Textos sobre Medo

Cerca de 6807 textos sobre Medo

MEUS MEDOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sempre tive um medo imenso de ficar grande sem crescer. De amadurecer sem ficar maduro. Curtir a vida, os lances, oportunidades, e não curtir minha essência.
Desde cedo não sabia como era isso, mas o meu coração girava em torno dos medos. Queria o corpo em sintonia plena com o espírito, para que o rótulo correspondesse ao conteúdo. Meu rosto, meu resto e minhas palavras não fossem a propaganda enganosa de quem não sou.
Tinha pavor de brilhar e mesmo assim permanecer no escuro de uma ignorância equivocada, com ares inúteis de sabedoria. Temia puxar um saco de filosofias hipócritas, bondades plásticas e religiosidades vãs, de conveniências e chaves que abririam as portas da sociedade. Da popularidade familiar. Do prestígio ao meu redor e os apupos externos de quem olha e pronto. Não importa ver, porque isso dá prejuízo; afasta os favores e subtrai prestígios com vistas a vantagens futuras.
Tenho muitos; muitos vícios, defeitos e desmandos. Bem maiores do que os que julgo, até condeno em terceiros, mas temia os vícios, defeitos e desmandos menores. De quem vai mas não vai. Finge que não, no entanto é. Finge que sim, porém não. Tudo sempre a depender das perdas e os danos; dos lucros e as cotas... ou até das sobras e as sombras que lhes restem ou não.
Tive medo imenso de aprender a fingir. A simular. Ganhar na estampa e levar a melhor na lábia. Ser quem não sou. Talvez até jamais ser; só estar. Fazer acordo com as rotações do mundo, as demandas da vida e as músicas conforme as quais devo dançar nas horas desconsertantes. Nos momentos em que não vejo saída, se não for pelas concessões.
Jamais deixei os meus medos. Eles me ajudam a ser menos pior do que sou. Não os troco pela coragem sonsa de abrir mão das minhas verdades para supostamente me dar bem.

Inserida por demetriosena

NOSSOS MEDOS:


Meu maior medo é sentir medo
Medo de sorrir, medo de cantar, de falar...
Sorrindo exercitamos os músculos faciais
Na expressão do cantar, o interprete lava a alma
Num instante de euforia, sem medo de errar,
Na escrita ou, no olhar
Não se tem medo de sorrir, de falar
No exercício da voz se expressa o pensar
Só assim, o rebento sem medos, expõe ao mundo
Seu sorrir, seu cantar, no singelo gesto de chorar
Sozinho em meu eu, me ponho a pensar
Assustado, com medo dos medos que a vida
Faz-nos empunhar
E retorno ao meu intimo, vencendo o medo
Que em tese, é apenas um estado de espirito
Que teu eu possa estar.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Temos muito que aprender e evoluir.

Muitas vezes somos questionados e por uma questão de educação ou respeito respondemos ao assunto perguntado. Mas o que me refiro não é a resposta em si, que com certeza respondemos sim, mas dependendo do assunto, será que temos uma justificativa plausível para a resposta ou apenas mais uma desculpa para dar uma satisfação sem se comprometer.

Por que em algumas coisas da vida não conseguimos nem ao menos justificar nossas decisões, ou pensamentos, até mesmo nossos atos. Será que por medo ou por falta de verdade naquilo que fazemos.

Somos sempre impelidos ao no mínimo disfarçar em alguma coisa, por mais verdadeiro que seja a pessoa ou sua personalidade, sempre haverá o que não pode ser justificado. Somos imperfeitos com certeza, embora alguns se achem verdadeiros e acima até mesmo disso.

Como seria bom se possuíssemos a capacidade e a coragem de feitos os atos, os pensamentos, as opiniões, tivéssemos a convicção de revelar a verdade e por que nós a praticamos. Muitas mentiras, enganações, mascaras cairiam por terra. Seriamos menos falsos e coerentes com a realidade de quem somos em essência, em verdade.

Porque é impossível seja quem for, se expor, mostrar-se ao que veio, desnudar as intenções e o porque delas, sem desculpas, sem subterfúgios, não levando em conta os interesses, as ambições, os pormenores escondidos em palavras doces e amáveis, a falsidade das verdades incorretas propagadas como certas.

Temos muito que aprender e evoluir em nosso interior, em nossa essência, em nossas tidas verdades que julgamos as mais corretas e onde deveriam começar nossos questionamentos e avaliações. É preciso sair do orgulho, sair da prepotência, deixar a humildade trabalhar e procurar as respostas mesmo sem saber se vamos encontrar. Mas começar a questionar-se.

Quem somos realmente? Temos a verdade como ponto principal de nossas vidas? O que queremos ser de verdade para quem convivemos? O que posso fazer para me tornar uma pessoa melhor?

São tantas perguntas e questões que muitas ficarão sem respostas com certeza. Mas feliz de quem percebe e tem o discernimento de procurar as respostas para seu melhoramento com pessoa neste mundo.

Inserida por marcelo-martins

Queremos viver sem medo, mas não temos coragem, morremos de medo de morrer sem ter vivido e assim vivemos, esquecemos que os maiores e mais temidos fantasmas ainda não morreram...
Somos movidos pelo medo, se não temêssemos perder jamais valorizariamos, existem tantas formas de sentí-lo, são tantas formas de entender uma única palavra, mas teimamos em querer que sejamos todos iguais!
Medo pode até ser sinônimo de fraqueza, mas se força for não temer a nada e ninguém, permaneço-me vulnerável, indeciso e medroso, temo a mim mesmo, a solidão, ao escuro, ao espelho, ao silêncio...
É fácil encontrar o horror nos outros, se defender de ataques inimigos, mas, como nos proteger do nosso próprio mal?
O tempo nós faz esquecer o porque de sermos tão esquecidos, mas afinal de contas o que nos trouxe até aqui, medo ou coragem? Talvez nenhum dos dois, o fato é que estamos aqui, e mais uma vez o tempo passa e transforma tudo em lembranças, aguardamos confiantes que ele nos traga também a coragem para enfrentar o medo destemido que insiste em nos rodear. Irônico é esperar e torcer que o destino sempre mude tudo e esquecemos de nos mudar para tentar modificar o mundo, quem sabe um dia tenhamos destreza, mas, isso só o tempo dirá.

Inserida por EversonFernandes

Todos nós temos muito medo de perder....
A coragem, a paciência,um amigo, o sono,
A esperança, o humor, de sorrir, de caminhar,
O emprego, de amar, de falar, de ser feliz,
De dizer o que sentimos, da fé, da morte,
Da doença,do sofrimento, da perda, da conquista,
Quando tudo à sua volta for escuridão,
Ou sentir-se na solidão use seu brilho interior.
Quando todos aqueles que não acreditam na sua capacidade,
Não aceite a derrota mostre a sua força e insista um pouco mais,
Se tiver que perder o rumo de sua vida perca, mas encontre-se
Não tenha medo de perder um dia da sua vida,
Mas nunca deixe fugir ou perder a sua vida inteira ,
Abra um sorriso, espalhe alegria e paz, divida a sua felicidade ,
O seu otimismo, ame muito, viva e deixe viver,
Abra o seu coração, a sua alma e verá,
Que tudo se vai multiplicar na sua vida..! 2013

Não entendo o porque esse medo de se apegar a alguém, se la na frente temos que ter uma pessoa do nosso lado, então porque não ficar logo com oq você se sentiu bem com ele? Por medo?
Você deve ter medo de quem não te fez bem, e não de uma pessoa na qual você se sentiu confortável e segura ao lado dela.

Aprendo todos os dias que temos que dar significados no que queremos e acreditamos sem ter medo de dizer SIM ou NÃO.
Voce tem que fazer com que as pessoas a respeitem pelas tuas atitudes e escolhas sem ter receio de perde-las ou não, mas sim de ganhar a confiança naquilo que voce escolheu.
Viva intensamente dentro dos padrões que acha certo e não os que todos fazem, pois só existirá frustação, quando o seu "eu" age contrário aos teus princípios.
Sorria para a vida e não tenha medo de ficar só, pois quanto mais certeza tem do que quer para voce, mais acontecimentos vem, acredite!
Meu verbo é, EU QUERO, EU POSSO, EU REALIZO.

Não temos por que ter medo da dor, nem mesmo dos sofrimentos inevitáveis. Pois, não existe dor ou sofrimento que não seja passageiro. É normal que em algum momento sentiremos dor; Porém, é essa a principal evidência de que estamos vivos.
Enquanto estivermos nesse mundo,passaremos por diversas fases e mutações, com o propósito de crescer espiritualmente a cada dia.
Tudo isso faz parte da nossa história, do nosso destino e do caminho que devemos trilhar para chegar ao puro conhecimento da verdade, sabedoria e madurez.

Inserida por marachan

Por que ter medo de um não?

Por que ter medo de um não?
Afinal, não temos nada á perder á ouvir um não, porém, só temos ao ganhar á ouvir um sim.
Então por que ter medo?
Se já tem um não, corra atrás de um sim.
Por que, a felicidade é viver á vida sem medo.
O tempo não volta, então não deixe de curtir a vida, não desperdice seus momentos com besteiras. Pois cada momento é precioso.

Inserida por caamyflores

Ás vezes queremos o que não podemos ter.
Ás vezes sonhamos com o impossível.
Ás vezes temos medo de encarar a vida de frente,
Sem saber o que realmente nos espera lá fora.
Ás vezes nós temos medo de acordar por ver que será mais um dia.
Ás vezes nós temos medo de amar, por simples medo de sofrer.
Ás vezes nós temos medo em sorrir, e mostrar como são os nossos dentes.
Temos medo de mostrar o nosso rosto como realmente é.
Temos medo de nos aceitar como realmente somos.
Temos medo da verdade, da mentira e de toda tortura.
Temos medo de perder as pessoas que mais amamos.
Temos receio de encarar os fatos como são.
Temos receio em comer aquela comida gostosa,
Pensando que poderemos ficar acima do peso.
Ás vezes nós temos a esperança de viver em um lugar melhor,
Mas sempre nos deparamos com as mesmas coisas.
Ás vezes queremos fazer a diferença,
Mas sozinho é sempre mais difícil dar o primeiro passo.
Ás vezes queremos comprar uma roupa nova,
Mas o dinheiro no final do mês não deixa.
Ás vezes queremos comprar uma casa, um carro ou fazer aquela viagem,
Mas vemos que é difícil de viver como queremos.
Ás vezes queremos mais atenção,
Mas só temos a sua falta.
Ás vezes queremos um abraço,
E só encontramos a solidão.
Ás vezes nós queremos uma simples ligação para ouvir um “Eu te amo”,
Mas só temos a ligação de quem não esperamos.
Ás vezes deixamos os nossos sonhos de lado para viver a nossa realidade.
Ás vezes temos a vontade de ficar só.
Ás vezes queremos ter muitas pessoas ao nosso lado.
Ás vezes sentimos a vontade de olhar no olho de alguém,
E dizer o quanto a pessoa é especial.
Ás vezes queremos um namorado ou namorada.
Ás vezes queremos um marido ou uma esposa.
Ás vezes queremos apenas um companheiro ou uma companheira para dividir os momentos ou alguém que possa viver para o resto da vida.
Ás vezes nós queremos amigos de verdade, mas sempre tem aqueles que nos decepcionam.
Ás vezes queremos um filho, outras não.
Ás vezes sentimos a vontade de jogar tudo pro alto,
Mas sempre nos preocupamos com o que pode acontecer depois.
Ás vezes temos medo do escuro.
Ás vezes temos medo de morrermos.
Ás vezes temos medo da solidão.
Ás vezes temos medo da dor.
Ás vezes temos medo com o fim de tudo.
Ás vezes temos medo do nosso próprio pensamento,
E achamos pecado tudo o que sentimos.
Por que sempre o “ÁS VEZES” no faz pensar?
Por que tudo tem que ser assim?
Só não conseguimos ver,
Que com esse “ÁS VEZES”,
Podemos entender a nossa própria vida.

Inserida por wellrianc

Aos 15 queremos ter 18...
aos 18 queremos ter 25...
aos 25 temos medo de fazer 30 e queremos voltar a ter 15...
aos 30 temos medo de não chegarmos aos 50...
aos 50 queremos ver até onde o corpo aguenta...
aos 80 compreendemos o valor de cada passo que damos na vida... e descobrimos que não devemos se importar com oq está por vir e nem com oq passou, cada idade tem seu melhor e seu pior, inevitável, como um dia após o outro, orgulhe-se de onde chegou... Viva Agora!!!

Inserida por marciosoares

Somos como pássaros presos em uma gaiola, a porta está aberta, mas temos medos e traumas, que nos impedem de voar,… mas se não tentarmos nunca saberemos se iríamos conseguir ser livres, talvez você só precise de alguém para te ajudar a superar os traumas e sair de sua gaiola, como eu precisei.

Inserida por umaqualquerpelomundo

⁠Mapas

Rasguei o mapa.
Agora qualquer caminho me serve.
Não tenho ponto de chegada.
Apenas sigo mais um dia por esta estrada.
Não quero o futuro desvendar.
Não quero placas pra me guiar.
Na dança da vida rodopio.
Não importa que esteja presa por um fino fio.
Se encontro um desvio, me desvio.
Sigo o leito do rio… ou não.
Sigo na mão.
Me perco na contramão.
Se precisar dou voltas.
Faço o caminho de volta.
Perco-me.
Encontro-me.
Nas esquinas da vida.
Sigo.
Entro em becos sem saída.
Deixo a vida me levar.
Deixo a chuva me lavar.
Deixo a vida me parir…
sem medos, sem dores
abismo profundo: eu sempre a cair… a cair…
no fundo, no fundo só vejo flores.

Inserida por RosangelaCalza

Agora você sabe
O que eu tenho sentido
Estou tão cansada
Eu estou tão vazia
Nada faz sentido
Então
Se eu morrer essa noite
Espero que saiba que eu tentei
Eu quis ser o suficiente
Não queria me importar demais com tudo
Não queria controlar tudo assim
Me desculpa
Eu queria ser o suficiente
Queria ser a garota do espelho
Não queria toda essa insegurança
Eu tentei ser o suficiente
Eu tentei
Juro que tentei
Quando isso vai passar?
Quando vou parar de me sentir assim?
Quando as coisas deixarão de me afetar dessa forma?
Quando ficarei tranquila?
O que está acontecendo comigo?
O que aconteceu comigo?
Eu sinto muito
Eu sinto muito

Inserida por DeafeningSilence

⁠Turbulência Interna

Tenho dois cérebros em luta constante,
Um que busca a razão, outro a loucura,
E no embate dessas forças opostas,
Eu sigo em busca de minha nobre cura.

Estou sempre em conflitos antagônicos,
A criar em mim um mundo de ilusão,
Que me faz oscilar entre os caóticos
Pesadelos dos meus sonhos de perdição.

Paredes nuas que escondem segredos,
Retratos que revelam só metades,
Eu construo meu mundo com esses medos,
E me perco em devaneios e saudades.

Mas ainda há um fio de esperança,
Que me leva a olhar pela janela,
E lá embaixo, a música e a dança,
Fazem eu esquecer que sai de uma favela.

Inserida por AugustoGalia

"Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: "O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida".

Não tenha medo de descer até o inferno e queimar feito um papel de regras e certezas. Queime, vire cinzas. Chega de querer controlar a vida, chega de querer amar, existir e desejar pelo seu ego. A vida é muito maior do que você. Acredite nela, colabore com ela, tenha fé nela, faça a sua parte. Mas em hipótese nenhuma sonhe que você pode simplesmente enfiá-la amassadinha dentro da sua bolsa, ela com certeza vai se vingar de você.

Como é que se explica que o seu maior medo seja exatamente em relação: a ser? e no entanto não há outro caminho. Como se explica que o seu maior medo seja exatamente o de ir vivendo o que for sendo? como se explica que eu não tolere ver, só porque a vida não é o que eu pensava e sim outra – como se antes eu tivesse sabido o que era! Por que é que ver é uma tal desorganização?

Clarice Lispector
A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

EU NÃO ENTENDO! Por medo da loucura, renunciei à verdade. Minhas ideias são inventadas. Eu não me responsabilizo por elas. O mais engraçado é que nunca aprendi a viver. Eu não sei nada. Só sei ir vivendo. Como o meu cachorro. Eu tenho medo do ótimo e do superlativo. Quando começa a ficar muito bom eu ou desconfio ou dou um passo para trás.

Clarice Lispector
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.
Inserida por joakinasoares

Então, admitiu o medo. E admitindo o medo permitia-se uma grande liberdade: sim, podia fazer qualquer coisa, o próximo gesto teria o medo dentro dele e portanto seria um gesto inseguro, não precisava temer, pois antes de fazê-lo já se sabia temendo-o, já se sabia perdendo-se dentro dele finalmente, podia partir para qualquer coisa, porque de qualquer maneira estaria perdido dentro dela.

Inserida por Ilgner