Textos sobre o ser Humano
Fomos Humanos
No princípio caminhamos pra nos descobrir
depois disso trabalhamos para evoluir
aprendemos a VOAR num grande pássaro de ferro
e deixamos de nos importar com nosso irmão por próprio ego
HOJE em dia derrubamos nossos aviões
e se ele cai com político, inclusive, se comemora.
Não demora até a gente padecer, e ver,
que tanto o politico quanto o ladrão,
tanto o evangélico quanto o cristão
a polícia,
o corrupto,
a criança
ou o adulto
SÃO TODOS IGUAIS,
irmãos e filhos de Deus.
Somos humanos mas já fomos muito mais humanos,
hoje é difícil SER HUMANO se esquecemos como SER.
Chegará o dia em que uma banana será uma banana, o macaco será macaco e ser humano será humano.
Até lá veremos um ser humano sendo um banana, jogando uma banana pra chamar alguém de macaco.
Depois outro ser humano lança que todos somos macacos e milhões acompanham comendo banana. Outros não querem ser macaco, não gostam de banana e mais outros não querem ser humano.
Confuso, né?
UM HOMEM É AVALIADO,NAÕ POR SUAS VIRTUDES OU PRINCÍPIOS MORAIS E SIM PELO QUE TEM.SE ELE TIVER UM CRUZEIRO-"AULA ANTIGA DE FILOSIFIA "-.....ELE VALE UM CRUZEIRO ...SE ELE TIVER UM MILHAÕ ELE VALE UM MILHÃO.....É ASSIM QUE O SISTEMA FUNCIONA ACEITEM OU NAÕ!
QUERIA TER UM MILHAÕ DE AMIGOS,COMO DIZ ROBERTO CARLOS,ENTRETANTO MEUS AMIGOS NAÕ ATINGEM A CONTAGEM DOS 5 DEDOS DAS MÃOS.......MARIA DE NAZARÉ CARVALHO
...e se ele naõ tiver nada????/?naõ vale nada!!!!!!!
PARAFRASEANDO O MEU AMIGO EMILIO ROSSI QUE DISSE:
"O SER HUMANO É TAL QUAL UMA LATA DE MOLHO DE TOMATE APÓS 5 DIAS DE ABERTA: VENCEU"
EU DIGO:
O SER HUMANO É TAL QUAL UMA LATA DE QUALQUER ALIMENTO PERECÍVEL QUE APÓS 5 DIAS DA SUA ABERTURA PODE PARECER QUE ESTÁ IMPRÓPRIO PARA CONSUMIR A VIDA. MAS O RECIPIENTE PODE RECEBER NOVO CONTEÚDO. ATÉ MESMO TORNAR-SE UM PORTA LÁPIS PARA REESCREVER A PRÓPRIA HISTÓRIA COM TENTATIVAS DE ACERTOS ATRAVÉS DA INCULPÁVEL PRÁTICA DO AMOR.
Sou Velho Sim
Sou velho sim! Que me importa todos esses anos de vida, as rugas que transcendem em meu rosto.
Sim! Sou um velho, meus movimentos são mais lentos e compassados, não tenho mais aquele vigor da juventude,
Sou velho sim! Envelhecer não é ruim, quando se pode olhar o passado com dignidade e orgulhar-se do presente sem se importar com o futuro.
Sim! Sou velho e já passei por todas as etapas da vida, hoje mais calejado pelos percalços da vida e ela muito me bateu.
E as batidas, forjaram-me o espirito, calejaram-me a alma e a vida ao rebimbar seu martelo marcou o compasso do tempo, o meu tempo que ainda não findou.
O mundo foi minha escola e a vida quem me ensinou, me diplomou com louvor o ser humano que sou.
Com muitos defeitos sem duvida, mais o tempo me lapidou, me fez brigar com o destino, pra chegar a onde estou.
Não sou nada reconheço, mais tenho o meu valor, o valor de ser humano que por essa terra passou.
Sou velho sim! Mais cronologia não conta quando o espirito se remoça, bebendo da fonte do saber e da verdade.
É! O tempo marcou-me o rosto, curvou-me o corpo, mais nunca dobrou o meu espirito, cada vinco no rosto são marcas do que passou, tirou-me a rigidez da juventude e jamais a jovialidade do meu ser.
Sou velho sim! Sou aquela criança que correu pelo tempo e se cansou e hoje ainda ofegante caminha colhendo dos frutos que plantou.
De todas as coisas difíceis para o ser humano, a que mais lhe causa dúvida, é a escolha.
O nosso mundo se protagoniza no universo, e o universo pertence a uma escolha. Pois até Deus quando criou tudo, teve a escolha entre criar ou não criar.
E se nós aqui estamos, é porque Ele nos criou, é porque somos escolhidos. Deus seja louvado por tudo, amém!
A vida é BELA
Concordo que é a vida é de fato, bela!
Quando me debruço na janela
Da minha alma
E com absoluta calma
Contemplo as maravilhas
E os esplendor que existem
Em todas as criaturas
E revelações da natureza
No ruído do vento
No barulho das águas
No caminhar apressado das nuvens
No gorjeio dos pássaros.
No sol radioso
Na dança da lua: nova, crescente, decrescente, cheia
De amor e beleza
No cheiro da mata
De verde tingida.
Nas cores fulgurantes de um arco-íris.
E tudo tem uma proposta e uma mensagem
De paz e esperança
Pro ser humano que só não os entende
Por que não pára
Pra ouvi-los.
Com o passar dos anos a gente descobre que:
- odiar é menor que não odiar
- não odiar é menor que ser indiferente
- ser indiferente é menor que amar
- amar é maior que tudo antes descrito.
E quando a gente chega a descobrir isso, significa que amadurecemos
e que estamos prontos para amar incondicionalmente
a nós mesmos e ao outro.
O QUERER MUDAR É RESPONSABILIDADE DE CADA UM
Autora: Profª Lourdes Duarte
Somos imperfeitos, somos humanos, para cada atitude tomada existe a consequência uma ordem em sequência, uma serial que pode ser benéfico ou não. Mudar o curso da vida deve ser responsabilidade de cada um.
Tomamos uma série de atitudes, muitas vezes sem pensar e cada uma compõe um elo que retrata a nossa personalidade.
. Agimos muitas vezes por instinto ou por necessidade, mas cada coisa tem hora e tempo determinado, não se adianta o tempo em favor a nós e não se pode atrasar pelo mesmo motivo.
O querer, a força de vontade é algo forte, os nossos erros e acertos modificam de alguma forma a nossa vida, seja de forma positiva ou negativa. Uma imensidão de erros e acertos, estes, só sabemos se erramos ou acertamos quando decidimos; é preciso sempre decidir, ao negarmos decisão empatamos o tempo de correr no seu percurso exato dos acontecimentos.
É o tentar mudar que faz a diferença em nossas ações. O tentar mudar algo pode levar a sequência indesejada de fatos que levarão a outros erros, até que consertemos; pode demorar até que tudo entre nos eixos, os erros cometidos podem fazer-nos atravessar muitas dificuldades até que tudo seja consertado.
Não podemos mudar a vida de alguém, quando é difícil mudar a nossa própria vida. Temos que ter o cuidado ao tirar a venda de alguém ou até mesmo a nossa. Muitos usam venda à muito tempo e pode não aguentar ver a luz, tudo é feito com calma, paz e sabedoria.
O desejo de mudar deve começar dentro de cada um, a orientação, o apoio, o ombro amigo faz a diferença, mas nunca a imposição, e a responsabilidade deve ser de cada um que tem o livre arbítrio de seguir o curso de vida que desejar.
Trezentos e sessenta graus em menos de um segundo, a vida se iguala ao nada quando se pensa o quão pequeno algo grande pode ser. Talvez, se pensássemos assim - ou olhássemos ao nosso redor -, nada seria tão fácil a ponto de destruímos com apenas um clique.
Uma bomba.
Força nuclear.
Guerras
O humano se resume a isso. Batalhas internas travadas com um pensamento maldoso, o estado emocional facilmente abalado por algo totalmente idiota - que claro, é considerado com sentido nos primeiros cinco minutos de obscuridade, a força de um estado moral.
Perda de intelectualidade.
Mas afinal, o que é isso?
Saber demais, saber pouco, que diferença faz? O que mudaremos no mundo? O que faríamos com esse globo azul?
Nada.
Mudanças?
O mundo já gira demais, pare de se preocupar.
Afinal, ninguém jamais vai parar por sua causa.
Em qualquer situação, dirija-se ao amor. O amor enobrece a alma e afaga os corações. O amor é o que move o mundo e toda existência humana, embora em alguns momentos ou situações, erroneamente, seja descortinado por sentimentos adversos. Só o amor possui o correto entendimento de todas as coisas e fala, em silêncio, a linguagem de todos os idiomas. Só o amor constrói.
Profª Lourdes Duarte
Diz o Sábio que na antiguidade, em um povoado distante, as pessoas haviam se tornado frias, egoístas e pouco solidárias.
Reclamavam da frieza uns dos outros, mas não se permitiam mudar. Uma criança muito sensível, ao ver o que se passava, dirigiu-se aos céus e clamou uma ação do Divino, pedindo que lhe mandasse um sinal a fim de mudar o pensamento das pessoas do povoado, e após sua reflexão, adormeceu.
No dia seguinte, fora acordado pela sua família, pedindo que levantasse logo, pois algo muito estranho acontecia... Sua mãe lhe disse que o Divino lançara sua fúria sobre o povo, e que algo gélido, branco e intenso cobria as pastagens e deixava as pessoas com tanto frio a ponto de quase congelarem.
Vendo suas lavouras e animais sendo cobertos pela neve, as pessoas não tiveram escolha senão ajudar umas as outras para que pudessem salvar o máximo de animais e alimentos que conseguissem, e assim o fizeram. Porém, a noite chegou, e com ela, a neve mais e mais forte, tornava a situação calamitosa.
Vendo toda a situação e o frio a castigar a todos, o menino então sugeriu que em vez de cada família ficar em sua morada, poderiam todos ficar juntos, assim, o calor humano os ajudaria a suportar o frio, o que foi aceito por todos.
E Como em uma grande corrente, todos, em círculo, feito um caracol, se aninharam, e juntos, conseguiam suportar o frio da noite.
Antes do amanhecer, o menino, com sentimento de culpa, explicou seu pedido ao Chefe do povoado, e pediu perdão por submeter seu povo a tal sofrimento. Porém, foi abraçado pelo Líder, que com os olhos cheios de água, pediu perdão ao menino por deixar que a comunidade se torna-se um mau exemplo para crianças como ele. Se abraçaram bem forte e adormeceram.
E tamanha foi a surpresa de todos ao ver que, no dia seguinte, o sol brilhara majestosamente e o céu parecia mais azul do que nunca... A tormenta teve fim.
Com pulos de alegria, cânticos e abraços, o povoado festejou o “perdão Divino”, e logo recomeçaram suas atividades rotineiras.
No dia seguinte, logo após o amanhecer, o menino pediu ao Líder do povoado que reunisse a todos, pois durante a noite tivera um sonho, onde o Divino lhe revelara um comunicado...
Foi então que o menino, relatando seu sonho, disse que a tempestade que ocorrera não seria a única, e que todos os anos ela se repetiria... Falou mais, disse que quando os primeiros flocos gelados caíssem do céu, que servissem de alerta e reflexão sobre a união, a bondade e a solidariedade.
Finalizou o menino dizendo que a este fenômeno, chamar-se-ia Inverno, e que seria uma época para não se pensar no frio, mas no calor humano que todos possuem e podem compartilhar.
Vez por outra, permito-me ser humano. Quando dói e quando posso gritar para o céu ouvir...
Queria que isso fosse verdade, mas não é!
Só quando percebo minha fraqueza é que vejo que sou humano e não posso fugir das falhas que isso acarreta, à medida em que choro ao me enxergar assim, sorrio por poder chorar, deixando minha cruz um pouco nas Tuas mãos.
Tudo parece tão pesado e o caminho tão tortuoso que passa-me pela mente abandonar esta arte que me ensinaste, mas, aonde eu iria? Fazer o quê? Não existe ninguém feito pra mim, só Tu.
Sou humano e tudo dói, mas em Ti, toda dor é feliz.
Por que o ser humano tem o hábito de complicar o que poderia ser mais simples. Por que acreditamos que é mais fácil mudar o outro ao invés de aceitar tal como ele é. Cada ser é único, não existe o nosso clone, por mais parecidos que sejam, cada um pensa e age do seu jeito. Pense nisso.
Profª Lourdes Duarte
Não deixe de aproveitar as oportunidades da vida, não tenha medo de mudanças, não atrase sua vida. As mudanças são transformações importantes para o nosso crescimento pessoal, são novas experiências para mudarmos enquanto seres humanos em constante transformação.
Aceite desafios, sem medo de viver!
Profª Lourdes Duarte
O Papa pisou na bola comparando os insultos ao
profeta Maomé ou a qualquer figura de veneração
religiosa a um suposto insulto à sua mãe. Não
hesitaria, neste caso, em dar-lhe uma bofetada.
Sua declaração pode ter agradado aos islamitas
ofendidos, mas não deixa dúvida que falhou
grosseiramente contrariando o ensinamento de
de Jesus como se vê abaixo:
"Ouviste o que foi dito aos antigos: 'olho por
olho, dente por dente'. Pois eu vos digo: não
resistais ao perverso. A quem lhe bater na face
direita apresenta-lhe também a outra. Ao que
pleitear contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe
também o manto. Se alguém te força a caminhar
mil passos, caminha com ele dois mil..."
E o Papa mesmo reconhecendo que sua opinião
contraria a de Cristo, ainda diz que somos
humanos... Se aceitarmos esse posicionamento
do Papa, devemos crer que o ensinamento de Cristo
não foi endereçado aos homens e sim aos anjos.
E que seu ensinamento é impraticável.
Sou católico, mas acho que o Papa devia aprender
com o Mahatma Gandhi seu ensinamento sobre
a não-violência. E com sua declaração, ele mesmo
lança uma sombra sobre sua humildade. Quem é
humilde de fato, aceita qualquer ofensa, mesmo
sendo dirigida à nossa mãe.
Seja Humano
Os dias estão estranhos! As pessoas estão estranhas. E o tempo passando tão depressa, quando vemos lá se foi ele embora, lá se foram alguns amigos embora, lá se foi alguns filhos embora, Paes, Mães, genros, sogros e sogras primos e primas, animais de estimação e a lacuna que só ele o tempo maquia pras olheiras e rugas das lagrimas não nos transforme em algo que não somos.
Queremos primar à vida, falar de amor e alegrias – Nossos corações não aceita coisas rudes, ruins ou tristes. Queremos tal qual o senhor um cântico novo, uma alegria plena. Mas temos que nos ater ao contrario. Dizem que não se vive só de alegrias nem tão pouco de tristezas, é um misto, uma mixigenação dura, mas o tempo não para, a vida só cessa entre aspas aos que partiram e temos que continuar.
Tendo em vista tudo isso, somos que obrigados a entender e conviver com tatas queixas e dores de todos estes citados acima, e veja como é paradoxal a existência; só o tempo de vivencia é quem conforta.
Por isso esqueçam o mais que puderem as picuinhas, raivas, desavenças, intrigas e tudo que cause desassossego ao coração afinal somos apenas espíritos tendo uma experiência humana. A vida é muito mais que o simples dormir, acordar, comer e trabalhar. Ela é comunhão entre irmãos. E que a paz esteja sempre em nossas mentes; ou quem sabe em nossos corações.
#O simples fato de está vivo, é uma coisa má?
Ferimos muitas pessoas mesmo que tenha sido em nome da justiça. mais você acha, que realmente existe alguém no mundo que consiga viver sem nunca ter feito algo de errado?
Por mais puro que a pessoa seja, ela precisa tirar a vida de animais e vegetais para viver, acaba odiando sentindo rancor e machucando alguém. Mais eu tenho certeza de que ninguém gostaria de fazer essas coisas, se mesmo assim você diz que as pessoas são mas, então o simples fato de está vivo já e maldade?
Sobre o ser humano
Um poço de sabedoria represada, habitação do bem e do mal, instintos complexos e refinados pela permissividade de persuasão pelos mitos e temores impostos pelo controle minoritário. A sociedade criou seus próprios monstros e deuses para achar que vive; faço parte disso, mas aceitaria não fazer...
A existente ave mórbida que um dia riscou papéis por um albatroz
Renasce provando ser uma fênix, que afugenta qualquer um,
seja quem pode lhe fazer mal, ou até mesmo o bem dado gratuitamente.
se deitando em cinzas e levantando a cada dia delas mesmas.
Um dia forte, outro nem tanto, porém, em suma, com a força dada se levanta e sabe que além de mais um dia, tem mais uma vida, uma vida a ser conduzida com cautela ou não.
Mas além da mitológica ave, o que dizer de alguém de renasce de um mal?
o que dizer de alguém que renasce de suas dores, de seus medos e tristeza?
A fênix, além de renascer, ela pressente seu fim, se jogando diretamente ao fogo para cumprir seu destino.
E o que dizer de alguém que pressente o fim? que sabe a hora de jogar a bandeira e aceita seu próprio fim? alguém que sabe aceitar a derrota e fim da história? alguém que enfrenta com coragem, dor e altivez o que lhe espera?
O que dizer de alguém que vive o amor como modo de viver?
Alguém que sobrevive a si mesmo, que se encasula em sua morte interior e ressurge para provar a si mesmo que cada derrota é na verdade uma vitória conquistada e assim como uma fênix renascer ainda mais belo e forte, com conhecimentos aflorados e alternados.
Renascer é além de tudo, recuperar a esperança em si próprio, não para recomeçar, mas sim para finalizar de forma diferente.