Textos sobre Mulher e Homem
A linha inferior
Tema a Deus e cumpra Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. - Eclesiastes 12:13
Uma frase que ouvimos com frequência é "a linha de fundo". Ela vem do mundo dos negócios e das finanças, onde se refere ao saldo de caixa ou ativo de uma empresa ou indivíduo. Geralmente, aparece como a linha final da última página de um relatório ou demonstrativo de saldo; portanto, é chamada de "linha de fundo". Indica como você se posiciona no aspecto mais importante do relatório - quanto dinheiro você ganhou ou perdido.
Essas palavras também aparecem em outros aspectos da sociedade. Por exemplo, um treinador pode dizer a seus jogadores que a linha de fundo para seu time é a coluna da vitória mais importante, não acumulando estatísticas pessoais ou impressionando a multidão.
Então, qual é o resultado final para um seguidor de Cristo? O autor de Eclesiastes explicou claramente com estas palavras: “Temam a Deus e cumpram Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. Pois Deus trará toda obra ao juízo ”(12: 13-14). Uma saudável reverência a Deus e fazer o que Ele diz dia após dia é absolutamente essencial na vida cristã.
Vamos confiar em Deus o suficiente para fazer o que Ele diz, por mais difícil que seja. Então, o resultado final de nossas vidas não será a perda, mas o ganho da aprovação de Deus.
Para o cristão, a vida é simples,
tendo apenas um objetivo:
receber a aprovação do Senhor,
fazendo tudo em Seu querido nome. - Chisholm
Obediência é a medida do nosso amor a Deus. David C. Egner
Última árvore do lote
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Você já se perguntou como seria a última árvore do lote na véspera de Natal? As pessoas passaram por você porque você tinha o tamanho errado ou tinha galhos retorcidos ou uma forma ruim ou suas agulhas estavam caindo.
Talvez você se sinta uma árvore de Natal rejeitada. Você não está de acordo com as expectativas das pessoas. Você acha que ninguém te quer.
Há boas notícias. Deus não olha para você como as pessoas. Ele olha para o seu coração.
Quando o profeta Samuel procurava uma pessoa qualificada para ser o próximo rei de Israel, Jessé desfilou com seus sete filhos mais velhos à sua frente. Mas o Senhor não havia escolhido nenhum deles. Samuel disse a Jessé: “O homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração” (v.7).
O filho mais novo de Jesse estava cuidando das ovelhas. Ele nem estava sendo considerado. No entanto, quando Samuel encontrou o jovem Davi, ele o ungiu como aquele que sucedeu a Saul como rei de Israel. O Senhor viu em Davi “um homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22).
Hoje, como nos tempos de Davi, o Senhor está procurando um coração que esteja disposto a servi-Lo. O que Ele vê quando olha para você?
Que eu possa amá-lo é a ambição da minha alma -
ame-o com toda a minha mente, força e coração;
busque a vontade de Deus e escolha-a, em submissão,
e com a alegria que só ele pode transmitir. - Anon.
Para ter um coração para Deus, dê a Deus seu coração. Haddon W. Robinson
Alguma coisa mudou
Coloque o novo homem que foi criado segundo Deus, em verdadeira justiça e santidade. - Efésios 4:24
Quando alguns missionários levaram o evangelho a Vanino, uma cidade no extremo leste da Rússia, eles não sabiam que efeito seu trabalho teria.
Alguns anos depois, Gary Anderson, presidente das Missões Midiáticas Batista, visitou Vanino. Ele foi recebido pelo vice-prefeito, que lhe disse: “Percebemos que quando as pessoas estão associadas à sua igreja por um tempo, isso faz a diferença. É como se eles renascessem.
Anderson foi perguntado pelo vice-prefeito se sua igreja funcionaria com famílias problemáticas e jovens adultos sem direção em Vanino.
Sem saber, o funcionário da cidade havia descrito corretamente o que havia acontecido. As pessoas em Vanino haviam “renascido” - nascidas de novo pela fé em Jesus, que morreu por seus pecados e ressuscitou da sepultura. Cada um deles era "uma nova criação" (2 Cor. 5:17).
A questão que precisamos nos perguntar é se as pessoas percebem que renascemos. Alguém pode dizer que há uma diferença positiva em nossas vidas?
Uma das maiores testemunhas que podemos ter como cristãos é deixar uma impressão positiva nos outros. O povo de Vanino sabe que algo mudou os frequentadores da igreja. É óbvio para os outros que alguém mudou você?
Quando renascermos - tornados novos em Cristo -
deve ser claro para todos verem
que Deus nos mudou por dentro
e nos colocou em Sua família. —Sper
Uma vida mudada é o resultado de um coração mudado. Dave Branon
Qual é a sua palavra?
O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. - Marcos 10:45
Certa vez, ouvi um pregador dizer: “O oposto do amor não é o ódio - é o próprio!” Essa declaração surpreendente me lembrou 2 Timóteo 3: 1-4, onde Paulo listou os sinais dos tempos do fim. Um desses sinais são pessoas que são "amantes de si mesmas" (v.2). Em nítido contraste com essas pessoas auto-saturadas, estão aquelas cujas vidas estão saturadas com a atitude servil de Cristo.
Quando Jesus lavou os pés de Seus discípulos, Ele nos deu um exemplo a seguir (João 13: 15-17). Nós também devemos servir os outros desinteressadamente.
Esse foi o coração do que o general William Booth, fundador do Exército de Salvação, disse pouco antes de morrer. Sua pequena missão para os pobres de Londres se espalhou pelo mundo. Seus "soldados" foram reunidos em uma convenção internacional. O general Booth pretendia estar lá para entregar o endereço principal, mas, como ficou doente, não pôde comparecer. Os participantes da convenção desejavam receber uma mensagem de seu amado líder. Assim, em seu leito doente, Booth ditou um telegrama de uma palavra que seria seu último sermão. Sua mensagem final foi a seguinte: "Outros!"
Se tivéssemos que dar nossa última palavra hoje, o que seria - uma palavra própria ou uma palavra serva? A hora de decidir é agora, enquanto ainda podemos mudar.
Quando Jesus lavou os pés de Seus seguidores,
inclinou-se para suprir a necessidade deles;
Ele nos mostrou como servir humildemente,
Amar em palavras e ações. —Sper
A alegria vem colocando Jesus em primeiro lugar, os outros em segundo, e você por último. Joanie Yoder
A Grande Exceção
Se um homem morrer, ele viverá novamente? . . . Vou esperar até a minha mudança chegar. - Jó 14:14
O Departamento de Serviços Sociais do Condado de Greenville, Carolina do Sul, enviou a seguinte carta:
“Seu vale-refeição será interrompido, imediatamente, porque recebemos uma notificação de que você faleceu. Que Deus te abençoe. Você pode se inscrever novamente se houver uma mudança nas suas circunstâncias. ”
Que absurdo esperar uma resposta de um cadáver ou sugerir que uma pessoa falecida possa mudar suas circunstâncias! Uma vez que você está morto, esse é o fim de sua história terrena.
É isso que torna a mensagem do evangelho tão impressionante. Anuncia a todo o mundo o milagre conquistador da morte da ressurreição de Cristo, juntamente com a maravilha de Seu sacrifício perdoador de pecados no Calvário. Anuncia a grande exceção à lei universal de que a morte é o fim garantido da história de todos.
Não há possibilidade de um reaparecimento e um pós-escrito adicionado à vida de alguém. Mas Jesus, quebrando o poder da sepultura, reapareceu, convencendo Seus discípulos duvidosos de que Ele estava vivo novamente. Ele havia encontrado a morte e derrotado aquele inimigo temido, trazendo vida e imortalidade à luz (2 Tim. 1:10). E porque Ele vive, nós que cremos no evangelho também viveremos novamente (João 14:19).
Cristo venceu a morte e quebrou seu poder
Ao ressuscitar da sepultura;
Vida eterna que Ele dá a todos
que nEle confiam para salvar. —Sper
A morte é o último capítulo do tempo e o primeiro capítulo da eternidade.
Vernon Grounds
Mantenha sua boca fechada
Que outro homem te louve, e não a sua própria boca. - Provérbios 27: 2
Um sapo estava imaginando como ele poderia se afastar do clima frio do inverno. Alguns gansos selvagens sugeriram que ele migrasse com eles. O problema, porém, era que o sapo não conseguia voar.
"Apenas deixe comigo", disse o sapo. “Eu tenho um cérebro esplêndido.” Ele pensou sobre isso e depois pediu a dois gansos que o ajudassem, pegando uma cana forte, cada uma segurando uma extremidade. O sapo planejava segurar o junco com a boca.
No devido tempo, os gansos e o sapo começaram sua jornada. Logo eles estavam passando por uma cidade pequena, e os aldeões saíram para ver a visão incomum. Alguém gritou: "Quem poderia ter tido uma idéia tão inteligente?" Isso fez o sapo ficar tão inchado com um senso de importância que ele exclamou: "Consegui!" Seu orgulho era sua ruína, no momento em que ele abriu sua boca ele perdeu o controle e caiu para a morte.
“O orgulho precede a destruição e o espírito altivo antes da queda” (Pv 16:18), mas o Senhor coroa a humildade com Sua bênção. Salomão também disse: “Que outro homem te louve, e não a sua própria boca” (27: 2). Se falarmos mais sobre o Senhor e louvá-Lo, teremos menos tempo para conversar sobre nós mesmos.
Meu gracioso Mestre e meu Deus,
Ajuda-me a proclamar,
Para espalhar por toda a terra no exterior
As honras do Teu nome. —Wesley
Ninguém jamais morreu de engolir seu orgulho. MR DeHaan
Minha sétima esposa
Embora nosso homem exterior esteja perecendo, o homem interior está sendo renovado dia após dia. - 2 Coríntios 4:16
Fui casado com seis esposas diferentes e agora moro com minha sétima. Todos são muito parecidos, exceto que minha sétima esposa parece mais velha que a primeira e tem cabelos grisalhos. É estranho dizer que todas as sete esposas tinham a mesma disposição, e eu as amei intensamente.
Não, minhas primeiras seis esposas não morreram, nem fui divorciada delas. Você diz que não entende?
A ciência nos diz que temos um novo corpo a cada 7 anos. As células do nosso corpo são usadas no processo de metabolismo, resultando em uma completa mudança de tecido a cada 7 anos. O corpo pode mudar, mas a alma e o espírito permanecem os mesmos. Portanto, em nossos 44 anos de vida de casada, tive sete esposas, mas ela é a mesma maravilhosa.
Está chegando o dia em que esse corpo, o “homem exterior”, será deixado para sempre e receberemos novos corpos espirituais que nunca decairão ou envelhecerão. Será nossa nova casa do céu (Filipenses 3: 20-21). Trocaremos esses corpos naturais por corpos espirituais. Manteremos nossa individualidade e personalidade, mas teremos uma nova casa da qual nunca precisaremos nos mudar.
Oh, que Jesus venha hoje e acabe com nossos gemidos nessas casas de barro!
Sempre que estou cansado de corpo,
e afundando em espírito, digo:
"Todas as labutas desta vida não parecerão nada
Quando receber meu novo corpo algum dia". - Anon.
Esta vida é apenas a infância da nossa imortalidade. - Goethe MR DeHaan
Picado por uma abelha
É conveniente para nós que um homem morra pelo povo, e não que toda a nação pereça. - João 11:50
Caifás, o sumo sacerdote, sem saber, falou profeticamente sobre Jesus quando disse que seria melhor um homem morrer do que a nação inteira perecer (Jo 11: 50-52). Isso me lembra uma verdade quase esquecida: quando Jesus cruzou a penalidade que merecíamos, Jesus colocou o bem-estar dos outros à frente do seu.
Oh, que seguiríamos o exemplo dEle em nossas igrejas e percebermos que a igreja é maior que qualquer indivíduo, seu ministério muito mais importante do que nossos direitos e desejos pessoais! Se apenas perguntássemos: “Como minha ação afetaria a igreja e o programa de Cristo?” Em vez disso, insistimos em nossos direitos e nos mantemos em nossa posição, mesmo que ela separe a igreja, arruine nosso testemunho e interrompa o progresso.
Um verão, eu estava colhendo feijão perto de uma das minhas colméias. Algumas das abelhas me viram e supuseram que eu era o inimigo. No ataque, duas abelhas me picaram e morreram em defesa da colméia. Eles tinham apenas um objetivo - a segurança dos outros na colméia, e deram a vida pelo bem de muitos.
Em vez de ficar com raiva, eu admirava aquelas abelhas e orava para que fôssemos assim, não buscando nosso próprio conforto e segurança, mas vivendo para o bem do corpo de Cristo!
Ame a si mesmo por último e você crescerá em espírito
. Ver, ouvir, conhecer e entender;
A bênção do Senhor, você a receberá,
e todas as alegrias de Deus estarão sob seu comando. - Anon.
Somos mais úteis a Deus quando somos mais úteis aos outros. MR DeHaan
Feridas úteis
É melhor ouvir a repreensão dos sábios do que um homem ouvir a canção dos tolos. - Eclesiastes 7: 5
Gosto de estar na companhia de pessoas que têm um senso de humor cintilante. Conversas alegres, salpicadas de riso, são sempre muito divertidas.
Também gosto de discussões sérias sobre importantes questões espirituais, morais e políticas, especialmente quando os participantes expressam diferentes pontos de vista com intensidade e sentimento.
Mas não gosto de conversas quando estou sendo repreendido, direta ou indiretamente. É difícil enfrentar minhas falhas, deficiências e pecados.
Ao relembrar minha vida, devo confessar que algumas das repreensões me trouxeram benefícios morais e espirituais. A senhorita Grevengoed, minha professora favorita quando eu estava na 8ª série, me disse como ela estava decepcionada com a minha falta de conduta na aula de outro professor. Quando eu tinha 17 anos, Henry Vanden Brink gentilmente me repreendeu por rir de uma imagem obscena que alguém me mostrou. E em outra ocasião, um ministro idoso me repreendeu na presença de amigos por injetar irreverentemente um versículo da Bíblia em uma situação bem-humorada. Essas lições iniciais ficaram comigo.
Repreensões machucam, mas são úteis. Eles são bons para o que nos aflige. Então receba-os com gratidão. Lembre-se: “Fiéis são as feridas de um amigo” (Pro. 27: 6).
Quando outros nos elogiam,
são muito fáceis de acreditar;
Mas é difícil receber repreensões,
embora elas sejam úteis para receber. —Sper
Uma repreensão pode ser um professor melhor do que um elogio. Herbert Vander Lugt
Parece bom
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Em maior ou menor grau, todos nós temos algo em nossa aparência que não gostamos. Quando nos preocupamos com isso, no entanto, existe um nome sofisticado para ele: Transtorno Dismórfico Corporal. Aflige as pessoas que estão tão insatisfeitas com a aparência que têm dificuldade em funcionar normalmente.
Embora possamos encontrar algo sobre nós mesmos que gostaríamos de mudar, aqui estão algumas verdades bíblicas que nos ajudam a ficar satisfeitos com a maneira como somos reunidos.
Primeiro, temos esta garantia reconfortante: “O Senhor não vê como o homem vê; pois o homem olha para a aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração ”(1 Sam. 16: 7). Deus está muito mais preocupado com a aparência do nosso coração do que com o espelho.
Segundo, o Salmo 139 nos lembra que Deus nos formou (vv.15-16) e que somos “medrosos e maravilhosamente feitos” (v.14). Deus nos criou como somos por uma razão, e isso deve nos dar motivos para agradecê-Lo.
O mais importante é o nosso relacionamento com o Senhor. Se nosso coração foi purificado do pecado pela fé em Jesus e estamos nos tornando mais semelhantes a Cristo, aos olhos de Deus, estamos parecendo bem!
Deus não olha para a forma externa,
mas o que está no coração;
A beleza que Ele tem prazer em ver,
Seu Espírito pode transmitir. —Hess
A justiça no coração pode tornar qualquer vida bonita. Dave Branon
Boas ações ou a cruz?
Um homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. - Gálatas 2:16
Você espera ir para o céu? Em que você baseia sua esperança? Suas boas ações ou a cruz de Jesus? Muitos acreditam que Deus em Sua misericórdia perdoará todas as pessoas cujas boas ações superam seus pecados. Mas o evangelho de Cristo é total e abençoadamente diferente.
A mensagem da cruz oferece perdão a todos, sem consideração de mérito. Repudia a crença comum de que nossas boas e más ações serão pesadas para determinar nosso destino eterno.
Foi na cruz que uma expiação pelo cancelamento do pecado foi feita pelo Salvador Jesus Cristo. Agora, o perdão total e gratuito é concedido a qualquer um e a todos somente com base na fé. Todo cálculo de mérito é excluído. Toda ponderação de boas ações em uma balança é descartada.
As exigências da justiça perfeita de Deus foram atendidas quando nosso substituto, Jesus Cristo, levou nosso pecado na cruz, sofreu nossa penalidade e pagou nossa dívida (Rm 3:24). Foi por causa do grande amor de Deus que Ele nos salvou. Tito 3 diz: “Não pelas obras de justiça que fizemos, mas segundo a Sua misericórdia, Ele nos salvou” (v.5).
Então, do que você depende - boas ações ou a cruz? Confie em Cristo hoje para perdoar seus pecados.
Lágrimas inúteis, nenhum mérito eu tinha;
A misericórdia me salvou, ou então devo morrer;
O pecado me assustou, temendo o rosto de Deus -
mas agora sou um pecador salvo pela graça. -Cinzento
Somos salvos pela obra de Deus, não pelas boas obras. Vernon Grounds
Infantil ou infantil?
Quando me tornei homem, guardei coisas infantis. - 1 Coríntios 13:11
Ao ensinar adultos, Jesus falou sobre fé infantil (Lc. 18: 15-17). Em 1 Coríntios 13:11, Paulo falou de pensamento infantil.
Em um artigo para a revista Good News, Duffy Robbins contrasta a fé infantil e a fé infantil:
Fé Infantil
1. Bons cristãos não têm dor e decepções.
2. Deus quer nos fazer felizes.
3. Deus sempre responde orações.
4. A fé nos ajudará a sempre entender o que Deus está fazendo.
5. Bons cristãos são sempre fortes.
Fé infantil
1. Deus usa nossa dor e decepção para nos tornar melhores cristãos.
2. Deus quer nos tornar santos.
3. Às vezes, ele responde com "Não" ou "Espere".
4. A fé nos ajudará a permanecer sob a soberania de Deus, mesmo quando não tivermos idéia do que Deus está fazendo.
5. Nossa força está em admitir nossa fraqueza.
Aqui está o cerne da questão: a fé infantil é egocêntrica e exigente. Ele espera que Deus nos proteja de todas as dificuldades e torne a vida confortável para nós. Em contraste, a fé infantil se concentra em Deus. Confia que Ele usará até dificuldades para o nosso bem e Sua glória.
Que tipo de fé é sua?
Deus, dê-me a fé de uma criança pequena,
que confia tão implicitamente,
que simplesmente e com alegria crê na tua palavra
e nunca te questionará. - Chuveiro
A fé infantil se concentra em nosso Pai celestial, não em nosso medo. Joanie Yoder
Distribuidor Incomparável
Eles . . . encontrou o homem. . . , sentado aos pés de Jesus, vestido e em sã consciência. - Lucas 08:35
Poucos de nós já conhecemos alguém tão selvagem e violento quanto o homem que Jesus encontrou em Gadara (Lc. 8: 26-39). Ele estava obviamente sob o controle de um poder demoníaco que o havia arrancado da sociedade e o tornado um maníaco violento e gritante. Jesus o libertou do controle de Satanás, no entanto, e o devolveu à sociedade, são e respeitáveis.
Embora Satanás indubitavelmente ainda use a possessão demoníaca para expressar seu ódio por Deus e pela humanidade, ele geralmente o faz de maneiras menos espetaculares. Por exemplo, fazer as pessoas acreditarem que não somos nada mais que produtos fortuitos da evolução cega é uma ideia que funciona muito bem para ele hoje. Tal crença é atraente para muitos porque promete liberdade de restrições morais e oferece gratificação imediata. Mas multidões que iniciam o caminho da permissividade logo ficam presas em um estilo de vida de vícios escravizadores e práticas descaradas que os roubam de respeito próprio, satisfação e esperança. Essencialmente, Satanás os tem em seu poder, assim como ele tinha o maníaco.
A boa notícia para aqueles presos no pecado é que Jesus Cristo ainda entrega todos os que se voltam para ele. E a boa notícia para aqueles que confiaram em Cristo para a libertação é que temos uma mensagem de esperança que vale a pena contar.
Uma vez fomos presos pelas correntes de Satanás,
aprisionados por nossos pecados;
Então Jesus Cristo nos libertou
e nos fez novos por dentro. —Sper
Cristo morreu por nossos pecados para nos libertar de nossos pecados. Herbert Vander Lugt
56.000 horas
Nada é melhor para um homem do que ele comer e beber, e que sua alma desfrute do bem em seu trabalho. - Eclesiastes 2:24
Aos 50 anos, uma pessoa que trabalha em período integral desde a faculdade terá investido cerca de 56.000 horas de trabalho. Quer você esteja ensinando escola, trabalhando como enfermeira, administrando uma prensa ou o que quer que você faça, é muito tempo.
Lembre-se disso e veja o que Salomão disse em Eclesiastes 2:17. "Eu odiava a vida porque o trabalho que foi feito sob o sol era angustiante para mim, pois tudo é vaidade."
Pense em 56.000 horas de atividades inúteis. São 28 anos de uma carreira passada "agarrando o vento".
Mas espere. Tem mais. Continue lendo no capítulo 2. A esperança brilha nos esforços enfadonhos do local de trabalho - pode haver satisfação no trabalho. A alegria surge quando o trabalho é feito para agradar a Deus (Ecl. 2: 24-26; Col. 3: 23-25). Portanto, todo o nosso trabalho, quando feito como um serviço ao nosso Senhor, tem significado.
Uma funcionária de uma companhia aérea que estava passando por um longo atraso na partida de um voo manteve a compostura enquanto os passageiros ficavam mais irritados. Quando alguém perguntou o nome dela para que ele pudesse escrever uma carta de recomendação, ela respondeu: “Ah, eu não trabalho para esta companhia aérea. Eu trabalho para Jesus Cristo. ”
Imagine o valor de 56.000 horas de trabalho realizadas com essa atitude! Não há nada melhor!
O que posso dar ao Mestre,
Aquele que do pecado me libertou?
Darei a Ele uma vida inteira de serviço
Para agradecê-lo por ter morrido por mim. -K. De Haan
O trabalho diário assume valor eterno quando é feito para Deus. Dave Branon
O Grande Vencedor
Ó miserável homem que sou! Quem me livrará deste corpo de morte. - Romanos 7:24
Quem não é inspirado por um competidor que volta depois de cair e aparentemente sair da corrida! O corredor que tropeça e cai, mas depois sobe gradualmente na mochila e na liderança, desperta a imaginação de todos nós.
O mesmo tipo de inspiração motiva o cristão que extrai coragem do exemplo de seu Senhor e Salvador. Ninguém foi mais humilhado do que Jesus antes de voltar. Ele foi insultado, cuspiu, chicoteado, espancado e pregado em uma cruz. Quando seu sofrimento terminou, uma lança foi lançada ao seu lado. Seus carrascos confirmaram seu sucesso e declararam-no morto. Um guarda militar protegeu Sua tumba. Como alguém poderia ser mais desonesto e menos do que isso?
No entanto, esse não foi o fim! Três dias depois, Jesus ressuscitou da sepultura e reapareceu a muitos de Seus seguidores. Ele foi o vencedor em Sua luta pela morte, pelo pecado e pelo inferno.
Você está se sentindo fora da corrida hoje? Você tropeçou mal? Então olhe para o sofrimento de Jesus. Veja a ressurreição dele. Peça a Ele para lhe dar a vitória. Imagine o que Ele tem para lhe oferecer, não importa o quão baixo você esteja agora! Nosso Senhor é o grande vencedor.
O grande exemplo é o nosso Senhor,
superando o poder;
A força que O trouxe do túmulo
Dá esperança na hora sombria da vida. —JDB
Jesus morreu para nos salvar e vive para nos guardar. Mart DeHaan
Os melhores planos
O coração de um homem planeja seu caminho, mas o Senhor dirige seus passos. - Provérbios 16: 9
Podemos pensar no futuro e planejar nossas vidas o mais cuidadosamente possível, mas Deus tem a palavra final. Ele é quem transforma nossos sonhos em realidade - ou que transforma nossas vidas em uma direção bem diferente.
Chuck Colson era um jovem advogado brilhante que planejava subir a escada da influência e do poder. Como Conselheiro Especial do Presidente Nixon, ele estava subindo mais - até que o Senhor interveio. Por causa de seu envolvimento no encobrimento do escândalo de Watergate, ele acabou na prisão. No entanto, durante essa crise, ele se voltou para Cristo. Ele testemunha hoje que seu ministério como Diretor da Irmandade Prisional é muito mais gratificante do que a vida na política sem Deus jamais ter sido ou poderia ser.
Todos nós experimentamos mudanças de direção. Planejamos fazer uma coisa e acabamos fazendo outra. Como estudante da Bíblia, eu planejava ser pastor. Mas Deus dirigiu meus passos e me levou a um ministério de ensino, escrita e edição.
Se confiamos no Senhor, não precisamos entrar em pânico ou desespero quando nossos planos falham ou quando nossa vida muda abruptamente de direção. É sábio fazer planos, mas o Senhor é quem, finalmente, nos guia como quer. E o caminho Dele é sempre muito melhor do que poderíamos ter escolhido.
Ele me lidera! Ó pensamento abençoado!
Ó palavras com conforto celestial cheio!
O que eu faço, onde eu estou,
Ainda é a mão de Deus que me guia. Gilmore
Escreva seus planos a lápis, mas dê a Deus a borracha. David C. Egner
O que você vale?
Quando eu considero seus céus,. . . O que é o homem que você está atento a ele? - Salmo 8: 3-4
Às vezes, um inimigo da verdade de Deus se torna um revelador da verdade sem pretender ser.
Celso, um filósofo romano do século II, procurou desacreditar a fé bíblica. Ele escreveu em seu livro True Discourse: "A raiz do cristianismo é sua valorização excessiva da alma humana e a idéia absurda de que Deus se interessa pelo homem".
Embora Celso se opusesse ao cristianismo, ele estava dizendo a verdade! Parece um absurdo a um negador de Deus que o Todo-Poderoso Criador se interesse tanto por meros mortais. No entanto, esse é o coração do evangelho. A Bíblia revela que somos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:26). E ligado a cada um de nós está o preço do Calvário.
Então, quando olhamos para ela através dos olhos de Cristo, vemos que Ele nos valoriza, embora sejamos pecadores. Por que mais o Salvador morreria por nós? Não há espaço para o orgulho humano aqui - cada parte do nosso valor vem de Deus. Contudo, as Escrituras garantem que Deus se importa com você, eu e todos os bilhões de pessoas da Terra (Lc. 12: 6-7; Jo. 3:16).
Paulo escreveu em Gálatas 2:20: “Cristo. . . me amou e se entregou por mim. ”Seu sacrifício incomensurável nos diz que somos de grande valor!
Suas mãos, pés e coração, todos os três
foram perfurados por mim no Calvário,
e aqui e agora, a Ele trago
Minhas mãos, pés, coração, uma oferta. - Allen
A morte de Cristo é a medida do amor de Deus por você. Vernon Grounds
A cura
O Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados. - Marcos 2:10
Um homem com tosse persistente tentou todos os remédios sem receita que conseguiu encontrar, mas nenhum funcionou. Finalmente, ele foi a um médico, que rapidamente descobriu que estava sofrendo de pneumonia. O homem estava tentando aliviar os sintomas quando o que ele precisava era de uma cura. O médico tratou o problema mais profundo e sério e em pouco tempo a tosse se foi.
Quando Jesus estava em Cafarnaum, uma grande multidão chegou à casa onde estava hospedado (Mc 2: 1-2). Enquanto ele ensinava, alguns homens fizeram uma abertura no telhado e abaixaram um homem paralisado em uma esteira. Jesus inicialmente respondeu não curando o homem, mas dizendo: "Filho, seus pecados são perdoados" (v.5). A necessidade mais profunda do homem não era física, mas espiritual. Então, para mostrar Sua autoridade para perdoar, Jesus curou o homem e o enviou a caminho - não apenas com as pernas que se mexiam, mas com um coração que foi perdoado (v.12).
O mundo está cheio de dor e problemas. É tentador gastar muito tempo e recursos para tratar os sintomas superficiais e sentir que fizemos nossa parte. Como Jesus, no entanto, precisamos lidar com os problemas do coração. Precisamos dizer às pessoas que seus pecados podem ser perdoados pela fé em Cristo. O evangelho mantém a cura para nossa necessidade mais profunda.
O Grande Médico detém a cura
Que mata o vírus do nosso pecado;
É por Seu próprio sangue expiatório
Que somos feitos inteiros e puros por dentro. —DJD
O pecado é a doença, Cristo é a cura.
David C. Egner
O problema da vingança
Não retribua ninguém mal pelo mal - Romanos 12:17
Anos atrás, um homem que não gostava de soprar fumaça na cara desenvolveu uma maneira de os não-fumantes reagirem. Ele chamou seu produto de "Vingança". Era um desinfetante fétido que vinha em uma lata de spray de bolso. O spray deu aos fumantes uma dose de seu próprio remédio - ar ruim.
Muitos se ressentiram da ideia. Alguns riram disso. Outros ainda compraram algumas das coisas. Seus fabricantes estavam aproveitando a sensação de que todos nós já experimentamos: se não combatermos o insulto por insulto, seremos pisados.
Para o cristão, no entanto, há problemas em tentar "vingar" alguém. Abaixamo-nos ao nível da pessoa que nos irrita. Isso nos torna vulneráveis porque violamos os princípios da fé e do amor. A vingança apela aos nossos instintos inferiores, e não à alta estratégia de bondade encontrada em Cristo.
A Palavra de Deus é clara: Vingar-se nunca é a resposta. “'A vingança é minha, eu retribuirei', diz o Senhor” (Rom. 12:19). Então, o que devemos fazer quando alguém nos ofende? Devemos continuar fazendo o bem e deixar que Deus lide com a vingança em Seu tempo e caminho perfeitos. “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal pelo bem” (v.21).
Colocando em prática
Alguém te machucou recentemente?
Que bondade você pode fazer por essa pessoa?
Peça a Deus para ajudá-lo a mostrar Seu amor.
Quando alguém erra, faça o que é certo - ame-o. Mart DeHaan
De Reclamar a Confiar
Quando Ele me testar, sairei como ouro. - Jó 23:10
Jó era um bom homem. Ele temia a Deus, ajudou os necessitados e se opôs aos iníquos. No entanto, ele cometeu o erro de colocar muita ênfase em seu próprio caráter. Vemos isso em sua amarga queixa (23: 2). Jó alegou que, se Deus o ouvisse da mesma maneira que um juiz e júri ouve um advogado de defesa, ele concluiria que Jó é ouro puro (vv.2-10).
Usamos o versículo 10 para dizer que Deus estava testando Jó para queimar a escória do pecado. Mas Elifaz o acusou de "iniqüidade sem fim" (22: 5), e a resposta do patriarca foi sua defesa contra essa acusação. Jó disse que o teste de Deus a ele acabaria por revelar que ele já era ouro puro. Então ele continuou afirmando sua retidão. Finalmente, o Todo-Poderoso confrontou Jó. “Eu o questionarei e você me responderá”, disse ele (38: 3). Quando Deus terminou, Jó foi silenciado e humilhado. Todo traço de justiça própria se foi. Ele admitiu que havia falado ignorantemente (42: 1-5). Então ele disse: “Portanto, eu me abomino e me arrependo em pó e cinza” (v.6).
Sempre que pensamos que merecemos melhor de Deus, precisamos lembrar que Seu Filho sem pecado deu Sua vida por nós. Isso silenciará nossa reclamação e renovará nossa confiança no amor, sabedoria e bondade de Deus.
Ó Senhor, qual é o significado da minha perda?
Meu coração está certo e, no entanto, quão grande é a dor!
Então, graciosamente, você me atrai para a cruz de Cristo
e me mostra que minha fé não é em vão. —DJD
Provações fortes constroem fé forte. Herbert Vander Lugt