Textos sobre Música
FUNÇÃO DA ARTE E DO ARTISTA
A importância do escritor está, sobretudo, na função que ele exerce de tornar a experiência expressável. Porque a linguagem é o único recurso que o ser humano tem para isso. E tudo o que não é verbalizado nos domina. São aqueles estados obscuros que existem dentro de você e você não sabe o que são, aquele lusco-fusco, aquela coisa meio fantasmagórica. Quando você se expressa, tudo se ilumina e cai sob o teu domínio. Então, uma sociedade que não tem um número suficiente de poetas, romancistas, dramaturgos não é capaz de verbalizar a sua experiência verdadeira. Resultado: cria-se um abismo entre a experiência vivida e a fala. A experiência vivida torna-se obscura, opressiva e incompreensível; e a fala só repete estereótipos. Quando você não sabe o que está acontecendo, você fala do que não está acontecendo. Isso é um estado totalmente esquizofrênico e gravíssimo.
Seu sorriso é tão resplandecente
Que deixou meu coração alegre
Me dê a mão
Pra fugir desta terrível
Escuridão
Desde o dia em que eu te reencontrei
Me lembrei daquele lindo lugar
Que na minha infância era especial para mim
Quero saber se comigo você quer vir dançar
Se me der a mão eu te levarei
Por um caminho cheio de sombras e de luz
Eu gosto de andar sozinho
Não ligo se você vier comigo
Traz a mala, traz tudo que te faz ficar em casa
Não esquece nada, não esquece nada
Previsão pra volta, isso eu não tenho
A gente sai às dez contando que o mundo é pequeno
Ingênuo demais eu sei que sou
Afinal somos jovens e não tem nada de errado
E eu sei que não éramos perfeitos
Mas nunca senti isso por ninguém
E eu simplesmente não consigo imaginar
Como você pode estar tão bem agora que eu parti
Acho que você não quis dizer o que escreveu naquela música sobre mim
Porque você disse que era para sempre, agora eu dirijo sozinha pela sua rua
Já dizia Cazuza: " Eu quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida", você é exatamente isso, você é a pessoa mais doce e suave que eu já conheci, mas mexe comigo de um jeito como se estivesse prestes a comer a maça de Adão e Eva. Por isso sim, é verdade, eu "descobri que te amo demais, descobri em você minha paz, descobri sem querer a vida" e toda vez que você está longe de mim eu fico pensando que "das lembranças que eu trago da vida, você é a saudade que eu gosto de ter".
Dai lá vem você resistindo e achando que a gente precisa se afastar e parar de se ver, mas eu sei que não é isso que você quer e mesmo que fosse eu tenho certeza que eu "posso tentar te esquecer, mas você sempre será, a onda que me arrasta e me leva pro seu mar, me perco nos seus olhos e mergulho sem pensar se voltarei". Por isso eu peço pra você pequena, que você pare de resistir e por favor "fique mais que eu gostei de ter você, não vou mais querer ninguém, agora que sei quem me faz bem, não me deixe só".
Você diz que não adianta eu insistir e que no seu futuro não tem espaço para mim e eu então eu afirmo convictamente para mim mesmo: Calma, "não diga que a batalha está perdida, se é de batalhas que se vive a vida, tente outra vez".
E lá vou eu tentar de novo conquistar a mulher que roubou por completo o meu coração e nessa de tentar e tentar eu vou "caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não". NÃO. BRAÇOS DADOS SIM HAHAHAHA. NEM VEM COM ESSA...
Nossa, realmente os "teus sinais me confundem da cabeça aos pés", sábio djavan, ele deve entender de mulher, e acho que eu não pq não é possivel que querendo tanto você do jeito que eu quero eu não consiga trazer você pra mim.
Eu já sofri tanto nessa vida que olha, quero ainda ter tempo de "lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos. Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo. Viver é melhor que sonhar".
Viver é melhor do que sonhar... Viver é melhor do que sonhar... Será? Discordo, se for pra viver sem o seu sorriso todos os dias... Elis Regina que me desculpe, mas viver não seria melhor do que sonhar.
Pra resumir: "Você é linda mais que demais, vc é linda SIM", "Falando sério, é bem melhor você parar com essas coisas, de olhar pra mim com olhos de promessa, depois sorrir como quem nada quer". Afinal se Lady Gaga diz que "não existem regras e limites quando se trata de amor" Quem sou eu pra discordar?
E claro, a música inteira te esperando do meu sózia (hahahahahaha) Luan Santana, porque "mesmo que você não caia na minha cantada, mesmo que fique com esse cara... Um dia você vai sentar numa cadeira de balanço, vai lembrar do tempo que tinha 20 anos, vai lembrar de mim e se perguntar por onde esse cara deve estar e eu vou estar"? A resposta você já sabe, mas lá vem você dizer que não acredita em nada do que eu te falo, fui. Será que alguém faria um esfoço assim tão grande só pra ficar e largar?
Então eu só quero te perguntar, se realmente vale a pena eu cantar o resto da vida que "eu gosto tanto de você que até prefiro esconder" e deixar isso que estamos vivendo apenas subentendido, ou se você poderia, por gentileza, me dar a honra de uma chance e cantar pra mim que "de todos os loucos do mundo eu quis você porque eu tava cansada de ser louca assim sozinha, de todos os loucos do mundo eu quis você porque a sua loucura parece um pouco com a minha"?
Gente feliz não se incomoda com pouco
Eu acho que a felicidade não vem só
Os meus amigos eu escolho, são sócios
Da alegria que eu gosto de levar
Gente feliz não se incomoda com os outros
Cada um tem sua maneira de existir
Se cuide para não ficar amargurado
Não seja o tipo que reclama e fica sentado
Recado (Walmir Palma)
Eu lhe dei a liberdade
De entender os meus segredos
Eu plantei sinceridade
No deserto dos seu medo
Um oásis para a sede
Tão febril de sentimentos
Sua fonte de prazeres
Onde flora o pensamento
Você leu a minha história
Nem foi ao final do livro
Guardo você na memória
Para sempre já não digo
Como é simples a verdade
Descobri a sensatez
Eu colhi felicidade
Você a perdeu de vez
Glorioso tipo 2pac
Engenhoso tipo Da Vinci
Estrategista tipo Sun Tzu
Veja a morte tipo Prince
Déjà vus como Chico Science
Rigidez calejando a pele
A cabeça mais ou menos ice
Que esse mundo me congele
Tô enxergando a escuridão, mas nós somos luzes
Carregamos cruzes, somos luzes negras
Engolimos todos, superamos tudo
Tamo nesse jogo, focado nas regras
Fadado ao menino destino
Que nem os Deuses escaparam
Juro, não faço por mal
Logo você que diz me conhecer tão bem
Devia saber que isso é tão normal
Ando sem tempo pra você
Mas amanhã eu passo pra te ver
Sei que tá difícil acreditar em mim
Até os meus amigos dizem que eu sumi
Assumo, essa é a vida que eu escolhi
A gente não tá perto, mas tô longe de esquecer
Então vê se me atende
Grande amor da minha vida
Nunca se sinta sozinha
Meu amor, eu te prometo
A cada momento te fazer feliz
Meu amor, eu agradeço
Para sempre o dia que eu te conheci
Quando à noite fizer frio
Nossa cama é nosso ninho
As conversas, as risadas pelas madrugadas
Nunca vão ter fim
Nos teus braços, meus abraços
Beijos demorados antes de dormir
Onde estás?
Você sumiu
ninguém mais
falou de ti!
Senti
e sinto
a sua falta aqui!
Onde estás?
O que fazes aí?
Ainda se lembra de mim?
Ou será que me esqueceu
e o sorriso se perdeu?
O que foi que aconteceu?
Estás tristes?
Estás deprimido?
Por que estás sumido?
O que foi que aconteceu?
Será que fui eu?
Será que foi alguém?
Onde estás?
O que fazes aí?
Ainda se lembra de mim?
O seu sorriso, sua alegria
é minha saudade,
é também minha vontade
de te encontrar mais uma vez!
Onde estás?
O que fazes aí?
Ainda se lembra de mim?
Me diz porque...
eu te peço por favor
preciso saber se fui eu...
ou se foi outro alguém...
Não quero a dúvida
pois tenho certeza
da saudade...
e se isso for amor...
O que vou fazer sem você?
Onde estás?
O que fazes aí?
Ainda se lembra de mim?
Conversas ao anoitecer que nos fazem pensar e refletir em um novo ano que se inicia. Diálogos que remetem a diversas lembranças de cada etapa, momento, emoções que foram vividos. Prosas que se iniciam de modo tão simples, mas que agem em nosso interior com grande proporção.
“Qual a última música que você pretende ouvir este ano”?
Aquela pergunta ficava evacuando em minha mente e em cada instante vivido. Cada vez que fechei meus olhos e deixei as canções espalharem em minha alma e estas se tornaram trilhas sonoras de cada circunstância. E esta pergunta conduziu a tantas outras em minha mente.
Qual seria sua última ação antes de um novo ano começar?
Quem abraçaria ou iria beijar nos últimos instantes? Quais seriam as últimas palavras? Mensagens que iria enviar? Para quem seriam?
Quais medos você iria deixar para trás? E as decepções? Quais seriam essenciais para começar o novo ano com características diferentes?
Temos 365 dias a cada ano, 365 oportunidades de fazer nossa vida melhor. De permitirmos ser mais felizes.
Todos os dias há uma nova oportunidade de mudar-nos, nos transformar e permitir amadurecer com cada dificuldade que vai surgindo. E o que nos causou um dia lágrimas, preocupações, medos, raiva acaba desaparecendo de forma mágica de nosso ser e vai fortalecendo, nos amadurecendo e possibilitando reerguer com mais facilidade dia-a-dia.
Mas há um dia dentre todos estes ao ano que acaba sendo essencial para mudarmos. Para acreditarmos na mudança. Dia 31 de dezembro.
O dia que consideramos crer de modo único. Talvez um dos dias que mais sentimos a fé se espalhar a cada contagem regressiva e em todos os fogos de artifício.
Acreditamos que tudo será diferente e se depender de nós, na maioria das vezes, poderá ser realmente. Fazemos nossas listinhas de cada ano e consumimos as 12 uvas como manda a tradição. Um pedido a cada mês e ao consumi-los, fechamos nossos olhos e acreditamos. Simplesmente acreditamos.
E sabe o que é melhor? Guardar a listinha do ano que termina e nos últimos dias ver quantos pedidos conseguimos realizar. E isso só aumenta a fé que o ano novo será mais uma vez especial.
Ao passar o ano, deixamos todos os momentos difíceis para trás, cada energia negativa e pensamentos ruins, junto com as notas das músicas tocadas ao fundo da sala e que irão se espalhar, unir e se transformar em luzes que deixarão os fogos de artifício mais bonitos para serem vistas das janelas, varandas ou do mar.
Que possamos sempre renovar em cada ano e fazer cada dia se tornar o melhor de nossas vidas.
Que possamos curtir mais a última música, o último abraço, os beijos. Que possamos escutar mais cada palavra ou ler cada mensagem e absorver cada uma delas em nossos corações. Que possamos sempre curtir os últimos minutos, segundos que os momentos proporcionam. Afinal, nunca sabemos o que o próximo ano nos reservará. Quem irá partir, quem irá se aproximar. Mas que sempre haja fé e a possibilidade de acreditar.
Seja bem-vindo, entre sem bater
Sem julgar, sem tentar entender
Deixe as armas e angústias do lado de fora
Em troca ofereço a música e o agora
Eu lhe dou o meu canto
Nesse canto que é tão meu
Vou tecendo meu mundo de sonhos
Onde a verdade se escondeu
Me desfaço da vergonha
E de certezas incertas
Pois quem olha pra fora, sonha
E quem olha pra dentro, desperta
Trem-bala
Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o seu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abraça Seus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Segura teu filho no colo
Sorria e abraça teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
O Maestro
A vida é uma sinfonia onde o maestro, chamava-se destino. Ele muda a melodia quando quer, e assim vai mudando o ritmo como dançamos a vida.
Alguns se adaptam ao balanço e seguem felizes dançando, outros não entendem e insistem em dançar no ritmo antigo, tornando-se amargos e infelizes.
A vida me ensinou a dançar conforme a música, mas sempre contestando o maestro e apresentando a ele novas partituras para tocar a música do destino.
Tem dias que acordamos e contemplamos a criação e observamos que o tempo está chuvoso escuro e frio, e mesmo nessa intensidade de não haver cor, contemplamos a sua beleza... Como o vento que ecoa com mais força e ouvimos sua bela música, o silêncio e a sua canção que fala a nossa alma...
O que eu quero dizer que gosto é algo subjetivo e por isso não é possível discussão, a beleza está nos olhos de quem ver... O que para alguns não a beleza, para outros a toda beleza do mundo.
O dia pode está mais feio possível para alguns, mas para você, pode ser o mais lindo dia da sua vida.
A Felicidade é feita de pedaços,
Momentos,
Tornam-se pinturas,
A pincel,
No meu interior,
Como uma película,
Um filme,
Uma música,
Um som,
Vira e mexe,
Me viram,
Me reviram as lembranças,
O frio na barriga vem,
Como o início,
Revivo,
Recém,
Eu refém,
Não evito,
Só deixo,
Transbordando em versos.
Passarinho cantador
Vivo cantando e assim vou caminhando,
igual passarinho a cantar!
Passarinho cantador
canta, canta sem parar!
No caminho junto a flor
também vou cantar!
No caminho do trabalho ligo o rádio
uma música vou ouvindo
e de repente um verso vou cantando!
Igual passarinho no caminho
cantando no seu ninho!
Passarinho cantador
canta, canta sem parar!
Pra falar do amor,
também vou cantar!
Música na minha vida faz história
deste a minha infância...
Em que ouvia minha mãe cantado,
com sua voz sempre feliz...
Igual passarinho como quem diz,
que cantar é ser feliz!
Passarinho cantador
canta, canta sem parar!
Pra alegria e a felicidade
também vou cantar!
Mas, há quem cante a tristeza
igual ao rouxinol na beira do rio.
Porque não viu sua amada
no revoar sobre a correnteza!
Passarinho cantador
canta, canta sem parar!
Pra afogar a minha dor,
também vou cantar!
Gosto do seu riso e desse teu dom
De cantar no carro bem abaixo do meu tom
Gosto das histórias que você me conta
Já me contou tantas, que até perdi a conta
Gosto das vantagens de te namorar
Depois de algum tempo, tô aprendendo a dançar
Gosto até das brigas, sua explicação
Eu já aprendi que eu nunca vou ter razão
Gosto dos seus olhos, cor indefinida
Mel ou amarelo
Eu não decidi ainda
Eu quis te conhecer, mas tenho que aceitar
Caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá
Pode ser cruel a eternidade
Eu ando em frente por sentir vontade
Eu quis te convencer, mas chega de insistir
Caberá ao nosso amor o que há de vir
Pode ser a eternidade má
Caminho em frente pra sentir saudade