Textos sobre Julgar Alguém
Sou um furacão, pronto para detonar o mundo ruim que faz mal para pessoas com o olhar e o sorriso como o seu. Incrível essa capacidade de estar bem e estragar tudo ao mesmo tempo que as pessoas têm, em se julgar certos mesmo sabendo que cometem os mesmos erros, tudo é incrível quando envolve a vontade de vencer, reconquistar o tempo perdido, eu diria que na tabela periódica da vida somos ametais, pois conseguimos viver sozinhos sim, porém, assim somos completamente incompletos dentro de um ser completo. Precisamos dividir nossas energias, nossos elétrons e assim continuarmos nossos caminhos Ligados. Você pode mudar todas as concepções sobre o que pensa só com um olhar ou um sorriso, mudar o jeito torto de quem acha seu jeito estranho e no pouco tempo de conversa mostrar o quanto é incrível, e ainda pode ser mais que as pessoas possam esperar. Gosto de pessoas que olham os fatos de forma diferente, ser compreensivos, ter paciência, ouvir, sei que algumas horas não são suficientes para afirmar tudo isso, mas um jeito, um olhar, uma expressão falam muito mais do que podemos imaginar, basta prestar atenção sem chamar a atenção. Se eu não viver o resto da minha vida, me contento com esse pouco tempo que tive sua companhia, afinal não é o tempo que faz das pessoas mais felizes, mas as lembranças, as coisas mais simples, e eu aceitaria viver minha simplicidade com você.
Ninguém está livre de cometer injustiças, assim como de ser injustiçado. Todo ser humano é susceptível ora ao erro, ora ao acerto. Devemos nos lembrar, ainda, que todos somos discípulos e mestres uns dos outros. Se pratica o julgamento severo hoje, amanhã com maior severidade será também julgado.
As vezes tentar compreender o incompreensível é tentar compreender a si mesmo, pois tentar compreender o outro é mais fácil do que a nós, é mais cômodo julgar as atitudes do próximo e condena-lo do que olhar para dentro de si e autocondenar-se, pois sempre tentamos esconder no lugar mais profundo de nossa alma o que fazemos ou pensamos, mas parece que esses sentimentos vem sempre a tona, por mais que tentamos esconde-los eles sempre nos atormentam.
Há quem ache que pra ti ajudar precisa fazer barulho, se mostrar!!! Há quem ache que ajudar os outros é se prejudicar!!! E há quem sabe que tu quer ajudar, mas se faz de louco pra ter motivos pra te julgar e te apontar o dedo!!! Há quem não mereça a nossa ajuda, pq é arrogante e se acha superior, mas quer saber? Ser bom e ajudar até mesmo os inimigos é a virtude dos corajosos, os covardes só sabem julgar, condenar e pisar!!! E ainda acham que pq eles não fariam isso, tu é cínico de fazer... Seja bom assim mesmo, pq Deus estará no teu lado e essa é a melhor recompensa que alguém possa querer!!!
Vivemos em uma sociedade onde "Eu sei o que é melhor para você". Não existe, de fato, uma liberdade para chamar de minha!(...) Eu vejo, por exemplo, a fofoca como prova da falta de liberdade! Não pode-se fazer nada que o povo já fica sabendo e te julga por não seguir os padrões considerados "aceitos" ... Que liberdade é essa?
"Nós, seres humanos adoramos bancar Deus. Julgamos uns aos outros o tempo todo, sem dó nem piedade. Somos egoístas, pensamos apenas na nossa dor. É difícil aceitarmos que muitas vezes o outro fez o que fez porque guardava uma dor em relação à algo. Já pensou nisso? Cada um age de acordo com a sua consciência e evolução em determinado momento. Quando percebemos isso e liberamos o perdão, quem se liberta do passado somos nós mesmos. Isso não significar aceitar e justificar o erro, mas sim, limparmos a nós mesmos, desatando as correntes invisíveis que estão nos impedindo de avançar "
Nós seres humanos adoramos bancar Deus ou dizer à ele o que deve ser feito, baseados no nosso sistema de crenças, na nossa própria realidade (dor ou prazer) e egocentrismo. Julgamos à tudo e à todos o tempo todo. Somos os "donos da verdade" . Que julgamento você me dá hoje? (Aline Brown)
E na hora que se esta no buraco, ou se faz algo errado. Aparece gente até da tumba pra apontar o dedo na nossa cara, nos julgar, dizer; eu avisei, dizer você não consegue, você não é capaz. Enfim; aparecem até do inferno pra nos ver fracassar. Agora......precise de ajuda, peça alguma ajuda. Todos somem, inventam mil desculpas, mil pretextos e ninguém estende a mão, nem visualizam mensagens, pra não ter que responder, não atendem o telefone e todos fogem de você. Então não aceite julgamentos. Eu não aceito. Mande a merda. E seja sempre muito mais você.
Vamos sair dessa de achar que a vida é uma receita de bolo que todo mundo deve fazer o mesmo e do mesmo jeito. Enquanto o objetivo principal de uns é encontrar o amor da sua vida, pra outros é a carreira e outros ainda os estudos e outros estão por aí sendo felizes do seu jeito. Enquanto para alguns ser importante é ter um carro do ano, pra outros é fazer algo pela sociedade e outros ainda é ser o melhor que pode para quem ama. Enquanto para alguns pegar todas (os) é o ideal, para uns casar com a (o) primeira (o) namorada (o) é o sonho e para outros é conquistar uma só pessoa todo dia. Enquanto para algumas pessoas ter milhares de curtidas é o que faz feliz, outras querem é curtir as reais amizades e estar juntos. Uns querem namorar, outros casar e outros serem solteiros por escolha sim! Enquanto para alguns ir à igreja todo fim de semana é ser um bom cristão, para outros orar todo dia e ajudar quem precisa sem precisar usar o nome de Deus em vão é o que traz paz pro espírito. Enquanto para alguns falar mal de alguém e fazer coisas para prejudicar a alegria alheia, é seu prazer, para outros ser feliz é o maior prazer da vida... Enfim, somos tão iguais e diferentes ao mesmo tempo. Temos o livre arbítrio e usamos como achamos correto, certos ou errados, somente nós mesmos um dia saberemos e seremos cobrados ou agraciados pelas nossas escolhas, então eu faço as minhas e respondo por elas e você faz as suas e responde por elas. Vamos lá não é tão difícil assim né?
Quando nós falamos tudo o que sentimos, somos julgados como mal educados, dizem que não temos respeito. Sério isso? Pois quando paramos de falar o que pensamos e começamos a guardar tudo para nós mesmos, e não demonstramos nossos sentimentos. Viramos obscuros e frios. Aí sim, só aí, as pessoas não veem defeitos. Mas outros ainda tentam ajudar de uma forma que atrapalha completamente.
Continuando hoje no mundo real, onde nem tudo são flores, é inequívoco que infelizmente as pessoas costumam julgar em geral pela aparência , difícilmente pela essência. Compreensível, é muito mais fácil, porém neste hábito, grandes erros de avaliação são cometidos, muitos acarretando enormes decepções e até mesmo prejuízos de toda espécie. Muitas vezes, os sinais são evidentes, brilhantes, mas parece que a "auto-enganação" tráz ou vai trazer vantagens. Até pode, mas em curto prazo, a longo prazo as perdas serão inevitáveis. Lembre-se de que a aparência externa é somente uma capa onde as pessoas escondem o seu verdadeiro interior, e que formosa aparência tem a falsidade. Parece que o TER passou a valer mais que o SER, e como disse E Galeano, "Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus." E cComo disse Erasmo "os maiores males infiltram-se na vida dos homens sob a ilusória aparência do bem." Conclusão : FIQUEMOS ESPERTOS, isto pode evitar muito choro por leite derramado...
ninguém viu suas lágrimas enquanto desabava escondida no debruçar da noite. ninguém ouviu seus soluços, após uma partida vagarosa de dores que sempre ocultou. ninguém enxergou suas mazelas detrás dos sorrisos que você mostrou. ninguém, além de você mesma, portanto, respeite seu caos. cada pedaço que reconstruiu e edificou quem você é. sua resiliência diz muito mais sobre você que qualquer opinião.
ninguém viu os caminhos que você trilhou. ninguém conheceu as marcas do seu passado. irão construir uma imagem sua, na maioria das vezes, totalmente diferente da forma como você se vê. mas não é no espelho da sociedade o reflexo de quem você realmente é. rótulos e limitações de perfeição e medida não te traduzem. o reflexo da sua alma é pra quem sabe como te olhar. só para quem sabe mergulhar.
Nos devemos dar a todas as pessoas a nossa volta o direito que se meta na nossa vida, que opinem e que nos julguem. Desde que elas se vistam dos das nossas dores, nossos sofrimentos, nossos medos, nossos problemas e ansiedades. E vestindo isso, sentindo o peso que carregamos, elas consigam chegar onde chegamos, consigam ser como nós, serem Nós!!!!!!! Do contrario que cada um não permita intromissão, palpites, jugo. Que o nosso sábado seja especial, que tenhamos paz de espirito pra refletir o que falta pro nosso crescimento, cultura, educação e melhora pessoal.
Quando você concluiu algo sobre alguma coisa, você acabou de limitar a energia daquilo à sua conclusão. Julgar é rotular e ao mesmo tempo é limitar a pessoa julgada à sua conclusão, impossibilitando-a de mostrar-se melhor do que ela pode ser. Portanto, ao julgar, você se limita a ver somente aquilo que já concluiu e se impede de ver os pontos positivos que possam existir!
Na verdade pode ser um pouco de frustração, eu não quero passar por isso repetir meu passado em vão. Tô afim de seguir em frente e esquecer o que pensam da gente, aprendendo a enxergar aonde eu posso chegar. Cavei mais fundo em um lugar inabitável ali descobri um modo de vida aceitável. Pra quem ? Será que alguém tá vendo. Porque ? as minhas mãos estão tremendo. Eu quero ver quem é que vai julgar, quando tudo isso for acabar.
Não julgue o que você não conhece. Muitas vezes há uma dor gerada na alma que ninguém pode ver. Há uma desilusão com a vida diante das circunstâncias já vividas. Há um choro incontido que verte lágrimas internas como uma enchente. Há dúvidas e incertezas... E por fim, um sorriso que nada diz daquilo que realmente se vive.
Terminou de ler o livro de condutas morais e já tinha na cabeça a lista de pessoas que não as seguem, bravejando: ‘Fulano deveria ler esse livro, porque ele não faz nada disso”. Esqueceu-se, porém, que a vida fez a leitura chegar a ele, e não ao outro, e que só enxergamos falhas nos outros se elas também fizerem parte de nós. Melhor proveito haveria se ao ler algo que incentivasse a boa conduta, assumisse o recado do universo para si mesmo, sem julgar quem seguramente tem um contrato reencarnatório diferente.
Muita gente se pergunta se é bom ou ruim adotar aquela postura comportamental específica em relação à outra pessoa. Para fazer juízo de valor correto, basta se colocar no lugar do outro: como você se sentiria se fosse você a ser alvo da questão? Não tem nada a ver com o ‘mas eu jamais faria isso’. Não interessa muito se você faria ou não faria. O que interessa é: e se fizesse? Como gostaria de ser tratado? Aí você encontrará a resposta.
Se já somos inquisitores de nós mesmos, não teremos estrutura para suportar a mínima crítica. Será insuportável o peso do julgamento de alguém se você já se julga e se cobra ao extremo. Eles usarão a mesma medida, o mesmo juízo, mas soará como uma nota mais alta. Se o seu julgamento acerca de si mesmo for leve, o que vier dos outros não te atinge.