Textos sobre Mulher e Homem
Quando criança eu tinha a ideia de que Deus era um Homem de idade avançada, cabelos e barbas branca, longos, bravo, com um cajado na mão e quando contrariado e irado o apontava para o pecador e o castigava sem piedade.
Eu tinha muito medo Dele, porque era assim que os religiosos o descrevia.
Fui crescendo e com o crescimento, fui tomando conhecimento da vida, e em algum momento dela, conheci os ensinamentos de Jesus que aos poucos foram desfazendo essa terrível imagem que tinha de Deus.
Ao contrario do que diziam os religiosos, Jesus pregava um Pai misericordioso, um Deus que nunca pune Seus filhos, porque simplesmente Ele jamais condenaria quem Ele criou com tanto amor, sob Sua imagem e semelhança. Aprendi que Deus apaga as chamas do fogo do inferno com os ventos brandos da renovação, da esperança e do amor.
Hoje me pergunto: Porque os religiosos ainda insistem em dizer para seus seguidores que Deus é punitivo?
Que Deus mataria uns para salvar outros?
Que Deus é esse que mataria Seus próprios filhos, mesmo que eles fossem desajustados?
Estas afirmações simplesmente não tem sentindo.
Nada na vida de um homem é mais emocionante que o fato de se tornar pai, receber o carinho, o o amor e o respeito nada mais é retribuição por tudo o que um pai pode representar para seu filho.
Hoje posso me dizer uma pessoa realizada por ter você, Hariel, como mais que uma filha querida, mas uma amiga, companheira fiel e compreensiva. Mesmo com toda a tempestade em que passamos, pude e posso contar com você em todos os momentos, mostrando, além de respeito, amor, companheirismo, compreensão, fidelidade, você ainda tem mostrado maturidade incomum de quem está chegando, hoje, aos seus 16 anos.
Passando por tantas turbulências, você consegue fazer com que eu enxergue que ainda assim é possível ser feliz.
Hariel, hoje tenho a plena certeza que sem você tudo seria mais dificil e cada vez mais você me prova, sem fazer esforço, que és o que tenho de mais valoroso e mais importante. Se eu sempre te amei como pai, hoje o amor é cada vez maior e com admiração que tenho por poucos.
Por tudo isto desejo a você toda a felicidade do mundo, que você continue a ser a amiga, companheira, parceira e que evolua sempre em sua admirável formação de caráter.
parabéns pelo seu aniversário e por tudo o que você é.
Te amo por tudo o que representa pra mim e por ser tudo o que tenho de valor.
Mensagem de aniversário, 16 anos, a minha amada filha Thaís Hariel 19/01/2017
Se o homem não retroage, como se torna mau?
- Irmã, Deus nos criou cordeiros, com pelos branquinhos, mas fomos rolando pelos precipícios do mal e ficando escuros, por atos indignos cometidos. Ele deu vida a uma essência; o seu desenvolvimento é conquista própria. Somos uma fagulha divina que podemos comparar com as águas dos pequenos rios. Um dia chegaremos ao grande mar, porém antes já teremos passado por lugares cobertos de lodo. No futuro, a água suja limpar-se-á.
Conta a lenda que, ao criar o homem, Deus determinou que todos poderiam ensinar.
Com o passar do tempo, Deus viu que todos queriam ensinar, mas poucos sabiam como, muitos outros não assumiam a responsabilidade pelo que ensinavam e a grande maioria era incapaz de abrir mão de seu precioso tempo para a nobre tarefa.
Deus percebeu que para ensinar o homem deveria seguir alguns mandamentos e assim os criou:
1º - Sua vida pessoal, familiar e sentimental sempre estará em segundo plano;
2º - O único filho cujo crescimento acompanharás integralmente é o dos outros;
3º - Seu feriado e seu final de semana será o tempo entre a correção de duas provas;
4º - Aquilo que causaria úlcera nos mortais, quando muito, poderá de causar-te uma gastrite;
5º - Sua maior companheira será a pressa;
6º - Teus cabelos ficarão brancos, antes mesmo que você os arranque;
7º - Acharás normal que todos te achem louco;
8º - Dormir será tua folga, mas sonhar com seus piores alunos será o preço a pagar;
9º - Ganharás pouco, mas não terás tempo de perceber;
10º- Serás responsabilizado pela educação que seus alunos não receberam em casa.
E assim Deus dividiu os homens em dois grupos: Os que ensinam e os que não querem aprender.
Querido professor, não se iluda. Mesmo aqueles que, como eu, dizem valorizar seu trabalho, fariam de tudo para que seus próprios filhos seguissem outra carreira.
Apenas duas razões me levam a escrever tudo isso:
A primeira é que sei que nada pode abalar sua fé e seu amor pelo seu trabalho. O mundo não seria mundo sem vocês.
A segunda?..Bem, a segunda é que tive professores que me ensinaram a escrever.
Deus os abençoe.
SOLITÁRIO HOMEM
É um homem só, indeciso
Nos atalhos das serras
Devorador de mil caminhos
Olha para o seu presente
Mas não pode mudar o seu destino
Nos lugares solitários, entre as estrelas
Esquece o passado, ignora o futuro
Talvez os seus próprios objetivos
Independentemente das sementes
Que planto e deixo pelo caminho
Assediado pelo aborrecimento
Nas rotinas da sua talvez longa vida
Reza o seu velho terço, pendurado à cintura
Está cansado de tantos desenganos
Já sem paciência para a sua família
Caminha tantas vezes por zonas
Do seu próprio desconforto.
Onde é devorador das estradas de pedras
Fragas onde se perde nas sombras das colinas
Dos lameiros, das serras, dos montes
De olhar triste, anda em silêncio
Cansado da vida, tenta perder-se
Por terras que não aparecem no mapa
Homem solitário, onde a sua única
Companhia é um cajado já gasto pelo tempo.
Onde este solitário homem nunca esquece as suas orações.
Como pode um homem estar só em meio a multidão?
A resposta eu não sei.
Porem é assim que me sinto, não tenho mais
alegria, não vejo razões pra sorrir
nem tão pouco para cantar.
Literalmente estou só em meio da multidão
buscando algo a se achar, pois nada tenho
nada sei e nada sou.
Estou caminhando, mas nem ao menos saio do lugar
Estou bêbado, completamente embriagado por um
sentimento de total abandono.
Os anos se passam e a cada dia torna-se mais distante
os filhos, parentes e ate amigos.
Então me pergunto:
__De que vale brigarmos para conquista-los se não temos como mantê-los junto a nos?
Ninguém me responde.
Então continuo só
em meio a multidão
A terrível dor da inveja
"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.
É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."
Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.
Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.
Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.
Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).
O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.
Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.
A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.
Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.
A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:
"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.
Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.
E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.
Homem quando ama, ama mesmo. Pode até te fazer chorar uma vez, ninguém é perfeito, mas com certeza vai se arrepender e se desculpar. Vai olhar sem jeito ao te entregar uma rosa com um pedido de desculpa, de cabeça baixa sabendo que errou. Vai perder o orgulho na tentativa de colocar de volta no seu rosto aquele sorriso que o conquistou.
Ele vai contra tudo. Tudo mesmo. Não tem amiga bonita, "peguete" provocante, mãe que não aprove, amigo baladeiro com festas incríveis. Nada! Se ele ama, vai buscar ficar ao máximo com você. Porque é esse futuro que ele está planejando no mais íntimo de seus pensamentos. Estar com você. Homem quando ama, sem jogos, quer curar suas feridas antigas, fazer você esquecer todos aqueles "amores" que não deram certo e ser o diferente. O que vale a pena. Porque homem quando ama não é perfeito, mas ele muda. Não pra você, mas por você.
FELIZ DIA DIA DO HOMEM! a todos os Homens que o sabem ser com H maiúsculo. Não falo de homem só no sentido de gênero, mas homem nas atitudes, nos valores .Que são gentis sem perder a força, educados sem perder a firmeza, sensíveis sem perder a compostura; que sabem fazer uma mulher sorrir ou dar colo quando a fazem chorar. Que sabem ser porto e sabem ser mar. Poxa..., descrevendo aqui, percebo que tenho amigos “Homo” que são mais homens que muitos por ai...
Enfim, a todos vocês HOMENS , desejo um FELIZ DIA DO HOMEM!
SAUDADE
Um homem desconsolado
Uma casa abandonada
Uma porteira fechada
Um carro desmantelado.
Um candeeiro apagado
Uma vida amargurada
Uma casinha caiada
Um jumento abandonado.
Uma estrada esquecida
Uma panela no chão
Um pouco de falsidade.
Tudo isso tira a vida
Maltratando o coração
Mostrando o que é saudade.
Recife 04/08/1992
A FORÇA QUE EXCEDE O ENTENDIMENTO HUMANO.
Quem entende?
É grande quando o homem se acha grande,
Maior ainda quando reduzido, rastejante.
Homem;
Força não tem.
Vergonha, rejeição é o que dão.
Que ingratidão! Um homem tão puro, um erro e o chão!
Busca a perfeição e causa destruição.
Suplicio oculto; aparência estável, belo homão!
Estrutura permeada, vazada e o homão vai ao chão.
Puro pó. Que ilusão?
Mas um vento poderoso reergue o tal homão, sopra em seus lábios novas canções.
Seus gestos e ações frutos dão; ao colher é só gratidão!
Pobre do homem que pensa que as mulheres escolhem a calcinha que usarão numa noite especial do mesmo modo que nós homens escolhemos nossa cueca: A que não estiver furada. A calcinha de uma mulher esconde uma das maiores místicas desse ser venusiano de pele macia e fala (nem sempre) mansa.
Nada faz uma mulher se sentir mais desejada do que um homem que ama vê-la de lingerie, que presta atenção na cor, na textura, no tamanho ou que a peça para vestir uma calcinha especial. Apesar de muitos homens acharem que elas só servem para ser tiradas, um cara que sabe dar vida e alimentar essa fantasia real de que, ela não escolheu aquela calcinha na gaveta ao acaso, e consegue fazer com que ela sinta intensamente toda essa sensação de sentir-se linda e de, não só fazer sentir desejo, mas de sentir-se realmente desejada, está um passo mais próximo de ter uma mulher verdadeiramente confiante, inteira, entregue e consequentemente, desejosa. Um furacão.
Uma calcinha, escolhida minuciosamente na gaveta para aquela ocasião especial, não esconde somente aquilo que a maioria dos homens pensa, esconde um universo feminino de entrega e sensações que são vividas de uma forma tão intensa, seja por uma vida inteira ou por uma noite, que nós homens, reles mortais, jamais poderemos sentir.
Pensamento do dia!
Deus criou o homem a sua imagem e semelhança!
Engana-se quem pensa que a imagem e semelhança é exterior.
Na realidade quando Deus nos criou, o fez de forma que fossemos semelhantes no interior de nossas almas, semeando a paz o amor e todos os princípios que nos fazem a cada momento de nossas vidas, buscarmos o equilíbrio e sabedoria que ele plantou dentro dos nossos corações!
Um lindo e abençoado dia para todos!
O homem certo é aquele que compreende e aceita as suas manias, aceita os seus defeitos, acha graça no seu riso, tira um tempo pra te escutar, tira um dia pra te aconchegar, tira um segundo pra olhar por você, pra cuidar de você.
O homem certo é o que te dará abraços apertados, aquele que irá fazer do seu corpo o teu lugar do repouso, o que irá te ligar antes de você dormir, e que estará ali quando você acordar.
O homem está fugindo.
Foge dos outros.
Foge do tédio, do perigo, da ansiedade, do vazio,
da fome, da guerra, da privação, da morte...
Mas a fuga principal é aquela com que procura escapar do
encontro consigo mesmo.
Cada um se sente, para si mesmo, a maior ameaça, a
decepção maior.
O homem tem medo de saber o que ele é.
Todas as portas de escape são buscadas, contanto que se
aliene do que é ou supõe ser.
O espelho
Um labirinto misterioso e profundo
Encara os olhos atentos do homem
Indagando sobre si e o mundo
A poeira pisada do dia de ontem
E os passos incertos do ser
Abrem as portas para ele viver
Viver em si, em sua própria imagem
Olhando o espelho, e vendo seus olhos
A face da alma, uma grande miragem
A cortina se abriu, e veio a atuação
Sorriu e chorou, colheu os espólios
Mas quando se fechou, viu a enganação
O homem se via um grande rei
Mas o abismo do espelho o despiu
E revelou o ser oco e vil.
Quero um homem,
que após a nossa discussão,
ele me ligue para dizer o quanto me ama,
e o quanto ele está arrependido.
Quero um homem que se apaixone por mim,
não pela minha beleza, e,
sim pelo meu caráter.
Quero um homem,
que me chame de amor da minha vida,
em vez de, 'a coisa mais gostosa que já vi'.
Quero um homem,
que ele seja fiel o suficiente,
para olhar nos meus olhos e dizer 'você é tudo pra mim'.
Quero um homem que realize meus sonhos,
que me leve ao altar,
em vez de me usar como um simples passatempo.
Eu não quero um homem eterno,
eu quero um homem que quando tudo acabar,
ele chore e lembre dos bons momentos que eu o concedi.
Esse homem, ainda não existe.
Mas se algum dia,
existir,
pode ter certeza, que aí sim...
Existirá, uma verdadeira mulher,
sendo valorizada e principalmente,
AMADA.
Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie Qualquer.
Albert Einstein, in Como vejo o mundo
Um único dia seria insuficiente para descrever, o quanto te amo! Sinto-me um homem amado, realizado e ainda digo-lhe mais:
Nestes 15 anos, 180 meses, 780 semanas, 5 mil e 475 dias, 131 mil e 400 horas,
7 milhões e 884 mil minutos, 473 milhões e 400 mil segundos, continuo te AMANDO.
Aliás como sou feliz ao seu lado! e mesmo todo este tempo, parece que foi ontem mesmo que descobri "que eu te amo" continuarei a enamorar-te sempre, todos os demais dias da minha vida, ou seja, continuaremos ser um casal de enamorados, que reformam, reformulam, renovam e restauram o conceito do namoro no casamento!
Percepções
Segundo Maquiavel, "nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles."
Todavia, quem se alia a bajuladores, dissimulados e oportunistas pode ficar escondido sob falsas imagens, mas essas se degradam aos poucos, com o tempo deixando vir a luz a verdade.
Quem vive em meio a covardes, por mais vívido e impetuoso que seja, há de se tornar um covarde, talvez o maior deles.
Quem se acostuma contente a mediocridade jamais poderá ver horizontes mais largos, nem tocar o céu.