Textos sobre Tempo
Eclipse do Ser
Sob o véu da noite escura,
Meu coração, um mar de angústia,
Navega sem rumo e sem ventura,
Na solidão que me conduz à bruma.
Teu olhar, qual estrela a brilhar,
Fascinação em um eclipse do ser,
Na imensidão do céu a cintilar,
Despertando em mim o querer.
No jardim dos sonhos semeio,
Pétalas de amor e esperança,
Cada toque, um verso que anseio,
Dançando à luz da lua em bonança.
Ah, tu és meu sol e minha lua,
Nas tuas mãos, meu destino trilho,
Numa sinfonia de paixão crua,
Nossos corações em harmonia asilo.
Com o calor dos teus abraços,
Meus medos se esvaem no ar,
E, nas asas de doces abraços,
Voo ao céu, sem nada temer ou pesar.
O tempo dança ao nosso redor,
E as horas são notas melódicas,
Conduzindo-nos nesse amor,
Que transcende as formas platônicas.
Nosso encontro, um universo à parte,
Onde a alma se desnuda sem medo,
Cada batida, uma obra de arte,
Numa sinergia que não tem segredo.
Assim, seguimos a jornada, lado a lado,
Metáforas vivas, em eterna melodia,
Num poema lírico e emocionado,
Do amor que floresce a cada dia.
Decididamente, encerrou alguns ciclos desagradáveis, regrados ao desconforto do desamor, a muitos conflitos rotineiros, aos desgastes sem sentido, então, pôde finalmente iniciar um novo ciclo, a fase almejada da sua metamorfose, da sua libertação, do reencontro consigo, de fortalecer o seu coração, fazendo valer cada batimento, deixando aos poucos de dar atenção para a opinião dos outros, daqueles que não a merecem, que não se importam de fato, que podem contribuir para sua destruição, pesos desnecessários.
Decisão que não foi nada fácil, cuja necessidade demorou para ser percebida, algumas lágrimas foram derramadas, constrangimentos vividos, experiências amargas, angústias na mente, feridas no coração, cicatrizes na alma, um fluxo contínuo de decepção, tudo isso muitas vezes em silêncio, várias palavras presas na garganta, falas não ouvidas, gatilhos para sua insegurança, que a fez perder boa parte do seu brilho, da percepção da sua relevância, colocando sua felicidade em risco, portanto, tomar uma atitude foi mais do que necessário, uma mudança imprescindível.
Despertar sem dúvida foi um desafio árduo, o que o torna bastante significativo, graças ao Senhor, o seu amor próprio voltou a brilhar ainda mais forte, renascido das suas cinzas, fortalecido por sua resiliência, retomou o seu papel de protagonista da sua própria história, uma guerreira genuína, um tipo de borboleta liberta, cercada por diamantes, pronta para desfrutar das suas asas, preservando a sua integridade, reconhecendo os valores a sua volta, um lindo vôo de liberdade, sendo amada por Deus, por si mesma e por outras pessoas maravilhosas, a bênção da reciprocidade, vitória transformadora.
Dizem e dirão que ela está diferente e certamente, têm razão, considerando que ela está mudada, mais madura, resiliente, segura com a sua essência preservada, continua sendo transparente quanto aos seus sentimentos, sua sinceridade, fala o que pensa, é espontânea, não esconde a sua personalidade, um livro aberto para todos, porém, a maioria é analfabeto a seu respeito, não estão aptos para tal leitura, está mais seletiva, não desperdiça o seu valioso tempo, as suas entrelinhas são para poucos, um notório amadurecimento.
"Quem dera as pessoas percebessem o valor das pequenas coisas... O valor de uma visita, uma conversa aleatória, um telefonema espontâneo para um amigo quase esquecido... Estamos sendo engolidos pelo consumismo e mastigados pela falta de tempo, onde 24 horas não são mais suficientes para fecharmos o dia.
Precisamos ficar _off_ por um instante!"
Coloco sinceramente fragmentos da minha ativa complexidade em boa parte dos meus versos, expressando o que sinto, a grandiosa beleza da simplicidade que vejo, as cenas que imagino, os sonhos que tenho, transitando entre a fantasia e o realismo, refletindo o jeito que eu penso, fomentando a liberdade do meu espírito, satisfazendo o meu íntimo e o meu senso poético, deixando-o cada vez mais vivo.
Baseado neste propósito, escolho certas palavras e as aplico em passos harmônicos, uma dança das letras com os meus profundos sentimentos, que dançam na minha mente através dos meus muitos pensamentos, que ressignificam a minha instabilidade, dão asas ao meu fértil imaginário, respeitando a minha valorosa integridade, os meus princípios, trazendo um verdadeiro sentido a minha arte.
A minha inspiração vai se desenvolvendo, então, vou fazendo gradativamente um somatório de frases, começo, fico imerso durante minha criação, esqueço do tempo enquanto faço, recomeço, desabafo, saio por um momento da realidade estática que me cerca e entro na da imaginação, na pertencente aos desejos e às lembranças veementes, nas que aquecem o meu coração, marcando até o meu subconsciente.
Tendo dito isso, sou honestamente agradecido por saber que és uma rica poesia, cuja vida é abundante e resplandecente como os teus belos olhos, a tua euforia, a tua venustidade inegável, apresentando a tua verdade nas tuas linhas, a tua alma resiliente, tuas tristezas e as tuas alegrias, seguranças e incertezas, expondo a tua autenticidade, bênção que foi divinamente inspirada com todos os detalhes.
O tempo voa
O tempo voa , mas com ele vem a sapiência, motivos para viver, para crescer intimamente, pessoas para amar, filhos para motivar a continuidade da vida, sim o tempo voa, a vida passa, o espelho deixa de ter a capacidade de nos mostrar realmente quem nos tornamos, pois ele só mostra o que nele está refletido, tal qual a nós mesmos que, com os olhos físicos só podemos enxergar o que vemos, mas sabemos que somos muito mais que isso. Somos luz para muitos a iluminar o caminho, muitas vezes com quase ausência de luz, somos um farol a mostrar um caminho seguro na imensidão de um oceano chamado existência, somos um porto seguro para alguém aportar e em segurança ficar, somos muito mais que um conjunto de carne e ossos, somos muito mais que a biologia pode explicar, somos transcendentais a vida corpórea, somos luz Divina, somos a prova da existência de um Ser soberanamente bom e justo, estamos nEle, como Ele está em nós, somos um conjunto e uma parte do universo como um todo, somos o que nos transformamos através de cada vida vivida, somos eternos seres em construção, portanto, o tempo voa e com ele a transformação de cada um de nós, e um alguém muito melhor que quando, um dia, aqui chegamos.
A. Cardoso
Livro A vida sob novo ângulo - Reflexões e Pensamentos - A. Cardoso
Na Fila do Algodão Doce
Esperei, como quem guarda o mundo,
Com olhos de criança, puro e profundo.
Um pedaço de tempo só pra nós dois,
Um instante onde nada fosse depois.
Mas a fila parou, o doce escapou,
E o que era espera virou amargor.
Vi o tempo levar o que era meu,
Como quem roubou o lugar que escolheu.
A raiva subiu, feroz, inclemente,
Um furacão que tomou minha mente.
Não foi só o atraso que me fez,
Mas o sonho quebrado da nossa alegria.
Agora, sozinho, tento entender
Que o amor também sabe perder.
Que em meio à fúria, há espaço pra ver
Que eu só quis você, e não sabia dizer.
Perdoe minha pressa, meu jeito menino,
Que espera demais no amor sem destino.
Ainda sou aquele na fila a sonhar,
Esperando o momento de te encontrar.
...
Quanta coisa para agradecer. A vida, cada dia, cada noite, o sol, a lua, a plantação e o que vamos colher. As pessoas que amamos e que nos amam de volta. #reciprocidade
Agradecemos a sabedoria e honramos a erudição, mas preferimos criar ao invés de nos apoiarmos em fatos existentes. O trabalho não justifica nossa existência, mas não estamos neste planeta apenas para existir. Queremos multiplicar a subsistência. #longevidade
Agradecemos o sentimento de liberdade ao fecharmos os olhos, já que toda sombra tende a perseguir consciências suspeitas. Aprendemos a adestrar nossa reputação, e nossa consciência sempre nos acaricia mesmo depois de uma bela mordida. #liberdade
Agradecemos nossos dons. Ela faz, ele escreve. E apesar do eco que volta, seguimos fazendo e escrevendo à nossa maneira. Com a certeza que ações não são bordões, disparamos balas de resiliência no peito dos que sentem aquela dorzinha no cotovelo. #maturidade
...
O tempo é comparado a um pó muito fino que, distraídos, deixamos escorregar por entre os nossos dedos.
Se lhe damos um bom uso, é a ponte por onde fazemos passar a trama dos nossos dias para fabricar o tecido de uma vida significativa. Portanto, precisamos ter consciência de que o tempo é o nosso bem mais precioso, essencial para a busca da felicidade. Então porque hesitamos quando abdicamos do supérfluo? Que vantagem há em nos dedicarmos ao inútil? A discórdia? Como disse Sêneca: “Não é que tenhamos tão pouco tempo, mas que o desperdiçamos demais.”
A vida é curta. Sempre perdemos, quando deixamos de lado as coisas essenciais, ou às adiamos ao nos deixarmos enredar pelas demandas incoerentes daqueles que brigam por poder. Os anos ou as horas de vida que nos restam para viver são como uma substância preciosa que se desfaz, podendo ser desperdiçada sem que percebamos.
Eu tenho quase meio século por aqui, e encaro o tempo como uma criança que pode desaparecer se não ficarmos de olho, que pode sumir com um estranho se não tomarmos cuidado, ou até mesmo evoluir rapidamente entre fases se não acompanharmos esta evolução. O tempo é nosso e ele não pode se perder indiscriminadamente. Cada fração desse tempo deve ser trocada por algum significado.
"Não é o tempo, mas a intensidade das sensações, o valor das relações e o calor dos sentimentos, que se incrustam na pedra angular da nossa história e se fundem na parede da memória daqueles que amamos.
Todos os versos jamais escritos de uma história de amor, são menores que o instante em que ele acontece."
Esperei tempo demais...
Tempo demais para fazer viver.
Tempo demais para te ver nascer.
Tempo demais para fazer sorrir.
Tempo demais para te ter aqui.
Hoje já não preciso mais esperar.
Posso simplesmente abraçar, sentir e falar:
Obrigada Senhor, minha família serve Você e minha casa é o Seu altar.
Nunca é tarde
O tempo se escorrega
despretensiosamente,
não há força que segure
por mais que a gente tente,
cada minuto pra trás
foi um que andou pra frente.
E mesmo correndo doido
nesse galope feroz,
vez por outra ele amansa
e deixa de ser algoz,
inté parece que diz:
Dá tempo de ser feliz,
pois nunca é tarde pra nós.
Nunca é tarde pra viver
e aprender com a vida,
pra perceber que a estrada
nem sempre será florida
e que sempre há uma cura
até pra pior ferida.
Nunca é tarde pro rancor
se transformar em perdão,
pra perceber que nem sempre
você tem toda a razão,
pra sentir mais com a mente
e pensar com o coração.
Nunca é tarde pra ser bom
quando a maldade chegar,
nunca é tarde pra sorrir
quando a lágrima rolar,
nunca é tarde pra ser forte
quando o corpo fraquejar.
Acredite, nunca é tarde
pra abraçar um amigo,
pra proteger um estranho
que está correndo perigo,
nunca é tarde pro seu peito
se tornar um grande abrigo.
Nunca é tarde pra plantar
uma árvore no chão,
nunca é tarde pra ser grato
por nunca faltar o pão
e aprender a dividi-lo
com quem não tem um tostão.
Nunca é tarde pra sonhar
com algo quase impossível
e entender que a esperança
nem sempre será visível.
Nunca é tarde para o fraco
se tornar um imbatível.
Imbatível como o tempo
que todo dia avisa
que a conta que ele faz
quase sempre é imprecisa
e até a calculadora
não sabe e fica indecisa.
A conta de quando a peça
da vida sai de cartaz,
onde o ator principal
é você e ninguém mais.
O tempo é um segredo,
acredite, é muito cedo
pra dizer: Tarde demais.
#VÁCUO
Tempo...
Sábio ingrato tempo...
Tal qual ladrão furtivo...
Que me rouba sem que eu me perceba...
Minhas idéias...
Minhas imagens...
Minhas palavras...
Meus alentos...
Transforma em cinza minhas saudades...
Os sonhos por mim vividos...
As minhas dores sofridas...
Minhas penas...
Minhas conquistas...
Até elas serão esquecidas...
Assim como amores e desejos...
Sugados ao vácuo...
Preteridos...
O amor mais árduo...
Suprime...
Suas marcas me oprime...
Torna-se pesado...
Tempo que não me ignora...
Transforma as minhas esperas...
Sufoca minhas horas...
Me fustiga...
Traz-me vitórias e derrotas...
Para ti pouco lhe importa...
Será castigo?
Nada terei?
Mais nada?
Nada mais serei?
Nem um pequeno momento?
Relegado ao esquecimento...
Nem mesmo tormentos...
Terei...
Tudo será esquecido...
Até mesmo meus motivos...
Não o compreendo...
E isso deixa-me estarrecido...
Um miserável ontem...
Um ditoso hoje...
Amanhã o que serei?
O tempo em mim já é perdido...
De mim já nem mais falo...
Palavras tornariam-se ecos...
Já não quero mais nada...
Pois tudo nasce e morre...
A cada alvorada...
Tempo...
Tempo...
Meu amante...
Meu algoz...
Esconderá minha alma?
Lentamente...
Lentamente...
Apagando minha voz...
Na escuridão que se avizinha...
Nada mais...
Nada mais serei.
Sandro Paschoal Nogueira
Caminhos de um poeta
O tempo
Somos alvo fácil ao enredo da vida que em forma de tempo nos escraviza, levando nos a não entender os porquês, então em vida vamos vivendo segundo o que o tempo nos permite, o tempo é oportuno e muitas vezes inoportuno, não passa não chega ou passa e nada acontece por que ainda que seja justo tempo não traz aquilo que ele prometeu, o tempo cura feridas incuráveis mas esse mesmo tempo trouxe cicatrizes inesquecíveis, o tempo nos faz forte mas esse mesmo tempo nos mostra a nossa fraqueza, o tempo nos dá um dia de sol lindo de Céu azul mais esse mesmo tempo nos dá dias triste nublados de Céu cinza, vai tentar discernir o tempo e acabará ficando preso.
o dinheiro nao compra tempo.
No pêndulo do tempo há suas divisões, assim como fala lá em Eclesiastes 3 " há tempo para todo o propósito debaixo do céu", mas notamos que em tempos de sorri muitas vezes choramos a amargura de um tempo que ainda não chegou o queremos viver, em tempo de chorar tentamos sorrir em busca de um disfarce que afinal "melhor rir do que chorar", podemos entender sobre música ou esporte mas se olhamos veremos que de tempo novo nada sabemos, a nao ser coisa mínimas pelo que passou, nós somos limitado mas o tempo nao tem limite assim como é antigo sera eterno, em tempo de nascer em casa que espera os nove meses de uma gestão o tempo se encarrega de trazer o brilho da alegria, em casa que não tem condições para de uma nova vida cuidar o tempo traz a tristeza de nao saber como sera o amanhã, mas a ambos nascido pra comer tem que chorar, pra andar tem que se arrasta e até humilhar de joelhos ao chão cair e levantar, o dinheiro nao te faz saber o tempo de faz conhecer, quem é mais rico de tempo quem viveu 90 anos ou um bebê que ainda não completou um ano?
Só pensando: adoro esse comecinho da madrugada. Esse silêncio todo não me atordoa (rs), me inspira. Eu tenho uma lista de coisas que poderiram se tornar mágoas se houvesse espaço no meu coração pra outro sentimento que não seja o amor (achei q deveria ser "fosse" mas insisto no "seja"). Vontades, sonhos existem mas são ilusões. Ideais ... idéias que fazem morada na cabeça. A mente aceita tudo mas não realiza nada. Realizar é ação...com cor. Agir com cor. Ação. E quando a gente se encontra diante do "salto" entre o ideal, o ilusório para o real, e ainda de brinde novas cores surgem, o "empurrãozinho" fica por conta do livre arbítrio, essa responsabilidade amparada pelo mesmo Deus que, com certeza nos sustentará na queda. Deus É Pai, Deus é Amor, Deus é Essência. Fico até pensando no salto que dei, literalmente, e fui salva (rs). Mas essa é uma outra história. Longa e linda.
E o tempo que não para.
Paz e Luz!!!
"Em tempos de lives de artistas, é um grande pesar que: Mozart, Beethoven, Vivaldi, Bach, Strauss, Chopin e Tchaikovsky não são meus contemporâneos.
Se é para distrair minha mente, que não seja com estilos musicais indutores da sofrência, da haste, dos males do intestino e do corona vírus. Todavia, que seja com grandeza de conteúdo cognitivo."
Thiago Oliveira TSO
MARCAS DO TEMPO
A poesia é a arte de espelhar todos os sentimentos que vem de dentro, revelando a nudez de uma alma marcada pelas vivências do tempo.
Cante sabiá, passarinho cante. Revelando em meu peito os amores e dissabores da vida, mas jamais apagará as minhas alegrias vividas.
Errar todo mundo erra, mas as oportunidades se renovam como as flores na primavera. As dores se cicatrizam aos poucos, porém, são graças a elas que adquirir grandes valores.
Que as verdades sejam ditas, se decepção matasse não haverá ninguém vivo ainda. Abrace tudo que chega a você, pois tudo que vem é para seu crescimento e te fortalecer.
Espalhe alegria por onde passar
Supere os momentos tristes e difíceis com fé e esperança
No final de tudo o seu brilho de felicidade vai se espalhar
Viajando no tempo e no espaço
Como uma fórmula mágica guardada em uma capsula do tempo
Para mostrar ao mundo um dia
Que existe sim uma saída
No labirinto da vida.
Vida
Aproveita cada segundo desta dádiva da vida neste planeta
Aprenda a dar valor as coisas mais simples
Que leva o seu espírito a evolução
Percorra caminhos que lhe levarão a sentir
O quanto é esplendoroso viver
O tempo desta travessia
De uma para outra Era
Respira fundo o ar que lhe conecta com a natureza
Abrindo os braços para receber energias benéficas advindas do Sol
Procure sempre interagir com esta força invisível
Encontrada na natureza
Na forma dos fenômenos luminosos dos raios cósmicos
Com sentimentos de alegria, esperança e de virtude
Para que ondas desta energia astral
Possa se espalhar pelos pequenos universos
Existentes dentro de cada ser humano.
A vida e o tempo
Além de ser o mestre de tudo que existe, ele o tempo lhe mostra quem realmente é você, seus desejos, sonhos, lembranças, saudade, pensamentos e sentimentos enraizado no fundo do seu coração...
É ele quem determina sua vida no presente e no futuro, e por mais que você queira fazer tudo do seu jeito, ele vai passando e alertando que você tem que aproveitar cada segundo, minuto, horas, dias e anos da sua vida, da melhor maneira possível.
Ele lhe mostrará também, que ele é o juiz a decretar a sentença que lhe sera aplicada pelos seus erros, acertos ou por você ignorá-lo.
Através dele, você vai programar a sua vida no trabalho, na sua casa ou em qualquer atividade que você faça na sua vida.
Ah o tempo... É ele quem vai trazer ou afastar pessoas que você ama, caberá a ele mostrar a você se as suas escolhas e suas decisões foram realmente o que você queria ou se era a razão e a realidade que mandaram todos os seus sonhos embora.
Mas com ele, o tempo, você vai saber que tudo muda e que sua realidade hoje é uma e com ele passando, amanhã sua vida mudará completamente e, que nesta viagem da vida, o que realmente importa é quem vai ajudar você a vencer o desafio que ele, o tempo impõem a todos, saber viver feliz depois que a razão e a realidade saem de cena deixando apenas as lembranças a saudade e o arrependimento por não ter feito tudo aquilo que lhe fazia feliz, quando o tempo lhe permitia.
- Relacionados
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- Textos sobre a Passagem do Tempo
- Reflexão de Tempo
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo