Textos sobre Solidariedade
Lamentável... a incapacidade de se fazer um elogio, a falta de solidariedade e de uma palavra de amizade. Além disso o orgulho é claro, parece que as boas idéias nunca podem ser dos outros, senão vai parecer que só é feito pq alguém disse... e daí, qual o problema? O excesso de orgulho, de superioridade que fala mais alto. É triste... lamentável.
Ajudar as pessoas é algo interessante e necessário, um ato de solidariedade. Uma forma de compaixão, mesmo que seja apenas uma conversa para levantar a autoestima. Uma boa palavra que traz em seu bojo o incentivo a uma melhora de vida do seu próximo, que por sinal é eficaz e oportuno. Pessoas precisam de pessoas para levantar o seu astral, pois empatia é a compreensão necessária, que junto à ação solidaria torna possível a transformação de qualquer ser.
Precisamos exercer nosso amor ao próximo, nossa compaixão ao necessitado e solidariedade ao fraco! Pois existe uma frase que diz; "Se Deus te deu a força, empresta o teu ombro para que se apoiem os fracos". E assim, viveremos uma vida muito melhor e mais prazerosa, pois não faremos nada em troca, mas sim, pelo que somos e sentimos prazer em fazer. Ser amável com o próximo é para poucos. Por isso, foi nos dado um mandamento de que amemos uns aos outros, porque na vida não existe melhor exercício para o coração do que buscar os que estão embaixo para levantá-los. Que você tenha ótimos dias lembrando que: “O mais perfeito dentre os homens é aquele que ama o próximo sem pensar se aquela pessoa é boa ou má".
Não se pode cogitar um sistema de Seguridade Social sem a força do princípio da solidariedade, pois teríamos apenas um sistema de capitalização ou poupança individual que não daria conta das demandas e necessidades sociais, não atingiria os valores estabelecidos pela Constituição Federal e não atenderia, certamente, a dignidade da pessoa humana.
Embora o enfoque maior, quando se trata da solidariedade, seja frequentemente dado aos benefícios, em igual medida deve se observá-la no custeio previdenciário. A definição do segurado-contribuinte deve levar em conta a capacidade de contribuição, não somente quanto à alíquota mas também em relação a todos os elementos do tributo, em especial a base de cálculo. Não é só na hora de receber benefícios que os segurados precisam ser tratados de forma diferenciada, mas também no que se refere à contribuição.
Quero ver fazer doação, sem tirar self, sem divulgação, sem constranger o irmão! Solidariedade, não é auto promoção! É para ajudar, quem não tem condução, aqueles sem oportunidade, que faz parte da diversidade, como base de uma sociedade na condição de vunerabilidade, sobrevoventes, em busca da equidade! Há, não venha falar em comoção! Que comoção? Ou, que foi tocado no coração...O que você divulga, tem outro nome meu irmao, apenas doe, sem ostentação..."
Fui convidado do tempo, hóspede da incerteza, empregado da solidariedade, cresci nos sonhos dos desesperados, fui amigo, amante, conselheiro fiel, pobre ao teu lado e, rico num prostibulo, no mercado da vida vendi sonhos de dias melhores, troquei flores por ofensas, punhados de carinho por vaidade, à maldade não conheci, embriaguei-me com o aroma do âmbar espergido sobre um defunto sem pele, morto à mão pela própria estupidez, logo, cavalguei para o isolamento, esquecido, e feliz.
Solidariedade é uma necessidade evolutiva!É ação samaritana que transforma!Paradoxalmente imaterial mas viva! Em omissão não se conforma! Faz o progresso involuntário e desinteressado de quem se estende as mãos, permitindo-se, simultaneamente: alavancar e ser alavancado! É ser partícipe dessa sagrada simbiose: como sujeito ativo e passivo da evolução.
Na dor, nossos corações se abrem para a misericórdia, para a solidariedade. Somos tomados pela empatia. Enxergamos o outro como um reflexo de nós mesmos. O próximo, também é alguém que sofre das mesmas angústias, que enfrenta as mesmas dificuldades, que busca as mesmas respostas. Então, eu posso me aproximar...
Que possamos refletir sobre a vida, as dores do mundo, a solidariedade, e a gratidão. É hora de deixar de lado todos os resquícios de mágoas, para que o coração possa bater livre de amarras, olhar para todos os lados da vida, e, com um único gesto, aliviar a dor de seu irmão. “Porque só o amor pode modificar o mundo e as pessoas”
Em meio a pandemia, os egos dominaram as redes, a solidariedade renasceu, o egoísmo saiu às ruas...e então, alguns escritos comprovaram a tamanha força do universo...o planeta pediu uma pausa, e conseguiu respirar sem ajuda mecânica, o ar puro prenominou, os dias floridos e ensolarados fizeram companhia aos pássaros...'
Deus,criaste vários caminhos para chegarmos até vós. O amor, a caridade, solidariedade são sentimentos que nos elevam. Rogamos aos santos, anjos e arcanjos que, nos inspirem na fé, que sejam nossos apoios, uma esperança e uma prova da vossa misericórdia. Fazei, enfim, que neles encontremos as forças para passarmos pelas provas da vida, e para resistirmos às sugestões do mal. Que mantenhamos: a fé que salva e o amor que consola. Nos abençoai. Amém!
Onde tem amor há perdão, empatia, paciência, cuidado e solidariedade. Onde tem amor tem ética, paciência e verdade. Onde tem amor tem respeito, cumplicidade, companheirismo e amizade. Onde tem amor há vida desabrochando em perfume, há simplicidade e inocência. Onde tem amor há força, coragem, perseverança, fé e esperança. Onde tem amor há encanto, magia, beleza. Onde tem amor há Deus e onde tem tem Deus não falta nada.
Solidariedade e altruísmo são valores fundamentais que fortalecem as conexões humanas e promovem um mundo mais justo e empático. Esses valores nos lembram da importância de nos ajudarmos e de agirmos, desinteressadamente, colocando o bem-estar dos outros em primeiro plano. A solidariedade se manifesta em gestos pequenos e grandes. O altruísmo nos inspira a fazer o bem sem nada esperar em troca, e sim pela simples alegria de ver o impacto positivo que podemos ter na nossa vida e na dos outros.
Ah, quantos “vírus” podemos disseminar pelo mundo. O da SOLIDARIEDADE que nos aproxima de quem sofre e necessita de auxílio, nos curando do egoísmo, da arrogância e vaidade. O da AMIZADE que nos leva a valorizar as relações humanas. O da FÉ, não apenas a religiosa, mas a da crença em um ser superior, fé que jazia esquecida no consumo e no materialismo. O vírus da ESPERANÇA, possibilitando acreditar na existência, não somente do amanhã, mas de seres humanos melhores. O da FAMÍLIA, não apenas a dos laços sanguíneos, mas aquela que nos faz ver todas as pessoas, não importando a nacionalidade, como verdadeiros irmãos. O da COMPREENSÃO, que nos leva a ouvir o outro e entender seus problemas e razões, nos afastando de ser juízes no tribunal do cotidiano. Sobretudo, podemos contaminar o universo, com o vírus do AMOR, como a melhor vacina para a cura de todas as nossas doenças
Desde que a humanidade foi criada a cabeça do homem saiu fora do eixo da solidariedade mundial, cada fazendo o que quer da vida, construindo o que pode, formando cada um a sua família para depois repetir o ciclo da vaidade, do egoísmo e da ambição, sem lembrar a maioria humana para qual propósito ela foi criada.
Querer a igualdade, é mostrar ao mundo o que sabe; é a liberdade de informação. Ensinar as pessoas, dar a elas a sua sabedoria – então elas poderão buscar o seu próprio sustento – além de fazer com que o mundo tenha mais oportunidades de evoluir, pois o seu conhecimento nas mãos de uma pessoa com outra visão, pode suceder em diversas criações. Isto é o amor ao próximo e não essa bobagem solidária. Não essa mentira chamada compaixão e nem esse dever chamado solidariedade. Não há nada de santo nisto, não há nada de bondade nisto. É apenas o instinto natural; um dever que existe na consciência das especies, é a pura lei de sobrevivência, pois até um animal ajuda o seu igual. É instinto, e nada mais.
Deus não te cobra que tua vida aconteça na igreja, mas que a igreja aconteça na tua vida, pois é nesta última que habitas, e onde todas as virtudes que vais buscar na primeira se transformam em ações em prol dos que te cercam, que é o que Deus espera de ti como justificativa para tua própria existência.
É fácil ouvir alguém dizer que fulano é meu amigo. Agora, será que por trás dessa colocação existe amizade ou o vocábulo fora utilizado pontualmente com o objetivo de se tirar proveito de alguma situação? É que na maioria das vezes infelizmente a “amizade” é usada, inescrupulosamente, como pano de fundo, para se obter êxito próprio em determinadas situações.
Vamos Superar essa fase, aprendemos com cada etapa da nossa vida, e nesse momento entendemos que, o dinheiro a soberba e o orgulho, nada valem perto do valor que a vida tem. Um cuida do outro. É assim que vamos passar por essa etapa, como seres humanos melhores. Valorizar o banco da praça que hoje não podemos sentar para conversar com alguém, ou simplesmente ver uma criança sorrir enquanto corre brincando com outra, admirar o voo dos pássaros, o tocar do sol na nossa pele, o abraço que precisamos. Percebemos quão importante a família é, os amigos, a escola, a ida ao cinema, o curtir com “a turma” na praia, jogar conversa fora com o vizinho na calçada, ou simplesmente ler um livro sob a sombra de uma árvore. Seja como for, não se sabe como será o amanhã, mas podemos mudar o hoje. Nunca mais seremos os mesmos, mas com certeza — seremos muito melhores!
- Relacionados
- Mensagens de solidariedade que inspiram apoio em tempos difíceis
- Frases sobre ser solitário
- 49 frases e mensagens de agradecimento de formatura para celebrar
- Mensagem Emocionante
- Frases de solidariedade que mostram a importância de ajudar
- Frases sobre ajudar o próximo que despertam empatia e solidariedade
- Texto Solidariedade