Textos sobre Liderança
Efeito MANADA
Nao pensem que o líder é melhor que os seguidores...cada um tem a sua função... O que vai na frente, os que seguem e os que ficam para tras pra serem devorados pelas feras ...todos são importantes e tem um papel no contexto natural, social, geral ou global ...
Lider sem MANADA nao é NADA!
Em um cenário de dificuldades, de crise, é que os verdadeiros lideres sobressaem.
Conseguem se manter emocionalmente focados, inspiram ao invés de deprimir, cobram com a devida firmeza e clareza, mas sem diminuir ou ofender, apoiam como devem e ajudam seus liderados a encontrarem alternativas, fazendo a eles, as perguntas certas, criando assim, um caminho de autonomia intelectual e força de espirito nas pessoas, não hesitam em arregaçar as mangas e ir a campo. São exemplos íntegros e consistentes no que se propõem a fazer e por isso, são verdadeiras referências quando o assunto é liderar.
Liderar sem autoritarismo é coisa pra quem entende que um líder caminha junto,acolhe, ouve, interage, amplia seus horizontes em busca de algo que lhe preencha a alma, orienta-se antes de tomar atitudes , não tem medo que ninguém lhe tome o lugar, pois este já conquistou nos corações das pessoas, envolve-se em causas que são de todos e vai junto com fé e determinação.
Liderança que se acha com poder, que faz uso de poder, que não se reinventa precisa ser substituída antes que o barco afunde e antes que se cobre algo demasiado, antes que se perca no jogo da vida que fere e não poupa ninguém, mas costuma ser justo.
Liderar pessoas é mesmo um grande desafio, exige humildade, flexibilidade,motivação, dinamismo e estratégias eficazes, sensibilidade, compreensão, capacidade para ouvir, tolerância.
Enfim, o líder deve ser alguém que inspire, que transmita segurança e tranquilidade, acima de tudo alguém que inove, transforme, motive sua equipe para grandes desafios.
Líder que não envolve sua equipe em grandes projetos já começa perder pontos, pois liderar não é mandar, dar ordens e cobrar resultados, liderar vai além de tudo isso.
Bons líderes, desenvolvem seu lado humano, sabe o jeito mais amoroso de falar com as pessoas, sabe ouvir, não oferece críticas, mas leva a pensar e refletir sobre como mudar um comportamento, um líder influencia pensamentos por seu simples jeito de ser, não pelo jeito de impor. Liderança que que se ausenta perde espaço no mundo do sucesso, perde a chance de crescer, de promover o crescimento de sua equipe.
Infelizmente, muitos agem como se fossem "donos da verdade," como "chefes," "poderosos," intocáveis," só lamento!
No nosso mundo de pessoas inteligentes, que sonham, que acreditam,que desejam o melhor, é impossível aceitar que uns e outros se façam líderes pelo simples fato de ser.
Que todas as pessoas que encontram -se com a oportunidade de liderar, atentem-se para não destruir sonhos, para não estagnar pessoas, para não ferir almas, para não bloquear o sucesso.Ninguém brilha sozinho, tudo depende das mãos que tocam, depende das mãos que seguram, um verdadeiro líder, se apaixona quando vê sua equipe brilhar, pois todos brilham, e um céu cheio de estrelas ainda é algo que encanta.
O verdadeiro líder é aquele que prepara para si sucessores, pois não teme perder seu lugar, sabe que assim como ele cresce, os que estão a sua volta crescerão com ele, e na medida que o liderado está crescendo o líder cresce mais ainda, Ele está se multiplicando.
Líder é aquele que descobre talentos, acredita e logo em seguida investe.
Em 1695, o líder Zumbi do quilombo de Palmares morreu lutando por não aceitar a escravidão à qual eram submetidos. E hoje, mais de 300 anos já se passaram, mas o negro ainda encontra diversas dificuldades em alcançar seus direitos de cidadão; enfrentam muito preconceito e discriminação racial. Absurdo! Infelizmente teve que se criar um dia do ano, para a tal consciência negra! Cotas para negros nas universidades! A inserção do negro no mercado de trabalho! Pra quê? Por quê?... Até quando? Que indignação! Quanta resistência abominável!
Todos somos iguais, normais, mestiços, misturados... É isso que é belo da vida; a miscigenação de cores, meus amores. A vida é linda e colorida!
E que seja cada dia melhor e mais conjunta.
Sou líder da minha vida eu sou autora da minha historia
Em um momento me sinto forte em outro me sinto frágil
Mas isso tem um tempo e acaba e tudo se renova, se regenera
A maturidade da vida é a capacidade da regeneração
Quando se aprende se regenerar ainda que machuque na vida esta ferida cicatriza
Não se ferir é impossível às feridas acontecem como criança para aprender andar vai cair, vai ralar o joelho, nem por iso a criança para ela vai mesmo que esteja machucada.
A vida tem seus momentos difíceis mais isso não me faz sentir derrotada nunca!
Por que sei que tudo isso acaba, tudo tem um tempo, não existe noite eterna toda noite termina no dia .
A tristeza tem sua importância a tristeza tbm esta denotando o fim de alguma coisa., o fim de um ciclo tudo internamente e externamente tem um fim.
Ainda que nos momentos de tristezas eu aceito, eu me reconstruo eu aceito mais recomeço, aceito o fim das coisas , porque não me revolto.
Tenho resiliência, como bambu taquara ainda que tentam me derrubar.
Posso ate parecer que não sofro por nada, porque tbm não tenho interesse de transmitir uma idéia de sofrimento, tbm não oculto minha dor, eu falo dela com naturalidade, minhas falhas, meus erros ou meus sofrimentos, eu tenho todo direito de na tristeza chorar, eu sinto mais não recinto.
Sou líder da minha vida eu sou autora da minha historia
Eu estou aberta para aprender com as pessoas mais eu as seleciono, eu tenho meu critérios, meus princípios, meus sentimentos eu me respeito.
By Vânia Assunção 20:20= /9/01/2014
Quando temos corações limpos e mentes limpas, e lideramos pelo exemplo, isto se manifestará através das vibrações que emanamos. As pessoas em contato se sentirão inspiradas em seguir a direção positiva que escolhemos. Como resultado,
cresce a rede daqueles que estão olhando para dentro a fim de mudar. Se eu tenho amor por honestidade será esta qualidade que as pessoas ao meu redor apreciarão.
Eles virão até mim por causa dessa qualidade. Se no mundo físico os opostos se atraem, na dimensão espiritual os semelhantes é que se atraem
LÍDER: O GRANDE GUIA, O INDICADOR DO CAMINHO
"É necessário saber onde você está para definir onde pretende chegar."
Quando o líder discute questões de negócio e organizacionais num contexto de grupo, todos aprendem. Lidar com questões desafiadoras coletivamente, explorando os prós, os contras e as alternativas, e decidindo quais fazem sentido, aumenta a capacidade das pessoas, individual e coletivamente - se isso for feito com honestidade e confiança. A habilidade de dar orientação é a arte de questionar. Fazer perguntas diretas força as pessoas a pensar, a descobrir e a buscar. Não dê o peixe, mas ensine a pescar.
Liderança tem muito mais a ver com disposição do que posição. Independente de quais sejam nossas circunstâncias, nossa maior limitação não é o líder que está acima de nós, é o espírito dentro de nós.
Seja mais humano e agradável com as pessoas, elas merecem ser bem tratadas, independentes do seu humor; elas não têm culpa de suas raivas e frustações. Se estão ao seu lado é porque você concerteza precisa mais delas naquele momento, do que elas de você!
Acesse: http://adm-excelencia.myblogmag.com
Contato: sabrinaouza_adm@hotmail.com
Precisamos combater o mal com o bem
"A tristeza toma meu coração quando vejo os líderes que estão no comando do país,
aceitarem e aprovarem diversas leis e acordos que vão contra toda a natureza.
Atos bárbaros pelo dinheiro cada vez mais se tornam comuns, mesmo que isso signifique
sacrificar vidas inocentes, sejam elas quais forem.
Temos que achar outros meios de sobrevivência que não promovam a morte de outros seres.
O ser humano a cada dia fica mais frio, deixando de lado o coração e a alma em busca do sucesso.
Como podemos no dia a dia ver cenas das mais tristes e violentas e não fazermos nada, não nos manifestarmos?
Não podemos aceitar o mal ou seremos coniventes com ele.
Não somos a raiva, o ódio, o egoismo, a ganância e o ego.
Repito, não somos isso!
Somos o amor, a paz e a compaixão.
Que nossos lideres politicos e religiosos usem o bem para fazer o bem.
O mal e a morte nunca trarão a paz e a prosperidade ao mundo."
Aprendizes, cavaleiros e líderes
Mircea Eliade, estudioso que dedicou a vida à pesquisa das religiões, afirma que São Francisco de Assis, durante a juventude, devorava os romances franceses de cavalaria, admirando, sobretudo, a perfeição moral de Percival e Galaad, dois dos doze cavaleiros do Rei Arthur. Pouco depois, Francisco de Assis tornou-se também uma espécie de cavaleiro de Cristo, tomando para si a missão de propagar os ensinamentos cristãos por meio do despojamento de bens materiais e da dedicação exclusiva aos necessitados. Era um líder nato e, assim como Jesus de Nazaré, Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá, jamais precisou se impor por meio da força física, das armas ou de qualquer outro recurso bélico. Essas personalidades construíram suas obras e ascenderam à categoria de líderes, dispondo da inteligência, do espírito reto, da solidariedade e da habilidade com as palavras. O passado da humanidade está repleto de exemplos dessa natureza. Exemplos de como a literatura, a religião, a história e o conhecimento, de modo geral, nos oferecem subsídios, parâmetros e modelos para que possamos compor, aos poucos, a nossa própria verdade interior. Uma formação adequada - tenhamos ou não consciência disso - deriva do acúmulo de saberes provenientes da educação formal, da tradição oral e de uma espécie de biblioteca universal cujas obras narram a saga das principais personagens de todos os tempos. Líderes espirituais, sociais e artísticos, que souberam agregar adeptos em torno de ideais revolucionários que subverteram a ordem das coisas no seu tempo e espaço, criando novas concepções sobre o mundo e sobre a vida. Mas, neste início de milênio - período marcado pela brutal inversão de valores e pelos magníficos avanços da ciência e da tecnologia - como se formam os novos líderes? Como executar essa tarefa desafiadora de unir indivíduos singulares, de histórias e origens diversas em função de um único objetivo? A resposta para essas questões está na educação de excelência, que viabiliza o desenvolvimento de talentos e potenciais variados. O espírito de liderança - força motriz que impulsiona a coletividade em direção às conquistas - é desenvolvido por meio do estímulo e do incentivo de habilidades e competências. Escolas e educadores, governos e demais instituições sociais têm de se unir para priorizar a formação de uma geração mais crítica, questionadora, contestadora, participante e devidamente consciente de seus direitos e deveres. É dessa liderança que o Brasil e o mundo precisam. Uma liderança capaz de construir uma sociedade livre da violência, do preconceito, da intolerância e dos conflitos generalizados que vêm dando o tom da dinâmica das relações em todo o planeta. Os líderes do século 21 têm de ter a paz, a conquista da cidadania, a preservação do meio ambiente e o respeito às diferenças como metas prioritárias. Cabe às escolas, aos educadores e aos demais agentes de transformação social propiciar às crianças e jovens o acesso às informações, à discussão, ao debate e à reflexão - ferramentas essenciais para a formação desses novos artífices que elevarão o Brasil a uma posição privilegiada no cenário internacional. A apreensão de saberes diversos é a garantia de que poderemos traçar rotas singulares que, juntas, contribuirão para formar o mapa que apontará os caminhos e delimitará as fronteiras da vida em sociedade. Que os representantes desse novo tempo compreendam que a verdadeira liderança pode e deve ser exercida com sensibilidade e amor - ingredientes essenciais à construção do futuro sonhado por todos nós.
Publicado na Revista Conjuntura Econômica
A imagem que, para nós, melhor ilustra o papel do líder servidor é aquela dos pássaros voando em formato de V (formação em Delta), tendo à frente um líder que é incentivado pelos demais a vencer aforça do vento contrário e, quando cansado, tem sempre outro pássaro para substituí-lo no vértice do V, e ele volta para o último lugar e continua incentivando quem o substituiu.
Que belo exemplo para nós, humanos!
Existem 2 tipos de Líderes, ambos alimentam, cuidam, trata, a diferença está na GAIOLA. uns deixam trancada, outro deixa aberta.... aquele que tranca, sente medo de perder aquele de quem ele diz ter cuidado...
Uns deixam aberto, mais sua certeza é de que aqueles que ele instruiu vai voltar, pois todo Líder mostra para seus liderados onde é sua casa e não sua PRISÃO...
Críticas descompromissadas? Resiliência nelas!
Aqueles que lideram, realizam, abraçam a Missão do Reino ou quaisquer outros projetos, especialmente, quando focados no bem comum, devem exercitar o seu amadurecimento espiritual para lidar com essa inimiga rasteir - a crítica sem compromisso. Faz bem estar atentos aos seus métodos tinhosos, sujo, torpe...
Que eu defino assim: a crítica descompromissada descansa, confortavelmente na sala de estar, enquanto a sua amiga inseparável - a inveja - observa tudo, escondida no lavabo.
Claro. A crítica descomprometida nunca está só. E a grande força que recebemos com a nossa maturidade, é a resiliência. É com resiliência que processamos as mudanças das nossas atitudes diante das adversidades, para fazer delas não mais, apenas um problema a ser enfrentado, mas para despertar capacidades, em nós, que - "em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas" - como ensina o poeta Horácio.
Liderança:
Vontade legítima e capacitação para desenvolver talentos ("gente") e relacionamentos sadios e duradouros. Sabedoria para discernir e transmitir o "bem", sendo fonte de inspiração e exemplo na construção dos caminhos para a busca constante da superação dos objetivos acordados.
Atitude! Firme, porém com intensa atenção ao amor comportamental, ao respeito e senso de justiça nas intenções e nas ações para com as pessoas.
Disciplina.
Um homem ou uma mulher submissos...
São representantes de uma liderança...
No qual....
Questionar é uma palavra que não deve se usar...
Sentir o toque...
Sentir-se bem....
Representar é querer...
Representar é explicar de boca fechada...
Obedecer aos comandos calados...
Seja ele ou ela...
Seja lá o problema...
Servir e não reclamar...
Pra quê discutir....
Isso é ser genuíno...
Isso é se entregar...
Isso é querer...
Isso é amar...
Colocar-se a disposição aos desejos do outro...
Não significa se escravizar...
Ambos...
Tem que medir os pesos...
Medir as consequências...
Medir sem reclamar...
Pra depois não chorar....
Ser dona...
Não é ser mulher...
Ser dono...
Não é ser homem....
Ser fraco(a)....
Ser forte...
São dois mundos totalmente distintos...
Disciplina é tudo...
E tudo tem sua cor...
Lembrando quê....
Matar o desejo um do outro...
Não é uma entrega....
Não é se colocar....
É querer um para o outro...
Sem ter que precisar....
Outro mundo explorar....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
A melhor educação que um país pode proporcionar é a liderança sobre suas emoções e impulsos apaixonados.
Toda paixão é fruto de uma ignorância intelectual. Penso que educação deve ser além de preparo para o mercado de trabalho, também o conhecimento de si e do mundo em sua volta, de sorte que o homem seja livre, imparcial e equilibrado.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
NO MESMO COCHO:
A lei da afinidade também se aplica à liderança, fracassados juntam-se a fracassados, vencedores cercam-se de vencedores.A culpa de um fracasso, pertence exclusivamente ao líder, se ele não tem pulso para liderar, não merece a posição,o líder que mostra incoerência naquilo que faz arrasta
a sua liderança para o fracasso levando consigo seus liderados, para esconder seu fracasso um líder se submeti a se unir a seu opositor entregando as armas e demonstrando que a sua liderança não passou de fantoche.
Liderança
A quem muito é dado, dele será exigido muito. - Lucas 12:48
Liderança é um privilégio dado por Deus. Não há maior satisfação do que o que resulta da busca desinteressada do bem-estar físico e espiritual daqueles confiados a nossos cuidados ou supervisão.
William Wilberforce, líder popular na Inglaterra de 1780 a 1833, morreu com a satisfação de que a lei de emancipação pela qual ele gastara tanto tempo e energia fosse aprovada. O fim da escravidão no Império Britânico foi garantido.
Por outro lado, a liderança nem sempre é reconhecida. Uma mulher que eu conhecia, cujo papel era o de mãe e professora da escola dominical, enfrentou a morte com satisfação. Ela expressou gratidão ao Senhor por confiar-lhe essas responsabilidades e permitir-lhe cumpri-las com honra.
Liderança, no entanto, pode ser abusada. Aqueles que disputam prestígio, poder e vantagens caras um dia aparecerão diante de Deus para prestar contas. O Salmo 82 descreve o julgamento de Deus sobre líderes que servem a si mesmos.
Nós também um dia daremos conta de nossas vidas. Portanto, cumpramos nosso papel dado por Deus com a realização solene de que "a quem muito é dado, muito dele será exigido" (Lc. 12:48).
Use agora o que Deus lhe deu;
não conte como pequeno;
Deus não pede grandes coisas a você,
apenas fidelidade - só isso! - Bosch
Somente ao seguirmos a Cristo podemos levar os outros na direção certa. Herbert Vander Lugt
Mudança de Líderes
Leve Josué, filho de Freira, um homem em quem o Espírito é e imponha sua mão sobre ele. - Números 27:18
Escritura de hoje : Números 27: 12-23
Eleição presidencial. Inauguração. Sucessão real. Assassinato. O que esses eventos têm em comum? Todos eles levam a uma transição de liderança. Alguns são métodos mais desejados do que outros, com certeza, mas todos resultam em uma alteração no topo.
Como os Estados Unidos descobriram no final de 2000, a transição nem sempre é tão suave quanto desejado. Porém, após inúmeras recontagens de votos, novas lideranças foram instaladas e a vida continuou.
Por 40 anos, os israelitas haviam olhado para Moisés em busca de orientação. Ele os levou do Egito até a extremidade da Terra Prometida, mas Deus lhe disse que não seria ele quem os levaria a ela (Números 27: 12-14). Mas quem iria? Como a transferência funcionaria? Que tipo de pessoa poderia liderar as massas?
Moisés estava preocupado. Ele orou: “Deixe o Senhor. . . coloque um homem sobre a congregação ”(v.16). Ele não queria que o povo fosse “como ovelhas que não têm pastor” (v.17) e queria que seu sucessor fosse a escolha de Deus.
Deus respondeu a essa oração designando Josué para suceder a Moisés (v.18). Ele sabia exatamente o que as pessoas precisavam, por isso lhes deu Josué sábio, experiente e confiável.
Você está enfrentando uma transição de liderança? Nesse caso, peça orientação a Deus e depois confie nEle para Sua escolha. —JDB
Refletir e orar
A escolha de um líder por Deus é sempre a melhor,
pois Ele sabe exatamente o que as pessoas precisam;
Portanto, quando ocorrer uma transição em breve,
confie em Deus e Ele mostrará quem deve liderar. - Fitzhugh
Procurando por um líder? Olhe para o Senhor. Dave Branon