Textos sobre Julgar Alguém
Ei você, você mesmo lembra do bom samaritano? Pois é... quando ele viu seu próximo caído ele ajudou a tratar suas feridas, certo? Pois é... então porque será que as vezes em vez de tratarmos as feridas do próximo nós apenas apontamos as mesmas e muitas vezes cutucamos a ferida fazendo com que esta se torne ainda maior? Estranho, não? Nos esquecemos que as palavras “Satanás” e “Diabo” significam “acusador” ou “caluniador”... as vezes me parece que eu, e alguns outros (não afirmo você, pois não lhe conheço como Deus), enfim as vezes acabamos parecendo um tipo de Satanás ou Diabo, “acusando” ou “caluniando” o nosso próximo... isso esta um tanto quanto fora da vontade de Deus para a minha e a sua vida certo? ... ai me lembro de romanos capitulo 14, e penso... Será que eu não estou sendo uma pedra de tropeço para meu irmão (versículo 13)? Será que eu me esqueci que o mesmo capítulo fala que cada um prestará conta da sua própria vida (versículo 12)? Muitas vezes a história pode até mesmo ser verdade, contudo não conheço o particular do meu próximo com Deus, ele pode muito bem ter se arrependido, se humilhado diante de Deus e após isso recebido uma nova chance... e quem sou eu para julga-lo... Deus o aceitou, certo? Muitas vezes este irmão começou a receber o tratamento e foi deixado na hospedaria (Igreja)... mas os hospedeiros (congregados da Igreja) em vez de continuar o tratamento, começam a colocar o dedo na ferida do irmão, começam a julga-lo, começam a acusar o mesmo... e muitas vezes isto leva o ferido a morrer (espiritualmente)... e adivinha quem foi o culpado pela morte do irmão? ... ai nós querendo nos justificar afirmamos... eu não tenho culpa pelo pecado dele, se ele morreu a culpa é dele que andou por onde não devia... meu caro se Deus deu a ele outra oportunidade, então quem sou eu para renegar o mesmo, se Deus o aceitou... se eu fui o culpado por derrubar o meu irmão certamente serei cobrado por isso... “ai daquele que faz mal a um dos meus pequeninos...” ... ah mais ele é um joio! ... se é joio deixe o mesmo no seu lugar... ou você vai arranca-lo e levar juntamente com este joio algum trigo? ... lembre-se que somente na grande ceifa os ceifeiros arrancaram ambos, separarão o joio do trigo, e lançaram o joio na fornalha de fogo ardente...
Se preocupe com a sua salvação porque cada um prestará conta da sua própria vida; não seja uma pedra de tropeço para seu irmão; guarde a Palavra e a sua coroa; e não se esqueça você é o hospedeiro e a Igreja é a hospedaria, então cuide bem dos seus feridos (hospedes), um dia o bom samaritano voltara e pagara “todas as despesas que você tiver”!
Aproveitando o espaço, ainda no contexto de romanos 14... não julgue os costumes de outras Igrejas, se alguém guarda o sábado, guarda o mesmo para o Senhor e não para você... se alguém não come determinada carne, não come para o Senhor e não para você...
“Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu Senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar” (versículo 4)
Gostaria de fazer um pedido a você que é um cristão, por favor medite no capítulo 14 de romanos, se estiver a sua disposição uma tradução NVI, utilize a mesma pois facilitara a leitura e a meditação.
Texto por: Eliseu Fernandes Laurindo
Navegantes, 25 de Junho de 2015
Não adianta... Nem todos estão preparados para se deparar com nossas vitórias, com nossas conquistas. E essas pessoas são aquelas que "acham" que sabem TUDO a nosso respeito, são aquelas que se julgam superiores em relação aos seus semelhantes, são aquelas que supõem que já passaram por tudo nesta vida. Ledo engano!
Por isso, cada vez mais, devemos nos calar, nos preservar, nos blindar.
Por isso que me deparo, cada vez mais, com um "eu" que observa, observa e observa.
E por mais que eu me cale, descubro que é fundamental me calar muito, muito mais! E observar... e observar... e observar...
De novo: "veem as pingas que tomamos, mas não os tombos que levamos".
Não devemos esperar do outro o que gostaríamos que ele fosse, que agisse de acordo com nossas vontades, com nossas crenças.
Afinal, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Então, aqui já diz tudo! O homem foi moldado de acordo com o que Ele deseja, porque Ele tudo sabe, e não conforme alguns seres humanos julgam que deveria ser.
AQUELAS PESSOAS...
Sabe aquelas que te olham e já te julgam sem conhecer?
Aquelas pessoas que só vivem o que já conhecem?
Aquelas pessoas "cegas" que preferem o já lhes parece seguro?
Aquelas pessoas que só tem "uma vida" e preferem não arriscar?
Aquelas pessoas que só fazem o alguém já fez ou ensinou?
Aquelas pessoas que se acham boas o bastante?
Nao sou nenhuma daquelas pessoas....
Do teu olhar tu avalia, pensa e repensa, por fim julga pelo teu conceito.
Concorda quando te agrada, condena quando pra ti é oposto ao teu gosto.
Assim tu sempre erra.
O mundo aí fora não tem obrigação de agradar teu ser.
É cada um por sí... Corra e faça teu gosto, desfrute teu prazer, ouça o que te toca. Faça por ti!
Faça teu mundo... FAÇA O QUE REALMENTE IMPORTA.
Se você não fizer,
vão te criticar por ser covarde.
Se fizer,
vão te criticar pela ousadia.
Se você amar,
vão dizer que é bobo.
Se não amar,
vão dizer que tem o coração de pedra.
Se der conselhos,
vão dizer que você não sabe ouvir.
Se apenas escutar,
vão dizer que não sabe opinar.
Se você trabalhar muito,
vão dizer que é ganancioso.
Se não trabalhar,
vão dizer que é vagabundo.
Se for baladeiro,
vão dizer que você não presta.
Se não sair de casa,
vão dizer que é anti-social.
Se morar com os pais aos 30,
vão dizer que é encostado.
Se sair de casa cedo,
vão dizer que tem problemas de convivência.
Se você falar dos seus problemas,
vão dizer que reclama demais.
Se ficar quieto,
vão dizer que quem não divide os problemas não é confiável.
Se fizer dieta,
você não vive.
Se come o que dá na telha,
é desleixado.
Se não bebe,
Não sabe como se divertir.
Se bebe,
Está tentando fugir dos problemas.
Entenda que, faça o que você fizer,
SEMPRE vai ter alguém insatisfeito,
SEMPRE vai ter alguém te apontando o dedo.
E é por essas e outras que eu digo e repito exaustivamente,
Faça o que o seu coração mandar.
Faça o que quiser seguindo dois importantes conselhos:
Não prejudique ninguém
Durma tranquilo à noite.
Esses, pra mim, são os grandes
Pilares da felicidade.
Cada um carrega uma bagagem de vivências que é diretamente proporcional a maneira como vê a vida, como vive a vida. Por vezes, é difícil e quase desleal julgar a escolha dos outros sem ter passado pelas mesmas experiências. Por vezes, é ainda mais difícil compreender o ponto de vista alheio pelo mesmo motivo. E mesmo assim, quem está de fora se acha no direito de apontar o dedo e dizer o que acha certo ou errado. O conceito puro de certo ou errado depende dos valores de cada um, e desde que não fira o direito do outro, é relativo. Entenda, tem coisa que não se discute, é errado e pronto. Só que no que compete a vida pessoal de cada um, o certo vai até onde sua cabeça consegue deitar no travesseiro a noite e repousar em paz. Mais uma vez, desde que estas atitudes e valores não desrespeitem outra pessoa.
Vamos parar de querer ditar pros outros o que eles devem ou não fazer. Apenas parem.
Naquele grande dia , muitos irão tentar se justificar através daquilo que Deus lhe deu (dons) dizendo: "Nós temos feito isso...ou
aquilo !!!. Na verdade o Senhor não irá julgar ninguém por aquilo que Ele deu , mas pelos frutos que o crente desenvolveu , pela prática diária de ter vivido (ou não) igual a Cristo.
(Mateus 7:20-23)
Como diz o velho ditado, não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você. O mundo dá voltas e não sabemos o dia de amanhã. A vida pode nos surpreender a qualquer momento.
Muitos julgam outros tão rápido, sem mesmo conhecer. Julgar é fácil. Se julgue em vez de julgar os outros. Pois julgar sem conhecer é típico de gente que não consegue ter o que os outros possuem e tentam desmerecê-los. Julgar sem conhecer, é ter inveja sem admitir.
O que pensa de si é muito mais importante do que o que os outros pensam de nós. Só você e Deus sabe a toda verdade. A beleza interior vem de dentro de você, e não do pensamento dos outros.
Com o tempo percebi que viver com medo de o que os outros pensam de nós, não vale a pena. Isto é certo tipo de "prisão". Nos tornamos prisioneiro da mente dos outros.
Já dizia Buda que nossa vida é criação da nossa mente, ou seja, somos o que pensamos. Tudo que construímos vem da nossa mente. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo!
A vida é única e não temos tempo a perder. Cada minuto da nossa vida são preciosas! Não perca tempo com o que não vale a pena! Não seja prisioneiro da mente dos outros! Apenas viva sem medo de errar pois toda experiência vira conhecimentos.
Venho lendo muitos posts sobre a tal "Tatuagem no bandidinho" e muito tenho me impressionado com alguns comentários... Antes de mais nada eu quero deixar claro que respeito a opinião de cada um, mas penso que precisamos acordado pra realidade antes de apontar o indicador sentado na própria caca...
Algumas pessoas vem generalizando um pouco as coisas, não concordar com a atitude de uma pessoa não significa que você está contra ela ou a favor de outra, é preciso ver o problema de uma forma mais abrangente, sermos honestos e reconhecer que vivemos hoje em uma sociedade onde bons exemplos são cada vez mais raros, e a diferença entre o certo ou errado tem cada vez menor contraste.
Vivemos em um país que cada dia mais impera o singularismo, pensar em si e ignorar os princípios de ética e do coletivismo já é rotina na vida de muita gente.
Estrutura familiar no Brasil tem virado obra de arte em museu e prisão aqui é faculdade do crime, é formação intensiva em "sobrevivência na selva".
Na era do "salve-se quem puder", eu te pergunto, Quem sois vós pra julgar? Sabes o que cada ser humano passou até se transformar no que é hoje? Olhar e julgar é muito fácil... Mas já parou pra se colocar no lugar dessa pessoa? Já parou pra pensar o que levou esse cara a estar no mundo do crime? Quais foram os exemplos que ele teve dentro de casa? Pai, mãe, família, religião, sociedade... E se fosse você, será que teria sido diferente?
É preciso sair um pouco da cúpula de vidro que te isola dos tais problemas que você só vê no sofá do seu confortável lar, e tentar ver o mundo com os olhos daquela pessoa que você acabou de julgar, talvez ela com um pouco da oportunidade que você teve, teria ido mais longe do que você é sua mente fechada...
QUER UM MUNDO DIFERENTE, COMECE POR VOCÊ MESMO!
MESMO NAS DIFERENÇAS, DEUS UNE!
Não exija que todos pensem, seja e tenha atitudes como você. Todos nós somos diferentes um dos outros em algum momento ou em vários. Mas são nas diferenças que nos mostram como somos raros, preciosos e em alguns únicos.
Separados nunca seremos igreja. Somente somos igreja em unidade. Julgar nunca te fez melhor que ninguém, nem fará! Pessoas são assim, diferentes...se todos fossem iguais não teria a menor graça.
Se as pessoas prestassem mais atenção as semelhanças, esqueceriam as diferenças!
Dureza de coração não produz felicidade. Felicidade é filha do amor!
Portanto ame e seja feliz!
Um velho
Andava tonto de tanta ingestão de doses sem motivo
De um lado para o outro à deriva dos soluços noturnos
Sempre aos risos dos que olhavam, riam, e julgavam
Ele era incapaz de pedir ajuda, tampouco compreender a causa
No fim, era uma vítima. Dos risos, dos olhares?
Apenas vítima da vida que insatisfez e correu pelos braços,
Vivendo sem motivos e ingerindo várias doses de incertezas.
As vezes abrimos mãos de nossos sonhos, projetos e daquilo que verdadeiramente acreditamos- de nossa fé- devido as circunstâncias.
Perdemos a pura essência do que há de valor dentro de nós e enfraquecemos a compaixão, a bondade, o controle e também o Amor ao próximo. Mas mesmo que tudo diz não, até mesmo quando nós dizemos, DEUS com sua infinita bondade diz SIM. Então é onde que devemos parar para refletir: Deus é quem faz o impossível dentro de nós, Ele cura, muda, liberta e transforma. Vamos parar de julgar as pessoas em meio as suas dificuldades e falhas porque só Deus sabe o que se passa em cada coração.
Não diga: Ah se fosse EU . Nunca... Jamais...
O que falta em nós é a ação de colocarmos no lugar do outro e ver que todos nós temos "teto de Vidro" e que todos teremos dias de lutas e dias de Glória. Se o seu próximo retomar sua fé nas coisas boas não o critique porque devemos lutar e acreditar, mesmo sem saber como fazer.
“Algumas pessoas passam pela vida sem ter o prazer de sentir o doce perfume de uma rosa pelo simples motivo de ao ver o espinho julgar a planta como incapaz de ter algo melhor”. Às vezes vale a pena pagar pra ver, afinal você já viu o espinho então não tem como se decepcionar. Porque não se dar a chance de se surpreender?
Algumas pessoas morrem abraçadas com uma samambaia e cheias de decepções porque se coloca como refém do próprio discurso, se fecha com as próprias leis e se coloca mais receptiva a decepções do que a surpresas.
Sou como um livro!
Não posso ser julgado pela capa, muito menos por uma breve introdução.
Mesmo que estejas presenciando a leitura de uma página ou capítulo da minha vida, não conheces as páginas anteriores e nem podes imaginar as futuras.
Não conheces o real contexto de cada palavra que foi escrita pelo Autor, não tens como entender de forma plena todo o contexto!
Eu, o próprio livro, não conheço o meu futuro, não entendo muitos dos contextos que foram usados pelo Autor, mas entreguei-me a Sua vontade.
Este Autor me julgará com imparcialidade e com justiça, pois é O Justo Juiz!
Entenda que apenas Um me conhece de forma plena e Este é o meu Autor, Jesus Cristo!
POR QUE JULGAMOS TANTO AS PESSOAS?
Uns julgam por fraqueza;
Outros por competitividade.
Uns julgam por que se acham superiores;
Outros por se sentirem inferiores demais.
A sociedade o julga por qualquer coisa, pois é fácil apontar o dedo e criticar. Mas quando é a pessoa apontada pelo dedo não gostamos.
Não podemos julgar as pessoas pela aparência, e mesmo que julguemos alguém por suas devidas falhas, por possíveis deslizes cometidos, não podemos esquecer que somos humanos e que possivelmente nós, no passado, também fomos dignos do julgamento alheio.
Nós não temos o direito de julgar ninguém, para não sermos julgados também.
O que eu sei é que aquele que julga sempre tem algo a esconder e ataca os outros tentando se proteger. E isso não lhes faz melhor que ninguém.
Pare de julgar e comece a respeitar as diferenças dos outros. Garanto que dessa forma viverá melhor, mais leve e em paz com a sua consciência.
Lenilson Xavier (lexgrafia - 27/01/2017)
Pessoa e pessoas
Infelizmente as pessoas não veem verdadeiramente as pessoas.
não as compreendem
não as perdoam
não as amam
Tantas pessoas precisando de pessoas
Mas seguem as pessoas
que julgam pessoas
e também passam a julgar
sem nem ao menos perceber
que pessoa ela é para julgar
a pessoa que esta lá.
12/12/13
Cada vez mais, a beleza torna-se o que eu menos valorizo em uma pessoa. Eu admiro; mas é o que eu menos valorizo, visto que qualquer pessoa pode ser bonita: ou a pessoa nasce assim ou ela conquista a beleza com dinheiro, sobretudo com os avanços tecnológicos dos procedimentos estéticos. Valorize a jornada de uma pessoa, o seu caráter, a sua força, a sua superação, a sua evolução, pois só isso pode ser conquistado, trabalhado dia a dia, construído arduamente. A beleza é efêmera, passageira e a mais dura verdade: não é mérito de ninguém. Reconheça que o valor de uma pessoa está em muito mais do que isso, saiba olhar através das capas, das telas, das lentes. Cada vez mais, seja mais humano e enxergue as pessoas mais humanas também, não existem seres perfeitos, pare de cobrar uma perfeição que não existe, não espere que os outros estejam aqui para satisfazer seus padrões ou seu senso estético. Não espere nada das pessoas. Cada vez que você esperar menos das pessoas você vai sofrer menos e fazer menos os outros sofrerem, pois eles vão parar de se cobrar por expectativas que são apenas suas. O mundo não foi feito para preencher apenas egos. E o tocante à beleza, é um deles.
Não cobre.
Não julgue.
Não espere.
No lugar disso tudo: valorize. Aquilo que realmente tem valor real e inestimável (de verdade).
5 passos para ser uma pessoa madura:
1- Assuma sempre seus erros, mesmo que não queira, mas fale .
2- Fale a verdade para quem você ama .
3- Evite falar fofocas .
4- Não julgue quem você não conhece. Pois esse é o mal de muitas pessoas. Julgar sem saber ou conhecer é feio demais.
5- Mantenha sempre a calma na hora de uma discussão ou decisão. Pois a palavra machuca assim como um soco. E a melhor decisão será o seu silêncio .
Não é exagero dizer que estou ficando claustrofóbico
O julgamento é constante.
Comentários maldosos tentam me matar a todo momento
Pois todo mundo está me assistindo,
Cada movimento que eu faço, em cada lugar que eu entro ou saio
Sei que há alguém me observando,
Mas não vou ceder.
Encontrei meu equilíbrio
E estou disposto a lutar por mim (e por você).
Aos poucos percebo quem realmente se preocupa comigo
"Tu vais conseguir "cara", não desiste não. Acredita na tua capacidade".
Palavras como essas me fazer querer mudar a cada dia,
Continuar a ouvir meu coração
E ser a melhor pessoa que posso ser.
Apesar de estar mentalmente e fisicamente exausto
Vou continuar lutando
Insistente e implacável
Porque eu quero mudar
E eu sei em meu coração que o que estou fazendo é o certo.
Não quero te iludir com palavras bonitas, nem fazer você acreditar que sou ou estou forte.
Quando se estar em greve
Tudo fica mais difícil.
Às vezes eu quero ceder
Pois sou constantemente bombardeado por convites irresistíveis
Na tentativa de me seduzir
Mas no final eles nunca vão me afetar
Pois conseguir me levantar e estou de pé
Anseio pelo dia em que tudo isso se acabe
O dia em que o julgamento cessará.