Textos sobre Perdas
Encontros e desencontros do amor
Cada encontro está carregado de perda. Ou de perdas. Às vezes duas pessoas que se amam (amigos, casados, solteiros, amantes, namorados) se encontram e são felizes. Ao fim da felicidade, um deles chora. Ou fica triste. Ou baixa os olhos. Ou é invadido por uma inexplicável melancolia. É a perda que está escondida no deslumbramento de cada encontro.
O encontro humano é tão raro que, mesmo quando ocorre, vem carregado de todas as experiências de desencontros anteriores. Quando você está perto de alguém e não consegue expressar tudo o que está claro e simples na sua cabeça, você está tendo um desencontro. Aquela pessoa que lhe dá um extremo cansaço de explicar as coisas é alguém com quem você se desencontra. Aquela a quem você admira tanto, que lhe impede de falar, também é um agente de desencontro, por mais encontros que você tenha com as causas da sua admiração por ele.
A pessoa que só pensa naquilo em que vai falar e não naquilo que você está dizendo para ela é alguém com quem você se desencontra. Alguém que o ama ou o detesta, sem nunca ter sofrido a seu lado, é alguém desencontrado de você. Cada desencontro é perda porque é a irrealização do que teria sido uma possibilidade de afeto. É a experiência de desencontros que ensina o valor dos raros encontros que a vida permite. A própria vida é uma espécie de ante-sala do grande encontro (com o todo? O nada?).
Por isso, talvez ele nada mais seja do que uma provocação de desencontros preparatórios da penetração na essência do ser. Mas, por isso ou por aquilo, cada encontro está carregado de perda. E no ato de sentir-se feliz associa-se a ideia do passageiro que é tudo, do amanhã cheio de interrogações, da exceção que aquilo significa. A partir daí, uma tristeza muito particular se instala.
A tristeza feliz. Tristeza feliz é a que só surge depois dos encontros verdadeiros, tão raros. Encontros verdadeiros são os que se realizam de ser para ser e não de inteligência para inteligência ou de interesse para interesse. Os encontros verdadeiros prescindem de palavras, eles realizam em cada pessoa, a parte delas que se sublimou, ficou pura, melhor, louca, mas a parte que responde a carências e às certezas anteriores aos fatos.
É mais fácil, para quem tem um encontro verdadeiro, acabar triste pela certeza da fluidez da felicidade vivida do que sair cantando a alegria da felicidade vivida ou trocada. Quem se alegra demais se distancia da felicidade. Felicidade está mais próxima da paz que da alegria, do silêncio do que da festa. Felicidade está perto da tristeza, porque a certeza da perda se instala a cada vez que estamos felizes.
É esta certeza - a da perda - que provoca aquela lágrima ou aquela angústia que se instala após os verdadeiros encontros. Há sempre uma despedida em cada alegria. Há sempre um "e depois?" após cada felicidade. Há sempre uma saudade na hora de cada encontro. Antecipada. Disso só se salva quem se cura, ou seja, quem deixa de estar feliz para ser feliz, quem passa do estar para o ser.
Perdas Necessárias
Deixa partir
O que não te pertence mais
Deixa seguir o que não poderá voltar
Deixa morrer o que a vida já despediu
Abra a porta do quarto e a janela
Que o possível da vida te espera
Vem depressa que a vida precisa continuar
O que foi já não serve é passado
E o futuro ainda está do outro lado
E o presente é o presente que o tempo quer te entregar
Fala pra mim
Se achares que posso ouvir
Chora ao teu Deus se não podes compreender
Rasga este véu do calvário que te envolveu
Tão sublime segredo se esconde
Nesta dor que escurece o horizonte
Que por hora impedem os teus olhos de contemplarem
O eterno presente do tempo
O ausente o presente em segredo
Na sagrada saudade que deixa continuar
Deixa morrer o que a morte já sepultou
Deixa viver o que dela ressuscitou
Não queiras ter o que ainda não pode ser
É possível crescer nesta hora
Mesmo quando o que amamos foi embora
A saudade eterniza a presença de quem se foi
Com o tempo esta dor se aquieta
Se transforma em silêncio que espera
Pelos braços da vida um dia reencontrar.
Os caminhos também se estreitaram e tive uma sucessão de perdas, ou melhor, tive uma sucessão de trocas. E assim, como toda pessoa que tem um coração pulsando, fiquei assustada demais com as mudanças. Mas agora já consigo perceber beleza na nudez de cada uma das minhas árvores prediletas. Elas apenas estão trocando de roupa enquanto eu troco de pele, tamanha cumplicidade. Então, quando bate... a ansiedade e meu coração taquicardíaco começa a doer, ponho a mão nele e digo a mim mesma: “Obrigada por, pelo menos, poder sentir que não estou sozinha”. Porque eu não perdi uma estação, eu perdi a mim mesma e agora me sinto como um prédio que foi demolido e está sendo reconstruído, tijolo a tijolo novamente. E esse processo é muito difícil, mas acho também a experiência mais bonita que uma pessoa possa vivenciar. Toda reforma é para fazer melhoras e, algumas coisas, por não poderem ser recuperadas, terão de ser substituídas.(...) Pois estou tão disposta às reformas, mesmo que isso inclua marretadas no meu coração logo pela manhã, bem cedo. A gente, quando enjoa da dor, começa a ressignificar os acontecimentos, e percebe que se agarrar a um momento bom, acelera o processo de cura.Tenho tido bons momentos e todos os dias Deus me dá uma alegria que ameniza qualquer desespero. Paciência deve ser o meu aprendizado agora... Aceito e agradeço.
Refletir
A vida é vivida de momentos
de alegrias, tristezas,
perdas e aprendizagem
Quando tiver momentos de alegrias guarde-os
para quando tiver momentos de tristezas
lembra-los para deixar as tristezas de lado
Quando tiver momentos de perdas
aprenda a dar valor as coisas
para que não tenha que ficar
a todo momento vivendo das
alegrias passadas.
Sem sonhos as perdas se tornam insuportáveis,
as pedras do caminho se tornam montanhas
e os fracassos se transformam em golpes fatais
Mas, se você tiver grandes sonhos...
seus erros produzirão crescimento,
seus desafios produzirão oportunidades,
seus medos produzirão coragem.
Por isso meu ardente desejo é que você
NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!
Que eu saiba puxar lá do fundo do baú um jeito de sorrir pros nãos da vida. Que as perdas sejam medidas em milímetros e que todo ganho não possa ser medido por fita métrica, nem contado em reais. Que as relações criadas sejam honestamente mantidas e seladas com abraços longos. Que eu possa também abrir espaço pra cultivar a todo instante as sementes do bem e da felicidade de quem não importa quem seja, ou do mal que tenha feito pra mim. Que a vida me ensine a amar cada vez mais de um jeito mais leve. Que o respeito comigo mesmo seja sempre obedicido com a paz de quem esta se encontrando e se conhecendo com um coração maior. Um encontro com a paz e o desejo de viver.
A vida se aprende nas perdas. É perdendo a liberdade que a gente descobre que não se encaixa, é perdendo alguém que a gente descobre que não vale a pena lutar por futilidades, é perdendo o apoio que a gente descobre que o resto do mundo não para só porque nosso mundo parou. A gente vai aprendendo a viver assim, na marra, no grito, no sufoco, no impulso.
A vida se aprende nas perdas. É perdendo a liberdade que a gente descobre que não se encaixa, é perdendo alguém que a gente descobre que não vale a pena lutar por futilidades, é perdendo o apoio que a gente descobre que o resto do mundo não para só porque nosso mundo parou. A gente vai aprendendo a viver assim, na marra, no grito, no sufoco, no impulso. Eu quis mudar o mundo, quis ser brilhante, quis ser reconhecido. Hoje eu quero bem pouco e prefiro me concentrar no agora do que planejar um futuro incerto.
a vida é feita de conquistas e perdas...
o sabio é aquele que consegue durante as conquistas aprender o maximo com elas.
Pq nada é eterno.
nem que seja com a morte as coisa um dia acabam.
e as vezes acabam sem a gente querer, ou mesmo entender o pq acabaram
mas se somos sabios aprenderemos a lidar com as perdas e com as conquistas de cada dia.
cada dia conquistamos algo.
cada dia perdemos algo .
e cada dia algumas coisas são transformadas.
e diante do balé da vida com suas idas e vindas
nos resta aproveita-la
naum se esqueca de viver cada dia como se fosse o ultimo
uma vez disse um sabio
"o amanhã não existe, pois assim que ele chegar se tornara o hoje. E o que era hoje se tornara passado"
e o tempo que passou não volta mais
portanto não teremos a chance de tentar outra vez
será tudo diferente ...
e eu não quero viver me perguntano como seria se tivesse falado se tivesse feito se tivesse.....
não!
a vida deve ser vivida intensamente sem medo de se jogar assim devemos ser
Grandes sonhos!!!
Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais...
Mas, se você tiver grandes sonhos, seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem.
Por isso, meu ardente desejo é que você nunca desista dos seus sonhos.
Ame com toda a sua alma, com todo o seu corpo, com cada fibra de seu ser, não economize nem sequer uma palavra, nem um mínimo gesto de Amor...
O Amor é o pai de todos os outros Sentimentos!
Ele habita somente nos corações dos Homens Bons!
O Amor é um presente, receba-o e ajude-o a crescer.
O Amor é uma insígnia, mostre-a.
O Amor é uma ação, execute-a e deixe-a partir.
O Amor é sem dúvida, o Céu na terra.
E o Céu nas alturas, não seria tal, sem Amor!
Ame tudo! Ame você, seus irmãos de jornada, a Natureza que Deus nos deu para alegrar a Vida!
Se você quer trabalhar para a Paz do Mundo, vá para a sua casa e ame a sua Família!
Voce sabe...
Entendo de perdas, da impotência ao ver o sonho ruir.
Choro em silêncio...
Alma ferida pela dor , de não ter tocado .
Despi-me de qualquer preconceito, joguei fora medos...
Só pra te ver caminhar pra mim...
Era só o que queria...
Aquele fio condutor que me levasse ou que te trouxesse ,
e me prendesses nos teus braços.
Queria a tua boca , tua mão na minha , teus beijos...
O eco dos teus passos...
Te dar meu colo, ter-te em mim, horas sem fim...
Amar com o corpo, com o pensamento , amar sem reservas.
Apenas e somente Amar.
Hoje...
Voce sabe...
A falta de você me rouba o ar.
As palavras já não fazem sentido.
No limite de cada uma delas estico as frases , e quando ultrapassa o limite, elas flutuam , como se misturadas em sentimentos, virassem poema.
Noites vazias... toques sem respostas...
Silêncios distantes e amargos.
As horas são nuvens que se desfazem ao menor vento...
Os sentimentos estão aqui , escondidos...
E como se fosse do meu sentir, a epiderme , tudo isso feriu meu coração.
Hoje vai ser assim...
A música é o silencio , a quietude,
nada mais.
Casais infelizes é o que mais se vê,
Com medo das perdas, nada mais se crê.
Sustentam dores e decepções,
Com medo de ferirem seus corações.
Preferem a infelicidade do que o amor,
Com medo de perderem, escolhem a dor.
Corações vazios,
Almas decepadas,
Mentes brilhantes,
Pessoas desperdiçadas.
Sinto uma imensa dificuldade de lidar com perdas. Pode ser que todos sintam essa mesma dificuldade, só que não demonstram, mas, é claro eu tenho que demonstrar, porque infelizmente não consigo esconder muito bem alguma coisa, sempre sobra um pequeno detalhe para alguém vir e descobrir. Hoje tento esconder a falta que estou sentindo de você, por muitas vezes disse que não queria me afastar de você, porque você é legal e me faz bem. Também já fingi que o melhor a fazer era se afastar de você e quase morria de saudade, então, voltava atrás para te ter de novo em minha vida. Porém, agora não depende mais de mim, depende de você a decisão foi sua, não minha, o que me acaba é me acostumar a não falar com você, não ouvir a tua voz, e nem ver o seu rosto, que é tão lindo aos meus olhos.
Às vezes fico olhando para o telefone esperando ele tocar e ser você, falando que está com saudades como era nos velhos tempos. Gostaria até mesmo de uma briguinha durante a noite, somente para escutar a tua voz e saber que você estava aqui, comigo. A grande verdade é que te queria aqui, não aí longe de mim. Talvez eu nunca deixasse de te amar, nem mesmo agora, pode ser que ontem te amava menos e hoje te amo muito mais. É estranho! Mas é verdadeiro. É triste saber que você não vê isso, e não dá a mínima para isso.
Tenho que aprender a viver sem você e dessa vez tenho mesmo, porque creio que não vou mais te ter por perto. Não sei se conseguirei deixar esse sentimento de lado, mas tenho que seguir a vida.
O corpo humano é projetado para suportar perdas. E se adapta, assim não precisamos do que perdemos. Mas, às vezes, a perda é muito grave e o corpo não consegue suportar sozinho. É quando os cirurgiões entram.
Temos tanta esperança no começo das coisas. Parece que só existe um mundo a se conquistar… Não a se perder. Dizem que a incapacidade de aceitar a perda é uma forma de insanidade. Deve ser verdade. Mas, às vezes, é a única forma de nos mantermos vivos.
Perdas
Perdi tudo que nunca tive
Perdi a esperança que jamais possui
Perdi a fé nas pessoas que nunca confie
Perdi o amor que achei que havia construído
Agora percebo que não perdi
Não posso perder o que nunca tive
Mas algo tenho perdido,
Pensamentos tentam buscar
As lagrimas querem cair sem perceber
Uma respirada funda me faz recompor
Meus pensamentos voltam a trabalhar sem lagrimas acompanhar
Descubro que perdi
Perdi a ilusão da vida
Ilusão da perfeição e da busca de princípios que muitos dizem possuir
Uma busca que não tem fim
Ensinada desde pequenino a seguir
Porem jamais praticada por aqueles que me ensinou
O certo e o errado não existem para quem ensina
Assim eu digo eu perdi
Perdi a dor de errar
Perdi a tristeza de tentar ser feliz
Perdi a aflição de não confiar em mim
Perdi o desejo de ser o que eu nunca quis
Então quem eu sou?
Sonhos que faz anos que não me visitam
Sonhos que me alegravam nas madrugadas
Não sinto saudade deles
Não quero sonhar assim
Quero descansar desta vida que perdi
Sou um homem não sonhador
Troquei os sonhos pela realidade
Vivida dia após dia
Assim é mais fácil de enfrentar a vida
Pois espero o pior do ser humano
Não me desfaleço tão fácil assim
Não posso perder assim
Uns vivem em sonhos
Para eles a vida está sendo saboreada de prazeres
Um problema que aparece um sonho se desfaz
Caiem em abismos profundos por terem sonhados demais
Precisei cair uma única vez para descobrir
Que o ser humano não pode fazer ninguém feliz
Eu posso me fazer feliz, mas não poderei fazer você feliz
Viver sempre esperando o pior não é viver irão dizer
Porem não me interpretem assim
Só não vivo esperando o melhor do ser humano
Faço o meu melhor e ainda sou visto como malfeitor
Se são as migalhas dos pães que me sobram depois da refeição de vocês
Com ela me sustentarei sem reclamar
O que esperar de uma sociedade que se perde todos os dias
Definitivamente eu perdi
Perdi o molde que me deram ao nascer
Perdi o molde que me deram ao aprender com meus pais
Perdi o molde que a escola me apresentou
Perdi o molde da vida em sociedade que me propuseram
Não me encaixei em nenhum molde
Não posso ser auto adensável
Não consigo entrar em tantos moldes assim
Eu sou o meu próprio molde
Eu sou único, então pense duas vezes antes de me generalize.
Não sou uma pessoa boa ou ruim
Não me coloque como pessoa
Não reconheço quem é esta pessoa?
Uma pessoa boa? O que uma pessoa boa faz?
Eu não sou sempre bom
Eu tenho raiva às vezes
O ser humano não pode ser definido e nem representado em pessoas
Estudos que nunca tem fim
Este é o ser humano
Não deve ser estudado e nem compreendido
Porque quanto mais estuda, mais moldes aparecem
Moldes que nunca tem fim
Eu já perdi estes moldes
Perdi o desejo de viver nesta sociedade
E encontrei o prazer de viver na minha sociedade
Aceitando que o homem não pode ser perfeito
Aceitar não quer dizer aprovar as imperfeições
Aceitar é saber que estou sujeito a todas as coisas
Assim consigo sobreviver neste mundo que a muito tempo vem me causando dor
As imperfeições que sejam julgadas pela legalidade da sociedade
Pelo certo e o errado que foi criado para controle e organização da vida em sociedade
Assim aprendi a não julgar as pessoas pelos seus atos
Pois elas são o que são
Seus atos algumas vezes são por instinto, outras pela decorrência dos fato em sua volta
Ninguém conhece ninguém
Nem mesmo as pessoas mais louváveis na pratica da observação do ser humano
Os filósofos diferem em seus pensamentos por muitas vezes de tal forma que é mais fácil coloca o ser humano em moldes
Pois eles não descobriram quem eu sou
Cuidado eu não sou uma pessoa...!
Eu sou o um ser humano
Não vivo esperando o pior do ser humano
Vivo dando o meu melhor para mim
Não posso dizer que sou uma pessoa feliz
Mas posso dizer que sou o Leandro que vivo a vida
Viver a vida sem moldes e preconceitos
Vivo a vida com criticas a todo tempo
Vivo por amor de um Deus que ninguém entenderá
Pois este amor é entre eu e ele
Não entre uma religião e Deus
Não busco a perfeição, pois sei que jamais alcançarei
Busco ser fiel a Deus e não me corromper nesta sociedade
Eu sou acima de tudo um servo de Deus, e não carrego placa de igreja ou religião
Carrego a palavra de Deus
Perdi o desejo de viver no mundo
E encontrei o desejo de viver em nome do Senhor Jesus para com Deus.
Leandro Santos S Melo – 22/12/2016
Deveríamos aproveitar mais o que temos e parar de chorar as nossas perdas.
Deveríamos nos lembrar do que ainda possuímos e deixarmos a alegria ser nossa constante companhia.
Em vez de reclamar, mude!
Em vez de chorar, sorria!
Se não deu certo, recomece!
Se perdeu, dê valor ao q já se ganhou!
Se tudo lhe mostrar que não tem mais jeito, levante-se, aponte para o alto e diga em alto em bom som: "EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E É LA DO ALTO QUE VEM O MEU SOCORRO!
Acredite!
Tem que partir de você a iniciativa e não dos que te cercam. Use como exemplo a mensagem de um autor desconhecido que diz:
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez."
Use também o trecho de uma canção que diz:
O Socorro Contra as Nossas Perdas
O verdadeiro bem — a sabedoria e a virtude — é seguro e eterno; é este bem, aliás, a única coisa imortal que é concedida aos mortais. Estes, porém, são tão falhos, tão esquecidos do caminho que seguem, do termo para que cada dia os vai arrastando que se admiram quando perdem alguma coisa — eles que, mais tarde ou mais cedo, hão-de perder tudo! Tudo aquilo de que és considerado dono está à tua mão, mas sem ser verdadeiramente teu; um ser instável nada possui de estável, um ser efémero nada possui de eterno e indestrutível. Perder é tão inevitável como morrer; se bem a entendermos, esta verdade é uma consolação para nós. Perde, pois, imperturbavelmente: tudo um dia morrerá. Que socorro podemos conseguir contra todas as nossas perdas? Apenas isto: guardemos na memória as coisas que perdemos sem deixar que o proveito que delas tiramos desapareça também com elas. Podemos ser privados de as possuir, nunca de as ter possuído. É extremamente ingrato quem pensa que já nada deve porque perdeu o empréstimo! O acaso privou-nos do objecto, mas deixou em nós o uso e proveito que dele tiramos, e que nós deixamos esquecer pelo perverso desejo de continuar a possuí-lo!
Perdi...
Ninguém gosta de perder, mas pare e pense em como a vida é cheia de perdas... Logo cedo eu já estava perdendo a hora, como também perdi metade da noite porque o sono não vinha, então reparei que perco o bom humor quando isso acontece.
Ja perdi tanta coisa,perdi a vontade de sair, perdi a inspiração de um texto lindo que tava escrito na minha mente ontem de manhã, ja perdi o apetite, ja perdi a minha agenda, ja perdi a hora de um encontro. Vivo perdendo minha chave, perdi a estréia de um filme que eu queria tanto ver... Perdi tempo pensando em quem não merecia e perdi a vontade de tentar outra vez, perdi a cabeça e me perdi várias vezes...
Perco a noção do tempo quando estou entre amigos, perco o meu medo quando to com meu pai... Já perdi um telefone importante, perdi a vergonha e beijei em público, perdi a paciência e perdi o juízo... Vivo perdendo o controle da tv e o meu controle também. Perdi um grande amor, e perdi a coragem de lutar...
Perdi a carona, perdi a carteira, perdi um abraço, e perdi a pressa também, perdi a memória, perdi a moral da história, perdi de ouvir a minha música preferida e perdi a calma. Com erros e culpas perco tudo que tenho que perder, e perco tudo sem perder a paz, sem perder meu sorriso,,,
Perdi sozinha, perdi acompanhada, senti pelas pessoas que amo e que perdem muita coisa também, senti pelo amigo que perdeu a mãe. Perdi junto com o Brasil inteiro a última copa do mundo; ja perdi a esperança de ver um mundo sem preconceito... Já perdi eleição pra presidente; e perdi a chance de mudar de cidade, perdi a oportunidade de uma vida azul... me perdi no caminho e perdi o rumo do que é certo e do que é errado;
É... até a fé em Deus eu ja perdi, mas ele entendeu e perdi o medo que ele me castigasse, e acreditei mais que nunca que ele existe e em meio tantas perdas ele me guia e não me perde de vista.
Perdi a coragem, perdi a inocência, e perdi de brincar mais um pouco... Perdi uma amiga que Deus quis pra ele, perdi o brilho dos olhos, e o sorriso espontâneo dos lábios, perdi a viagem, perdi um retrato, perdi dinheiro, perdi um bilhete, perdi um anel, perdi a vergonha, perdi o jeito, perdi tempo e perdi me perdi na minha bagunça, e perdi uns papeis, vivo perdendo coisas que não são importantes mas que não vivo sem elas. Perdi de dizer pra alguém "eu te amo" por puro orgulho, e perdi noites de sono por isso.
Ja perdi de ver o sol nascer e ver ele se pôr também, e perdi uma estrela cadente, perdi de ver o arco íris depois da chuva, perdi um eclípse, perdi de ver a lua grande toda cheia... e perdi de sentir o vento no rosto, perdi a história, perdi a memória, perdi teu amor, perdi até uma dor, perdi e perdi muito... Perdi tudo e ganhei o dobro.
Ganhei a minha vida sem pedir, ganhei amigos, ganhei abraços e vou seguir meu caminho perdendo e ganhando coisas a cada instante, sempre acreditando que tudo é possível, sabendo que o "pra sempre" sempre acaba e que o "nunca mais" não existe. E que lágrimas servem pra lubrificar as pupílas dos olhos, purificar o coração, aliviar a carga das costas e renovar a alma.
Muitas vezes é preciso perder pra se ganhar, perder pra dar valor, perder pra ir atrás de um novo amor, de um novo sonho, de uma vida nova... Perca, perca muito, mas não perca a esperança, porque essa quando se perde é difícil de se encontrar...
Dani Z
Sinto necessidade em me amar um pouco mais. As perdas inesperadas e insubstituíveis que me deixaram à deriva abalaram uma construção que eu julgava sólida. Já reergui os pilares da aceitação baseado na fé que comungo. Falta ainda me olhar com o mesmo olhar de “ternura e amor” que dedico ao meu próximo e a vida, antídotos que cicatrizam e acariciam as feridas da alma. Que o amor, lindo e manso, ressurja em mim e em todos.
Luiz Machado
As nossas piores perdas são aquelas forjadas por nossa própria negligência.
Porque negligenciamos o amor, perdemos nossos amados. Porque negligenciamos o perdão, perdemos amigos que nos feriram, mas que foram antes feridos pela vida. Porque negligenciamos a saudade, mantemos a distância, e ficamos sozinhos, ficamos vazios.
Há pessoas que são incapazes de dizer o que pensam, o que sentem, que gostam umas das outras. Negligentes para com seu próprio coração.
O que você tem negligenciado é o que você tem perdido.
- Relacionados
- Frases de luto por um amigo que expressam a falta que ele faz
- Texto de desculpa para se redimir
- Frases para pedir desculpas
- Frases sobre Beleza Interna e Externa
- Frases de Perdas
- Poema de Perdas
- Perdas
- As 87 melhores frases de reflexão sobre a vida
- 56 frases de superação de vida para ter fé e força
- 63 frases de amizade verdadeira: mensagens carinhosas para grandes amigos!
- 11 meses de namoro: mensagens e textos