Textos sobre Tempo

Cerca de 23446 textos sobre Tempo

⁠⁠A idade antiga nos destinaria ao exílio, porque nos contaminamos com a erudição, assim como os romanos, e só temos calos no coração...

A idade média nos provaria na fogueira, à sorte de chamas purificadoras, pois pintamos o melhor de nós e enviamos a quem possa se iludir com apenas um clique; feitiçaria de último escalão, devo confessar...

Na era moderna, nós submergiríamos em (In)confidencias sem amor, ilumin(ismo)ados por velas não românticas, sentenciados a revol(uções)ver em toda a parte uma forma de não terminarmos independen(cia)tes um do outro.

A Pré-história seria perfeita?
Juntos em uma caverna, sem eira nem beira para preocupar ... pelo menos até experimentar na "pele" a inferior diferença da tanga para a calça, que não afasta certos perigos, em especial, os que possam surgir de uma flexão de joelhos ...

Tantas reflexões que só fazem pensar que nasci em bom tempo, te encontrei no instante preciso e os momentos que tivemos foram providencialmente perfeitos para a porção de felicidade que você tanto procura.

⁠A música e o Tempo

A gente que viveu o tempo da poesia que se vestia de notas musicais. Das letras que não só tocavam o nosso coração, mas transmitiam conhecimento, cultura e sensibilidade sem a intenção de criar um exército de adoradores de qualquer conteúdo, mas, sim, de apreciadores de uma mensagem que, naturalmente, agregava ousadia melódica, à afinidade entre o artista e o público. Letras que desnudavam um talento desprovido da obrigação de ser um serviçal da moda musical que, em tempos modernos, foi criada, racionalmente, para atender demandas convenientes, do mercado. Letras que retratavam a alma do compositor e do intérprete, através de uma expressão literária e corporal, para além da superficialidade e do narcisismo humano, hoje nos obriga a entrar numa fase de nos tornamos órfãos dos artistas os quais foram uma referência na construção do nosso apuradíssimo gosto musical.

A gente que viveu o tempo de ouro e da importância da música, sem o suporte seletivo do marketing mercenário, estamos ficando cada vez mais saudosos, dada a travessia de talentos como Gal Costa.

Pra gente que viveu a qualidade irretocável da Música Popular Brasileira, está nos restando o exercício, cada vez mais assíduo, do sentimento de nostalgia a nos convidar à viagens ao início de tudo que elevou a nossa sensibilidade auditiva.

Mas o Tempo é o Senhor da vida e do movimento. Ele passa e, com o seu passar, Ele tem o poder de mudar tudo. Faz parte. A gente que lute para conviver com as mudanças. Para nos adaptarmos, no caso de alguma mudança nos deixar desconfortáveis, bem como para sabermos, com diplomacia e respeito às diferenças, desprezar algumas afrontas aos nossos ouvidos.

O Tempo só não tem o poder de reverter o valor de tudo aquilo que se estabeleceu, na sociedade, justamente pela sua qualidade inquestionável e atemporal.

Através do Tempo, a música tornou-se um veículo usado para servir às mudanças. Nela é feito o registro do caminho pelo qual a sociedade escolheu trilhar a fim de deixar a sua contribuição existencial, materializando uma fase da expressão cultural, como reflexão sobre o estilo de vida que ditou o comportamento e os valores de uma geração.
.
Música é vida. Música é refúgio para todas as dores, amores e sabores. Sem música, talvez a vida se resumisse na morte.

✯⁠O pouco se torna muito porque, na verdade, o que importa são os melhores momentos da vida!
Sem tumultos, para ser feliz não precisa de plateia e sim de atitudes verdadeiras.
A vida não é um jogo.

◕‿◕
Quem me ama de verdade certamente torce pela minha felicidade!✯

Outro dia ví, na TV, uma vítima das enchentes de Minas Gerais dizer a um repórter que "eles tinham que aceitar o que Deus envia pra eles, que não podiam fazer nada, a não ser recomeçar"; se não me engano, ele disse isso enquanto limpava a lama causada pela inundação, não me lembro ao certo se era isso mesmo que ele fazia naquele momento. Só sei que na hora eu fiquei sem saber se eu sentia pena dele pela situação ou pelo o que ele disse. Mas em seguida tive a certeza de que é justamente por isso que certos políticos deeeitam e rooolam. É porque ainda existe gente de boa fé, simplesmente, sem malicia.
O que as pessoas precisam entender é que nem tudo o que acontece é Deus quem manda, as enchentes nas cidades, por exemplo, não são "puramente" naturais, tem dedo do homem. Os rios sempre aumentam seu volume de água na época das chuvas, mas eles precisam de espaço para correrem livremente. No entanto, muitas cidades se desenvolveram bem próximas dos rios, e muita gente construiu suas casas às margens desses rios, invadindo suas áreas naturais de inundações, e o nosso governo nem tchum, finge que não é com ele. Isso sem falar nas impermeabilizações das superfícies e nas canalizações dos rios, realizadas pelos políticos, e tooome merda. Ooora, a natureza tem o seu comportamento natural, e seus limites também. Não é a natureza que tem que se adaptar ao nosso modo de vida, muito pelo contrário, é a gente que tem que se adaptar a ela, até mesmo por uma questão de respeito.

Nós próprios somos a causa e o efeito é isso aí que todos estamos vendo.
Todo ano é a mesma coisa. E cada ano é pior. E ninguém tá nem aí, temos dinheiro público à vontade para gastarmos repetidamente com as mesmas coisas, "não sai do nosso bolso", não é verdade?
Esses dias mesmo fiquei sabendo que a região Sudeste vai receber quase R$ 900 milhões para os municípios afetados por enchentes. E não sabemos se esses Estados vão precisar de mais dinheiro para recuperar as suas cidades. Sem nos esquecermos dos milhões gastos em 2010, em 2011... em 2019, e tooome dinheiro público. Fora os prejuízos pessoais de cada cidadão sacrificado social e economicamente. Porque além das pessoas sofrerem com a destruição das suas localidades, também têm suas vidas viradas de pernas pro alto, e o pior é que nem tudo dá pra fazer ou refazer, porque algumas coisas o dinheiro não faz e nem refaz. E isso tudo afeta todo o nosso país e todos nós e não apenas as regiões e seus cidadãos vitimados. Mas agora eu pergunto a vocês: Quantas vezes isso vai se repetir até os políticos se conscientizarem e investirem em planejamento e drenagem urbanos? Será que eles estão esperando a enxurrada levar um dos seus familiares para depois tomarem atitude, heim, será? Ou vão deixar tudo ao deus-dará?

Orgulho de SER Nordestina!
Perguntaram-me uma vez por que quando falamos de nosso orgulho ou de nossas belezas registramos com fotos da triste seca, da terra rasgada de sede, dos animais que Chico levou para os jardins do Céu, dos veios trombóticos de seca, das árvores retorcidas de agonia, e nao com fotos das nossas belezas, tais como praias, cachoeiras, flores, comidas saborosas, serras, pensei.... não é verdade, é na seca impiedosa que reside nossa beleza, nossa história de fortaleza! Talvez a resposta seja melhor explicada em quem abandona o lar sertanejo, deixando tudo para trás: amores, famílias, costumes, lar, e se aventura por outras paradas, outras terras, mesmo sendo vitima de preconceitos, fome e frio, mas assim que faz OU não riqueza volta correndo para seus confins de mundo, este retirante sabe o que é trazer no coração a imagem permanente da beleza pura do sertanejo a paisagem rica em tons diversos de marrom e vermelho, os galhos que teimam em resistir a ventos e sol inclementes, e a um aqui e outro acola tons de verde teimosos, aos veios que ficam apenas a esperar a um 'tiquim' de chuva para dançar sinuosos entre a terra, que lhe abre desejosa a passagem para aquele líquido de vida, na beleza de uma flor do mandacaru, no canto do acauã, e no por do sol rico em cores, no Céu cheio de buracos de uma renda luminosa à noite, e no luar que não há em outro lugar, neste peito sertanejo reside meu orgulho nordestino de ser!
8 de outubro , DIA DO NORDESTINO.
Prazer seu moço e dona, sou a Irene

Pergunto-me se estive nessa posição,
que houve o antes do depois,
que realmente havia possibilidades...
aprendia a rezar para sonhar,
a minha sombra queria desaparecer,
o meu ponto de fuga se escondia,
acordar não era mais necessário,
meus pés não pertenciam neste chão,
meu silêncio se tornou hábito,
o demónio passou a existir,
meu sentimento deixou de evoluir,
minha vontade de fazer era inexistente,
vontade de viver, ainda pior.

Linha do Tempo

Me movendo entre os mundos, me vejo em seus braços, manchados e frios, assim como aquela noite que nos vimos pela primeira vez.

A cada linha atravessada vou me perdendo aos poucos, a loucura das lembranças se movem lentamente assim como o tempo.

Cada tentativa de ter proteger e uma tentativa de fuga da realidade, cada falha, cada morte, me fez entrar em pânico me levando a beira da loucura.

As lembranças me forçando a viver, com cada tentativa de falha, movendo entre as linhas do mundo com o desejo de proteger seu sorriso.

Voltando no tempo aos poucos, me fará ter perder para sempre, mas a cada escolha que faço, vou desfazendo, voltando assim, cada vez mais ao limite do mundo.

Cada dia que passamos juntos, ser perder aos montes, a cada linha que atravesso suas memórias vão sumindo, até chegar ao limite, o abismo de lágrimas.

ANO NOVO

A existência, uma jornada cheia de episódio
Uma viagem, comboio, de traço, nó e de laço
De passo a passo, ponto a ponto, num desafio
Tão fugaz! Voraz! Lá vai o trem no compasso

Pela vida, de paisagem variada: quente ou frio
Rumando para a próxima parada, um cansaço
Um alívio, em frete.... um silvo agudo, assobio
Uma outra gare, outro tempo, outro pedaço

Quem sabe ali... será a quem nos amará?
O destino que nos há de dar a exaltação
O acordo que fará satisfação sem estrovo

Quem sabe?... Quem sabe? Ali será?... Será?
Silva outra vez... e parte pra seguinte estação
Nova esperança, surpresas: UM ANO NOVO!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
22/12/2019, 05’23”, Cerrado goiano
Olavobilaquiando

⁠O tempo

Quanto tempo se passou, desde que os olhos abri. Foram muitos choros, sorrisos e alegrias que vivi.

Passaram -se sóis, chuvas, noites e arrepios. No início, que passado sem noção, houve fome, em pouco teve fartura, sobrou indignação. Ah, o tempo. Tempo que vivi ou que sobrevivi. Sei que por este tempo, resisti!

Durante o tempo, faltaram falas e argumentos ou sobraram discursos eloquentes, que restaram emonumentos.

Ao tempo, passou-se então revoadas, cardumes e manadas. A multidão parou, gritou ou se levantou, dependeu do tempo.

Ah, quanto tempo, não se percebe e zap, se findou. Muitos assim se foram, pois pra estes, a história acabou.

Amores duraram cada qual o seu tempo, outros nunca ele matou. Seja pelo peito cheio de sentimentos ou pela lembrança de quem Deus nos levou.

No decorrer deste tempo, a mente turbuleceu, se alcamou e enlouqueceu, mas se manteve firme, na sublime como se fosse o apogeu.

Meu tempo enquanto passa, vivencia outros iniciar, foram as maiores alegrias, deste homem sem duvidar.

Ó tempo, como voa. Uns dizem que apenas anda, mas a certeza não se tem, isso pois o que importa, é quando a viagem, seja de barco, de avião ou de trem, aporta, na graça de meu pai, Deus do bem, pois por todo esse tempo, apenas direi: Amém!

Agradeça como eu, o tempo que já passou, aguardando o que ainda virá, sem medo de tropeçar. Seja por campos ou por tormentas, por estradas calmas ou por vias sangrentas, muito tempo mais, ei de passar.

"Esperança"

Hoje o dia amanheceu nublado.
Nuvem escuras, céu rasgado,
Cores cinzentas, vida amena.

Mas por cima das nuvens,
No alto do céu,
Brilha o sol,
Sempre fiel.

Então, se hoje,
tudo der errado,
Apenas lembre-se:
O sol ainda está lá,
Apenas o tempo bom
Tens de esperar.

"Meu coração bate por você baby"

Você faz meu coração bater mais forte baby
Sinta ele quando penso em você
Se ele batesse assim todo tempo
Não saberia o que fazer

Terminei de ler um livro e ele falava de amor
Não aceito os conceitos dos livros
Comecei a fazer histórias sobre me sentir melhor

Toc toc
Foi o barulho que ouvi na porta
Esperei ter notícias suas
Mas era apenas o carteiro com correspondências de certas coisas da vida
Me liga ou me faz uma visita
Traga seu cheiro e desejos para essa tarde
Chega de saudades
Se você não vir
Vou dançar com a saudade

"Jasiel"

Saudade
Ouvi alguém dizer que, a palavra mais bonita do dicionário, é SAUDADE. Não sei se é a mais bonita, mas é totalmente significativa. A gramática é limitada à sua grandeza.
Hoje acordei com uma saudade absurda. Tão imensa que senti na "carne". A saudade é isso, um sentimento/emoção, mas quando chega ao seu extremo, também é física. Tive aquele sonho que pareceu tão real, quanto o celular na minha mão, ao escrever esse texto. Acordei com a impressão de sentir o cheiro, a pele, o toque...
Saudade é verso ou inverso. Às vezes parece ruim, mas ao mesmo tempo é boa.
A minha me lembra de um tempo bom. E por isso, sou grata!

08/02/2019

Bom dia,
Cada dia, todo dia o tempo pede alegria,
não apenas uma alegria repentina,
mas algo que vibra no interior de maneira perene e sublime,
como sentimentos de gratidão e amor.
Bom viver cada momento fazendo o bem e recebendo estímulos de carinhos.
O que torna todos os momentos do dia, momentos especiais de alegria e amor.

Disciplina, foco e determinação são três palavras muito ditas nesses dias em que vivemos, porém, muito pouco aplicadas. Ter disciplina é algo muito difícil, requer muita determinação, pois é fazer o correto, mesmo que você não queira fazer e, para tal, necessita de muito foco.
Desse modo, as três palavras se interligam, uma dependendo da outra, para que se chegue a algum resultado. As coisas nem sempre acontecem de repente, às vezes levam tempo, meses, anos. É preciso manter os pés no chão, manter a calma e fazer uso dessas três palavrinhas, não apenas dizer ou ostentá-las em um status, mas verdadeiramente aplicá-las.
E não se esquecer de viver aproveitando ao máximo o momento, porque mais importante que o resultado é o trajeto percorrido. Portanto, viva hoje intensamente. Cada segundo com disciplina, foco e determinação.

Uma música uma vez disse:
"Eu conto os dias,
Conto as horas pra te ver.
E eu não consigo te esquecer."
E é nessa expectativa,
Que eu, humano que sou,
Aguardo pra conhecer,
Ou mesmo somente ver,
A pessoa 'gêmea' de meu ser.

A presença não se fez presente,
Mas mesmo na distância,
A mente suspira,
E a barriga esfria,
No pensamento de te-la a vista.

Lembro então de um fato:
O mais caro diamante,
Lapidado teve se ser,
Horas de esforço,
Para o mais belo vir a ser.

Então minha mente acalma,
Pois não se apressa o trabalho no diamante,
Pois em seu tempo,
O mais belo ainda há se ser

⁠Entre risos e pranto
Longas noites sem dormir
O coração grita e canta
Por não saber onde ir
Por mais que a razão
Seja uma seta precisa
Me perco na direção
Esqueço onde se pisa
Chego a me questionar
Porque tem que ser assim
Não sai mais do meu pensar
Mas isso não é ruim
Entre dor e alegria
Eu deixo o tempo passar
Quem sabe passa um dia
Espero por não passar

⁠O tempo passa e tudo muda.
Algumas mudanças são muito boas. Já outras destorcem valores morais.
Não sei explicar bem que mundo é este que estamos vivendo onde:
a APARÊNCIA é mais importante que a ESSÊNCIA.
Que mundo estranho é esse???? 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️

Existem coisas nessa vida que ninguém jamais vai entender, do que adianta explicar se a teoria não se compara ao viver?

Era uma vez num pequeno lugarejo um cara muito sonhador, que um belo dia se perdeu no brilho de um olhar simplesmente encantador!

Daquele olhar algo único em seu íntimo tocou, e como a semente que toca a terra, em pouco tempo algo lindo germinou!

Ao começar a florescer o fruto do plantio, veio uma tempestade pra abalar, não sabendo ela que uma boa semente plantada, nem água e nem vento podem arrancar...

Mas e aí ? Como termina essa história?

Me pergunto todo dia pensando na vida! Mas com a fé de um bom lavrador, confio na qualidade da semente plantada, a qual muito em breve eu verei florida!

"Amor Menina"

Um dia um homem
Amou uma menina
Sem saber como seria.
Esse amor se fez poesia
Mas se escondeu nos vales do impossível...
Um dia esse amor, tanto quanto aquela menina,
Cresceu
E se tornou maior do que o tempo
E o destino...

Um dia um homem amou uma mulher
Um amor louco e maior que o tempo e
o destino...
Mas ainda parecia impossível
Até que amor virou menino e o homem se rendeu ao tempo...

Tendo também o tempo se rendido ao destino.

Ah amor
Que o tempo regou
Ah destino que uniu os amantes,
Num louco e possível amor.
Um amor menino
Sempre renovado.
Que seja, como se sabe,
Eterno
Em várias vidas.
Amor menino
Amor menina...

CRIVO

Não meça a vida pela duração
Em anos, meses, dias ou em horas
Mas pela intensidade em cada ação
Que faz do seu viver soma de "agoras"

Pois resta após as voltas dos ponteiros
Da ampulheta esgotada toda a areia
O que se produziu pelos canteiros
Plantios, sementeiras e colheitas

Perceba que em essência amor é vida
E o tempo cronológico é um crivo
Que faz a vida em vão se esvaecer

Então abane o pó, sopre a ferida
Tente viver bem mais do que estar vivo
Cuide de amar bem mais do que viver

Oldney Lopes ©