Textos sobre o ser Humano
Seja um ser humano completo. Honre sua vida e seu nome de acordo com seus princípios... Tenha coragem de olhar "para dentro"
seja moral com você. mesmo que seja minoria.
Escute seu coração, esteja ciente da sua verdade e só então decole vôo.
Mude, experimente, mas nunca abra mão de suas referências, raízes e do valor de ser correto.
HONRE seu caráter nato, seja honesto e incorruptível...
Uma alma cheia de orgulho te transforma num guerreiro magnético.
Ganhando ou perdendo o mundo sempre virá até você, lhe oferecer uma bandeja de luz.
O neurocientista Antônio Damásio afirmou certa vez que só a arte pode melhorar o ser humano. A arte serve para provocar sonhos, mexer com as emoções e com imaginário, oferecer sentido à existência, e, até mesmo, causar estranheza diante do inusitado. A arte possibilita a recriação de um mundo mais belo e feliz.
Trecho do livro O TEMPLO DE AIAKOS
No fundo do seu coração, qual a coisa mais importante?
As carências mais básicas do ser humano, sempre foram alimento e abrigo, mas quando vemos que existem coisas que não temos, a cobiça surge e nossos desejos aumentam. Mas a coisa mais importante é estar realizado e ter alguém para amar e cuidar.
"Nenhum ser humano consegue mensurar plenamente um olhar!
Pois um olhar pode expor dês de coisas simples, até aquilo que esta escondido no âmago da alma!
Entretanto em seres corrompidos, até mesmo um olhar pode apresentar falsidade e incoerência!"
(Eliseu Fernandes Laurindo - Navegantes, 20 de Maio de 2016)
A pior covardia de um ser humano é despertar o amor em outra pessoa sem ter a intenção de amar." O comentário, do autor desconhecido, fala sobre o poder de ilusão sobre as pessoas e a incapacidade de amar.
O ser humano tem esse poder de sedução, mesmo que não seja de intenção, atraímos pessoas pela nossa simpatia, carinho, atenção, compreensão e entre outros motivos. Mas também existem aquelas pessoas que fazem por prazer, que usam uns aos outros sem dó nem piedade, só para se satisfazer de suas carências.
Essa forma de usar as pessoas parece não ser tão importante para quem faz, mas é importante para quem sente. A pessoa que esta do lado oposto se submetendo a esse tipo de ilusão, muitas vezes acha que tudo é real e que esta vivendo um amor correspondido e intenso.
A ilusão muitas vezes deixa as pessoas cegas ao ponto de não enxergar que aquilo não é real e cria um mundo dentro de si totalmente surreal, imaginando situações, sonhando, desejando e se apaixonando ainda mais por alguém que não faz idéia do que esta cometendo.
Quando descoberta a ilusão, a decepção é muito grande e as conseqüências são inúmeras. Depois de se envolver numa paixão tão facilmente, não será com a mesma facilidade que vai conseguir deixar de amar a pessoa. o sofrimento é muito grande a ponto de cometer muitos atos espontâneo por conta do coração e da dor.
Portando, não se deve despertar amores sem ter intenção de prosseguir com o romance, pois não existe amor proibido, apenas pessoas incapazes de amar e de serem felizes.
QUEM É VOCÊ?
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Venho e trago todo afeto;
calor humano sem fim;
você olha para o teto,
ao invés de olhar pra mim...
Outro dia tenho a sorte
de apesar do meu temor,
encontrá-la em outro porte;
até com senso de humor...
Quando penso que já sei
que você é mesmo duas,
subestimo a própria lei
do planeta; o céu; as luas...
Você enche, míngua, cresce,
se renova com vertigem,
esquenta, gela, incandesce,
é cerrado e mata virgem...
Cansei de passos no escuro;
nos vãos de sua maré;
agora só lhe procuro
ao saber quem você é...
Para Pensar 03/09/2016 (sábado)
Como o ser humano é difícil, ele se enfurece quando algo que não gosta é feito com ele, mas ignora totalmente as circunstâncias quando está fazendo o mesmo com outras pessoas. Como diz um sábio mestre à coisa é boa enquanto todos estão rindo de certa situação, se um para de rir, deixa de ser brincadeira, e passa a ser apenas seu desejo de escrachar e ridiculizar outa pessoa, como isso fosse resolver seus problemas interiores.
O humano é um ser compreensivelmente incompreensivo. Essa contrariedade se da pelo fato de cada um justificar os fatos procurando argumentos criados por sua própria razão. Razão da qual cada um se permite chegar a conclusões de que se faz correto suas atitudes e que elas justificam sua causas e efeitos.
O código de defesa do consumidor possui um conjunto de normas para estabelecer acordo entre as partes, nele o ônus da prova é invertido, onde dispensa o consumidor de provar determinado fato.
Muitas situações em nossa vida pode ser relacionada a esta inversão do ônus. Em determinados fatos quando nos colocamos a juízes tentamos transferir o peso para a parte contraria buscando nos defender com argumentos da nossa razão.
Nós seres humanos, fornecedores de sentimentos temos o melhor alerta de quando algo está funcionando errado, mas para evitar transtornos buscando resolver algum tipo de problema ou perca de tempo com trocas, nós nos omitimos a estes alertas e continuamos o fornecimento.
Quando a situação apresenta um fatídico problema o fornecedor poderia dizer que a causa foi devido ao mal uso do consumidor ou que o produto apresentava problemas e o mesmo insistiu no uso, ao mesmo tempo que o fornecedor de sentimentos alegaria que o consumidor agia de forma incorreta, percebendo o estancamento de alguns sentimentos, a frieza no relacionamento, a seca no afeto, a distância de suas proximidades e que o mesmo se omitiu quanto aos alertas.
O ônus da prova torna mais fácil a defesa do consumidor, já que o mesmo se apresenta vulnerável. Ou seja isenta o consumidor dos ônus, transferindo a responsabilidade para o fornecedor que apresentará ônus ao seu favor.
Independente das provas, o fato é que tanto o fornecedor quanto o consumidor devem estar atentos quanto a estes alertar para não acontecer problemas ou irregularidades. Testes iniciais podem ser aprovados, mas conforme o uso pode danificar algumas partes que não possuem resistência para a situação. Aí recai sobre o fornecedor estar atento quanto ao que fornece para seu consumidor com revisões ou feedback.
Agente fecha os olhos pra tanta coisa, pra evitar um problema, que não enxerga um problema maior no futuro. E quando temos a possibilidade de transferir o peso para a parte contrária, justificamos suas causas e efeitos procurando nos compreender argumentando com nossa razão, muitas vezes incompreensível.
O inconcebível é que, ainda hoje, se permite que o maior inimigo do ser humano - seja justamente aquele que deveria ser seu aliado inseparável.
Nas ruas, é roubo seguido de morte; nos palácios é roubo seguido de falta de escola, de emprego, de segurança, de saúde que – também – levam à morte.
Sentir medo é humano e normal
Tentar fugir dele parece ser a melhor solução
Ser contrário a isso é como andar na contramão
Mas enfrentá-lo parece ser mais natural
Saltar de paraquedas é uma aventura inebriante
Colecionar viagens a lugares desertos é demais
Imagine lutar em uma missão de paz?
Isso não pode ser trocado por nenhum ouro ou diamante
Mas afinal, por que sentimos medo
Por que não podemos viver sem ele?
O quê há de tão intenso nele?
O ser humano nunca descobrirá esse segredo?
O medo é um sentimento que nos protege
Sem ele nós não existiríamos
Sem ele, nós não sorriríamos
Afinal de contas, é o medo que nos rege
Quem diz não ter medo de nada é mentiroso
Não passa de um charlatão
Até Osama Bin Laden teve medo, por que nós não?
Os mistérios do medo é o que o torna tenebroso
O ser humano já tentou de várias formas abandonar o medo
Mas sempre somos vencidos por este sentimento
É uma coisa sem nexo, é um cálice de sofrimento
O medo é como o mar, e nós um simples rochedo
Você já parou para pensar como seria uma vida sem medo?
As pessoas mentiriam, roubariam, matariam, além de outras práticas
É o medo que impede estas táticas
É este sentimento tão puro que nos impede do arremedo
Esta pequena sensação é um diabedo
Ela lhe prende e lhe tortura
Não há soro para ela, nem tampouco cura
Mesmo que tentemos nunca conseguiremos fugir do medo
O ser humano, é um animal que produz muitos ruídos. Na busca pela essência, há muitos acidentes emocionais que o nosso íntimo acumula. Se a minha música é a porta para liberar esses ruídos e receber novos sons, então a porta está sem trancas e é assim que o ser deve se compreender.
Destrua as prisões dos seus vôos.
Mira Cecilia
VIVER
Viver nao é facil, viver talvez seja um dos maiores desafios do ser humano, porém mesmo sendo tao complicado muita gente que poderia tem razoes de sobra pra desistir da vida, nao desistem, mais se arrastam, fazem de tudo pra sobreviver, pra continuar vivo, enquanto muitos que possui muitas razoes de querer viver, nao valoriza oq tem de mais valioso, a vida.
É dificil de compreender, posso dizer que se alguem nao consegue ser feliz no pouco, nao adiantara ter muito, pois o probema nao esta no ambiente e sim na insensibilidade desses tipos de pessoas de captarem as coisas boas da vida. Isso é fato.
A música deve ser usada inteligentemente
O cérebro humano está cansado e agredido pelo excesso de informações. A tv se encarregou de saturar, incessantemente, com sons irritantes; nas ruas, os motoristas buzinam estridentemente, e aceleram forte, produzindo barulho excessivo; os ruídos internos empurram o ser humano para o universo interior das cobranças sociais, e assim estressado pelo trabalho, ele se dirige aos templos para buscar a Palavra, a quietude, a reflexão. Quem não gostaria de orar silenciosamente ao entrar no santuário, ao som de uma musica suave? Quem não gostaria de ouvir um coral, ou cantar com a congregação um hino inspirativo, sem necessidade de tentar superar o barulho do que mais parece um “trio elétrico” de 90 decibéis, prejudicando a audição e a saúde?
Ainda há tempo de reverter o horror que se instalou nos templos durante o culto. Autoridades especializadas no estudo dos efeitos do som indicam que ruídos em níveis elevados alteram o comportamento humano e não preparam o cérebro para ouvir a mensagem, pelo contrário, interferem na química cerebral, que fica muito alterada. Com toda essa adrenalina a pessoa torna-se incapaz de gravar a mensagem.
A música é um poderoso fixador da memória: sensibiliza; emotiza (cria entusiasmo); prepara o cérebro para arquivar as mensagens; consola; tranqüiliza; desperta a atenção; estimula a produção dos hormônios que formam o padrão químico das inteligências.
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David:
“ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
Problemas todos têm, os sentimentos bons ou ruins fazem parte do ser humano. A diferença é não se apegar a sentimentos ruins e fazer deles confetes, assoprá-los e deixar que o vento leve. Você não pode mudar o ontem e muito menos planejar o amanhã. Então, aproveite o que o hoje tem a te oferecer, olhe ao seu redor e descubra maravilhas.
Profª Lourdes Duarte
O DOM DE DEUS
Todo ser humano é a imagem do Criador. Este é um dogma associado ao catolicismo. Temos também que DEUS é a perfeição da vida. Então se somos a imagem Deste, também somos a perfeição. Sim, apenas não a usamos como o Pai nos ensinou. Ou talvez ainda não a entendamos em sua simplicidade. Somos a imagem Dele, mas nossos atos não.
A imagem poderia ser entendida como o corpo, cada ser humano. Mas nossas atitudes e consciências estão longe de alcançar a perfeição. Está só alcançaríamos na coletividade. Deus fez cada um de nós a sua imagem e semelhança. Mas para aspirarmos uma simples comparação ao Pai, devemos agir coletivamente. Quando isto acontecer seremos merecedores também de sua perfeição.
E como um dia conseguirmos isto? Ou, será que um dia conseguiremos? Se as escrituras dizem que devemos seguir a vontade do Pai, então um dia chegamos lá. Como fazer? Despertando o dom que Deus deu a cada um de nós, usando este em beneficio da coletividade. Somos a imagem Dele, mas somos fragmentados. O dom que existe em cada um, quando unido forma a coletividade. E o resultado de todos os dons em coletividade, é a paz, harmonia, justiça, o amor com o próximo. Estender a mão, o braço, tudo que estiver a seu alcance, sem nunca esperar nada em troca.
A imagem do Pai é fragmentada, mas nosso dom usado coletivamente é a perfeição ensinada pelo Criador. Todos têm um, qual é o seu? Desperte-o, Deus lhe deu isso para usar em beneficio de todos.
Paulo Cesar
santosekiwel@hotmail.com
Outra mudança de estação
“Mudaram as estações e mudou também o caráter humano com suas peculiaridades, sempre exigindo ter mais e poder mais. E meio à sociedade atual, cheia de pessoas com almas vazias perambulando por aí a fim de preencher seu ego através do consumismo desnecessário e da extorsão alheia. Vem chegando outra mudança de estação, que seja para melhor dessa vez, que as pessoas saibam dar valor às coisas simples que a vida oferece como observar uma mariposa brincando com a luz.”
Pergunto-me até onde vai o egoísmo do ser humano. Um fato é que cada um se importa com si mesmo, sem se importar com quem vai ser ferido.
No jogo de erros, ninguém sai ileso. Você pode ter vivido um amor impossível, pode ter sofrido e também feito sofrer, mas na hora do vamos ver, não consegue lembrar dessas experiência. Comete tudo novamente e novamente. Jura que vai aprender com os erros, mas não aprende.
Jura que vai viver diferente, mas não muda.
Jura que vai esquecer o que aconteceu, mas nunca esquece.
E o pior, acredita que nunca vai fazer outra pessoa sofrer como você, mas faz.
Apostar em uma pessoa é arriscar a própria serenidade e mais, a sanidade. E vamos vivendo.
Quando cada ser humano se portar como tal.
Ai sim; teremos algo de verdadeiro do verdadeiro ser. E por sermos nesse momento humano. Iremos à luta, por uma verdade e não por ilusão de uma causa. E seremos nesse momento respeitados, tal qual somos no momento. Momento esse, de sanidade real. Onde poderemos ver o ser; E não o ter.
Em constante ignorância, ser um ser humano leigo ao seu próprio sentido de viver.
Qual finalidade é posta na mesa?
Ha crenças de que o homem nasceu para sua própria destruição. É de tamanha tristeza o fato de que não saibamos lidar com um substantivo tão simples, "vida".
Uns vivem o inteligível, outros, o perceptível.
Será que um dia chegaremos a uma conclusão concreta sobre o sentido de viver bem e estar bem?
Será que ao passar dos anos nós vamos adotar aquele trecho bíblico que diz que todos nós somos irmãos?
Ou será que vamos permanecer nos trucidando de forma racional e "irracional"?
Sofro um imenso desgaste na minha amígdala, quando crio teses nos meus pensamentos sobre a humanidade. Tristeza ao ver que somos a igualdade viva, mas nos extinguimos a cada dia que passa.
Como Morre um Coração
Talvez de todas as facetas do “Ser Humano” não exista nada pior que o orgulho
O ódio se cura com amor, a vaidade com a humildade, o egoísmo com a compaixão, a ignorância com a sabedoria, mas e o orgulho...
Sentimento capaz de destruir um imenso amor, uma eterna paixão
Mesmo sabendo que esta trilhando um caminho sem volta, sombrio e condenado ao fracasso a pessoa orgulhosa envenenada desse sentimento consegue aniquilar ainda
que seja a mais remota sensação de esperança, do coração do otimista.
Orgulho não vence batalhas apenas mascaram nossas derrotas internas
Ninguém é tão forte a ponto de não precisar de alguém,
a ponte de trilhar uma longa jornada sozinho.
Em determinados momentos a grandeza de uma pessoa não esta em ajudar a quem precisa mas sim em pedir ajuda a quem lhe oferece
Na vida existem dois tipos de orgulho;
Aquele em que as outras pessoas sentem por nós e aquele que sentimos de nós mesmo
Talvez esse ultimo seja o pior, por nos tornar orgulhos em vivermos uma mentira, onde o réu tornasse seu próprio carrasco.