Textos sobre Liderança
Quando os líderes religiosos utilizam nosso medo e a necessidade de mais certeza retirando a vulnerabilidade da espiritualidade e transformando a fé numa cartilha de “regras e consequências”, em vez de nos ensinarem a enfrentar o desconhecido e abraçar o mistério, todo o conceito de fé perde o sentido.
Empresas profissionais criam lideranças em todas as áreas e compreendem que o erro das pessoas, desde que não repetitivo, é benéfico para o crescimento e amadurecimento das lideranças internas. No entanto, importante destacar que colaboradores que assumem maiores responsabilidades, caso não sejam valorizados e estimulados a crescer, mais cedo ou mais tarde, costumam seguir dois caminhos: tornam-se empresários e viram concorrentes ou migram para a concorrência ou outra empresa que ofereça melhores e maiores oportunidades. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A respeito da liderança em uma empresa, é fundamental que não sejam divididas em líderes e servos, mas grandes e pequenas lideranças. Aliás, a primeira forma de liderar é a autoliderança. Seja a disciplina em pessoa, reflexo da melhor versão que se espera do outro. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Fé é certeza e crença é condicionamento imposto, posto ao propósito persuasivo de uma liderança, que se questionando perde a relevância, pois persuadir é fazer crer numa suposta verdade e não na verdade, pois é melhor cegar do que abrir - lhe os olhos, pois ao cegos podem conduzi-los e levá -los onde o quiseres, visto que quem vive na escuridão qualquer indicação de onde está a luz é uma indução a um lugar e não à um caminho de luz e não há verdadeira comprovação, pois não pode ver verdadeiramente com seus próprios olhos luz nenhuma, mas pela indução pode imaginá - la.
Não quero seguidores, não quero ser líder... Não sou seguidor, não creio em lideranças... A idolatria é a oportuna condição de exploração do líder, e de seus liderados... O primeiro por vaidade e luxúria se fará satisfeito, enquanto o segundo se valerá na preguiça e na inveja... O homem não cresce por outros homens... Um homem só evolui por si... Eis uma pérola, de grande valor...
Um líder que é genuíno aquele que inspira a sinceridade através da coerência e consistência de seus atos e palavras. Ser genuíno é também prezar pela verdade dos próprios sentimentos, das palavras e dos valores que defende. É exercer sua responsabilidade com honra através do compromisso de quem ostenta a mesma face nas situações de êxito e nas derrotas.
Otimismo. Uma das qualidades mais importantes de um bom líder é o otimismo, um entusiasmo pragmático pelo que pode ser alcançado. Mesmo diante de escolhas difíceis e resultados insatisfatórios, um líder otimista não cede ao pessimismo. Resumindo, as pessoas não são motivadas ou estimuladas por pessimistas.
Em essência, uma boa liderança não se trata de ser indispensável; e sim de ajudar outras pessoas a se prepararem para a possibilidade de entrar no seu lugar – dando-lhes acesso ao seu processo de tomada de decisão, identificando as habilidades que elas precisam desenvolver e ajudando-as a melhorar (...) e, às vezes, sendo sincero com as pessoas sobre por que elas não preparadas para o próximo passo.
Algumas pessoas acreditam que um líder sensível, amoroso e gentil é um líder frágil, fraco, negligente e desprestigiado. Que desarranjo! Ter amor como critério de gestão não significa ausência de autoridade, firmeza e discernimento, pelo contrário, significa ter todas essas qualidades, porém com o "plus" de uma atitude mais humana, empática, generosa, inspiradora e servidora.
Melhorar o engajamento é simples, mas não é uma tarefa fácil! Líderes inspiradores entendem o valor e o benefício da gestão humanizada, do propósito, do respeito, do diálogo franco, da comunicação assertiva, do estabelecimento de objetivos e metas claras. Fomentam o sentimento de confiança, pertencimento, o contato e integração das equipes, a cultura da colaboração, oferecem treinamento, crescimento, oportunidades e reconhecimento.
Quando se segue justificando um líder sem caráter não há como escapar de um destes entendimentos: a pessoa não se informa, e a ignorância fá-la crer que é esperta; ela ainda olha para seu mundo de faz-de-conta com “olhar de poliana”; ou – o que é pior – ela tem o caráter tão distorcido quanto o líder que apoia. Mas encaixá-la sempre neste último tipo não revela uma visão menos distorcida e indigna do que qualquer outra.
Um líder precisa olhar para o povo. Ele precisa ser um representante do povo, a voz de Deus na terra... O principal dever de um líder é pensar nos outros, não excluindo, mas ajudando-os como um irmão. O atual problema de nossa nação é que ela não tem um líder forte representando nosso povo. Eu já vi grandes repúblicas caírem, por simplesmente, seu líder não ter forças para guiar seu rebanho para os campos. O poder não é tudo que temos, o poder não é nada comparado a força e a soberania de um povo, o líder mandar, o povo decide se obedece a seu líder!
Líder fraco, cria liderados fracos !! Há uma grande diferença entre homens e meninos. Homens aprendem e aprenderam com as derrotas e, forjaram as Vitorias , construindo assim , a história do mundo ! Os meninos? Os meninos são aqueles que correm para debaixo das nossas "saias " tremendo de medo , quando fazem suas besteiras, e o bicho pega para eles !!
As grandes facções que vivem nas lideranças governamentais, querem impedir o teu crescimento pessoal, querem impedir a tua maturidade espiritual, querem impedir o bom convivo familiar, não querem o teu acesso, rumo a conscientização, rumo a liberdade com sapiência, com a supra inteligência, por isto, eles dão corda para todo tipo de conflito existente, gerando o cenário ideal, fantasioso, violento, discriminativo, assim podem fazer as tramoias, os trambiques, elevando o nível da corrupção, enquanto rola o carnaval, as festas juninas e festas natalinas.
Uma pessoa inteligente odeia cumprir ordem de quem só manda. Um líder justifica suas ordens e, no convencer, motiva à obediência. Porque o líder faz parte da equipe. Não teme a superação. O lugar pede o líder. O chefe não tem lugar, não conseguindo fazer outra coisa, é colocado ali para incomodar menos. Quando o chefe está nessa posição é porque não cabe em outro lugar, ele manda sem razão. Ninguém inovador acerta para um chefe, tudo que faz é condenado; porém ninguém erra para um líder, tudo é aproveitado. "A raça que acredita nos chefes sempre me pareceu a mais estúpida de todas as espécies humanas." (Jean Guéhenno). CiFA
Lideres não devem tentar proteger sua reputação pois se trata do que as pessoas pensam de você, mas tentar proteger o seu caráter pois sim é a sua realidade na vida. Nunca confia na sua reputação, ela poderá de enganar. O caráter tem brilhar com o sol de forma consistente e confiante. Lembra se de como gostaria de ser lembrado se é pelo seu caráter e pela reputação.
Nenhuma arma pode ferir tanto, quanto o desprezo daqueles que temos como líderes, e que deveriam ser o bom exemplo; um título de superioridade(pastor), de um que acha que está falando em nome de Deus, sem consideração e nem amor aos outros, principalmente aos de baixa classe, com um microfone na mão, distorcendo a palavra de Deus, para buscar interesses próprios, disparando palavras de ódio, destruidoras, e não se importando com o estrago causados nas almas de quem os ouvem, em busca de amor e aceitação.
Após mais de cinco décadas de observação de liderança em minha família e de muitos anos de desenvolvimento de meu potencial de liderança, cheguei a esta conclusão: liderança é influência. É isso aí. Nada mais, nada menos. Meu provérbio sobre liderança é este: aquele que acha que lidera, mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.
Qualquer que seja, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o "coronel", comanda discricionariamente um lote considerável de votos de cabresto. A força eleitoral empresta-lhe prestigio político, natural coroamento de sua privilegiada situação económica e social de dono de terras. Dentro da esfera própria de influência, o "coronel" como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Exerce, por exemplo, uma ampla jurisdição sobre seus dependentes, compondo rixas e desavenças e proferindo, às vezes, verdadeiros arbitramento, que os interessados respeitam. Também se enfeixam em suas mãos, com ou sem caráter oficial, extensas funções policiais, de que freqüentemente se desincumbe com a sua pura ascenden cia social, mas que eventualmente pode tornar efetivas como auxílio de empregados, agregados ou capangas. parte do livro Coronelismo, enxada e Voto do autor Victor Nunes Leal
A máxima de uma boa liderança é a disposição e a mansidão para explicar e exemplificar perguntas e questionamentos. O ditador tem dificuldades, já que o que ele quer é controlar. Perguntas, que são chaves que libertam, e questionamentos, que clareiam algo a ser compreendido, é tomado por ele como rebeldia.