Textos sobre Inveja
Será que estamos nos dando conta
de tudo que está acontecendo?
São as famílias divididas, os filhos à
mercê do que a rua lhes oferece.
O pais em completa correria do
cotidiano para poder dar o mínimo
de dignidade aos seus.
E se alguns se destacam, outros
tantos iniciam com a inveja, inventam
algo para retirar o brilho daqueles que se
esforçam para alcançar seu sonho.
Mas,apesar de tudo não devemos deixar
nos abater diante das dificuldades,
e se for para chorar então que o
façamos em frente ao espelho, e ao
vermos o pranto cair trataremos de
modificar e daremos passagem ao
sorriso gostoso e espantaremos o que
de ruim nos entristece.
Logo a esperança se renovará; não
desanimaremos e nem queremos que de
nós tenham pena.
Bastará olharmos, que há pessoas em
piores situações.
Manteremos a família unida,focada no
auxílio de todos, assim não daremos
chance para que hajam brechas
em nossos muros.
Se esta é a solução para todos os lares?
Não sei !
Mas sem DEUS, fé, verdade e amor;
famílias não existirão mais.
Andei pensando na minha vida e depois de muito tempo tive vontade de escrever. Mas não sabia sobre o que escrever ou sobre quem escrever e isso me faz pensar infinitamente em milhares de coisas aleatória e aparentemente sem sentido. Desconfio que esse sentimento ainda não tenha nome. Às vezes é muito estranho, para não dizer difícil conviver com algo que não tem nome. Compreendo perfeitamente que muitas coisas não tem nome. Talvez não tenha sido descobertas ou não foi classificada importante para receber uma etiqueta.
Vejo meus amigos fazendo muitas coisas nessa vida. Tudo muito rápido. Geralmente essa velocidade me causa estranheza. Sim... O mesmo sentimento do início.
Muitas fotos, vídeos, viagens, casamentos, festas, realizações, filhos e família.
Tudo isso em um turbilhão de coisas que afeta até mesmo uma pessoa como eu que não está “Webmente” socializada. Por incrível que pareça não as invejo e não me sinto desapontado por não fazer, poder ou não querer isso tudo. Certo dia me foi dito que sou preguiçoso demais e por isso não realizo muita coisa. Em um primeiro momento quase acreditei nisso. Mas logo percebi e sou grato a Deus por isso não ter colado na minha alma.
Acredito no trabalho e na minha grande responsabilidade para com ele. De vez em quando até parecer fácil.
Na verdade é sempre o mesmo jogo de sombras que faz o engano das aparências.
Há dias que acordo muito cedo, outros nem tão cedo assim. Mas, o mais importante é sempre está feliz por acordar. A gente se esquece de estar feliz. E quando se lembra. Está velho de mais e o que sobra é a nostalgia de um tempo que não se viu passar por conta da correria e do vento. Não quero ter saudades de nada.
Esse final de semana por pura surpresa de encontrar comprei um pacote de Jelly Beans.
Havia me esquecido como eu odiava aquela balinha azul. Também sei que não sou o único.
Falando em vento... Hoje no final da tarde quando estava voltando do trabalho. Parado no semáforo eu vi uma pipa que certamente foi cortada bailando lentamente até chegar à sarjeta da Avenida Maruípe.
Por alguns instantes enquanto o transito não andava fiquei observando para ver se alguém apareceria para resgatar o premio proporcionado por um infeliz cerol. Não vi ninguém...
Ainda tentei observar pelo retrovisor. Mas o transito começou a andar lentamente e só me sobrou o sentimento que aquela pipa não seria resgatada por nenhuma criança ligeira e sim atropelada por algum veículo.
Quer saber o que me deixa apreensivo nessa história?
É que em Vitória ainda se pode ver pipas, mas já não existem crianças.
Vou te falar viu? Quando vc leva uma vida de festas e te chamam de louca, vc incomoda , mas nem tanto , porque as pessoas adoram te ver em declínio . Mas meu amigo, se vc resolve que não está bom e opta cuidar de si mesma e consegue alcançar um estilo de vida que muitos pregam mas poucos são corajosos e determinados pra mudar , aí sim , você incomoda mesmo. Porque é aquela velha história da pequenez humana:
"Você pode até estar bem, mas nunca melhor que eu. " Como se "estar bem" não fosse subjetivo, ou seja, íntimo a cada um .
Mas, se por acaso, mesmo sem querer, humanos que somos, você nutrir esse sentimento de raiva por mim, canalize essa raiva e mostra que pode mudar também , se esse for seu desejo.
E quando você alcançar a meta que propôs pra si, vai entender realmente o que sinto hoje. E a mágoa vai transformar em admiração, que vai transformar em respeito, que vai transformar em amizade, que vai transformar em união que vai transformar o mundo...
Queria abraçar o mundo e curar toda sua dor, intensificar suas alegrias e se perder nas fronteiras dos seus amores.
E depois que o meu coração se perder diversas vezes entre seus medos e decepções, minha alma olhará para trás e verás um caminho trilhado.
Uma vida se abre como uma rosa se protegendo com os seus espinhos das maldades, inveja e desamores...
Uma luz forte brilhará na escuridão ...
Só queria abraçar o mundo.
Só queria preencher esse mundo de amor.
O antes já passou, o depois quem sabe virá.
Caminhando, passo a passo no espaço da vida, vamos aprendendo. A cada nova marca de expressão, a cada calo no calcanhar, nossa experiência só aumenta.
Dizem que os mais velhos são mais sabidos. Digo que os mais vividos são mais sabidos. Não adianta ter rugas, cabelos brancos , para ter bagagem com conteúdo. Há pessoas com muitos anos de vida, que não possuem uma boa história para se contar. Que apesar do tempo, não conseguiram entender o sentido da vida. Não conseguiram aprender a conhecer o proximo, mesmo aqueles que não são tão próximos assim. Digo, conhecer pessoas, quando se olha bem no fundo dos olhos e logo já enxerga os sentimentos da alma. Sim, sentimentos da alma, todos possuem. Porém são os poucos e os bons que procuram notar isso. São poucos os perceptíveis. Que por mais que tentem não conseguem errar a opinião traçada a respeito de tal pessoa. Se por um acaso você nem sonha o que isso significa, volte a perder seu tempo com o celular. Iguais a você o Mundo está saturado. Agora, caso você seja e perceba que é diferente, que pode enxergar além do que os olhos podem ver, sinta-se privilegiado. Enxergar com o coração são poucos que conseguem. Conseguir medir a quantidade de bondade e de maldade que o ser humano carrega não é uma tarefa fácil. Ou pelo menos saber distinguir o verdadeiro caráter, seja pelo olhar, pelo modo de falar, pelo modo de agir. Principalmente quando esse Mundo está cheio de lobo vestido em pele de cordeiro. Onde a inveja, a vontade de ver o próximo em maus lençóis virou epidemia. Mas felizmente para se viver essa vida não precisamos nos importar com essas criaturas. Os bem vividos sabem que os calos nos protegem de qualquer pedregulho. Que acima de olhos famintos pela desgraça alheia, existe uma força infinita, uma luz mais forte que farol a laser, a luz que é impossível imaginar a proporção. A força que nos guia e protege de todo mal que existe nesse lugar imenso.
A vida é dos vivos que entendem o que é viver. Que estão aqui por algum propósito. E não para aumentar a numeração do IBGE.
Um beijo aos urubus
“Santificado seja o teu nome”
Ao dizer “Santificado seja o teu nome”, Jesus quer nos lembrar que o Nome do Senhor, ou seja, o próprio Senhor deve ser tratado como santo, reverenciado e temido.
Esta condição da santidade de Deus contrasta com o caos moral em que viviam os deuses do paganismo. As mitologias egípcia, cananeia, mesopotâmica, grega, romana, só para citar as mais conhecidas, eram tecidas de adultérios, traições, mentiras, invejas, rixas, etc. Era um nunca acabar de deus engolindo deus. Mais adequado seria dizer que os deuses do paganismo moravam num lodaçal. O panteão era um pântano podre. Era vergonhosa a licenciosidade do comportamento deles.
Certa vez, um novo crente me perguntou: Se os evangélicos não adoram santos, por que a Bíblia fala tanto neles? Vendo que ele estava misturando as coisas, respondi com uma pergunta: O que é um “santo” na Bíblia? Será um ídolo na parede? Um ícone iluminado? Uma estátua? Alguém aureolado? Não. O santo é aquele que foi separado do mundo para viver de acordo com a vontade de Deus.
Se você precisar de uma razão para ser santo, Deus lhe dará. Ele disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (Lv 19.2; 20.7). No Novo Testamento, Pedro copiará e colará esta mesma frase em sua primeira epístola (1Pe 1.16). Precisamos de razão mais forte que esta?
Paulo escreveu: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6.9-11). Como identificar um crente de verdade? O autor de Hebreus responde: “Procurai viver em paz com todos e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Pr. João Soares da Fonseca
É no silêncio que falamos com Deus.
É no silêncio que nos reencontramos.
quando nos sentimos perdidos.
É no silêncio que nossa alma fala
ao nosso coração.
É no silêncio que vencemos nossas lutas.
E quando estamos felizes façamos silêncio
para não alimentar a inveja,pois a inveja
não faz barulho.
Parar de ser invejoso?
Uai, por quê?
Ser invejoso tem seu lado positivo!
Um caminho diferente que você através de outra pessoa descobri o interesse. Aí que está o erro de ser invejoso; 'o interesse'
Quando digo que ser invejoso é bom, falo no sentido de almejar ser bom no conhecimento igualzinho aquela pessoa. É muito bom você ver pessoas desejarem ser inteligentes, só porque viu seu coleguinha se saindo bem na tarefa.
Há muitas outras áreas de interesse: e é por isso que às pessoas dizem para parar de ser invejoso, certamente a maioria inclinam para o lado ruim da coisa. Por isso, seja invejoso em quem é bom no conhecimento, imite-o e faça melhor. Às vezes a inveja vira um combustível você não acha?
Tem pessoas que adoram
ver a vida dos outros caindo
como se elas não tivessem vida
e muito menos família.
Pessoas invejosas que
se dizem perfeitas.
Mas usam de desonestidade
para machucar.
Eu chamo isso de inveja
daquilo que não conseguem ser
e veem nos outros grandes qualidades
e usam da maldade.
Ah como seria bom se todos
se considerassem irmãos
e praticassem a honestidade.
Fizessem exercício do amor
e não praticassem o rancor.
Em ti aflora a criticidade
Crítica sobre críticas incabíveis
Irreais e fantasiosas
Vive-se na mentira
Atrás da falsa máscara
Ser o que jamais foi
Eis a questão.
Nada se foi ou se é,
Mas se quer ser!
Tudo é mentira,
Outrora falsidade.
Envolta numa composição de inveja e imbecilidade!
A estrada estará cheia de pedras
O caminhar será lento
Mas em nenhum momento irei parar
Por que o meu objetivo quero alcançar
Pelo caminho com certeza
Encontrarei quem queira me desanimar
As dificuldades serão impulsos que me levarão adiante
A inveja vai querer me criticar
Mas a vitória é certa
E Deus ao meu lado vai estar...
Eu nado possuo.
A única coisa que tenho é o amor, e se quiser eu divido, e se dividir for pouco, eu vos dou, e se doar ainda não for o bastante, eu lhes mostro a minha fonte, fiquem com todo o meu amor.
O amor, ele não é encontrado, ele encontra, não tem fim, é infinito, não se esgota, é afluente.
Ao doar a minha fonte, oceanos irão me encontrar e saciar a minha sede de amar, limpando as chagas e dissipando o orgulho, e se ainda assim não for suficiente, dividiremos a fonte para que oceanos nos encontrem e saciem a nossa sede de amar.
Agradeça seus críticos
Se você tem inimigos ou críticos, agradeça por eles.
Não é confortável receber uma crítica, mas sempre que aparecer alguém criticando seu trabalho, agradeça por isso, por ele estar te mostrando onde está errando. Nem sempre seus amigos irão conseguir fazer isso por você.
Se alguém o critica, em vez de se sentir perseguido ou injustiçado, agradeça por ter alguém tão determinado a lhe mostrar como crescer, analise as críticas e procure meios de melhorar os seus pontos fracos.
Seja sempre uma pessoa grata por ter alguém para lhe dar sugestões sobre como melhorar a sua vida, sem ter que pagar nada por isso.
Já vi dezenas de mulheres acusando as rivais de fúteis e vulgares.
Nenhuma delas era bonita e charmosa e a inveja encobria qualquer possível traço de inteligência.
Não é exatamente a roupa que deixa a mulher vulgar.
Certas mulheres são vulgares até de pijamas, debaixo dos lençóis e com a cabeça coberta pelo travesseiro.
Se você vê vulgaridade em determinada atitude tente fazer diferente ou melhor.
Grandes damas já foram acusadas de vulgaridade pelo sucesso que alcançaram,mas quem as acusou jamais ultrapassou o patamar de despeitada e invejosa.
"Lutar pelo que é correto e justo , vale apena , mas saiba que o preço é alto e que você encontrara pessoas que irão opor-se e tentarão te silenciar e te derrubar.
O caminho do erro é o mais curto a ser seguido e pertence aos ignorantes.
Não devemos nos silenciar e perder nossa essência.
Chegara o tempo deles, onde suas escolhas os levará a derrota"
O invejoso é vingativo em relação ao invejado e à posição que este ocupa. Sua vingança entretanto, não possui nexo algum, pois este não lhe fez nada, além de ter algo valioso ou ser alguém com qualidades individuais."
Psicólogo e Escritor- Alexandre Bez, Livro: Inveja - O Inimigo Oculto
Uma das palavras mais utilizadas pelos invejosos, é: Cafona. O invejoso adora verbalizá-la em seu vocabulário. No entanto, está apenas projetando-a no outro, porque não consegue conviver com a ideia de que a felicidade pode ocorrer ocasionada pelo simples modo natural de levar a vida. Sem seguir tendências, ou padrões pré- estabelecidos.
Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce Virou Amargo
" Pouco nos importa quando se trata de fugir e driblar as regras de agradar a nós mesmos, para agradar aos outros em nossa volta. Não conseguimos ao menos um instante nos desligar do pensamento instantâneo em relação ao que os outros pensam ao nosso respeito. Por que se preocupar com a opinião de outros para conosco quando a mesma remete a nossa vida e não a "do outro"? E "trágico" pensar que a opinião alheia em nossas vidas seja tão mais importante do que a nossa preocupação do que nós mesmos achamos sobre o que fazemos ou somos. Nós sempre queremos ser bom o suficiente pra alguém, no entanto muitas vezes acabamos não sendo bom o suficiente pra nós mesmos, nos desapontamos conosco pelas incidências de tantas verdades que nos são atribuídas a cada dia, por cada pessoa ao nosso redor que no final dessa proza toda não tem nada a ver com a nossa vida"
- Ludmilla Maia
Sapo del Bandera
Lá vem o sapo,
Coacha, coacha, coacha
Se acha, cadê ?
Com graça: coacha, coacha, coacha
Que soluças tu?
Sapo de Bandeira.
Sapo-cururu,
Que coisa mais feia!
Coacha... Coacha
Em fantasia,
O príncipe sumiu e...
O sapo permanecia.
Vaia num coacho,
"Fala pelas tripas"
Sei, só do que acho.
Sabe nada dessas vidas.
Sapo faminto
Que coacha hoje em dia
Ainda corteja as moscas.
Nada sabe de Antropofagia.
Sapo-cururu
Da cidade urbanizada
Não entende o Abaporu
Não entende nada de nada.
Já faz um tempo que desfilo por aí como se carregasse um alvo pendurado em minhas costas. Faz parte... Afinal, nossas decisões, escolhas e renúncias, trilham os caminhos que escolhemos. Mas ainda assim, com todas as dificuldades, me faço mais sorrir que sofrer.
Sinto, sim, o peso de toda energia negativa, toda inveja, todos os olhares odiosos e frustrações que atravessam a rua apenas para me atingir. Mas sigo no meu lado da calçada, com as mesmas intenções, sem alterar o ritmo de minhas passadas.Mais que o peso dos malefícios e complicações de minhas escolhas, sinto a leveza dos acertos, que mesmo ainda pequeninos, são suficientes para manter em meu rosto o sorriso, e em meu coração, a esperança.
E sorrindo, agindo conforme as minhas convicções, tendo a licença da minha consciência para sofrer e cometer alguns erros inocentes enquanto tento acertar, dormirei em paz e seguirei no mesmo caminho. Pois, mais importante que a vitória é a maneira com a qual lutamos e vencemos.