Textos sobre o ser Humano
O desafio humano é ver o outro sem a casca. Aprecia pessoas apenas quem assim o faz. o mesmo se daá com laranjas. Se não retirar a casca, não se pode dizer que realmente aprecia pessoas, ou laranjas, ou o conteúdo intrínseco disso.
Qualquer olhar ou julgamento apenas pela casca - e não pela essência - somente confirmará a hipocrisia de uma vida robótica e medíocre, segundo a qual todos os seres devem vestir-se de cascas iguais, e falar sobre assuntos banais, e não conhecer, não chegar à alma do outro. Nisso, há um sério problema: a vontade de conviver com cascas, e não com o conteúdo da alma de outra pessoa.
Não se julga um livro pela capa. Não se julga alguém pela casca. Por baixo dela, há toda uma história, há várias versões, há alma, há um pouco do Universo. Sem conhecer isso, nada se conhecerá verdadeiramente.
Humano
Eu sou o que ama e odeia o que fere e é ferido,
Sou o sábio e o inexperiente que ri e chora.
Eu sofro pelo amor e machuco por amar,
Sou um ser racional, mas ajo sem pensar.
Eu sei dialogar, mas prefiro a guerra,
Posso errar, mas não aceito quem erra. Sou hipócrita.
Sou o maior acerto da natureza, mas também sua maior praga,
Eu posso saber de tudo, mas nunca me conhecerei.
Eu sou a complexidade dos pensamentos,
Eu sou o ser humano
SONETO DO RISO HUMANO
A angústia Sartriana, tristeza do primata
espinho que maltrata a alma com terror
quicá fosse alegria, espasmos de amor
o riso é inumano, ilusão da vida ingrata.
Da vida idealizada, da paz tão almejada
De medos, incertezas, daquilo que queremos
de tudo que sonhamos, até do que vivemos
o riso é um disfarce, uma máscara condenada.
A nos questionar se somos gente ou animal
o riso humano revela o que tentamos esconder
práticas inconfessáveis, ora de bem ora de mal.
Onde mora a dor, o choro espera o riso
tudo o que fazemos, queremos um motivo
o homem sonha a vida, a morte o paraíso.
Evan do Carmo 07/04/2018
Cristo foi humano e é Deus substituto.
Não há um ser superior ao humano, mas devido à insuficiência no sustento de seu potencial o humano criou algo superior para dar seu próprio veredito. Uma pessoa pode se tornar divino depois de sua morte, por exaltação de seus seguidores como não havia tornado antes. Jesus é a visão mais primitiva cristã das divindades, uma cristologia para aceitação, onde a teologia sustenta as verdades há mais de dois mil anos. A ressurreição de Cristo é um dos mais fortes argumentos para à formação de divindade e continuidade no endeusamento de humanos (tidos como santos). As visões sobre Deus, Cristo e divindades pós Cristo, podem ser (supostamente) alucinações e devaneios, o que acabou levando a crença de seus seguidores.
ciclopes
É claro, como humano, eu tenho fome
Hora mais acentuada, hora menos...
Mas está escrito que nem só de pão, de comida, vive o ser físico
Mas também de algo imaterial, até porque, não se trata de apenas
A carne e os ossos, mas também o entendimento,
As emoções, a sabedoria, o amor
Qualidades impalpáveis, que porém, caracterizam-se
Então, eu seria um irracional pior que qualquer outro,
Se eu não notasse que preciso de coisas além de comida e roupa
Há uma necessidade inerente aos seres, como a de olhar o céu
E as estrelas, ver e admirar flores em sua estação
Ler um livro, ou se reunir em grupo, com pessoas de compartilhável
...Interesse
Mas a minha fome não é carnívora, nem canibal
E não é cúmplice de violência
Do derramar de sangue inocente
De seres, tão animados quanto a sua gente
Irracional, irracional é a sua fome de carne, igual a de um canibal
(edson cerqueira felix)
Errar é humano. Você pode errar, perder a cabeça, mas precisa analisar toda a situação e se perdoar.
É importante também que você saiba pedir desculpas caso tenha causado dor em alguém, e que você esteja aberto para aprender com esse erro.
A cada experiência, seja ela boa ou ruim, estaremos aprendendo, mas somente se estivermos abertos para isso.
Se você pensa que algum ser humano tem uma vida extremamente perfeita, sem dor, sem sofrimentos, sem erros, sem decepções, sem fracassos... você está totalmente equivocado.
Enquanto nosso espírito estiver em um corpo humano, estaremos todos, sem exceções, tendo todo tipo de experiências.
Portanto, é fácil falar que você gostaria de ser qualquer outra pessoa, porque você nem imagina o que ela passou nessa vida, você não sabe o quanto ela errou, lutou, o quanto ela ainda erra e acerta, o quanto ela está buscando ser melhor a cada dia ou o quanto ela está perdida tentando se encontrar.
Conhecemos uns aos outros superficialmente, não conseguimos compreender a dor e as experiências que cada um passa porque cada um sente e age de uma forma diferente, por isso, sempre achamos que a nossa dor é maior que a dos outros. Tudo depende de como você lida com tudo isso. Insiste em sofrer? Fica se fazendo de vítima? Acha que é a única pessoa que passa por isso? Acha que Deus é injusto com você? Isso é tudo ilusão, pois você é um cocriador que cria a sua própria realidade o tempo todo, seja consciente ou inconsciente.
Você deveria se amar e se aceitar bem do jeito que você é, procurar ser uma pessoa melhor, aprender com os seus erros, vibrar com os seus acertos, pegar leve com você, agradecer mais e reclamar menos, e entender de uma vez por todas, que enquanto você estiver vivendo esta experiência humana, você terá que passar pelos obstáculos e pelos momentos difíceis da vida. Como você encara esses momentos que surgem é o grande segredo. Se você entende que você precisa passar por isso porque faz parte do seu aprendizado, se você encara esses momentos com mais leveza e maturidade, você consegue dar a volta por cima muito mais rápido, e ainda, a sua bagagem da maturidade e do aprendizado vão aumentando, fazendo com que você se torne, cada vez mais, uma pessoa forte e sábia. 😍
Experimente mudar suas atitudes com os problemas que surgem, tenha uma visão diferente, aposto que sua vida vai ficar muito melhor e você conseguirá resolver os problemas com mais facilidade.
Queira ser você, valorize a pessoa que você é. Melhore-se a cada dia e orgulhe-se da pessoa que você se tornou.
Acreditar no ser humano até que ele demonstre que não é digno da sua confiança. Ter boa vontade até que reste ser comprovado que o destinatário das suas ações não é tão digno assim de recebê-las. Ter a intenção de ajudar, sem requisitar nada em troca (nem nas entrelinhas das segundas intenções). Dar de verdade, doado, porque sim. Sem dívida moral para acertar depois. Compartilhar prosperidade, sem contabilizar os créditos que sua boa ação pode te proporcionar. Fazer sem esperar retorno. Ensinar com a intenção de que aprendam. Aprender com a intenção de aprender mesmo.
Nem tudo vale dinheiro, nem tudo vale crédito, nem tudo vale nota na escala de valores de uma pessoa. Aliás, as coisas mais importantes da vida, nem coisas são. Frase repetida, mas cheia de razão. Sabe quando alguém é honesto com você e chega a te comover? Quando você recebe um presente como demonstração de gratidão, sem interesse? Quando você é tão bem tratado que fica com vontade de levar aquele bem feitor da gentileza para casa? Quando as pessoas são tão solícitas que chegam a te constranger? Quando te oferecem colo e acalento e você não consegue nem aceitar? Quando te fazem tão bem que você chega a se emocionar? Quando as intenções das pessoas são genuinamente tão boas que chegamos a desconfiar? Então. Quando o lado bom da força transborda, por vezes fica até difícil conseguir lidar. Estranha realidade.
Por que dificultar a vida das pessoas à toa? Para quê criar obstáculos desnecessários? Por que se fazer temer para receber o respeito de alguém? Estamos na era da luz. Nem todos os pingos dos “is” precisam estar milimetricamente em cima dos “is”. Cadê a flexibilidade? O jogo de cintura? O “borogodó”? Cadê a leveza? Le-ve-za.
Não estou me referindo aos jeitinhos, às trapaças, ao desejo de enganar as pessoas. Pelo contrário. Quero falar das pessoas que por pureza de espírito, por intenções positivas, fazem por amor, acreditam pela crença de que as pessoas podem ser verdadeiras, dão por dar, recebem por receber, e por aí vai. Essa lógica que deveria ser mais natural entre nós, humanos.
Pessoas não são números. Pais não estão sempre certos. Professores não sabem tudo. Desempregados não são malandros. Estrangeiros não vivem melhor. Relacionamentos não são sempre perfeitos. Trabalho não é martírio. Políticos não são todos corruptos. Todos os milionários não são felizes. Percebem?
Às vezes acho que estamos vivendo de exceções. Isso me inquieta. A pirâmide às vezes me parece invertida. A base, a massa, a maioria, deve ser composta pelo lado bom da força. Se me falam algo, acredito. Por que tenho que imaginar que a pessoa está mentindo? Se me tratam com gentileza, retribuo. Por que deveria imaginar que a intenção por trás dos gestos afáveis estão enrustindo uma intenção diversa? Se me pedem e eu posso fazer, eu faço. Por que deveria me recusar a ajudar alguém?
É tão comum escutarmos conselhos do tipo: “não fique disponível”, “a regra é não”, “não caia nessa conversa fiada”, “não perca seu tempo ajudando”, “faça o mínimo necessário”, “não acredite nessas boas intenções”, “duvide até do espelho”, “não conte nada para ninguém”. Andamos tão armados. Tão fechados. Tão individualizados. Complexo. Talvez mais difícil fosse ser diferente disso.
Hoje em dia estamos sendo julgados, filmados, gravados, registrados. São tantos dedos apontados, tantas mentes fazendo juízo de valor sobre nossa postura. São tantas opiniões preconcebidas sendo extraídas exclusivamente das postagens das redes sociais, de uma fala isolada, de uma atitude excepcional em um dia ruim, de uma fofoca, de uma impressão negativa. Isso dificulta as relações mais naturais, mais reais, mais verdadeiras, com mais partilha e menos julgamento, com mais essência e menos forma. Será que o lado bom da força está enfraquecendo?
6:6 O Espírito (a Consciência) do ser humano não tem necessidade de muitas palavras, mas os seres humanos tem que conhecer o quão Poderoso ele é. TALM. JMM. 6:7 Orai, falai, portanto, para a Onipotência de vosso próprio Espírito (Consciência), com o Conhecimento de que a sua Grandeza e Poder são infinitos.
TALMUD-JMMANUEL Capítulo 6
Incrível como o ser humano tenta colocar sobre o ser supremo “Deus” algumas responsabilidades que nem o livro sagrado “Bíblia” diz. Os homens acham que Deus deve a eles algumas coisas, mas mal sabem os homens que são eles devem sua vida a Deus. Alguns que participam da religião por interpretarem as escrituras de maneira incorreta prometem mentiras, e dizem que essas mentiras são promessas Deus. Sinceramente, Deus não te deve nada, ele não quer o seu dinheiro, ele não precisa; mas a religião insiste em mentir para você e dizer que Deus tem responsabilidade de te curar, ou fazer que sua vida seja bela e agradável. Cristo Morreu na cruz por você e isso já é mais do que suficiente. Eu particularmente não me preocupo mais com a religião, participar e estudar quase tudo sobre ela só me fez perceber quão longe e cega ela está de Deus. Eu não vou fazer parte desse comercio que usa Deus como marketing e não lhe direi mentiras agradar para o seu ego. Cristo morreu por você e isso é suficiente!
Sola Christus
“Meus pensamentos”. Resende, 05 de dezembro de 2017.
Raiva.
O pior sentimento do ser humano. É o primeiro sentimentoque sentimos. Quando você é tirado da barriga de sua mãe, você chora, chora por não querer sair de lá, por estar frio epor levar um tapa. Seu primeiro tapa, para acordar e ver que a vida é uma junção de sequências horríveis. Logo depois, você é entregue para aos braços da sua mãe e quando acha que tudo passou e se aquieta no conforto… Eles te tiram de novo. E te jogam no meio há vários outros e te catalogam com um nome e um número. Você virou um produto, que será preparado durante anos para fazer coisas que os que vieram antes querem que você faça, assim eles podem continuar vivendo suas vidas medíocres. Começou a busca pelo poder, pelos valores, pela ética ou a falta de ética pela vida… A vida começou, e agora você só precisa ir em frente, não olhar para trás e não se recusar a todos os rituais que lhe propõem. Porque se você ousar se recusar, vão te internar de novo e de novo e de novo. Então você não pode parar, deve sempre continuar na fila até o fim. Se tiver sorte, você terá uma vida relativamente feliz, onde coisas aconteceram. Coisas maravilhosas,mas você não poderá vacilar, se vocêvacilar…Tiraram-tetudo. Pessoas felizes incomodam aqueles que desejam muito mais a própria felicidade; Eles são infelizes por si e pelos outros. Eles só querem magoar e magoar. Eles não conseguem se livrar da raiva, que os acompanham desdeo nascimento.
Coração
Um órgão essencial do corpo humano, responsável por bombear todo o sangue. Seja glóbulos brancos, vermelhos. Não há acepção.
Mas que órgão curioso, que conexão com cérebro!
Que é sensível aos meus sentimentos, principalmente a dor...
Dói peito, que vontade de chorar...
Coração não sinta, pode parar.
Todo ser humano é movido pela ambição, pois não existe homem sem desejo. E é a ambição, no sentido positivo, que impele a direção ao progresso.
- O dia em que o ser humano se der por satisfeito e não perseguir mais nada que o faça buscar a perfeição, então toda a raça estará condenada.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
É ilógico pensar que existe ser humano (criatura), que não acredita na existência de DEUS (Criador), quando até satanás (criatura), não só acredita; como também faz citações da Sagrada Escritura tentando a Jesus no deserto: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” e Jesus refuta: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. E então o tentador transporta Jesus a Cidade Santa e colocando-o sobre o pináculo do templo novamente volta a instigar: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. E Jesus novamente rebate: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus”.
Percebes que o acusador conhece a Bíblia de cor e salteado. Assim; sem que o ser humano perceba, com autorização expressa do mesmo, vem se utilizando dessas brechas para nos afastar e nos tirar das maravilhosas graças do altíssimo. Não caia nessa armadilha. Pare com esse orgulho besta de autossuficiência de Deus. Pense num grão de areia no deserto a uma gota d’água no oceano. É isso que somos, nada mais que isso. Ele é que não precisa de nós. Sem nós Ele é e continua sendo Deus, mas preferiu contar conosco, porque nos criou; nos ama e nos conhece até pelo avesso, mesmo antes de termos sidos pensados; no começo da existência do mundo. Então; Amemos primeiramente ao Senhor Nosso DEUS de todo o nosso coração e ao nosso próximo como a nós mesmos. Sejamos felizes! Pois Ele, para eternidade nos criou e nos quer assim. Assim Seja. Amém!
O mercado não é de todos porque o ser humano se fragmentou, se compartimentalizou.
O problema não está no mercado, no modelo e no paradigma, mas no próprio homem.
Mudemos o homem, que o mercado, o modelo e o paradigma mudam por consequência.
Ainda bem que a mudança é uma constante no Universo.
O mercado depende de crescimento devido ao egoísmo e a ambição humana, portanto que o egoísmo e a ambição sejam reduzidos ao máximo.
É um sonho? Pode até ser. Mas quantos sonhos já se realizaram? Acredito que muitos.
O EGOÍSMO HUMANO É ILIMITADO
Temos que fazer uma escolha: acreditar ou não no aquecimento global. Eu fiz a opção por acreditar, considerando a opinião dos mais renomados e sérios cientistas do mundo, além da observação dos fenômenos que estamos presenciando em diversos lugares do planeta.
A quem interessa desacreditar o aquecimento global? Com certeza, aos grandes capitalistas globais, a produção e ao consumo sem limites e aos depredadores crônicos do meio ambiente. Alguém duvida?
Mesmo que o aquecimento global seja fictício, ainda assim não se justifica o modelo predador que prevalece no mundo atual, pois interfere drasticamente na qualidade, beleza e sentido da vida.
Portanto, pra mim é indiferente se o aquecimento global é verdade ou mentira, embora acredite que seja verdade, pois os fatos comprovam.
Talvez só com choro e ranger de dentes venham despertar para a gravidade do problema. O egoísmo humano é ilimitado, infelizmente.
CONSCIÊNCIA
O ser humano quando se olha no espelho reconhece a sua imagem. O animal, um cachorro, por exemplo, se assusta quando se olha no espelho, supõe até que seja outro animal. O homem sabe o que vê no espelho, o animal não sabe. Eu diria que o homem é consciente e o animal é inconsciente.
Acredito que a consciência está em tudo que é manifestado, porém em níveis diferentes. Até uma rocha tem uma consciência latente, não manifestada.
No nosso plano de existência, o ser humano é o que tem a consciência em níveis mais elevados, pois sabe de sua existência como ser vivo, sabe das necessidades sociais, do meio em que vive, inclusive sabe que a Terra é sua morada.
Entretanto, nem sempre a consciência vem acompanhada de boas ações. Se assim fosse, inevitavelmente, o homem passaria a respeitar o meio ambiente e tudo que o envolve, e os criminosos não existiriam.
As distorções que ocorrem se devem aos níveis diferenciados de consciência, daí a razão de uma Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Irmã Dulce, bem com Adolfo Hitler e Jim Jones.
"Quanto mais elevado o nível de consciência maior é a percepção do mundo que nos rodeia, bem como de tudo que envolve o nosso ser. O propósito da vida é fazer-nos conscientes. A própria evolução da vida, em si mesma, é tornar-se cada vez mais consciente", dizia um grande sábio.
O TRABALHO E SUAS VERTENTES
Entre os diversos trabalhos que o ser humano empreende na existência, dois merecem a nossa atenção:
1. O trabalho necessário ao nosso instinto de sobrevivência, pois como seres humanos frágeis, necessitamos de alimento, agasalho, abrigo, etc.
2. O outro trabalho é o que busca incessantemente a elevação do nível de consciência. Por indolência, muitos poucos se envolvem com tal trabalho.
Porém entre ambos, é o segundo que dá o verdadeiro sentido a vida, que nos projeta às dimensões mais elevadas, e nos conecta com os mistérios mais profundos da nossa existência.
Não devemos passar pela vida, preocupados somente com o trabalho do instinto de sobrevivência, pois com certeza, passaremos por essa breve vida sem conhecer outras dimensões sublimes da vida.
Não estou dizendo que devemos desprezar o trabalho do nosso instinto de sobrevivência, mas colocá-lo no seu devido lugar. O ser humano não é só o instinto de sobrevivência, mas é possuidor de intuição, sensibilidade, e pode através da percepção e do trabalho pela elevação da consciência acessar outros mundos mais sutis e elevados.
A vida que é empreendida apenas na dimensão do instinto de sobrevivência é pobre, limitada, unidimensional, mas quando é acompanhada pelo trabalho incessante da elevação da consciência se torna enriquecedora, não tem fronteiras, e é multidimensional.
O trabalho precisa ser entendido de maneira abrangente, integral, e nas suas inter-relações. Caso contrário, passaremos pela existência conhecendo apenas uma pequenina dimensão da grandeza infinita da vida.
Saiba perdoar a si mesmo:
Só o fato do ser humano,
Tentar se redimir dos seus atos
Isso já é incrível pra mim,
Não estamos pedindo que faça
Coisas grandes,apenas estamos
Vendo quem vai fazer.
Quem assume as responsabilidades,
Não,eu não estou falando de carregar
Os outros nas costas,o que estou tentando
Te dizer é que ter compromisso com algo
Ou com alguém,isso é realmente importante é genuíno e devemos dar o verdadeiro valor.
Se dedicar a alguma coisa e o quão difícil pode ser,mas você não pode desistir,o importante é que você tá tentando fazer,tentar e para os que não tem medos de enfrentar os resultados.
FAMÍLIA
COMPANHEIRISMO, CALOR HUMANO, UNIÃO, SABER SER ÚTIL, AMÁVEL E VERDADEIRO A CADA MOMENTO; VIVER EM PAZ E HARMONIA BUSCANDO SEMPRE APOIAR E AJUDAR A SE LEVANTAR OS QUE ESTIVEREM COM DIFICULDADES; PASSAR AFETO, CARINHO E ATENÇÃO UM AO OUTRO SE DEDICANDO EM CONDICIONAL; DESEJAR VITÓRIAS, MUITAS CONQUISTAS E SONHOS REALIZADOS; SER PRESTATIVO ESTENDENDO AS MÃOS SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO SEM ESPERAR ALGO EM TROCA; CULTIVAR O RESPEITO ENTRE SI; BUSCAR SER HONESTOS E HONRADOS SERVINDO DESSA FORMA DE EXEMPLO PARA OS PEQUENINOS; ENSINAR O CERTO E FAZER O CERTO; MOSTRAR PARA OS DE FORA QUE A ALEGRIA, A VERDADE, O EQUILÍBRIO, A BONDADE O AMOR E DEUS RESIDEM NA CASA DESSAS PESSOAS TÃO PRÓXIMAS E ÍNTIMAS.