Textos sobre Julgar Alguém
Depois dos trinta e poucos anos minha vida se tornou tão simples e tão gostosa de se viver. Reduzi bagagens e agora só carrego o essencial. Não me importo com as opiniões dos outros, a opinião deles não vai acrescentar e nem reduzir nada em minha vida, não dou a mínima importância. Parei de julgar comportamentos. Hoje entendo que cada pessoa escolhe seu caminho rumo a felicidade e não cabe a mim interferir. Tenho opiniões formadas, mas respeito a ideologia de cada um, afinal, quem de nós sabe qual é a verdade absoluta. Hoje só quero mente tranquila, coração sossegado e paz de espírito.
Algumas pessoas nos julgam por algo que fazemos de errado, mais eu aprendi que a opinião das pessoas em nossas vidas não vale de nada, afinal ninguém é perfeito... Prefiro ser o que sou, louco mais verdadeiro, sou amigo, não preciso de mascara para agradar a ninguém, como outros palhaços que vejo no circo da vida de algumas pessoas.
"Para superarmos a IRA, o ORGULHO e a falta de PERDÃO, passaremos por muitas turbulências, desafios e desesperos. Tudo é uma questão de tempo.. As dores, as perdas e o sofrimento, acabam lapidando a nossa alma que, automaticamente passa por momentos de não aceitação, e assim, está lançada a ira, arrogância, vaidade e o orgulho!! Jamais podemos esquecer que a ausência do amor, da humildade e fé, somente irá nos encaminhar diretamente para a falta de perdão. Somos seres humanos passivos de erros e estaremos eternamente passando por processos evolutivos. Então, enquanto há vida, e chance de mudanças, que consigamos superar nossas expectativas e possamos doar o melhor de nós a nós mesmos e aos outros."
"Às vezes nos afastamos por estarmos cansados de problemas ou para evitarmos mais, mas isso não quer dizer que não amamos ou desistimos daqueles que fazem parte da nossa história, pois eu jamais desisto, apenas me preservo do excesso de ingratidão e maus-tratos. Eu posso estar distante e ao mesmo tempo próxima em orações e ajudas indiretas. O que fazemos por amor não precisa ser exposto e divulgado, mas o amor próprio necessita estar nítido e claro!"
"Muitas vezes julgamos ser melhores que os outros, porém nos esquecemos que somos tão falho quanto o outro, ou até mesmo pior, basta Deus colocar em uma situação contrária para ver se realmente você é tudo isso mesmo que diz ser, então antes de julgar alguém reveja toda sua vida, Lembre - se, não julgue para não ser julgado"
Hoje refletindo sobre a minha pessoa, cheguei a conclusão de que não posso esperar nada de ninguém, pois muitos incrédulos do que uma pessoa do bem pode fazer pelo outro a cada dia aumenta mais. Assim como fico chateada por não me entenderem, eu também tenho que entender que muitos estão tão doídos por dentro que não conseguem mais distinguir quem é do bem ou do mal. Então,somos no total 7,2 bilhões de pessoas diferentes no mundo, e aquela pessoa que você jura ser cínico pode estar sendo realmente verdadeiro. Cuidado com comparações, você pode estar condenando alguém que talvez seja o único que te diz o que precisa ser dito, mas por não ser o que tu quer ouvir, você acaba cometendo uma injustiça e o universo mais cedo ou mais tarde te cobrará por isso!!!
Vivemos em um mundo onde os jovens são incompreendidos, onde se torna difícil de entender o que está a sua volta, onde muitas vezes sua família o julga, somos pecadores vivemos o tempo todo caindo sobre as falhas e ao julgamento dos outros, temos falhas, imperfeições e uma pitada de erros cometidos pela vida, não pense que não e o suficiente para você, levante-se e lembre-se você e o suficiente para você mesmo, não para as pessoas, não e seu dever agradar a todos, pois você deve colocar a sí mesmo em primeiro lugar na sua vida!
As pessoas que não têm uma vida interessante se preocupam com a vida alheia, pois quem gosta da própria vida não tem tempo para mimimi. Todavia há aqueles que, mesmo não gostando, correm atrás de melhorar. “Quem não se levanta para ascender a luz, não pode reclamar do escuro.” Então, se for cuidar da vida de terceiros, que seja para somar ao invés de julgar ou criticar porque gente bem resolvida não perde tempo dando pitacos.
Mesmo que meus erros ainda estejam na mente de alguns, eu acredito que se a pessoa crê e confia em deus seus conceitos amadurecem mais rapidamente, e porque julgar tanto? Você é perfeito? Alguns erros ou acontecimentos vem com a permissão de deus para sermos corrigidos, e agraciados com as suas bênçãos.
O que a atenção plena faz é criar um espaço em sua mente para que você possa “responder” em vez de simplesmente “reagir”. Na visão budista, você não pode controlar o que lhe vem à cabeça; tudo surge de um vácuo misterioso. Perdemos muito tempo julgando a nós mesmos por sentimentos que não surgiram por vontade própria. A única coisa que podemos controlar é a maneira como lidamos com esses sentimentos.
As pessoas que costumam optar por suas normas acima de tudo, acabam machucando quem mais amam, entre outras pessoas. Eles ficam com uma visão tapada. Mas no final toda essa atitude de julgar e pegar pesado com um coleguinha não passa de uma crise de covardia dentre todas. É gente que tem medo de ser quem quer ser. Eles não defendem o que chamam de princípios, eles defendem seus armários. Eu torço para que as pessoas sejam suas próprias bandeiras e aprendam a ser felizes. Porque a felicidade está em tudo e só precisamos de duas coisas... decisão e atitude!
Perdão é o ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo, uma remissão de pena ou de ofensa, desculpando alguém por um ato e dando seu indulto, uma simples absolvição. Diz que perdoar é divino e poucos fazem por inteiro, talvez cínicos são àqueles que se fazem acreditar que concedam tal privilégio sem nada cobrar. Posso perdoar àqueles que um dia transgrediram minha vida, por vezes num ato impensado de violação, abro meus braços, mas não sei se entendo. Perdoar é aceitar como um todo, mas não sei se entendo. Perdoar é amar infinitamente o outrem, mas não sei se entendo. Perdoar é abraçar, sorrir e desejar todo bem do mundo, mas não sei se entendo. Perdoar e poder se doar integralmente, mas não sei se entendo. Perdoar é ser forte, mas não sei se entendo. Perdoar é esquecer, mas não sei se entendo. Perdoar é proteger o futuro, mas não sei se entendo. E nunca saberei, por isso jamais julgarei. Olho e vejo que logo, logo o dia vai clarear e aí entendo, um novo dia para perdoar se inicia.
Pessoas são o que são não podem ser julgadas pelas suas decisões, caráter e integridade não é aquilo que fazemos e sim nas atitudes que tomamos ao decorrer do caminho que traçamos em relação aonde chegamos, porque somos humanos e não somos perfeitos, passiveis de erros, infelizmente erramos mais que acertamos, não conseguimos o nos analisar porque dificilmente temos a capacidade de nos ver de fora e não alcançamos um alto intelecto e compreensão do ser que somos para evoluir de tal modo, talvez levemos uma vida ou até mesmo tão bem algum dia levaremos tal maturidade, levar a vida sem auto julgamentos ou o julgamento que fazemos do outro, o outro é outro a palavra já se define por si só e nada fará diferença na nossa vida, pois nós somos outro ser e não o outro, nos importarmos com o outro porque é nele que tentamos encontrar afinidades e situações onde podemos evoluir no autoconhecimento, pensar refletir sobre si mesmo toma tempo e leva a frustração e por isso temos tantos choques constantes de egos, é como fossemos donos da razão a todo momentos, nos achamos elevados e em diversas situações senhores dos nossos egos onde sentimos superiores ao ser da mesma espécie sem significado algum, pois ser evoluído espiritualmente não te eleva como ser melhor que o outro, outro é o outro e não pode ser comparado a você, é nesta forma de nos vemos e tentamos analisar as formas e situações que ocorrem dentro e fora de nós é que nos leva a nossa derrota ou a nossa vitória porque ao final nosso maior inimigo somos nós mesmos.
As vezes tentar compreender o incompreensível é tentar compreender a si mesmo, pois tentar compreender o outro é mais fácil do que a nós, é mais cômodo julgar as atitudes do próximo e condena-lo do que olhar para dentro de si e autocondenar-se, pois sempre tentamos esconder no lugar mais profundo de nossa alma o que fazemos ou pensamos, mas parece que esses sentimentos vem sempre a tona, por mais que tentamos esconde-los eles sempre nos atormentam.
Ninguém está livre de cometer injustiças, assim como de ser injustiçado. Todo ser humano é susceptível ora ao erro, ora ao acerto. Devemos nos lembrar, ainda, que todos somos discípulos e mestres uns dos outros. Se pratica o julgamento severo hoje, amanhã com maior severidade será também julgado.
Às vezes, nos perguntamos o que é ser bom. Vejo que muitos dos intelectuais consideram "bom" quem se assemelha à máquina de 'O guia do Mochileiro das Galáxias': trabalha sem parar para responder à pergunta mais fundamental de sua "vida" e, depois de milhares de horas, dá uma resposta insignificante para o mundo. O discurso é 'sejas multi e serás bom', mas o que se julga é 'Sejas exatamente o que eu quero que serás bom, para mim'. Mas eu fiz uma escolha, há algum tempo. E tenho a vantagem de saber que minha escolha me dá vida, de fato.
Sou um furacão, pronto para detonar o mundo ruim que faz mal para pessoas com o olhar e o sorriso como o seu. Incrível essa capacidade de estar bem e estragar tudo ao mesmo tempo que as pessoas têm, em se julgar certos mesmo sabendo que cometem os mesmos erros, tudo é incrível quando envolve a vontade de vencer, reconquistar o tempo perdido, eu diria que na tabela periódica da vida somos ametais, pois conseguimos viver sozinhos sim, porém, assim somos completamente incompletos dentro de um ser completo. Precisamos dividir nossas energias, nossos elétrons e assim continuarmos nossos caminhos Ligados. Você pode mudar todas as concepções sobre o que pensa só com um olhar ou um sorriso, mudar o jeito torto de quem acha seu jeito estranho e no pouco tempo de conversa mostrar o quanto é incrível, e ainda pode ser mais que as pessoas possam esperar. Gosto de pessoas que olham os fatos de forma diferente, ser compreensivos, ter paciência, ouvir, sei que algumas horas não são suficientes para afirmar tudo isso, mas um jeito, um olhar, uma expressão falam muito mais do que podemos imaginar, basta prestar atenção sem chamar a atenção. Se eu não viver o resto da minha vida, me contento com esse pouco tempo que tive sua companhia, afinal não é o tempo que faz das pessoas mais felizes, mas as lembranças, as coisas mais simples, e eu aceitaria viver minha simplicidade com você.
Quando nós falamos tudo o que sentimos, somos julgados como mal educados, dizem que não temos respeito. Sério isso? Pois quando paramos de falar o que pensamos e começamos a guardar tudo para nós mesmos, e não demonstramos nossos sentimentos. Viramos obscuros e frios. Aí sim, só aí, as pessoas não veem defeitos. Mas outros ainda tentam ajudar de uma forma que atrapalha completamente.
Pessoas que julgam as outras pela aparência ... incrível ... como é difícil encontrar pessoas hoje em dia que pensam em ir alem do conhecimento superficial, e do que cada um aparenta ser superficialmente. Muitas carregam preconceito e total falta de conhecimento. Não julgue minha aparência sem conhecer meu carácter
Não gosta de mim? Não gosta do que escrevo? Não gosta do meus comentários? Ótimo, estamos empatados. Além das palavras, qualquer pessoa que escreva alguma ideia também possui um lado que ninguém conhece. Posso ser um anjo, posso ser um demônio. Somos todos anjos e demônios (não no sentido religioso). Nesse caso, tente me conhecer para saber quem sou de verdade e abra oportunidade para eu te conhecer de verdade. Quem sabe passe a gostar do que sou publicamente, assim com posso gostar da mesma forma. Não precisa fazer um arrazoado psicológico sobre quem sou, pois somente saberá se eu quiser e a recíproca é verdadeira. Por que falo isso? Menos julgamento e mais conhecimento sobre o ser humano: aquele que está longe e você conhece como um conjunto de bits nessa era e errata digital e muito mais sobre aquele que divide o mesmo teto e mesmo, a família. Acrescento o principal: conheça a si mesmo primeiro. Pode ter surpresas.