Textos sobre o ser Humano
Por meu intermédio fala a mente de Deus.
Mostro o estado do ser humano.
Indico o caminho da salvação.
Aponto o destino dos pecadores.
Revelo a felicidade dos salvos.
Ilumino-lhes o caminho a trilhar.
Alimento-os espiritualmente.
Dou-lhes conforto nas horas difíceis.
Eu sou:
o mapa do viajante;
o bordão do peregrino;
a bússola do piloto;
a espada do soldado;
a carta magna do cidadão;
um tesouro inexaurível;
um paraíso de glória;
um manancial de alegria.
Cristo é o meu assunto central.
A felicidade humana, o meu propósito.
A glória de Deus, o meu objetivo.
Leia-me!
Frequentemente.
Atentamente.
Com oração.
Eu gostaria de:
encher sua memória:
governar seu coração;
guiar seus pés.
Meu conteúdo envolve a maior responsabilidade:
SER EU A PALAVRA DE DEUS!
Por ser humano, o ser humano foi
dotado do livre arbítrio, que pode ser
usado para mudar o Destino...
Usemo-lo bem, pois...
Ósculos e amplexos,
Marcial
FALANDO ALGO SOBRE LIVRE ARBÍTRIO
Marcial Salaverry
Fala-se muito que por podermos exercer nosso livre arbítrio, somos capazes de gerir nosso Destino, podendo até mesmo jogar com nossa vida e a de outrem... Será mesmo?
Devido alguns fatos que aconteceram, amigos nossos pediram explicações sobre certos fatos que regem nosso Destino, como por exemplo o que poderia levar alguém a tirar sua própria vida, complementando com uma pergunta muito subjetiva: O que estamos fazendo aqui?
Realmente, considerando que estão sempre fazendo pesquisas e experiências, buscando descobrir medicamentos que nos dêem melhores condições de vida, bem como vão se descobrindo tratamentos e tipos de alimentação que vão aumentando a longevidade de nossa existência, fica difícil de explicar como alguém bruscamente põe fim à sua vida.
Para tentar explicar, vou entrar em um terreno meio perigoso, porque subjetivo, visto envolver a parte espiritual de cada um, e é preciso considerar que a espiritualidade é algo que está dentro de cada um de nós, e assim, cada qual decide como seguir o caminho de sua passagem por aqui, eis que nosso Destino que dizem estar traçado, só tem um princípio e um fim. O meio do caminho sempre vai depender de nosso livre arbítrio, sobre a maneira de o conduzir, e assim o destino que podemos dar a nosso Destino pode ter rumos diferentes, mas o final sempre será o final...
Como compreender isso, se é algo que está dentro de cada qual. É totalmente empírico tentar explicar os porquês de certas atitudes, se é uma coisa que estava no interior dessa pessoa. Por que me apaixonei por ela? Por que ela não gostou de mim? Como explicar isso? São atitudes, que podemos e devemos aceitá-las ou não, segundo nosso livre arbítrio. Explicá-las, contudo, é impossível. Não se explicam sentimentos. Seja o gostar de uma pessoa, seja o gostar da vida.
Explicar a presença de Deus... Como? Se Ele é intangível... À luz da ciência Ele não existe. À luz da ciência, nós também não existimos, visto que a ciência não explica o aparecimento do primeiro ser vivo.
Nós somos meros produtos de reprodução... Sim... de acordo. Mas... e o primeiro... veio de onde? A velha história do ovo e da galinha... Quem explica?
E vai por aí afora. As plantas resultam de sementes plantadas pelo homem... Certo, mas e as sementes, vieram de onde? As primeira sementes, que deram origem às primeiras plantas, vieram de onde?
Explicar isso, é o mesmo que tentar explicar o que nós fazemos por aqui. A explicação que melhor aceito, é a de que estamos cumprindo uma missão nesta nossa passagem. Qual missão? Aquela que decidirmos por nosso livre arbítrio. Você, poeta, escreve poesias por sua opção. Elas são lindas por seu talento. Então você soube descobrir uma de suas vocações, que é escrever poesias e encantar quem as lê.
Bem queridas crianças, não sei se ordenei direito as idéias, mas fiz como sempre faço quando escrevo, ou seja, começo a batucar, e deixo que meus sentimentos direcionem as palavras.
Mas o que eu queria lhes dizer foi isso mesmo. É extremamente desgastante tentar encontrar certas explicações implausíveis à luz da ciência, que tudo explica (ou quase).
O mais correto é aceitá-las (ou não), e continuar vivendo, fazendo a nossa parte, preferencialmente procurando uma maneira de ajudar quem quiser ser ajudado, e não desejando e nem fazendo mal a ninguém, seja lá quem for, principalmente a nós mesmos. Assim agindo, certamente nos sentiremos melhor.
Depois de ter levado em minha juventude, uma vida meio marginal, decidi por meu livre arbítrio mudar de vida, e me senti bem melhor em meu interior.
No livre arbítrio está a explicação porque pessoas fumam, bebem, se drogam, roubam, matam, ou apenas procuram fazer o bem. Adquirir ou não certos vícios independe de pressões alheias. É coisa interior de cada um, assim como desistir ou não da vida, também. É decisão própria. Existem pessoas que lutam desesperadamente para viver, e existem pessoas que simplesmente desistem da vida, e até terminam com ela por vontade própria.
Explicá-las? É inútil, pois foi uma decisão interior. Não acredito que alguém tire a própria vida por pressões externas, por pior que sejam suas condições de vida. O que pode levá-la a isso, é uma decisão interior, e que deve ser respeitada.
Bem, por meu livre arbítrio, gostaria que todos dirigíssemos um pensamento de consolo para esse alguém, e a todos, sem exceção, desejo
UM LINDO DIA.
Ah, felicidade!
Felicidade é o bem mais precioso que o ser humano pode ter.
Quando se é feliz
nada abala
nada derruba
nada faz você cair como uma chuva.
Nada te enfraquece
a ponto de a tristeza te consumir
e você não ter para onde fugir.
Com a felicidade
a longevidade é inevitável
imensurável
inabalável
irrefutável!
Ah, felicidade!
Como é bom ter você perto de mim,
me deixando assim
cheio de graça
rindo à toa na praça
enquanto na minha alma transpassa
a riqueza que é ESTAR FELIZ.
Ah, felicidade!
Não vá embora sem deixar endereço
porque quero ir atrás de ti
quando, pelas coisas, eu perder o apreço.
Ah, felicidade!
Ultrapasse as barreiras dessa vida
só para acertar-me
e com jubilo experimentar
a essência da felicidade.
Se você quer ser um ser humano completo, uma pessoa de sucesso, não perca seu tempo com futilidades, ideias pequenas que te ajudam a estacionar na vida, te atrapalhando a usar a criatividade construtiva a seu favor.
Busque diariamente algo que agrega,,que realmente vai acrescentar na sua vida pessoal, nos seus relacionamentos sejam eles de amizades, um namoro ou no seu casamento, que irá trazer benefícios também na sua vida espiritual e profissional.
Eu Também sou um sonhador,também tenho sonhos e como ser humano também apresento as minhas próprias dificuldades,meus obstáculos e atrasos de vida.
Mas todos os dias irei acordar com fogo no coração e paixão pelo o meu sonho...Porque?
Porque faço minhas dificuldades em pó,meus obstáculos barro e atrasos de vida moldes para os meus sonhos...
Nunca espere a felicidade perfeita
Promovida por um ser humano imperfeito.
Pois, por mais que ele tente, com todo seu esforço,
Com toda sua dedicação, te fazer feliz,
Sempre haverá momentos de decepção e tristeza.
No máximo o que ele poderá te proporcionar
É ajudar-te a construir pontes
Que te levará a momentos felizes e inesquecíveis.
Pois a felicidade verdadeira, perfeita e eterna,
Está aquém da possibilidade humana.
Esta FELICIDADE tão desejada
Somente uma comunhão plena
Com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Poderá nos proporcionar.
O desafio mais significante da vida do ser humano é o de negar o pensamento negativo que o leva a fazer e praticar coisas insignificantes e ruins. O homem vive baseando-se em escolhas e certezas e ao mesmo tempo vive em meio a incertezas e inseguranças.
Quem é o ser humano? Ele é tudo aquilo que ele quer ser ou ele é tudo aquilo que ele nunca pensou em ser?
O Mundo tem sido muito cruel com os humanos e os tem levado a cada dia mais para longe da verdade e dos desejos reais da alma; quanto mais o tempo passa mais o ser humano é levado por situações que o faz abrir mão daquilo que ele realmente quer.
Os seres humanos hoje são motivados por dinheiro, por fama e se esquecer de andar na verdade e seguir aquilo que realmente importa.
O homem já não se importa mais com o seu semelhante, ele está cego e agora só consegue ir onde suas pernas o levam; afinal ele nem consegue ver para onde está indo. Talvez você não entenda o que eu quero dizer, mas não importa!
Eu escrevo o que eu quero porque até hoje não é proibido pensar!?
Meus pensamentos. Resende, 11 de janeiro de 2018.
O que é ser humano? Ser Humano é a mistura do ser animal com o ser inteligente, é a grande dádiva de possuir um cérebro que pensa logicamente e gera pensamentos, que antecipa e relembra acontecimentos e que toma decisões guiadas para o seu bem estar.
Só que esta é apenas a superfície do ser humano, é sua natureza digamos que animal, porque sua verdeira essencia é medida por sentimentos nobres, não que os animais também não tenham sentimentos mas estes são as bases do discernimento que o ser humano usa para tomar as melhores decisões em seu caminho.
Sentimentos como empatia, compaixão, respeito, amor e gratidão se transformam em valores como humildade, dignidade, honra e por fim a felicidade. Digamos que estas qualidades estão mais internas, são da nossa alma de nossa essência e que clamam por serem realizadas em nossa existência. A busca da verdade é um ótimo caminho para alcançá-los, pois a verdade é um presente em forma de sentimento à quem ousa a buscá-la a todo custo.
De todos os esforços que toca à um ser humano fazer, o maior deles é sair da zona de conforto.
Me recordo de um Rei que nos seus últimos dias ao passar o cetro do Reino ao seu filho lhe disse:
Filho, eu vou pelo caminho de todos os mortais, tu pois, sê homem!
Aquele jovem e inexperiente rapaz soube o que lhe estava aguardando, agora quando olhassem pra ele não mais veriam o filho do rei, mas o próprio rei. A responsabilidade das decisões a serem tomadas agora passariam a pesar em seus jovens ombros.
Assim é a vida quando chega a hora de assumir as rédeas do próprio destino, chegou a hora de sair da zona de conforto, chega a dolorosa hora de romper com as amarras que nos prendem a velha vida. Dependendo de com o que se irá romper, a dor será semelhante a ser rasgado ao meio ainda com vida. Saímos, marcados e deixando marcas, chorando e deixando prantos.
Levando em uma mala a incerteza do futuro, na outra o acumulado de experiências.
No peito o aperto de deixar as coisas boas, nas costas o alívio de ter deixado pra trás o que já nos era insuportável de carregar.
Anjos existem...
(Nilo Ribeiro)
Anjo de ficção,
anjo humano,
estão no coração,
não há engano
os que cuidam dos pais,
os que olham as crianças,
eles são reais,
são nossas esperanças
o teu ato é angelical,
ao praticar boa ação,
um comportamento magistral,
é um doar de coração
seja anjo constante,
e não se arrependerá,
seja esta luz brilhante,
Deus te abençoará
anjo de verdade,
te desejo felicidade...!!!
Problemas
O mais impressionante do ser humano é que, apesar de tudo o que ele vive somente os problemas que passam nada vida de cada um pode definir como ele sobrevive. Os problemas são as chaves que moldam cada pessoa e se você passou por determinado problema, acredite que foi ele que te moldou para ser o que você realmente é hoje.
Então eu acredito que muitas pessoas se perdem no caminho, pois elas antes de quererem aceitar os problemas simplesmente querem fugir deles e isso chega a ser engraçado, pois como pode alguém fugir de algo que quer impulsionar ela para frente?
O segredo esta em aproveitar cada momento dessa conquista, dessa solução e de cada escalada, por mais difícil que seja e se lembrar sempre de algo muito importante:
Se você culpa algo ou alguém por todo mal que foi gerado em sua vida, você deve culpar da forma certa e assim culpar por tudo que essas coisas ruins te trouxeram de bem! Essa é a sacada, pois se você caiu e se machucou, deve culpa o tropeço, mas agradecer de tal forma por você aprender como dói tanto cair e como evitar futuras quedas.
VIDA DURA
Antes de ser negro primeiro eu sou ser humano,
Antes de me condenar, me julgue primeiro.
Antes de me matar pelas costas, deixe primeiro eu me virar de frente para você, para que eu possa ver o rosto do ceifador que irá ceifar a vida que estár em mim.
Não sou covarde, pode até me chamar de canalha que sou, Mas não de covarde.
Sou terra preta mesmo, sou afro, sou favela, sou gueto e vielas, pois sou brasileiro, não me orgulho de todos os brasileiros, mas tenho orgulho dos brasileiros verdadeiros Brasil.
Antes de atirar em mim pelas costa, olhe primeiro para você, e ver se você não estár atirando em você mesmo.
Eu não defendo COR, eu não defendo RAÇA, eu defendo a VIDA.
Pois eu vivo e não sobrevivo, vida bela, vida dura, aprendi o seu valor antes da sepultura.
Adillsom R Rodrigues
O coração humano é um deserto
Sem nenhuma ilha de justiça
É uma escuridão profunda
Sem nenhum ponto de luz
Literalmente escravizado
Pelo deserto e pela escuridão
E sem o Espírito de Cristo
Permanecerá para sempre
No deserto e na escuridão
Incapaz de se levantar
De sua morte espiritual
Preso ao pecado e incapaz
Pela força da própria vontade
Esta também vendida ao pecado
De se livrar do seu destino de morte...
A guerra leva o ser humano a seu limite físico,emocional,e mental.
É onde se fazem heróis e covardes.
Onde o amor tem mais valor e a compaixão é uma situação de risco.
Leva as pessoas a se desconhecerem em seus acessos de fúria cega,ou coragem louca.
Onde até os vencedores perdem.
Perdem seu juízo perfeito,sua antiga visão da vida,e seus amigos.
Onde mostra o que realmente somos ou quem nos tornamos.
Onde tem tantas mortes e dores que nem são vistas mais.
Onde tudo é incerto e o medo domina como um ditador.
Os combatentes já são heróis só em deixarem tudo para lutarem por uma esperança que pode ser a primeira a morrer.
A cada ano que passa,o entendimento e as reflexões sobre o ser humano e as complexidades da vida se tornam mais profundas,
e mesmo assim as guerras estão cada vez mais aterrorizantes,mais desumanas,mais dolorosas,mais gloriosas.
E mesmo que não exista um sentido real,não deixará de acontecer.
Já começou e não tem como parar.
Guerra,se tornou um vício doentio de gente grande.
A solidão de Clarice
Falando, outro dia com Clarice,
disse-me la,
"Todo ser humano adulto é solitário".
A solidão, que de modo especial
afeta a psicologia do poeta
é díspares da que atinge os demais.
Penso que esta solidão, como também
falou Clarice, pode ser o fato
do poeta, do artista de modo geral
não ser compreendido.
Mas quem é que pode dizer,
que de modo ideal é compreendido?
A vida, por ser injusta
e muitas vezes cruel com o ser humano
único animal que tem consciência
da sua deplorável situação
causa-nos esta dor incontrolável
esta eterna insatisfação
com nossa tragédia pessoal.
Mas, voltando ao diálogo com Clarice,
disse eu para ela:
" Esta solidão curamos com vinho
com um pouco de amor
e com uma overdose de poesia."
Evan do Carmo.. 23/03/2018, 20:27
"O que se passa na cabeça do ser humano?! Saber que suas origens são ausentes,querer saber de onde veio,quem é de verdade,o porque da causa de abandono... Mas você mesmo se acalenta,seu choro acalma,sua alma sossega e mesmo assim,precisa ser forte. O corpo se esculpiu a armadura de aço impenetrável,não se demonstra sentimentos,nem ternura,mas o mais vulnerável é o coração,é o mais ferido,o mais maltratado. Cravado com as respostas da vida,não há nada que cure. Será Deus que falo blasfêmias sobre a oportunidade que tu me destes para viver?! Eu era feliz e não sabia?! Ah! Era sim,mas fui morto em palavras,de quem eu estendia a mão sem medo algum,por aquela que seu momento de raiva,por sua própria boca,soube matar aos poucos sua "cria primogênita".
- Crônicas de Um Adotado
Talvez não exista um homem horrível como eu,um namorado péssimo como eu,um ser humano desprezível como eu e que mereça todo seu ódio, sim eu mereço tudo isso e mais alguma coisa.
Mas se soubesse o quanto foi difícil fazer os sacrifícios feitos por mim pada tu e não receber mérito nenhum,ouvir da boca da pessoa que eu mais amei,a única que roubou meu coração ter que escutar que sou uma péssima pessoa e de nada valho e faço, se soubesse o quanto me deixa triste e com vontade de sumir esse teu olhar desprezível, essa tua falta de vontade de se comunicar bem comigo,o quanto é doloroso continuar seu namorado mas nem fazer parte da lista das suas prioridades,o quanto me deixa triste saber que por mim não farás mais nada,que se cansou de tudo e daquilo que eu sou,se soubesse o quanto meu coração de pedra está despedaçado por saber que vês-me de um outro jeito e péssimo e acima de tudo, me dói ainda mais saber que me esforçar para melhorar tudo para tu não passa de algo insignificante.
Mas é de certo que talvez o que a minha pessoa lhe fez passar seja pior que as bobagens que aqui mencionei, por isso digo perdão e lhe intendo do fundo do meu coração de pedra. E que saiba que, se ainda tenho forças para aceitar tudo isso e continuar lutando por aquilo que acredito é devido aos planos,sonhos e amor que tenho por ti.
Então por favor que aceites pelo menos o meu sincero perdão, e que se possível deixes que eu tente de todas as maneiras voltar a ganhar o lugar na tua vida e no teu coração que eu perdi.
O meu perdão não vale nada, mas é ele que eu peço que aceites.
Pode apagar a luz Celestial.
Já não há mais sentido brilhar.
A reflexão do prisma humano sai escura.
É tão denso o que há na alma.
A calma que se desprende.
Um fóton por segundo se desfaz.
Já não há mais sentido continuar a brilhar.
De tanto do quanto se busca,
porém, tudo por isso se acaba.
É tão densa as trevas, que nem faz sentido brilhar.
Todo o Amor Expressado é Desejo.
Nada é de forma Ágape, por si só: Caridade.
O desejo é reflexo da própria carne: malícia e maldade.
O Amor é o milagre da Cura e Salvação
O Ser Humano tem estado doente a muitas eras, somos portador do "vírus da maldade", altamente contagioso e destrutivo. Nem necessitamos de grandes e modernos equipamentos para o diagnóstico, basta observarmos o que temos feito, uns mais e outros menos doentes.
Mas a resultante dessa pandemia, é a auto destruição; baseada cobiça exacerbada, vingança, na falsidade, na impiedade, no roubo, na fome, nas drogas, nas armas, no morticídio, na mentira, na falta de cultura moral... Apenas aperfeiçoamos o como praticar a maldade. Evoluídos na tecnólogia e mais destrutivos ainda, desde de que surgimos (Cain mata Abel...), involuidos moralmente desde do início. Salvamos no varejo e matamos no atacado.
E pela no falta de Fé - Esperança, Perseverança, Atitude e Amor - temos falido nessa conjugação moral. Filhos contra pais; adultos contra crianças, jovens contra idosos, mulheres contra a própria vida, "irmão contra irmão, nação contra nação".
E, um Ser que nunca vimos, nunca retratado foi, nem nada deixou escrito de fato, traz-nos em suas palavras ecoadas por séculos; verdades, certezas das incertezas e a possibilidade duma cura para todos nós, um antídoto, que se chama Amor&Perdão , Jesus de Nazaré, Cristo.
"O Amor cobrirá o mundo dos pecados e esta será a nossa cura e salvação".
Páscoa, Passagem, Ressurgimento.
Julio Agra
O desafio humano é ver o outro sem a casca. Aprecia pessoas apenas quem assim o faz. o mesmo se daá com laranjas. Se não retirar a casca, não se pode dizer que realmente aprecia pessoas, ou laranjas, ou o conteúdo intrínseco disso.
Qualquer olhar ou julgamento apenas pela casca - e não pela essência - somente confirmará a hipocrisia de uma vida robótica e medíocre, segundo a qual todos os seres devem vestir-se de cascas iguais, e falar sobre assuntos banais, e não conhecer, não chegar à alma do outro. Nisso, há um sério problema: a vontade de conviver com cascas, e não com o conteúdo da alma de outra pessoa.
Não se julga um livro pela capa. Não se julga alguém pela casca. Por baixo dela, há toda uma história, há várias versões, há alma, há um pouco do Universo. Sem conhecer isso, nada se conhecerá verdadeiramente.