Textos sobre Mulher e Homem
A verdade da metade
Por uma metade a essência do homem torna-se completa e satisfeita
Dessa metade que é a banda do homem chama-se mulher, a primeira metade do destrambelhado, a outra metade é o próprio desmantelo
Destes dias, a expectativa da metade era a ponderação da razão, ou simplesmente a leveza da tarde de verão que emplacaria o exagero do emocional
Certa metade era sua essência, tal como a dama da noite, exalando seu perfume ao anoitecer, discreta ao não se ver
Essa metade exalava intensidade, olhos negros e cheiro que entranhava até a alma
Espírito ingênuo trocou sua pequena distração pela malícia da metade, quando se viu a metade já era o seu trilhar
A pequena metade contemplava à incessante busca da verdade da outra metade
A outra metade queria adivinhar o que faria sem sua metade, afinal duas metades era a sua verdade
De um modo ou de outro, as metades são essências da mesma revolução
Uma metade é libertação, a outra é amor
Flor da dor…
(Nilo Ribeiro)
Que a flor desabroche,
pois não suporto mais,
sou um homem que sofre,
sou um homem sem paz
não aguento tanta dor,
não consigo suportar,
que desabroche esta flor,
para que a dor possa passar
estou pelo avesso,
este é o meu fim,
a flor da dor eu mereço,
eu a plantei em meu jardim…
Inconstante…
(Nilo Ribeiro)
Inconstante,
assim eu sou,
homem errante,
assim estou
sem lugar,
sem referência,
sem amar,
sem preferência
estou perdido,
estou sem rumo,
ouça meu pedido,
me dê teu mundo
me procuro,
não me encontro,
estou no escuro,
me desaponto
não sonho,
não me alegro,
estou tristonho,
estou cego
as esperanças somem,
a felicidade foi embora,
não sou mais um homem,
apenas um ser que chora
não tenho um querer,
não tenho nada sequer,
só tenho um prazer,
te fazer minha mulher
não sou nada,
ninguém eu virei,
sem você minha amada,
nem vida eu terei…
O caboclo
(Ismael Lima)
Logo antes do sol nascer,
Vejo que um homem acorda, moribundo se arrasta, ao que lo deve fazer,
Escaço de pão, ao serviço se vai,
Com um chinelo em seus pés, o barulho que faz, sempre lhe distrai,
Uma enxada aos ombros lhe pesa como cruz,
-Esse é meu pecado? Se pegunta, o sofrimento em seus olhos o traduz,
No árido sertão, pede a Deus por misericórdia, olhai a um pobre miserável,
Queixoso seus lábios tremem por pão, misérrima detestável.
Um crânio de boi no caminho,
Um urubu que não lhe deixa sozinho,
- Deve estar esperando minha morte,
Diz o pobre caboclo, - Pois esse dia chegará, que sorte.
O sol lhe queimando já a moringa,
A que vida sofrida na caatinga,
Queria por hora ir embora, para a cidade do futuro,
-Vou mudar de vida,diz ele. - Eu juro.
Chega a cidade que lhe dá prazer,
Sorridente, sem dente, sem saber o que fazer,
Vai em busca de um sonho,
Mas volta pra sua terra natal tristonho,
Quem lhe iria queria assim?
Um sofrente, pobre caboclo, burro e sem dente?
Sem eira nem beira volta sozinho e sem dinheiro no bolso, Desacorçoado, pega sua cruz e põe sobre os ombros,
Seu amigo encontra a beira do crânio, aquele mesmo urubu,
-Sorte minha meu amigo quando morrer, diz ele ao carniceiro, Tal que como o diabo lhe cerca como coveiro,
Carpindo até que o sol se ponha,
Já cansado, deita, espera pelo dia seguinte, de sua vida enfadonha.
Só o homem de cultura pode julgar as coisas na escala da humanidade, da História, da civilização. Os outros seguem apenas a moda do momento, criada ela própria por jornalistas incultos e professores analfabetos, e destinada a desfazer-se em pó à primeira mudança da direção do vento.
A cultura pessoal é a condição primeira e indispensável do julgamento objetivo. A incultura aprisiona as almas na subjetividade do grupo, a forma mais extrema do provincianismo mental.
"O homem nunca merecerá nenhum favor de Deus; todos os atributos que lhe são comunicados são mediante a graça divina; não é por mérito, não é por atos de bondade, mas simplesmente pelo favor imerecido de Deus ao ser falho e pecador chamado homem."
Reflexões. Resende, 14 de julho de 2017.
O préstito vem ti receber
Ao som da revoada anunciam
Sua chegada, homem das nuvens
Benévolo transformador do vinho
Um verdadeiro filho, dadiva absurda
Olhou para mim e metamorfoseou
Um jeito sublime brioso, patriarcal
Da minha obsessão me cuspiu
Acordei de um pesadelo eterno
Não via mais as utilidades com os mesmos olhos
Agora amo a lei, a pedra fundamental
De minhas ações
O corolário do que fiz deixo para ti
Há de ver um juiz sentenciador
Que da mesma forma rebaixou anjos
Seu martelo nós qualificara
Não deixe se acreditar no nada
Por acaso o nada acontece por alguma coisa
E sim tudo se transforma em volta dele.
Bom ou ruim
Quer testar o limite de um homem? Ver do que ele é capaz? Tire sem motivo aquilo que para ele é importante, deixe o se sentir mera poeira. Basta isso pra você ver do que um homem é capaz... Todos nós temos um lado bom e um ruim. Você é quem determina o monstro que somos, ou, a pessoa bela que vive em nós...
O terreno de Tonico
Tonico, um homem simples que venceu na vida como comerciante, após trabalhar 18 anos a um senhor judeu que havia fugido da Polônia pela perseguição nazista. Com esse polonês aprendeu a lidar com o público, tornando-se um filósofo da vida. Após esse período pediu demissão de suas funções no comércio moveleiro de Isaac e abriu o seu próprio negócio, sendo bem-sucedido ao longo de alguns anos.
Tendo comprado um terreno de 1000m2 para fazer uma pequena chácara para seus fins de semanas, posto morar no próprio prédio de sua loja de móveis no centro de uma cidade do interior paulista. Sua família era formada pela esposa e mais 3 filhos.
Num certo dia um vizinho do seu terreno, dá-lhe uma notícia de que alguém está mudando a cerca de seu terreno.
Sábia atitude
Tonico, muito sutil passa a mão numa enxada e vai capinar o terreno, era hora do almoço. Chegando ao local, realmente notou que alguém havia mexido nos palanques e nos arames farpados.
Tonico, como se nada tivesse acontecido, começa a sua capina.
Após o horário do almoço, encosta uma camioneta importada e desce um cidadão com seus dois companheiros e ao verificar que Tonico está distraidamente carpindo o seu terreno chama-lhe a atenção:
— Boa tarde, Senhor!
— Boa tarde, Tonico ao seu dispor.
— Eu me chamo Bosch, muito prazer…
— O prazer é todo meu…
Aquele magnata, empresário todo poderoso, o qual Tonico já deduziu quem era, pois, estava montando uma de suas fábricas na região.
— Meu senhor estou mudando a divisa de nossas terras e o senhor não se manifesta?
— Notei realmente que a cerca está caída e os seus companheiros estão a mudá-la, portanto, invadindo o nosso lado de cá.
Continua Tonico:
— Peço ao cavalheiro que atente aos meus cabelos brancos e, que a mim me resta muito pouco tempo nesta existência, e não vou-me indispor com o nobre vizinho por alguns metros tirados dos meus 1000m2 para incorporar à sua fazenda, doutor. Nesta altura do campeonato, logo necessitarei apenas de alguns centímetros de terra por pouco tempo, pois, me tornarei apenas pó.
Imediatamente, Dr. Bosch, pede aos seus dois funcionários que retornem aquela cerca ao seu antigo lugar.
Humildemente agradece a Tonico pela sua lição de vida, retirando-se do local.
Dr. Bosch vai comentar o acontecido com um de seus diretores de sua nova fábrica e ao relatar o acontecido, tem uma enorme surpresa.
— Caro Bosch, aquele seu vizinho de cabelos brancos é o meu amado pai.
Jbcampos
Ah, o tédio é um crime. Pegue a pequena quantidade de tempo que é dado a um homem e, em vez gastar em indolência ou afogar em prazer, mas está lá, sugando, comendo, eu não posso suportar isso.
O tédio é um crime! Morte ao tédio! Morra, morra, morra agora. Morra, morra, morra! Você morreria! Morra!
Sem homem, sem suas intervenções
Verde, azul anil, amarelo, vermelho
Na água, no céu, nas florestas
Assim se faz a natureza
Integraliza nossa visão inata com beleza
Original da geração concebida ao espontâneo
Imprescindível de ingerência
Fauna e flora se expandem com sapiência
Dão a aquarela de cores e formas exuberante
Por mais imoto que seja e deslumbrante
Persiste a mão dos seres
Querendo manchar os bosques e vales, é o mar
Interceder no que foi feito para se conviver
Transformando em servidão artificial
Acabando aquilo que decorreu do natural
O que faz embaralhar as ideias
Quem é selvagem o animal
Ou homem com atitude anormal.
Conhecer a essência do homem é olhar para dentro de si. E o mais absurdo que pareça, olhar para dentro de si requer um tempo de solidão.
Nesse caso, a solidão perderia o sentido dramático e se tornaria uma forma de viver mais com nossa mente . Você é um ser humano, você é capaz de conhecer essa essência. Só não disse que seria fácil.
PORQUE
Porque amamos o impossível , amores errados ,quando encontramos o homem certo é na hora errada pois é casado , mas a pessoa certa ,a vida as vezes é injusta ou brinca com nós , porque tem que ser assim , não sei e nem entendo , só sei que é assim ,sofro muito com isso , quem ´nos quer , não queremos e quem queremos está proibido para nós ,
Não te subestimes
Homem q se faz de dramático!
Honra sua vida!
Assim como milhares de pessoas q estão à lutar!
A vida das batalhas!
O coitado q se subestima!
Na autopiedade!
Rastejando-se ao chão!
Com tanto vigor!
Haverá sempre alguém distante!
Esperando alento!
Esfomeado por sentimento!
De q suas habilidades poderão se-lhe importante!
Nada é em vão!
Não é por acaso!
Haverá sempre alguém esperando-lhe doutro lado!
Por seu abraço!
Por sua palavra!
Por alguma atenção se quer!
Não te subestimes!
Não te subestimes!
Pois pra alguém serás sempre importante!
“O homem não nasce cidadão; o homem se torna cidadão. A formação de
um cidadão não é tarefa fácil: a família, a escola e mesmo o Estado não se
sentem responsáveis pela sua formação. Transferindo-se a responsabilidade
de uma instância para outra, quem sai perdendo é o indivíduo e a sociedade.”
Tolo é o homem que se cala por subestimar se, pelo errôneo convencimento de que, só á alguns pertence o direito de expressão ou a palavra!
Todos podem ser felizes ou infelizes no que expressam. Apesar de que para alguns a expressão infeliz é mais relevante do que para outros.
É como um líder religioso ou um jornalista, fomentar e fazer apologia ao ódio público, á
intolerâncias descabidas e coisas desse tipo, um sociólogo á
discriminações,
injustiças sociais e etc.
E todos nós, infelizmente, todos os dias testemunhamos expressões infelizes por parte de onde não seria ético vir.
Então porquê calarmos? Talvez, poderemos ser mais felizes em nossas expressões de pensamento!
(como diz o Charlie Brown, tem gente que ".. tem forma mas não conteúdo".
"" Eu amava e ainda amo aquele homem
mesmo em sua ausência
aprendi com a saudade que esquecer é impossível
lembro de suas palavras de carinho
seus gestos de amor
lembro a doçura do seu rosto
dos afagos de suas mãos
ninguém poderá substituí-lo
seus exemplos estão em mim
pai você foi e é
mesmo não existindo, a minha melhor parte
o que me consola é isso
saber que sou a continuação de você...
A supremacia de um homem indulgente consiste nas virtudes que caracterizam o verdadeiro cristão e que se expressa pela postura complacente, compreensiva, que se adota perante as faltas e imperfeições do próximo. Por tanto! "Ser indulgente é saber relevar, perdoar, esquecer, dissimular, diante de tudo que possa ser reprovável no comportamento dos semelhantes.
Então fica a dica ,não finja que está tudo bem ....
Perdoe, tolere, releve, mas de todo seu coração
Parte 01
Um homem Comum
Tudo começa em um inverno de 1938, ele estava passando pelo período mais difícil de sua vida e em todas as áreas ele tinha problemas, ele já não sabia mais o que fazer, e ele que não era uma pessoa espiritual estava para descobrir o quanto esta área iria marcar a sua vida, em meio a tantos problemas ele começa a se aproximar de Deus, ele começa a invocar a ajuda divina, que se Deus realmente existisse e tivesse algo em sua vida,que acontecesse uma mudança, ele sempre quis ter uma vida normal, como todo mundo apenas ser feliz e ter uma vida tranqüila, mas não sabia da transformação que iria ocorrer sua vida.
Era um sábado como outro qualquer e ele ficava lamentando no jardim de sua casa e ouvia os pássaros a cantar, pensamentos ruins pairavam sua mente e aquele dia veio as lembranças de seu pai Enoque e tudo o que eles passaram juntos, Kadmiel agora lembrava de seu pai e o que ele sempre dizia sobre o significado de seu nome : Kadmiel – Eternidade de Deus.
O seu pai dizia que Deus o havia chamado e que tinha um grande plano em sua vida, contara certa vez que ele estara enganado pelos médicos devido uma doença nos ossos ainda criança e o Senhor o visitara aquela noite o o trouxera a vida, lembrara que tudo havia acabado os médicos já dissera que não haveria mais nada a fazer, mas os planos de Deus prevalecem, Deus quer andar ao nosso lado, mas a descrença o assaltava e ele em todo este tempo nunca teve nada com Deus, nunca fora um homem espiritual.
Trecho do Livro : Kadmiel
O HOMEM E SEUS PENSAMENTOS...
O pensamento é mais veloz que, a velocidade do som e da luz.
O homem é um ser pensante!
Disse Jesus: "Orai e vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora em que o filho do homem há de vir." (Mateus 25/13)
O pensamento é a arma mais poderosa que o homem possui-e.
Seja vigilante!