Textos sobre Vingança
Estou de boa com as lembranças que me magoavam. Parei de querer vingança e esqueci tanta maldade que me fizeram..
deixei tudo para lá. Estou pensando em coisas novas, saindo mais do que o normal. Fechada, mas rindo por dentro. E eu estou sozinha, e como poderia me sentir tão bem mesmo estando assim?! Sem nenhuma paixão por dentro, eu sequer sabia que isso poderia acontecer… Foram romances substituindo os outros que não deram certos, choros no fim da noite, e algumas loucuras. Definitivamente isso não é para mim, então estou jogando tudo no lixo. Amigos… Eu não sabia que eu poderia ter tantos assim. Eu sempre fui muito de dizer que ninguém ia com a minha cara, e ficava tentando ser tão perfeita para eles, e agora estou pensando do tipo “que se foda”, e todo o amor será substituído por doses de bebidas que irão me fazer rir. A vida é linda, é claro que é.
O ódio, a inveja e o desejo de vingança ligam muitas vezes mais dois indivíduos um ao outro do que o podem fazer o amor e a amizade.
Pois está em causa a comunidade de interesses interiores ou exteriores e a alegria que se sente nessa comunidade , onde é muitas vezes determinada a essência das relações positivas entre os indivíduos, o amor e a amizade é sempre relativa e não é em nenhum caso um estado de alma permanente, mas as relações negativas, essas são, a maior parte das vezes, absolutas e constantes.
O ódio, a inveja e o desejo de vingança têm, maior poder sobre o sono do que o amor. O menor sopro os desperta, enquanto que o amor e a amizade continuam tranquilamente a dormir, mesmo sob o trovão e os relâmpagos.
Não se permita influenciar por energias negativas de raiva e vingança contra ninguém! Perdoe e liberte-se!
A doce alegria do perdão: não se permita influenciar por energias negativas de ódio, raiva, vingança contra ninguém.
Há pessoas tão perdidas espiritualmente que, por coisas insignificantes, criam um ódio tão ferrenho contra alguém que não suportam nem olhar o (a) outra (a). Qualquer referência que ouvem sobre a criatura odiada não aguentam manter-se em silêncio e logo esbravejam: Detesto, tenho horror a fulano(a). Ignoram que agindo assim atraem péssimas energias para si próprias ao ponto até de ficarem doentes, além de despertarem antipatia e mal-estar nas pessoas a sua volta.
Isso é terrível, se tivessem consciência suficiente do que lhes acontece espiritualmente, provavelmente pensariam melhor antes de cultivar tais sentimentos. Seja quais forem as dimensões da maldade alheia, de forma alguma devemos emitir vibrações deletérias contra ninguém.
Óbvio que afastar-se e cortar relações de amizade com gente que assim procede é a medida correta que devemos adotar. Mas procuremos perdoar, pois sabemos, como pessoas esclarecidas que somos, que o ódio é um fardo muito difícil de carregar. Perdoar, porém, – aquele perdão verdadeiro que vem do coração, não aquele pseudo perdão que vem da boca para fora – liberta.
Muita gente entende o significado do perdão erroneamente, confunde tudo e pensa que perdoar implica o esquecimento, que tem que virar amiguinho(a) da pessoa, conviver com ela, etc. Não, não é isso, é lembrar sem raiva, sem rancor, sem ressentimentos, sem desejos de vinganças. Até porque esquecer, passar uma borracha é impossível, afinal, foi algo que fez parte da sua vida e ninguém tem amnésia.
Na hora que você perdoa o mal que lhe fizeram, o Universo conspira a seu favor, você fica mais leve, mais feliz e em paz.
Uma alegria imensa invade o seu ser, sabe porquê? Porque se livrou daquela energia ruim, que o deixava mal, que lhe trazia negatividade, e, obviamente, alimentando tantos sentimentos nocivos não permitia que a paz e a felicidade chegassem até você. Tornou-se imune porque agora está em outra faixa, sintonizando com a frequência da luz e do bem.
Não é fácil, eu sei, mas se quiser, você consegue. Tudo na vida depende do nosso esforço e perseverança. Quando refletimos e nos despimos da grande chaga da humanidade o “orgulho,” chegamos à conclusão de que o mal nunca compensa, então tudo se torna bem mais fácil, inclusive o desejo de mudar os nossos conceitos.
Sinta como é boa a doce alegria do perdão!
... Decisões em um determinado momento, deturpam os sentimentos,
Dúvidas no pensamento
Vingança será a melhor opção?
Ou se deitar e se entregar ao sabor da canção.
Será, que o luto eterno irá acabar?
Que o fim do sonho aportou
Que o sono eterno chegou
Em outra vida será que existirá paz?
Ou esse carma obscuro, irá além do aqui jaz?!...
A raiva, o ódio, a vingança, não nos leva a nenhum lugar bom. Tomado por estes sentimentos, você não consegue dormir bem, trabalhar bem, não vive bem. Perdão quando e verdadeiro tem nome de esquecimento.
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:21-22
Levante-se o muro entre o passado e o amanhã;
Emoção e a razão;
Amor e o ódio;
Vingança e o perdão;
Saudade e o desapego;
Guerra e o sossego;
Medo e o certo...
Difícil é saber que a necessidade de isso acontecer é inevitável, imutável e irremediável
Os muros se levantam pra mostrar que ainda há algo a viver, mesmo se temer
o medo não pode reinar.
Vingança
Qualquer um poderá se vingar de quantos quiser ,porém num futuro não muito distante estará só por ter tido exito em disseminar o ódio ,afastando assim todos de si ,ao fim estará só e percebera tardiamente que fora o mais vencido e
notará que foi contra si mesmo todo o ódio e vingança . '
Isso não se baseia em filmes do tipo 'V de vingança' ou séries como 'Mr. Robot', o errado deve sim ser cobrado, mas o que é a justiça e quem define o que pode ser considerado certo? Algo definitivo é que o seu certo pode não ser o meu da mesma forma que uma visão religiosa não deve definir o certo por um livro mutável.
Concordemos que o sistema apresenta altas falhas as quais prejudicam a população e hoje com o alto nível de comunicação "tudo" está sendo exposto com mais agilidade, mas o quão dispostos vocês estão para mudar realmente esses erros principalmente quando se trata de começar por quem você é e faz? Protestos se tornam desnecessários quando você clama por algo que não sabe se realmente quer ou não sabe o que verdadeiramente deve pedir.
A vingança é pessoal, já a justiça é para todos.A vingança é motivada por emoções como raiva, ódio e ressentimento. É uma busca pessoal por justiça, que não necessariamente se preocupa com o bem-estar da sociedade como um todo.
A justiça, por outro lado, é um princípio moral e legal que busca garantir o equilíbrio e a equidade entre os indivíduos. Ela é aplicada de forma imparcial e objetiva, independentemente das emoções das pessoas envolvidas.Procure sempre a justiça como filosofia de vida.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Justiça de Deus
Os justos se regozijarão quando ele vir a vingança [de Deus]. - Salmo 58:10
John Wayne Gacy foi executado pelo Estado de Illinois por sequestrar, torturar e assassinar 33 jovens. Gacy era um homem mau, cruel e odioso, e confesso que estou feliz por ele não ser mais uma ameaça à sociedade.
Mas isso levanta questões difíceis em minha mente. Qual deve ser a atitude de um crente quando os iníquos são punidos? Devemos nos alegrar quando pessoas cruéis pagam pelo sofrimento que causaram?
Nós recebemos alguma ajuda no Salmo 58, onde Davi orou para que Deus executasse justiça nas pessoas más que se opunham a ele. "Quebre os dentes na boca", ele suplicou (v.6). “Deixe-os ser como. . . um natimorto ”(v.8). Essas são palavras fortes!
Mas uma observação importante deve ser feita aqui. Davi estava orando para que a justiça de Deus fosse executada contra os incorrigivelmente maus que, “como a naja surda”, ignoraram todas as tentativas de desviá-los de seu erro (vv.3-5).
Deus é um Deus de justiça. Sua santidade é afirmada quando molestadores de crianças, assassinos em massa e os defraudadores dos inocentes pagam por seus crimes.
Vamos nos alegrar que Deus não pode tolerar o mal. Mas vamos também nos alegrar que Deus é misericordioso. Através do sacrifício de Seu Filho, somos perdoados e a justiça de Deus é satisfeita.
Agora o mal prospera, a mentira reina,
e as trevas obscurecem a luz;
Mas nos alegramos em saber que Cristo
um dia corrigirá as coisas. —Sesper
"A vingança é minha, eu pagarei", diz o Senhor. - Romanos 12:19 David C. Egner
A vingança que tu queres não é enigma tão pouco segredo, pois na vingança não existe mistério ou sabedoria, a vingança não é um caminho pois esses tem volta, também não é loucura por possuir sentido. A vingança é minha tão minhã quanto a justiça na retaliação...
A vontade do fogo - Ygor Mattenhauer
VINGANÇA
No princípio, a vingança é doce como mel,
Traz uma sensação de prazer e de poder,
Depois torna-se amarga feito fel,
E aprisiona quem queria prender!
A vingança não apaga o sofrimento,
Não previne nada, pois o mal já aconteceu,
Ela não te deixa nem por um momento,
Sem antes conseguir o que ódio concebeu!
A vingança encharca a alma de veneno,
Por algum tempo você acha que é vencedor,
Mas é você que vai morrendo por dentro,
Pensando que um dia vai se livrar dessa dor!
A vingança nasce da revolta,
E se volta contra o seu criador,
Não há chance alguma de reviravolta,
O efeito da cicuta é destruidor!
A vingança jamais será uma aliada.
Pra ela nunca há vencedor,
Ela é como uma espada, cujo cabo é uma lâmina afiada,
Preparada pra ferir até quem dela se utilizou!
A vingança não traz a paz tão desejada
Não entrega nada pra quem nela acreditou,
Somente Deus, pela palavra revelada,
Faz a justiça, porque dela ele é vingador
Rodivaldo Brito em 05.11.2018
Pensamentos 18/11/2018
1 – A sede vingança sacia apenas a sede dos nossos próprios demônios.
2 – Nunca brinque com a justiça de Deus, já que pelo que se sabe ela é infalível e o seu arrependimento será inevitável.
3 – Não deposite na justiça de Deus a inoperância da justiça dos homens, pois ela pode até Tardar, mas nunca será falha, ao contrário da justiça dos homens que poderá ser falha, injusta é até cruel.
4 – A maior ignorância que alguém pode ter em sua crença divina poderá ser seu maior arrependimento em não admitir até a sua própria existência.
5 – O maior flagelo de um ser humano poderá ser na verdade o seu maior conforto quando nas maiores angustias e dificuldades da sua vida você saber da sua completa inaptidão de nem se quer saber viver
6 – O valor da dignidade humana é inestimável e não tem preço, pois para adquiri-la se requer muito esforço e luta, mas para perdê-la não se requer sacrifício algum.
7 – Nunca se esqueça que um dia você poderá precisar de ajuda, pois ninguém é tão perfeito que um dia não precisará de uma.
8 – Uma das artes mais difíceis é a arte de não saber perdoar, pois perdoar é muito fácil e qualquer um consegue.
9 – Nunca deposite as suas derrotas e suas tristezas na sua própria incompetência, já que as pessoas mais felizes são de certa foram as mais incompetentes.
10 – Não construa altos muros em torno das suas propriedades, pois um dia nem mesmo você poderá suplanta-las.
Para que penalizar se não consegues extrair, tampouco conhecer do problema? Será um ato de vingança? Um punir "hipócrita" ilusório, afim de ludibriar para não se desgastar?
A pena nunca extrairá a atormenta daquele ser, tampouco o controlará para atos futuros.
No tribuna do Júri a sensibilidade aflora para o condenar. Condenar este que não resulta em nada. Pois, o oculto incontrolável já o faz condenado. Talvez, esta seja uma pergunta plausível.. Julgar o quê? E para que se não podemos curar o ser?
Infelizmente a humanidade é ignorante, presa ao seu "próprio" desconhecimento. Qual é o objetivo mesmo? É ressocializar ou condenar para excluir?
“O egoísmo, o orgulho, a vaidade, o ódio, o rancor, a vingança, a mágoa, a ingratidão, a maledicência, a inveja, a ambição, combinaram um encontro para um banquete regado a drogas, bebidas e tendo como prato principal um ensopado de cobras, lagartos e escorpiões , todos com veneno.
Saíram após o lauto almoço mais, muito mais fortalecidos.”
A justiça não envolve raiva, nem rancor nem vingança.
Se envolvesse, estaria sujeita a oscilações humanas
Que ora decide ora desiste.
Certas vezes, está além da compreensão
E vocês ficam se perguntando: o que é justo ou não?
Fato é que quando acontece, acontece.
E não há algo ou alguém para impedir
Vem como um tsunami
Passa por cima do teu arrependimento
Pois, então, vigia agora, e não espera a hora
Porque ta pra acontecer a qualquer momento.
A última bolacha recheada do pacote
vingança é um efeito colateral da vaidade. É um sinal da arrogância que existia desde o começo da relação.
Ninguém se torna vingativo, as pessoas já são vingativas e demonstram a predisposição de destruir logo no primeiro encontro.
A vingança não é uma novidade do fim, mas uma notícia velha do início.
Não venha dizer que só conheceremos com quem a gente se casou quando nos separamos. A gente conhece de quem a gente vai se separar quando casamos.
Quem se acha demais acaba se vingando. Porque pensa que, ao namorar, realiza um favor. Porque pensa que, ao namorar, concede o bilhete premiado de sua companhia. Porque pensa que, ao namorar, está garantindo a simpatia de sua conversa, a gentileza de sua personalidade, a dádiva de sua alegria, o luxo de seu humor, atributos raros e impossíveis de se jogar fora.
Quem se acha demais não namora, na verdade dá uma chance.
O tipo narcisista se coloca na posição de provedor da verdade. É afetado, unilateral e autoritário – tornou-se assim pela beleza, pelo dinheiro ou pela projeção social.
A questão é que se enxerga perfeito e intocável e confunde sua presença amorosa com filantropia.
O narcisista não admitirá qualquer crítica, e a separação é a maior delas, discordância evidente de seu modo de vida.
Jamais aceitará que errou, jamais pedirá desculpa, jamais arcará com a responsabilidade de seus atos, jamais carregará culpa pelo distanciamento. Não tem humildade da autocrítica para acolher suas falhas, muito menos sente o remorso que vem da saudade. Não tem aquela pontada natural após uma ruptura, aquela tristeza baldia e consciência aguda de que foi desatento e que poderia ter sido diferente.
Não atravessa o luto, parte direto para a represália. Uma vez rejeitado, fará de tudo para mostrar que a pessoa nada é sem ele. Diante de uma ruptura, pode deflagrar perseguição, boicote e uma série de constrangimentos sociais. Procura humilhar quem antes adorava, procura rebaixar quem antes endeusava. Troca de lado: odeia com todo o ânimo quem amava.
Sua generosidade é investimento ou um modo de manter o controle da situação. O que oferece ao longo da convivência cobrará no final.
É tão centralizador que usa a dor para aumentar seu poder e castigará qualquer um que renunciou o prazer de seu reflexo.
O narcisista é vingativo por perceber o amor como uma monarquia. Sem ele, o outro não é nada, não tem história, não tem passado, não tem futuro. Distanciado de seu domínio, perde o direito à coroa e converte-se, de novo, em reles súdito.
A vingança é vaidade, mas não tema, não se acovarde.
A última bolacha recheada do pacote ficará para as formigas.
Fabrício Carpinejar
Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme.
(nota de rodapé - para Mt.5,28-42)
Quem se vinga sofrerá a vingança do Senhor, que severamente lhe pedirá contas de seus pecados. / Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu e, quando você pedir, Deus também perdoará os pecados que você tiver cometido. / Se um homem guarda rancor contra outro, como poderá pedir que Deus o cure? / Se não usa de misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados? / Se ele, que é carne, guarda rancor, quem perdoará os seus pecados?
/ Lembre-se do seu fim, e pare de odiar. Lembre-se da corrupção e da morte, e persevere nos mandamentos. / Lembre-se dos mandamentos, e não guarde rancor contra o seu próximo. Lembre-se da aliança com o Altíssimo, e não leve em conta a ofensa que fizeram a você.
(Eclo 28, 1-7)
VINGANÇA MODERNA
Chegou o dia da desforra
Meus algozes do passado
Aqueles que me feriram
Me machucaram
Me mataram várias vezes
Estão de joelhos na minha frente
Sem qualquer defesa
Implorando pela misericórdia que nunca tiveram
Pois bem
Estou eu pensando
Sangue quente e coração gelado
Em acabar com essa sina
Mas farei como?
Tiros, pedradas, chicotes
Cortar-lhes a pele?
Dar a eles o que me foi dado?
Não…
Horas depois decidi
Deixei-os ali
Fui embora fazer algo melhor
Gastei tempo precioso
Com quem não vale mínima fração
…
(Mas pra alguma eventualidade tirei
Fotos e fiz vídeos com o smartphone…)