Textos sobre o ser Humano
Na verdade, até o simples fato de você sorrir incomoda alguém. O ser humano é extremamente crítico com o seu semelhante, que por sinal é fruto do mesmo meio.
A escolha a fazer quando se cruza com alguém assim - é na verdade - ponto de parada ou partida, porque a carga negativa de um pensamento ou de uma palavra às vezes destrói pessoas e sonhos.
A ansiedade é um processo natural a todo ser humano. Mesmo as emoções consideradas por nós como negativas, tem um propósito na existência humana. O ansioso tem o medo como crença inconsciente. Os medos podem ser de vários tipos: Medo de si mesmo, de duvidar da própria capacidade de realização, medo da opinião dos outros, de ser inadequado, de decepcionar a expectativa alheia, medo de deixar o passado já conhecido para trás e de explorar novas oportunidades futuras, entre outros.
Seja realista e assuma que a sua postura, conhecimentos e atitudes de hoje, influenciam o seu sucesso de amanhã. Aceite em paz o seu limite de não poder controlar o Futuro.
Você é capaz de lidar bem com qualquer situação, quando faz o seu melhor Hoje. Não aja pelo medo, aja somente pelo bom senso, fique em Paz consigo e com a vida.
Você é responsável pelo que pensa, pelo o que sinte e pelo o que faz!
Reinventar-se
Vivo e tenho que o fazer sempre me reinventando. E advirto-lhes que o ser humano é novidade, é aprendizado e o novo! de nada viver na mesmice, superação é a palavra do dia desde o nascer do sol até o ultimo segundo de ele desaparecer no firmamento, quem não procede assim ficará para traz, pois quem se prende ao agora perece, Força, Fé e determinação sem isso está deflagrada a morte de cada ser.
Constante Erro Humano
O maior erro do se humano é sentir-se superior a tudo, inclusive ao coração. Nosso coração é uma caixa surpresa que contém ótimos, bons, regulares, ruins e péssimos sentimentos. Estão todos dissociados em uma profunda escuridão, à espera de alguém que possa despertá-los.
Não exitem pessoas boas ou pessoas más, existem elementos que trazem atona seus sentimentos.
Penso eu que: Sentimentos são o ativo mais preciso de um ser humano, quando você destrói sentimentos, você está levando a vida de alguém a falência... Não destrua sentimentos, dedique-se a construir vidas, plante flores, cante a canção da sua vida, derrame carinho, espalhe bondade, escreva um poema, conte uma piada e arranque um sorriso de alguém, mesmo que a sua alma esteja se derramando em prantos.
_Mery de Almeida.
Lei de Direito Autoral (nº 9610/98)
o mal do ser humano
por celso roberto nadilo
As trevas da alma,
por mas que somos
menos obtemos.
Pelo desdenho profundo,
cálida assim então tão fria,
desocupada no ador pasmo.
dolorosa ate tudo pode ser dito,
então feito em um paradigma,
obscuridade por mais ser dita.
Entre todas probabilidades são teor da maldade,
enfim assim tudo pode ser o negativo da realidade,
nada tem como pode ser tão pobre na neutralidade,
desdenho a virtude da profunda escuridão ate fim chegue.
no entretanto tudo deve ser jogado no fogo do desejo e vaidade,
nos poréns a verdade que se consome a vida pura maldade,
ainda o credito sonho irreal abatido no entretanto aonde esteve,
pelo dito ao fronte amizade é abandonada pelo qualquer verdade.
Arrependimento eficaz
Errar é humano, persistir no erro é burrice e o arrependimento eficaz deve ser sempre considerado como algo que evitou maior dano, prejuízo e a punição deve ser proporcionalmente reduzida.
Mas tem gente que parece que não aprende.
Dia desses contei aqui a história de uma funcionária que furtou o telefone celular de uma cliente que havia esquecido no provador da loja.
Leia ( http://www.marinhoguzman.com/2014/03/celulares-caros-transformam-jovens.html?spref=fb ).
A funcionária achou o aparelho e sua obrigação seria entregar à gerente que tentaria identificar a cliente. No caso, poucos minutos depois de esquecer o telefone a cliente voltou à loja e demonstrou seu desagrado com a notícia de que o aparelho não havia sido encontrado.
Bem, a funcionária depois de algum tempo e possivelmente aconselhada pelo namorado me procurou e chorando contou o ocorrido e entregou o aparelho. Disse-me que eu poderia mandá-la embora, que ela faria um pedido de demissão e que eu por favor não levasse o caso adiante, que ela não gostaria de encarar as demais funcionárias por vergonha.
Fui informado que a cliente havia deixado o nome e telefone para o caso de o telefone ser encontrado, ligamos e o devolvemos.
Chamei a funcionária e disse que a sua atitude tinha sido correta, que um jovem está sujeito a cometer erros e que a punição não deveria manchar a sua vida. Expliquei que o arrependimento havia surtido efeito e que eu já já havia pedido às demais funcionárias que não tocassem, por piedade no assunto para não constrange-la ainda mais.
O episódio foi minimizado e parecia ter sido esquecido até que o contrato de noventa dias da funcionária terminou, assim como a temporada, que havia sido o motivo para sua contratação e ela foi dispensada.
Recebi a citação para a reclamação trabalhista da tal funcionária, recheada
de acusações e mentiras o que demonstra que ela não aprendeu a lição, que o aparente arrependimento deveu-se ao alerta do namorado de que o telefone tinha GPS, que na loja existem câmeras de segurança e que portanto o furto seria descoberto com as todas as consequências legais.
Eu não me arrependo de ter dado a chance à jovem, mas ela vai ter a oportunidade de arrepender-se de não ter aprendido a lição.
Ser Catequista é ser humano
É ser gente,
É não ter vergonha de ser diferente.
Ser Catequista é anunciar ao mundo
O amor profundo que Deus tem por nós.
Ser Catequista é amar sem medida
É doar a própria vida
Por amor a cada irmão
Ser Catequista é acordar a cada dia
Na certeza da missão
É enxergar com o coração
É levar a esperança
Onde a paz já não existe
Ser Catequista é anunciar o Evangelho
Do pequeno ao mais velho
É falar, é calar e entender
Semear, adubar e colher
Ser Catequista é nunca desanimar
É resistir e anunciar
É cair pra depois se levantar
Ser Catequista é ser luz
É loucura sensata
Aprendizado constante
É jamais se acomodar
E também incomodar
Ser Catequista é beleza e encanto
É ser pecador e santo
Nessa terra de meu Deus
Ser Catequista é missão de amor
É ter fé, lutar e vencer
Ser Catequista, enfim
É viver somente assim!
Quando você nasce , Deus te da um coração perfeito , mas você é humano , e acaba se apaixonando .
É ele (a) ?
Ele (a) se apaixona por outra pessoa . Qual é o fim mais provável para esta história ?
Dois corações de porcelana , ou quantos se envolveram na mesma história .
Antes de julgar a qualidade dela como mulher e ser humano, a conheça melhor, pergunte o que ela fez hoje e principalmente o que ela gostaria de ter feito, quais seus sonhos e projetos ainda não realizados e quais os motivos importantes que a tiraram do caminho deles.
Observe como ela sobrevive ao tempo, ao sol forte de verão, ao vento frio das noites solitárias de inverno.
Depois de se apaixonar pela foto sorridente dela e querer passar os dedos nos cabelos lindos que ela tem, pergunte a si mesmo se valerá a pena invadir o coração dela por admiração e desejo.
Talvez fingir que está há um tempo tão só e muito a fim de ter algo mais sério com ela não seja a melhor coisa a fazer.
Apesar dela parecer ter muitos fãs e apaixonados aos seus pés, ela também sonha acordada com alguém que não sinta apenas vontade de a ter.
Ela quer alguém que não vá embora depois de a beijar, ela sente falta de conversar sobre o dia durante a noite com a pessoa que larga tudo para estar em sua companhia.
Ela também quer se sentir querida, amada, especial, insubistituivel e o sol que ilumina os cantos da casa de alguém.
Depois de confundir o amor com outra coisa inferior, ela aprendeu que não era tão pouco o que queria sentir e agora espera o respirar todos os dias.
Se você não procura o coração dela para abraçar o seu, evite despertar a Deusa do amor que dentro dela habita, continue na sua jornada sem ela em sua vida.
O ser humano, esse querer sem fim:
Está solteiro(a), quer baladear...
Na balada, quer um amor achar...
Achando, quer ficar...
Ficando, quer namorar...
Namorando, quer noivar...
Noivando, quer casar...
Casando, quer brigar...
Brigando, quer separar...
Separando, quer voltar a sonhar...
Sonhando, quer outro amor encontrar...
Encontrando, tudo vai recomeçar!
Pedro Marcos (inspirado na música Menina Moça de Martinho da Vila)
Já viu como o ser humano tem a capacidade de desapontar uns aos outros?
O porquê isso acontece é quase sempre o mesmo motivo: esperamos demais das pessoas. Muitas vezes mais do que elas esperam de si mesmas. Criamos expectativas em cima de pessoas, vivemos a partir destas pessoas.
Errado, errado e errado.
Mas o que é certo afinal? O que é certo pra você, pode não ser certo pro seu vizinho, pro seu amigo, pro seu inimigo. Se você souber que as pessoas vão te decepcionar e que isso é um fato inevitável, você não vai sofrer (tanto), não vai se desapontar e dizer que tudo foi em vão. Alias, se tem alguma coisa que aprendi, nada é em vão. Tentar nunca é em vão.
Se a gente não tenta, não tem como alcançar nunca.
Se você, que é o interessado, não fizer por onde e der a cara a tapas, nada vai acontecer.
E é ai que vivemos aquela vidinha pacata que nada acontece, que nada muda. Nos damos o direito de reclamar pros outros e dizer que nada está bom. Não está bom?! Tenta melhorar.
Cada vida tem seu dono pra cada um poder cuidar da sua, e cuidar bem pra não se arrepender depois.
Já viu quantas pessoas não cuidam da própria vida e resolvem cuidar das nossas? Simplesmente porque a nossa parece ser bem mais interessante pra tomar conta do que a dele. Simples e indolor. Se comentam de você, se você ouve críticas, elogios, parabéns! Você realmente vive, toma conta da sua vida e arrisca alcançar seus objetivos. Com erros e acertos, você já é maior que aqueles, que ao invés de viver, preferem ser meros espectadores da vida alheia.
Ter muitos amigos não significa ter amigos sinceros. O ser humano tem essa mania de achar quantidade é o mesmo que qualidade, ora! Não se iluda acredite poucos estarão com você nos dias difíceis, muitos se afastaram como uma folha verde no inverno!
Os poucos? Esses são como galhos, à brotar sempre o fruto chamado: Amizade...
Eus...
(Nilo Ribeiro)
Não sou deste jeito,
não sou como escrevo,
ser humano não perfeito,
dizer o contrário não atrevo
o poeta tem lente de aumento,
sua aquarela tem mais cores,
é imensurável seu sentimento,
seu paladar tem mais sabores
não cabe uma comparação,
entre o homem e o poeta,
este vive uma ficção,
aquele a coisa certa
existe diferença,
mas também semelhança,
vivem com muita crença,
vivem de esperança
eles se confundem,
trocam de personalidade,
às vezes se fundem,
um é o outro de verdade
o homem tem um conhecimento,
o poeta a sua fantasia,
o homem é puro sentimento,
o poeta, bem, é a pura poesia
o homem talvez seja sábio,
o poeta talvez pureza,
o homem talvez seja hábil,
o poeta leveza
o caráter forma o homem,
o poeta é o intelecto,
um vive pelo nome,
o outro pelo afeto
eu não consigo separar,
quem fica no comando,
se o homem que sempre vai te amar,
ou o poeta que continua te amando
personalidade ambígua,
ou dupla identidade,
sei que a união é profícua,
pois os dois amam de verdade
o que está dentro de mim,
o homem e o poeta,
eles teamam sem fim,
e é isto que nos interessa...
Ser Humano
Um dia haverá por certo, em que nada
do que vivido por nós foi, restará.
Alguém, só saudades terá, a vida
como sempre continuará.
O tempo, a quase tudo apaga e desse
quase, algo distante ficará.
O de um querer vivido por inteiro
de um ser amado, que se foi primeiro.
A saudade, profunda e mortal de quem ficou.
Assim somos nós nesta existência, trabalhadores
de searas imensas, de amores muitos, e de um querer
profundo.
Cidadãos do mundo. Simples seres humanos,por excelência.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
PROFESSOR, O NOSSO RESPEITO
O professor é o ser humano capaz de formar
entre outros humanos como ele, Médicos, Advogados,
Juízes, Senadores ,Deputados, Presidentes da República.
Todos começaram pelo a, e, i, o, u, e pela tabuada.
São raras as pessoas que não se lembram da primeira
professora, e existem aqueles que mesmo depois de formados,
levam aos mestres o seu carinho.
Pena é que no Brasil tão desprezada , e tão mal remunerada
é a classe dos professores.
E ironia maior é: que aqueles a quem eles ensinaram,
são os primeiros a esquecê-los , e desvalorizá-los.
Roldão Aires
São Paulo
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras ddo Brasil
Membro da U.B.E
Nem sempre é fácil lidar com o ser humano, ao contrário, é muito difícil. Mas mesmo assim devemos continuar tentando! Se hoje somos incompreendidos pelas pessoas a nossa volta, tenhamos piedade e sigamos em frente.
Nenhum ser humano é uma ilha, portanto, devemos conviver com todos os outros.
A convivência com os mais próximos é sempre a mais dolorosa, pois não podemos simplesmente nos desligar e seguir em frente. Quando temos problema com pessoas fora do nosso convívio, aparentemente é mais fácil, pois podemos ir embora, sair de perto da pessoa, refletir melhor e usar a sabedoria.
Já quando somos obrigados a conviver com alguém e temos alguns atritos, fica complicado.
Tenhamos paciência, procuremos manter nossa vibração elevada e não deixar vibrar na mesma sintonia daquele que tenta nos pertubar. Afinal ninguém que está em equilibrio tenta puxar alguém para baixo.
Assim como as antenas de tv e rádio, busquemos a mais alta vibração para nos manter acima desses atritos e vibrar na PAZ!
A paz e o amor são a solução! Mantenha a paz de espirito e vibre no amor!
Só por hoje não brigue com ninguém!
‘Morrer’ é uma coisa, e ‘perder a vida’ é outra (bem diferente):
1- O ser humano é considerado morto quando suas atividades cerebrais decretam falência perante as leis da medicina;
2- O ser humano, porém, perde a vida, quando deixa de sonhar, de amar, de acreditar, de se expor, de sentir prazer com pequenos gestos, ou quando até mesmo o brilho do sol ao meio dia passa a lhe causar incômodo.
O tempo expõe, talvez, a maior fraqueza do ser humano,
É impossível controlá-lo, segurá-lo ou impedi-lo de avançar.
Ele consome a força, a vitalidade e a energia,
Torna velho o que já foi novo, faz crescer o recém-nascido,
Faz surgir frutos onde só havia sementes.
O tempo não pode ser visto, apesar de medido,
Não pode ser tocado, apesar de existir,
Tempo, definitivamente, é melhor tê-lo como amigo,
Se é que isso seja possível.
Liberdade é...
O maior tesouro que um ser humano possa ter.
É querer acordar a cada manhã, para correr atrás dos seus sonhos.
É ser você mesmo, sem se preocupar com a opinião dos outros.
Liberdade é Dom de Deus, Ele nos deu o livre-arbítrio.
E por que viver aprisionados pelas coisas nesse mundo?
Por que viver uma relação onde você é traído (a)?
Por que trair a pessoa amada?
Por que estudar algo que você não ama?
Por que vestir uma roupa que você não gosta?
Por que ser alguém que você não quer ser?
Por que ser alguém que sua família quer?
Por que se humilhar por um amor, que não te quer?
Por que acordar todos os dias e ir trabalhar e desejar que a hora passe rápido?
Por que casar ? Por que seus amigos se casaram?
Por que ser magra? Por que a mídia quer?
Liberdade é ser feliz, sendo quem você é.
É correr, sorrir, brincar, sem se preocupar com sua idade.
E dane-se o que vão falar ou pensar, o que importa é você ser feliz.
Se sentir realizado(a), se sentir leve.
Liberte-se da opressão desse mundo, onde pessoas tem que ser magras, tem que estar maquiadas ou tem que ser musculoso.
A vida nesse mundo é passageira, apenas viva e seja feliz.
A anos Deus conquistou a sua liberdade, viva e não seja mais frustrado (a).
A Deus seja toda honra e glória, por ser um Deus lindo, amigo e companheiro.
Por me aceitar magro(a), gordinho(a), negro, branco, amarelo, alto ou baixo.
Por me amar sem olhar para meus defeitos ou falhas.