 João 5: 4
A maioria das celebrações da independência nacional marca o dia da vitória final na luta pela liberdade. Talvez seja uma marca de nossa arrogância americana que celebremos a adoção de nossa Declaração de Independência, que ocorreu sete anos antes do tratado final que terminou com a Guerra Revolucionária (3 de setembro de 1783). A adoção da Declaração, em 4 de julho de 1776, queimou as pontes finais da autoridade britânica sobre os Estados Unidos. Foi um começo ousado e arriscado. Ainda celebramos o começo.
Os cristãos freqüentemente perguntam uns aos outros: “Quando você aceitou a Cristo como seu Salvador?” Esse início de fé ousado, que pode ter parecido na época o maior risco do mundo, é digno de nota e celebração. Com as batalhas espirituais se aproximando, ainda saudamos o nascimento.
O apóstolo João disse que todos os nascidos de Deus superam o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo - a nossa fé ”(1 Jo 5: 4).
"Nascido de Deus." Início, estréia, inauguração. Um passo de fé. Um novo começo. Uma ruptura com o passado. Uma humilde confiança na graça e poder de um Deus que perdoa. O começo da verdadeira liberdade.
Esse é um começo que vale a pena comemorar!
PENSANDO NASCE
Você já nasceu de novo? Veja João 3: 1-18.
O que Jesus fez para libertar você da penalidade do pecado?
Você sente uma crescente liberdade do poder do pecado?
Nossa maior liberdade é a liberdade do pecado. David C. McCasland
Uma paixão pela integridade
Como então posso fazer essa grande maldade e pecar contra Deus? - Gênesis 39: 9
Um jornal relatou um incidente incomum em um restaurante fast-food. O gerente colocou o dinheiro do dia em um saco de papel para depósito naquela noite, mas um atendente confundiu-o com um pedido e deu para um casal na janela do drive-thru.
Pouco tempo depois, quando o homem e a mulher abriram a sacola em um parque próximo, ficaram chocados com seu conteúdo. Eles imediatamente voltaram para devolvê-lo.
O gerente relatou um assalto, de modo que os carros da polícia e uma equipe de TV estavam no local. Quão aliviado ele estava de receber o dinheiro de volta! Ele disse ao casal: "Você deveria aparecer no noticiário da noite por sua honestidade". "Ah, por favor, sem publicidade!", Respondeu o homem nervosamente. "Ela não é minha esposa."
Ser honesto com o dinheiro de outro, mas desonesto com o cônjuge do outro, não é consistente. A integridade moral em todo o caráter é chamada de integridade. Essa qualidade de caráter era claramente evidente na vida de Joseph. Potifar confiou tudo o que possuía a José (Gn 39: 6). E quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo, Joseph manteve sua integridade recusando seus avanços (vv.8-12). Isso lhe custou caro, mas no final gerou grandes recompensas (41: 37-50: 26).
Senhor, nos dê uma paixão por esse tipo de integridade.
Peneire a substância da minha vida,
Filtrando o pecado e a luta;
Deixe-me, Senhor, uma alma mais pura,
Purificada , santificada e inteira. -Limão
Uma pessoa íntegra não tem nada a esconder. Dennis J. DeHaan
Fé "Mower"
Ó Senhor Deus do meu mestre Abraão, por favor me dê sucesso neste dia. - Gênesis 24:12
A aluna da quinta série observou seu pai lutando sob o sol quente para cortar a grama no quintal considerável da família. Quando ele finalmente terminou, ela disse a ele: “Papai, eu gostaria que tivéssemos um cortador de grama. Eu vou comprar uma para você. Ela fez mais do que fazer o que parecia ser uma promessa impossível. Ela começou a orar por um cortador de grama para o pai dela. E ela começou a fazer biscates para ganhar dinheiro.
Finalmente a garota economizou US $ 50, mas todos sabiam que não era suficiente. Então um dia ela e sua mãe viram um cortador de grama que estava à venda. Cépticamente, eles deram uma olhada mais de perto no letreiro. Eles não podiam acreditar em seus olhos: 50 dólares. E o cortador funcionou!
Em Gênesis 24, lemos o relato do servo de Abraão procurando uma noiva para Isaque. Ele tinha a difícil tarefa de encontrar uma mulher de uma família a centenas de quilômetros de distância. E ela teve que estar disposta a voltar com ele para Canaã. Ele orou especificamente, fez tudo o que pôde e esperou no Senhor.
Dois pedidos aparentemente impossíveis. Dois crentes fiéis em oração e ação. É uma fórmula para ótimos resultados.
Nem todas as orações são respondidas afirmativamente, é claro, mas isso não é nossa preocupação. Nosso trabalho é ver a necessidade, pedir ajuda a Deus e fazer o que pudermos. Todos nós precisamos da fé “cortador”.
PENSANDO NO TEMPO
O que Jesus ensinou sobre a oração em João 15: 7?
O que Tiago disse sobre o poder da oração? (5: 16-18)
Como Jesus expressou sua fé em Mateus 26: 36-39?
Uma fé viva é uma fé operante. Dave Branon
Porque somos perdoados
Seja gentil com o outro, ternura, perdoando um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
Se alguém matou seu filho, você poderia perdoá-lo? Pela graça de Deus, o ardente desejo de vingança pode eventualmente morrer dentro de nossos corações, mas a maioria de nós provavelmente preferiria nunca mais ver essa pessoa, nem ajudá-lo de qualquer maneira.
No entanto, essa não foi a reação de Walter Everett, um pastor metodista em Hartford, Connecticut. Quando Michael Carlucci foi condenado por homicídio culposo por filmar o filho de Everett, o pai enlutado deu um exemplo que desafia todos nós que reivindicam Cristo como Salvador.
Walter disse que perdoou Michael porque as pessoas “não serão capazes de entender por que Jesus veio e o que Jesus é, a menos que nós perdoemos.” Isso era mera retórica? Não no mínimo! Michael tornou-se um crente enquanto estava na prisão, e quando ele foi libertado e queria se casar, Walter realizou a cerimônia.
Se tivermos experimentado a maravilha do perdão de Deus, perdoaremos a outros como Ele nos perdoou por meio de Cristo (Mt 18: 21-35; Efésios 4:32). Pode exigir uma luta emocional angustiante e oração fervorosa da nossa parte. E a restauração completa do relacionamento pode não ocorrer. Mas com o poder do Espírito Santo, podemos perdoar - porque somos perdoados.
Perdoe nós agora falhas um do outro
Como nós nossas falhas confessamos,
E nos amemos uns aos outros bem
Em santidade cristã. - Westendorf
Podemos deixar de perdoar os outros quando Cristo deixa de nos perdoar. Vernon Grounds
De ratos e cristãos
Cuidai de vós e de todo o rebanho. . . para pastorear a igreja de Deus. - Atos 20:28
Alguém gritou: “Lá vai um rato! Entenda! Mas ela desapareceu em um pequeno buraco no chão da varanda da casa de campo. Então nós estabelecemos uma armadilha. Na manhã seguinte, nós tínhamos o mouse. (Os ratos não são muito espertos.)
No dia seguinte ficamos surpresos ao ver um pequeno rato rastejando no chão. Poucos minutos depois, encontramos outro e mais três camundongos-bebê vagando sem rumo em busca de alguma coisa.
Nós pegamos a mãe do rato, e agora os bebês estavam deixando o ninho em busca de mamãe e comida. Eles estavam contentes enquanto mamãe os alimentava, mas quando ficavam com fome ficavam inquietos e começavam a procurar algo para comer.
Pequenos ratos permanecerão no lugar desde que sejam alimentados corretamente. Isto também é verdade para o povo de Deus, freqüentemente referido na Bíblia como ovelha. Por que tantos membros de nossas igrejas são atraídos por cultos e professores de erro? São ovelhas famintas que vagueiam procurando comida em outro lugar. Quando eu leio os anúncios da igreja no jornal e vejo o que as pessoas estão sendo alimentadas, fico surpreso que não haja mais ovelhas errantes.
Líder da igreja, alimente bem o seu rebanho. E membro da igreja, tenha cuidado com o que você engole.
PENSANDO NO FUTURO
A Bíblia é ensinada fielmente em sua igreja? Você lê e estuda sua Bíblia para saber se o que está sendo ensinado é verdadeiro? (Atos 17:11)
Um cristão bem nutrido não vai lamentar o erro.
MR DeHaan
Lugar mais seguro em uma tempestade
Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente em problemas. - Salmo 46: 1
O lugar mais seguro no sul da Flórida durante a temporada de furacões pode ser o Centro Nacional de Furacões de Miami. A estrutura de US $ 5 milhões possui paredes de concreto de 10 polegadas projetadas para suportar a força de ventos de 130 mph. Como as fortes tempestades ocorrem todos os anos, o Centro está lá para proporcionar um ambiente de trabalho seguro para as pessoas que monitoram o clima e emitem os avisos. Quando outros residentes saem, eles devem ficar.
Assim como os furacões, as tempestades de nossas vidas chegam com uma regularidade desconcertante. Muitas vezes atacam sem aviso e perduram sem serem bem-vindos, testando os limites de nossa fé e perseverança. Mas Deus nos deu um lugar de segurança no meio de nossas circunstâncias.
O profeta Naum escreveu: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nEle confiam ”(1: 7). E o salmista afirmou com confiança: “Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente em problemas. Portanto, não temeremos, ainda que a terra seja removida ”(Sl 46: 1-2).
O próprio Deus é o nosso centro de segurança. Não é nossa força, mas a Dele que nos protege dos ventos redemoinhos das circunstâncias e da mudança.
Dá-me um espírito de paz, querido Senhor, Em
meio às tempestades e tempestades que rolam,
Para que eu possa encontrar descanso e quietude interior,
Uma calma enterrada profundamente em minha alma. —Dawe
Quando o problema entrar em sua vida, procure abrigo em Deus. David C. McCasland
Obediência Completa
Obedecer é melhor que sacrificar. - 1 Samuel 15:22
Deus disse que Davi era um homem “segundo o meu coração” (Atos 13:22). Saul, por outro lado, era um homem segundo seu próprio coração. Ele insistiu em fazer as coisas do seu jeito, em vez do caminho de Deus.
Em 1 Samuel 15, o Senhor instruiu Saul: “Vá e ataca Amaleque, e destrua tudo o que eles têm, e não os poupe” (v.3). Como instrumento do julgamento de Deus, Saul não deixaria ninguém ou coisa escapar.
Saul obedeceu a Deus? Não! Ele poupou a vida do rei e manteve os melhores animais e "tudo o que era bom" (v.9). Quando confrontado por Samuel, Saul mentiu, deu desculpas e insistiu que ele havia obedecido ao Senhor (vv.20-21). Ele era culpado de fazer o que queria e esperar que Deus aprovasse sua obediência incompleta.
Nós também às vezes escolhemos não obedecer ao Senhor completamente. Então tentamos justificar nosso próprio comportamento pecaminoso dizendo a nós mesmos que isso não é realmente importante para Deus, ou que outros cristãos são muito mais pecadores do que nós. Mas Deus exige total obediência.
O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para revelar a nós o que o Senhor quer que façamos. Vamos parar de dar desculpas e honrá-lo com nossa completa obediência.
Ajuda-nos, Senhor, a escutar a tua palavra, os
seus preceitos a obedecer;
E nos dê força para extinguir o desejo de
fazer as coisas do nosso jeito. —Sesper
A obediência nem procrastina nem questiona.
David C. Egner
Agora ou depois
Não seja enganado, Deus não é escarnecido; porque o que o homem semear, isso também ceifará. - Gálatas 6: 7
O princípio de que colhemos o que semeamos é ensinado e ilustrado em toda a Bíblia. Os efeitos de nossas escolhas podem estar no aqui e agora, ou podem ser experimentados no futuro, quando nos colocamos diante de Deus.
Do ponto de vista da eternidade, é muito melhor colher as consequências do pecado agora nesta vida. Isso porque ainda há tempo para arrependimento e restauração.
Em Juízes 1, aprendemos que o rei cananeu Adoni-Bezek estava entre os mais afortunados a esse respeito. De acordo com a crueldade de seus dias, ele havia cortado os polegares e os dedões dos 70 reis capturados. Mas então as mesas foram viradas. Os israelitas capturaram Adoni-Bezek e cortaram seus dedos grandes e polegares. O perverso patife, entretanto, tinha senso suficiente para admitir que Deus estava fazendo com que ele colhesse o que havia semeado (v.7). Não nos é dito se ele realmente se arrependeu, mas podemos considerá-lo afortunado por ter tido a oportunidade de fazê-lo.
Se você se vir colhendo as conseqüências de seus pecados, pare o ciclo autodestrutivo. Aproveite ao máximo o resto da sua vida correndo de volta para os braços abertos do Senhor. Ele deseja perdoá-lo e conduzi-lo a um modo de vida que colhe Sua bênção e recompensa.
Pensando sobre o
que a sociedade está colhendo hoje?
O que eu pessoalmente estou colhendo?
O que preciso parar de semear? Começar a semear?
As escolhas atuais determinam recompensas futuras. Herbert Vander Lugt
Pressões e Prioridades
Busque primeiro o reino de Deus e Sua justiça. - Mateus 6:33
Enquanto visitava o escritório de um amigo, notei que os cestos padrão In-Out haviam sido substituídos por um conjunto de cinco bandejas etiquetadas como Crítico, Urgente, Importante, Queimador, Longo prazo. Essas bandejas me lembraram que, a menos que eu tenha a perspectiva de Deus a cada dia, as pressões sempre determinarão minhas prioridades.
João 11: 1-7 nos lembra como o senso de urgência de Deus é radicalmente diferente do nosso. Observe a cadeia de eventos: Lázaro estava doente. Suas duas irmãs, Maria e Marta, enviaram a notícia de sua doença a Jesus. Então vemos duas declarações aparentemente incompatíveis: “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. Então, ouvindo que estava doente, ficou mais dois dias no lugar em que estava ”(vv.5-6).
Um homem agonizante - um demônio atrasado. As prioridades de Jesus foram determinadas não por pressão, mas por perfeita comunhão com Seu Pai celestial.
"Mas eu não sou Jesus", somos rápidos em dizer. "Dirijo as rodovias e não tenho horas suficientes no dia." Mas Cristo nos chama para consultá-lo em toda urgência e emergência, para ouvir Sua sábia direção e dar tempo para as coisas verdadeiramente importantes da vida.
Quais prioridades precisam de nossa atenção hoje?
Pensando sobre
que tipos de pressões tendem a confundir minhas prioridades? Estou dando tempo adequado ao meu relacionamento com Cristo, com minha família, com meus amigos?
Concentrar-se em Cristo coloca tudo em perspectiva.
David C. McCasland
Conforto de Deus
Eu não oro para que você os tire do mundo, mas que você os guarde do maligno. - João 17:15
Ao folhear as páginas de sua Bíblia, você pode se surpreender com quão pouco Deus parece se importar com a facilidade e o conforto de Seus santos.
Pegue os personagens heróicos do Antigo Testamento que enfrentaram o perigo e arriscaram a morte em vez de serem desleais com ele. Deus os codificou? Ele os protegeu dos ventos grosseiros da vida? O escritor aos Hebreus nos dá a resposta: “Eles foram apedrejados, foram serrados em dois, foram tentados, foram mortos à espada. Eles andavam em peles de ovelhas e de cabras, estando desamparados, aflitos, atormentados ”(Hebreus 11:37). Tanto para o conforto!
No Novo Testamento também, parece haver essa estranha despreocupação para nosso conforto. Quando Jesus orou por Seus seguidores pouco antes de sua execução, Ele não alegou que o Pai os abrigaria e protegeria. Em vez disso, Ele disse: "Eu não oro para que você os tire do mundo, mas que você deve mantê-los do maligno" (João 17:15). Nosso Senhor Jesus não se preocupou com o conforto deles, mas com o caráter deles.
Não pense que Deus não está preocupado com o que acontece com você. Ele se preocupa mais com o que acontece em você para que Ele possa realizar Seus propósitos através de você.
Deus não nos protege da dor
Que o pecado se espalhou por toda a raça;
Pois se Ele fez, como poderíamos conhecer
Suas profundezas de sabedoria, amor e graça? —DJD
Deus não nos impede das tempestades da vida - Ele anda conosco através deles. Haddon W. Robinson
O grande encobrimento
Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas que são poderosas. - 1 Coríntios 1:27
Se estivermos comprometidos em agradar a Cristo, tentaremos ter um bom testemunho entre os incrédulos. Alguns cristãos assumem que ser um bom exemplo significa manter uma aparência de força - mesmo quando eles são fracos. Eles têm o equívoco de que qualquer aparência de fraqueza dificulta seu testemunho. Assim começa um deslize sutil para o jogo espiritual, ou o que eu chamo de “o grande encobrimento”.
Ao procurar ter um bom testemunho, devemos perguntar se estamos tentando representar a Deus ou a nós mesmos. E quando procuramos ser fortes, devemos perguntar: "Em cuja força - a de Deus ou a nossa?"
De acordo com Paulo, o Senhor nos capacita a testificar Dele e Sua força, não desprezando nossa fraqueza, mas usando-a, “para que nenhuma carne se glorie em Sua presença” (1 Coríntios 1:29).
Os incrédulos são mais bem-vindos a Cristo por pessoas “fortes” que fingem nunca serem fracas ou por pessoas “fracas” que testificam de uma força que não é deles? Os incrédulos costumam dizer do primeiro: "Eu nunca poderia ser assim". Mas das pessoas "fracas", elas costumam dizer: "Se Cristo pode ajudá-los, talvez Ele tenha algo para mim".
Vamos honestamente admitir nossa fraqueza e oferecê-la a Deus para uso Dele.
Minha vida hoje eu entrego, ó Senhor, a Ti,
Um canal para Teu amor e graça para ser;
Use-me como Tu queres, eu oro humildemente,
Para apontar alguma alma para o caminho vivo. - Cristãos
Para mostrar aos outros o que Cristo fará por eles, mostre-lhes o que Cristo fez por você. Joanie Yoder