Textos sobre o ser Humano
Encantos de Teófilo Otoni
Conheça o berço da liverdade
Bela e amada Filadélfia
Princesa nordestina
Formosura de néctar e candura
Que cintila alma e glória
Profundidade de belas culturas
De riquezas, de arte e musicalidade
Vale do amor, da solidariedade
Do Bela Vista transformador
Fonte preciosa de sabedoria
Meu sertão querido
Que exala humanismo
Sou do Vale da fome por liberdade
Da fome por conquistas
Gente de espírito republicano
De Santo Antônio
E Todos os Santos
Da Praça Tiradentes
Da fonte luminosa
Inocentes são os detentores do Poder
De cegueira deliberada
Que não enxergam
A riqueza desse povo
De lutas diárias
De sol escaldante
De pele queimada
Por lutas constantes
De calor humano aflorado
Vale do Amor fraterno
Das águas marinhas
Do topázio, dos diamantes
Das preciosidades
Que reluzem e incandescem
Fonte de revoluções liberais
Dos juristas que agregam
De Cunha Peixoto
Do Menino do Mucuri
Sou do Vale, sou do Mucuri
Orgulho dessa gente resoluta
Da Civitas Amoris Fraterni
Oque meus olhos viram, oque meus ouvidos ouviram, nenhum outro ser sentiu .
É a combinação de sensações e sentimentos raros, não tem palavras pra descrever e é por isso que a essência das coisas não pode ser decifradas em palavras, apenas sentidas .
Daí eu apenas sorri, sorri da loucura, loucura essa que eu domino e carrego com maior respeito e prazer .
Neste fim de ANO
Pensei tanto em minhas RAÍZES,
Nas minhas ORIGENS,
Acho que quase todo ser HUMANO
Faz uma retrospectiva,
Revisando e buscando IMAGENS
Do que ficou pra trás sem ESTIMATIVA.
Mas, com certeza busco esperança,
Em bons pensamentos, em novos CÉUS,
Para que tudo que for bom PREVALEÇA.
Aprendi muito cedo que seres humanos não são compostos de uma coisa só. Somos duas partes que compõem o todo.
Temos a consciência, que inclui a mente e a alma, as partes intangíveis.
E temos o ser físico: a máquina que sustenta a consciência e nos faz sobreviver.
Se estragar essa máquina, você morre. Se negligenciar essa máquina, você morre. Se achar que sua consciência pode sobreviver sem a máquina, você morre logo depois de descobrir que estava errado.
Veio-me à mente um antigo jogo de agilidade mental em que ao formar um círculo, cada participante devia retomar muito rapidamente o que fora dito por seu predecessor, adicionando um novo elemento, e assim por diante, até que alguém fosse incapaz de dizer o que mais faltava ao sujeito…
Por aqui passou um soldado todo sujo e derrotado. O soldado não levava… Hmm, mochila!… (next), mochila, sim, ele estava usando, o que ele não carregava era fuzil… (next), rifle, sim, ele levava, o que não tinha era um cantil… (next), cantil, sim, ele estava carregando, o que ele não vestia era um uniforme…
Por aqui passou um reitor todo triste e fracassado. O reitor não portava um plano estratégico… Hmm, planejamento estratégico…(next), plano estratégico, sim, ele portava, o que não tinha era execução estratégica… (next), execução estratégica ele tinha, o que não tinha era liderança… (next), liderança, sim, ele tinha, o que não transparecia era ousadia…
Como se pretende ser reconhecido logo do ciclo de mandato reitoral?
Como um reitor empreendedor?
Como um grande líder visionário?
Como um abnegado ser humano que trabalhou intensamente e articuladamente pela causa da educação?”
PARA ONDE VAI A ALMA OU A PESSOA DURANTE SONOS PROFUNDOS?
A Alma Humana não é a criadora nem mantenedora do Corpo, ela é apenas uma gestora do Corpo e no Planeta Terra tem se mostrado má gestora tanto do Corpo como do Planeta em que se encontra.
O Espírito Humano é quem cria e mantém o Corpo e origina a Alma como sua serva, é uma infimissíssima parcela integral emanada do Supremo Criador do Cosmos.
A Alma é a entidade que se manifesta por meio do Corpo, é a Alma que fala, anda, vê, ouve, reflecte, imagina, chora ou ri usando o Corpo e a Mente, por isso, se o Corpo tiver deficiência a Alma terá dificuldade de se manifestar.
Um Corpo vivo com Alma desligada dele, como acontece durante sonos profundos, nada faz, apenas pode-se notar a respiração e os batimentos do coração que são acções da responsabilidade do Espírito.
É o Espírito que constrói o Corpo Humano desde a fase do ovo ou zigoto e o faz crescer e desenvolver com a matéria-prima que a sua serva Alma lhe disponibiliza.
Na fase do embrião a Alma já está lá, porém, essa condição do Corpo não permite a sua manifestação o que pode se verificar em forma de alguns movimentos a partir da fase do feto, nos primeiros anos cabe a serva Alma mãe disponibilizar a matéria-prima.
Assim, num Corpo Humano vivo existe tanto o Espírito constructor do Corpo como a Alma gestora do Corpo.
Durante sonos profundos a Alma gestora do Corpo integra-se no Espírito constructor do Corpo.
Já que a Alma Humana Terrestre encontra-se a experimentar o estado de impureza ou de separação, desunião, desarmonia e sofrimento, ela apenas se integra no seu Espírito, não se torna um com o seu Espírito que é Vida e Paz, por isso é incapaz de perceber e conhecer o seu Espírito.
Para conseguir ver e conhecer o seu Espírito e se tornar um com ele, a Alma deve estar pura, limpa ou perfeita tal como o seu Espírito é puro, limpo ou perfeito.
Para isso, depois da Alma se saciar com as experiências no estado de impureza, ela decide voltar a se unir e se harmonizar com o seu Espírito, decide buscar a paz verdadeira e a vida verdadeira, ela entra num contínuo processo de autopurificação ou limpeza gradual permanente de toda a sua impureza ou sujeira até se tornar pura e una com o seu Espírito ou Originador.
Portanto, durante sonos profundos a Alma ou Pessoa se desliga do Corpo e se integra no seu Espírito dando uma chance para o Espírito reparar e restabelecer o Corpo que neste ínterim nada faz.
A CONSCIÊNCIA É CONFUNDIDA COM A ALMA!
A Consciência é confundida com a Alma, pelas seguintes razões:
1. Propriedade de apego e identificação da Alma com o seu Conteúdo ou Consciência.
2. Desconhecimento da existência do Espírito ou Criador do Corpo no Organismo Humano.
3. Receio nos Cientistas de perderem crédito por usarem a palavra Alma que é de âmbito Religioso.
PROBLEMA DIFÍCIL?!
PROBLEMA DA CONSCIÊNCIA OU DA ALMA?!
Os Cientistas não querem usar a palavra Alma e Espírito, por serem de contexto Filosófico e Religioso, receiam perder crédito!
Os Cientistas preferem usar a palavra Mente ou Consciência em vez da palavra Alma!
Contudo, o correcto resulta da fusão entre a Filosofia, Religião e a Ciência, sendo que, um óptimo Filósofo deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Cientista, um óptimo Religioso deve ser um óptimo Filósofo e um óptimo Cientista, um óptimo Cientista deve ser um óptimo Religioso e um óptimo Filósofo!
A palavra Alma não é sinônima da palavra Espírito, porque, o Espírito origina a Alma!
Por outro lado, a palavra Consciência não é sinônima da palavra Alma nem da palavra Espírito, pois, tanto o Corpo como a Mente e a Consciência são Conteúdos da Alma e do Espírito!
A palavra Alma não deve ser substituída pela palavra Consciência, porque, Consciência é o Conteúdo da Alma!
Estudar a Consciência vendo-a como sendo Alma, sempre impossibilitará a sua compreensão, continuará a fazer com que o problema da Consciência seja perpétuo!
O princípio do fim do suposto problema da Consciência é o uso da palavra certa, que é a palavra Alma, deste modo, não se trata de problema da Consciência, mas sim, trata-se de problema da Alma!
Assim, estudando cada palavra no seu sentido adequado pode-se ter primordialmente a seguinte compreensão, o Corpo é um conjunto padronizado de informações materializadas, a Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano, a Consciência propriamente dita são informações impregnadas na Alma que determinam a personalidade com que se nasce, a Alma é uma matriz influenciável com consciência variável que se origina do Espírito Humano para gerir o Corpo, por último, no Organismo Humano também existe o Espírito que é uma matriz Ininfluenciável com consciência invariável que se emana do Espírito Cósmico para originar a Alma e construir o Corpo.
A ALMA NÃO PERDE NADA DAQUILO QUE O CORPO PERDE!
A Alma não perde nada e não ganha nada, o que acontece é que ela se apega e se identifica com o seu contexto ou conteúdo!
O contexto ou o conteúdo da Alma são o Corpo, a Mente, a Consciência ou Personalidade e o Ambiente externo natural ou social!
A Alma Humana Terrestre está completamente apegada e identificada com o Corpo de tal modo que se vê como sendo o Corpo!
Vendo-se como sendo o Corpo, qualquer parte que o Corpo perde, seja um braço ou uma perna ou mesmo os dois membros inferiores ou superiores, a Alma percebe como sendo ela mesma que perde essas partes do Corpo!
Entretanto, é apenas o Corpo que perde suas partes, a Alma não perde nada e não ganha nada daquilo que o Corpo perde ou ganha, assim, quando o Corpo perde uma das suas partes a Alma continua sendo completamente ela mesma, mesmo quando o Corpo todo se perde ou morre a Alma continua sendo completamente ela mesma já em busca de um novo Corpo para uma nova experiência de existência física!
Ver-se como sendo o Corpo e desconhecer a existência do Criador do Corpo no Organismo chama-se Ignorância!
A Ignorância é a causa mãe de qualquer causa de todo o sofrimento humano!
Um dos grandes segredos para a Paz da Alma é o desapego e a desidentificação com o seu contexto, os outros grandes segredos são a correctude, a Holoharmonização e a holoconsciencialização ou a percepção de tudo incluindo a da existência do Criador do Corpo no Organismo!
SOFTWARE ÁLMICO E SOFTWARE CEREBRAL
No Organismo Humano há dois Softwares, nomeadamente, Software Álmico e Software Cerebral!
Software Álmico significa Software da Alma e Software Cerebral significa Software do Cérebro!
O Software Álmico é aquele com o qual se começa a mover o Corpo mesmo na fase em que o Organismo é um feto no ventre da mãe e com o qual se nasce, enquanto, o Software Cerebral é aquele que se Instala gradualmente no Cérebro através da Educação e Cultura e que determina o comportamento cotidiano da Alma!
Um Organismo Humano que tem Cérebro com Software específico muito Superior é designado Doutor!
Devidamente Formatado para servir interesses ocultos e egoístas de um grupo!
Contudo, há muitos Doutores que agem sem Integridade podendo até ser bons profissionais mas sem ética nem moral social, isto acontece porque a Integridade, e qualquer outra virtude ou vício, depende da qualidade do Software Álmico e não do Software Cerebral!
Por isso, o Problema Essencial do Homem, está na Alma, é a má qualidade do Software Álmico, ou seja, é a má qualidade do Conteúdo da Alma, e o mais difícil é que deve ser a própria Alma a perceber e a aperfeiçoar a qualidade do seu Software!
Para perceber a qualidade do seu Software, a Alma deve adentrar em si mesma e observar-se minuciosamente, deve desenvolver o hábito de contemplar a si mesma e a Natureza intrínseca e extrínseca!
A Alma Consciente percebe e descarta todo o seu Conteúdo permanecendo simplesmente no estado de 'Eu Sou', sem precisar de entrar no estado de 'Eu Sou Isso', por exemplo, 'Eu Sou mulher' ou 'Eu Sou homem', 'Eu Sou Africano' ou 'Eu Sou Americano', 'Eu Sou militar' ou 'Eu Sou professor', 'Eu Sou João' ou 'Eu Sou Joana', todos esses 'Issos' são apenas contextos ou conteúdos ou Softwares da Alma definidos pela genética ou cultura ou educação para a Alma se manifestar de forma contextualizada no Ambiente em que se insere!
João ou Joana não és tu, isso, é o que te fizeram ser e crer que és, tu és apenas o 'Eu Sou'!
Se a tua mãe ainda grávida de ti viaja-se para China onde tu nascerias e viverias apenas na educação e cultura Chinesa, tu não serias João ou Joana, serias conforme a educação e cultura Chinesa!
A Alma Consciente também empreende o exercício de construir os seus próprios Conteúdos ou Softwares com base nos princípios mais elevados da Natureza!
Os Conteúdos ou Softwares da Alma são apenas meios para a sua manifestação contextualizada!
A Alma é quem deve usar os Softwares, todavia, no Planeta Terra ainda são os Softwares que usam a Alma!
A presença da Alma com o seu próprio Software, no Organismo Humano, é o que sempre vai distinguir o Homem Natural com o Homem Artificial promovido pela Inteligência Artificial!
"Ser humano" deixou de ser
sinônimo de bondade
desde de quando muitos
superaram, em crueldade,
as feras mais ferozes da terra.
O Instinto de defesa e
sobrevivência justifica
o ataque de um animal.
Porém com que justificativas
válidas, seres humanos
atacam até os seus
semelhantes?"
Admiro minhas limitações,
no espelho, sou humano
ovelha que precisa de aprisco,
ainda que alguns versos transcendam,
O belo também é esquecido
.
o cotidiano é supremo lugar
a vírgula pontual de mudança
tudo que procuro,
propus e que sai de mim,
não há duração
mais que um dia,
depois do sol
-
"O viajante iluminado", in depois do sol...
"Há pessoas que gostam de fazer coisas erradas às escondidas. Isso não adianta nada, pois os olhos de Deus estão em todos os lugares e Ele julgará cada ação humana pecaminosa veementemente no juízo final, ou seja, àquelas que não foram lavadas pelo sangue de Jesus".
Anderson Silva
O ato de me odiar, aprendi a dominar.
Se eu pudesse traduzir o que há em meu coração, diria ao mundo que me odeio
Odeio a mim por tudo que me fiz passar, por todos que deixei aproveitarem da minha falta de malícia
Me pediria perdão de joelhos, por ter transformado a menina cheia de sonhos em uma mulher triste e desiludida.
Não, eu não quero mais conhecer ninguém, todos se aproveitam de alguma forma, te sugam a energia, a beleza, as qualidades.
No fim é sempre você, triste com sua lágrimas como companhia. Eu tô com nojo da humanidade, eu tô com nojo de todos, nojo de mim, por me permitir tanta coisa.
Só quero meus amigos de antes, aqueles que me amam somente pelo fato de eu existir, com todos os meus defeitos, tristezas e qualidades, mesmo estes sendo tão poucos e raros
Somente a eles quero dedicar meu tempo e minha juventude já escassa pelo avançar da idade.
"O Destino só é definido pelas nossas escolhas e as quais tomaremos. Não algo determinado e que não tem como reverter:
"Seguindo pela lógica determinista, todas as pessoas têm destinos diferentes uns dos outros, sendo algo absoluto que não muda sem livre árbiteo. Mas, os mesmos destinos se chocam; Ao conhecemos pessoas que irão nós influenciar com suas ações e personalidade, ou suas histórias e o que elas trazem para nós. Logo, o destino está em constante desenvolvimento, e para gerar esse; É necessário as nossas decisões em meio às circunstâncias e sorte."
PANENTEÍSMO: Uma compreensão a partir da analogia entre Organismo Humano e Cosmo
O Organismo Humano tem Espírito Humano com função de originar a Alma Humana e construir o Corpo, tem Alma Humana com função de gerir o Corpo podendo gerir bem ou mal conforme esteja ou não em harmonia com o Espírito Humano, tem Corpo que é a parte visível do Organismo Humano construído e administrado por Espírito Humano e composto por várias Células organizadas em Órgãos e Sistemas interdependentes.
Cada Célula é um Ser vivo com função específica no Organismo, é construída pelo Espírito para compor o Organismo e existe no Espírito que a vivifica, pelo que, nenhuma Célula é capaz de existir fora do Organismo e consequentemente do Espírito.
Analogamente, o Cosmo tem Espírito Cósmico ou Deus com função de originar a Alma Cósmica e construir o Corpo Cósmico, tem Alma Cósmica com função de gerir o Corpo Cósmico, tem Corpo Cósmico que é a parte visível do Cosmo construído e administrado por Espírito Cósmico e composto por vários Astros organizados em Sistemas e Galáxias com Astros especiais que contém Organismos Vivos de função específica no Astro e consequentemente no Cosmo.
Cada Organismo Vivo de um Astro especial contem Espírito próprio do Organismo emanado do Espírito Cósmico para construir e manter vivo o Organismo, pelo que, em cada Organismo Vivo existe representante do Espírito Cósmico e cada Organismo Vivo existe no Cosmo e consequentemente no Espírito Cósmico.
Portanto, PANENTEÍSMO significa: Todos os Organismos Vivos estão no Espírito Cósmico e o Espírito Cósmico está em Todos os Organismos Vivos através de seus representantes que são Espíritos próprios de cada Organismo emanados do Espírito Cósmico para construir e manter vivo cada Organismo.
Ou seja, significa Todos em Deus e Deus em Todos. Conforme também as palavras de Jesus Cristo: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. E as do Apóstolo Paulo baseando-se em Epimênides: Nele vivemos, nos movemos e existimos.
A Alma Humana Terrestre ou o Homem Terrestre, pelo seu livre-arbítrio, está em desarmonia ou desunião com o seu Espírito ou Espírito Humano, por isso é mau gestor do seu Corpo e está em sofrimento preferindo o lixo químico através de drogas e alimentos inadequados, o lixo mental através do ambiente social nefasto, o sedentarismo e esportes danosos.
O Homem Terrestre deixará de ser mau gestor do seu Corpo e do Planeta e consequentemente de estar em sofrimento apenas quando voltar a se harmonizar ou unir com o seu Espírito tornando-se UM com o seu Espírito, conforme disse Jesus Cristo, Eu no Pai e o Pai em mim e Eu em vocês e vocês em mim.
A Psicologia Consciencial auxilia-nos a responder a pergunta: qual o sentido da vida? Com base em argumentos lógicos, ajuda o ser humano a encontrar o seu sentido último, ou seja, um sentido de se tornar alguém que compreende a finalidade maior da vida, sabendo que há um propósito existencial a ser realizado que transcende as questões materiais e que a sua efetivação o conduzirá à felicidade.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
"Na jornada da vida, uma verdade é incontestável: a constante mudança é inevitável. Reconhecê-la nos mantém no presente; aceitá-la nos empodera. Transformá-la em experiência molda nossa singularidade, capacitando-nos a transcender constantemente nossos próprios limites."
(@marcellodesouza_oficial)
Nada mais belo do que olhar para o Outro e perceber a partir dos seus olhos, a bagagem que trás em sua alma desde o sair semente de seu Pai e hospedar-se no útero fértil de sua Mãe...
Somos todos marcados de memórias de nossos ancestrais.
Conseguir olhar para dentro de nós e perceber essa humanidade cheia de mistérios que é capaz de nos conduzir de estação em estação, nos apresentando olhares furtivos, olhares profundos, mornos olhares, olhares fugazes...
Desconhecemos em nós o que refutamos de singularidade no Outro que parece analisar as partículas de cada molécula que há em nós.
Rubenita Simey
A diversidade na existência do ser humano
É certo que o ser humano muda muito ao decorrer de sua existência, muda desde o modo de comer até o modo de usar o seu tempo. Falando em tempo, este, para o ser, é sinônimo de espera por mudanças e até da paranoia de voltar a uma época que julgava ser mais feliz e/ou produtivo e, diante do tempo, cada pessoa analisa e julga seus próprios feitos.
O julgamento de sua história do mundo das coisas está totalmente correlacionado com o que o individuo foi, viveu, até o que ele é ao julgar-se, ou seja, o modo como o individuo julga-se no passado, diante do que viveu, vai determinar se este passado foi bom ou mau e, da mesma forma, o que cada um viveu e foi no passado, vai determinar como ele vai julgar-se hoje!Tomemos, por exemplo, o estágio da infância.
Se você brigava muito com seu irmão você vai, hoje, dizer que você era ignorante e não sabia aceitar opiniões contrárias , do contrário, se você ainda briga muito com seu irmão, você irá dizer que ele é um ignorante e não sabe fazer as coisas certas (do seu modo).