Textos sobre Música
E quando a música Nem um dia de Djavan tocou no meio da multidão eu quis me debulhar em lágrimas , eu quis abraçar um estranho e contar toda minha triste história , nossa história . Eu quis te procurar e cuspir todo meu sofrimento na sua cara , porque não era justo aquela música tocar e me lembrar você em pleno domingo , em pleno dia da independência , quando todos estavam felizes comemorando. Não era justo me pegar desprevinida da maneira que pegou .
Sua voz é tão suave, eu ficaria horas escutando sua fala mansa como se fosse musica, seu sorriso é o mais agradável do mundo, seu olhar que tanto me fascina. Reparo-te o tempo todo. Cada detalhe seu é uma fissura para mim. Eu durmo pensando em você e acordo igual. Morro de vontade de te ligar, inventar qualquer coisa, só pra ouvir a sua voz, nem que seja somente o seu “Alô?”. Quando sei que está triste me dói o coração, automaticamente eu tomo todas suas dores e eu fico aqui esperando pra te ver melhor. E eu te peço, não deixe de sorrir porque meu sorriso já é dependente do seu
Como quando a gente escuta uma música que não escutamos há muito tempo, e ainda sabemos a letra, cantamos alegremente, e nos perguntamos o porque de termos nos esquecido DAQUELA música que é tão linda, daí nos damos conta que depois daquela musica vieram tantas outras tão boas quanto... É isso que nos aconteceu, não é porque agora ambos cantamos outras canções, que não sabemos mais a alegria que a nossa canção nos trouxe!!
E desde então eu vivo meus dias tentando encontrar uma frase, um poema, a música perfeita, ou um verso qualquer, que consiga descrever o encanto que tem a sua voz que me fez apaixonar,e esse seu olhar que me fascina, mesmo que por uma foto...algo que descreva essa batita descompassada no meu coração só de ouvir seu nome, que descreva esse sorriso bobo no meu rosto só por estar pensando em você...mas eu me canso de procurar, minha mente se encontra então em um imenso e profundo silêncio, e é nesse silêncio que eu entendo que até os mais brilhantes e apaixonados poetas se curvariam diante deste mesmo silêncio, pois por mais inspiradas que fossem suas palavras, elas jamais chegariam à plenitude do que eu sinto!!! E agora me diz, como calar esse silêncio que insiste em gritar seu nome...
Acho que vc poderia ler esse texto ouvindo aquela música de MC GUI "Sonhar nunca desistir". Quem não tem sonho ? Quem não almeja algo ? Quem não tem a sede de conseguir o que quer ? O sonho vai muito além de uma imaginação , muitas pessoas confundem o sonhar , com o imaginar. Se você imagina alguma coisa pra você ou pra sua vida você não tá sonhando , você esta apenas imaginando aquilo , está criando imagens na sua cabeça de uma situação que você gostaria que existesse, ou também que não existisse , isso é imaginar. Sonhar vai muito além. O sonho não é um simples sentimento, o sonho é alimentado a cada dia que se passa, você o busca com mais sede , com mais fervor. Quando você tem um sonho , nada nem ninguém pode tirar aquela sua vontade de conquistar. Sonhar vai muito além de imaginar, essa frase deve ser repetida sempre , pra que você se lembre que o sonho , voce só vai viver-lo quando conquistar-lo, só vai saber qual o prazer , quando realizar-lo. Se teu sonho é ser famoso , corre atrás , coloca na frente da sua vida , volta sua vida pra ele, põe ele no caminho que dê certo de realizar. Isso serve pra qualquer tipo de sonho, não importa qual. Almeje, busque, lute, conquiste. Quatro palavras que com certeza vão ajudar você a conseguir ter o seu sonho. Jamais desista. Se as coisas estão indo errado na sua frente , são pra quebrar barreiras que sem os erros , você jamais quebraria.
Por trás dessas mesas, estou sozinho ali a tocar, essa música a envolve de lágrimas que cercam um mar de mágoas e compaixão...mas sabe que não podes se aproximar, nem se quer me tocar, há tantas coisas para dizer...mas este sonho a cada segundo se distancia e vai se apagando, essa foi sua última imagem de mim...
Somos tão livres como nunca fomos. Hoje pode-se escolher roupas, comidas, música, filmes, livros, carreira, viagens, hobbies, pessoas. Acima de tudo pessoas. Pode-se trocar de carreira, de hobbies e de pessoas, o tempo todo. Principalmente de pessoas. Por que o resultado disso não é maravilhoso? Por que os cidadãos da era tinder, era de Facebook, são tão solitários? Por que os pregadores do desapego nas redes sociais parecem tão felizes e divertidos por lá e na realidade estão em desespero, viciados em remédios, punhetas matinais, programas de TVs? E de onde foi que eles saíram? Resposta: das latrinas sujas de algum banheiro público de pegação nesse tempo louco e torto que anda me cansando!"
Então é natal.. Já diz a música... Pois bem, no meu pequeno entendimento, essa data deveria ser de enorme alegria e apreço, pois é uma data posta para ser comemorada o nascimento e o renascimento de Jesus em nosso meio e um grande motivo de felicidade, mas por causa do capitalismo demoníaco, essa data se tornou mais um dia de comércio desenfreado e canibal, pois pessoas que tem pouco poder aquisitivo parece que não podem participar da festa, pois sem presente não entra, afff..esse capitalismo... E pensar que o certo seria as pessoas renovassem o amor e os relacionamentos, mas virou somente festa, e tem aqueles que estão só,e esses sofrem calados, alguns fazem de conta que essa data nem existe para não cair em depressão, outros por notarem que estão fora de uma sociedade narcisista e capitalista tiram a própria vida... Mas ainda bem que nem todos pensam assim, que existem pessoas que tem um coração maior, que ainda sabem o valor de um abraço, de uma palavra, de uma atitude de Deus. Noto que alguns pais hoje somente ensinam a seus filhos que natal é para dar e ganhar presentes, dia marcado para o inicio das férias,e por ai vai... Depois de alguns anos essas mesmas pessoas se tornam vazias, e esquecem que o natal é todos os dias, que a vida é passageira e que nada tem volta, então que tal parar de pensar somente em presentes, festas e férias e começar a pensar mais no que Jesus ensinou, amar uns aos outros, claro que presentear é uma forma de carinho e faz bem, mas tem valores maiores em gestos fraternais... Um desafio: que tal parar com o Natal Coca Cola e começar com o Natal Amor que Cola? Gosto do natal sim, das festas, mas aprendi ao longo da caminhada que certos valores não deveriam ser trocados, e sim praticados... Bom já estamos na linha de chegada para essa festa, as propagandas cada dia mais intensas, muita gente já preparando o cartão pra ficar endividado o ano todo e por ai vai... Jesus só quer que você seja um sujeito que tenha uma vida farta de relacionamentos verdadeiros. Ah...só pra lembrar: Papai noel é só um personagem... Deus é vida... Valdir Venturi
Você vai embora e eu vou ficar por um tempo ouvindo a mesma música alternando com momentos de silêncio profundo. Vou assistir pela milésima vez o concerto ao vivo da sua banda predileta não por gostar dela mas por saber que em algum lugar você poderá está assistindo também. Vou ir ao cinema sozinha, dormir no domingo a tarde, aprender a jogar pôquer só pra dizer a mim mesma que eu consigo fazer coisas que você dizia que eu não nasci pra fazer. Você vai embora e eu vou aprender francês, viajar pra Suíça, vou aprender a fazer frango xadrez. Vou virar vegetariana, vou fazer ioga, vou encontrar alguém. Você vai embora e eu vou aprender uma nova música, comprar uma meia calça roxa, vou casar. Você vai embora e eu vou viver, vou amar, vou florescer. Não hoje, não agora mas um dia eu irei, eu sei que irei.
A música é algo que te ensina a viver e que a melodia nunca morre.! É também verso e poesia, e mesmo sem saber a letra,cante-a. Pois ela é uma arte perfeita! Nunca revela o seu último segredo. A música nos faz recordar momentos bons e lembranças de lugar seguro,nos faz lembrar do passado, e mesmo vivendo momentos bons no presente,rompendo a sombra da própria loucura do futuro. Enfim, a música é um dom, mas também é um segredo dos músicos. com o tempo, você percebe que a letra diz tudo que você sente. Dizem que o beijo é um segredo que se diz na boca, na musica é diferente. As letras se diz na poesia,a melodia se diz no ouvido. A verdadeira música se diz aonde toca a alma de um dom que o comportamento não revele jamais."
Um dia pensei em escrever uma música, e comecei pelo estrofe, nasci e chorei, com o tempo essa composição teve seus altos e baixos, uma hora era valsa outras era tango, em alguns momentos era um ritmo eloquente onde nem eu mesmo suportava, versos inquietos e com rimas distorcidas como as lágrimas que caem sem forma, cresci, sorri e chorei, mas continuei compondo, e pra cada manhã um estrofe que me acordava com um sorriso de bom dia e me acompanhava ao café da manhã, as horas iam passando e a melodia mudava, sem saber que ritmo o próximo minuto poderia exigir de uma composição, mesmo assim não parei de compor, e a música continuava, horas frenética, horas triste, mas foram nas tempestades que senti a música que ecoava na alma, como era diferente, já não me sorria pela manhã, nem ouvia meu estrofe de bom dia acompanhado ao café da manhã, o ritmo ficou lento e sem rimas, mas não parei de compor, mesmo que o ritmo anterior havia me jogado à lama, foi na lama que descobri a melodia mais suave, cresci mais ainda e chorei como se tivesse nascido novamente, e o ritmo me ajudou a nascer de novo, continuei compondo, mesmo que o mundo fechasse os ouvidos para não ouvir meus estrofes de lágrimas contiguas, lutei, cresci e sorri, mesmo querendo chorar, dei a melhor melodia, recebi o pior ritmo, alma ferida de música sem rima, agora a rima não importa mais, o que importa é não parar de compor, e assim cada estrofe terá seu ritmo próprio, o meu, o seu, e a música só irá parar se a morte nos ferir a composição, mas prometo estar na eternidade, compondo versos para os anjos sussurrarem nos seus ouvidos quando você pensar em mim.
O que dizer das minhas noites tão vazias. Nem mesmo consigo encontrar uma música que eu queira ouvir, como fazia quando você estava perto de mim. É estrando sentir-se assim, pois sei que já não o amo mais. Talvez seja pelo tempo que juntos passamos e tudo o que vivemos...Sim, talvez seja isso, pois apesar de ter acabado, vivemos uma linda história de amor, isso eu não posso negar. Foram muitos momentos lindos entre nós dois. Realmente, é difícil esquecer, se acostumar sem sua presença, pois sei que foi bom enquanto durou...E sei que fomos muito, muito felizes!!
"Quem CANTA sempre terá enorme vantagem sobre aquele que ESCREVE. Ao passo que a música já vem no compasso das batidas do coração, a escrita primeiro precisa encontrar jazigo na mente e, mantém depois seu repouso incerto. A escrita será sempre semente germinada em crescimento, no solo fértil da alma humana. Já a música, é a árvore cheia de frutos doces e grande sombra a todos e qualquer, sem distinções. A escrita escolhe os espíritos mais excelentes. A música alcança até o mais baixo dos homens. Perguntar qual a melhor é um exercício fútil, tal como, tentar descobrir qual das irmãs gêmeas é a mais bonita".
Música é o que nos traz vida, emoção, é o que nos faz senti nos mesmos, nos faz soltar o nosso verdadeiro eu que quase sempre está preso aqui dentro de nos, aquele que ninguém conhece, e que você esconde, mais quando a música que você gosta muito começa a tocar você não resiste e solta esse seu eu, e se sente livre que pena que isso e só por um momento, e quando a musica acaba você esconde ele de novo e se fecha novamente.
" Então a vida é essa, passar os meus dias todos dentro do quarto ouvindo música romântica e me encontrando intimamente com as palavras. Enquanto todos se divertem, e estão rindo na rodada de amigos eu estou aqui, antissocial, e parece que eu me tornei um frígido mal amado, por ficar esperando demais na janela no alto do castelo"
"A vida me embriaga, a bebida e a música me conduzem pelas trilhas da fantasia, pela harmonia dos sonhos sonhados mesmo acordado, fotografando almas, tocando corações, cavalgando anjos, deflorando fadas e ninfas, desejando perverter deusas mitológicas, navegando mares abissais de desejos febris, prazeres infinitos, orgasmos cósmicos..." (Juares de Marcos Jardim)
Eu gostaria de escultar a boa música do canto dos pássaros, olhar para o céu e admirar o formar e deformar das nuvens e me encantar com o desabrochar das flores, ver a vida como vida. Mas a realidade é outra, a música é a buzina dos carros, as nuvens são de fumaça e as flores, ah! As flores, que saudade delas. Hoje em dia a vida é apenas o testemunho de outras mortes.
Uma música, para permanecer em minha memória, deve fazer com que eu me emocione. Apesar de uma ou outra serem muito boas, se não fizer com que eu me arrepie e fique emocionado, meus ouvidos questionam a grandiosidade da obra. Lembro de todos os momentos em que ouvi pela primeira vez uma música assim. É engraçado. Permanece com muita clareza o lugar em que você estava, sua reação, sua vibração, sua energia... Permanece, também, a lembrança de qual era o clima, se era noite ou dia... Músicas emocionantes são certamente um marco na vida de alguém.
Permita-me segurar sua mão, enquanto escuto uma música lenta e cadenciada, num canto escuro qualquer de minha casa. Ao som das notas, meu coração bate infinitamente mais rápido. Sinto você em cada acorde. Sim, eu nunca mais vou me esquecer de você. Mesmo que a música acabe. Mesmo que tudo vire silêncio e eu só consiga escutar meus próprios pensamentos vazios.
Nancy amava Sid mas gostava de ler filosofia e ouvir musica de Wagner, Sid amava Nancy e não gostava de mais nada. Só cantava com a banda por amor a Nancy. Sid odiava filosofia e a musica de Wagner e odiava qualquer coisa que Nancy gostasse. Por sorte, Nancy não gostava da banda, então não tinha que odiá-la. Quando Nancy estava feliz com alguma coisa, Sid dava um jeito de destruir aquela felicidade, de matar aquela coisa. Nancy era feliz com Sid e Sid machucava a si mesmo, não queria de jeito nenhum que ela fosse feliz, as pessoas felizes não eram confiáveis para ele e ele queria confiar em Nancy. Sid batia com a cabeça nas paredes até tirar sangue e Nancy chorava e isso satisfazia Sid. Nancy estancava as feridas de Sid com profunda tristeza e ele a cobria de beijos, chupava seu próprio sangue molhado pelas lágrimas de Nancy.