Textos sobre Inveja
A INVEJA
Atrasa a vida, bloqueia as energias e vc se torna escravo dos maus sentimentos.
Vc pode querer as coisas, mas, por vc, nunca cobice nada que não seja seu.
Sorria com a alegria e o sucesso do próximo, mas mantenha dentro deste sorriso o coração aberto, a mente limpa, a pureza e Deus no coração.
Emane para as pessoas bons fluidos, mas não para vc receber algo em troca, mas porque vc deseja estar no caminho do bem, da verdade e da paz. Com isso, vc fará com que o seu brilho permaneça!
SOBRE A INVEJA E OS PECADOS DA CARNE
O invejoso tem desgosto pelo bem do outro. O invejoso não tolera que o bem possuído pelo outro seja apreciado ou valorizado. Ele sempre busca diminuir o valor do outro através de calúnias, e pode chegar até mesmo a lançar mão de meios para destruir ou entristecer o possuidor do bem. O bem é naturalmente amável, mas o invejoso tem o pior tipo de amor pelo bem. O invejoso perverte o amor pelos bens. Na verdade, o invejoso gostaria de receber os louvores ou alegrias que os bens proporcionam a outras pessoas, mas ele olha para si e não se vê capaz de alcançar esses bens. Então, se ele não pode elevar-se ao patamar do outro, ele buscará rebaixá-lo ao seu. Para isso ele irá destruir ou diminuir o valor desses bens e de quem os possui. Tanto que uma das filhas da inveja é a murmuração, também conhecida por calúnia ou difamação. Isso é tremendamente perverso para a ordem do mundo porque quando as pessoas passam a apreciar menos o bem proporcionalmente passam a apreciar o mal.
Todos os vícios estão em todos. Todo mundo nalgum momento já sentiu algo de vaidade, orgulho ou inveja, os chamados pecados do coração, e já sentiu algo de luxúria ou gula, os chamados pecados da carne. A sensação física causada pelos pecados do coração e pelos pecados da carne é completamente diferente. A impressão deixada pelos pecados da carne é que o desejo está disperso por todo o nosso corpo. Eles não dão a impressão da existência de um núcleo de maldade. Tanto que a resposta para a pergunta 'Por que este desejo é mau?' não é evidente. Pois não há um núcleo de maldade facilmente identificável. Os pecados da carne criam desordens na alma, embora não tenham realmente um núcleo de trevas. Eles são maneiras desordenadas de querer coisas boas. Eles são uma espécie de febre não de doença. Mas os pecados do coração possuem um núcleo de maldade. Os pecados do coração são mais graves porque congregam forças tenebrosas no centro da atividade psíquica. E esse centro é justamente o meio pelo qual a pessoa interage com Deus. É para esse centro que as graças de Deus orientam-se e disseminam-se por toda a alma. Quando esse centro é coberto por forças tenebrosas há o impedimento da circulação dos bens espirituais na alma. Ao passo que os pecados da carne apenas desperdiçam esses bens. Eles são uma espécie de vazamento não de obstrução. Observem-se a si mesmos quando vocês forem tentados por ambos os tipos de pecados e vocês perceberão essa clara diferença entre eles.
Inveja primaveril
uma estação atrás da outra
e ainda morrem de inveja as flores
cheirando seu perfume dia após dia
vendo seus quadris balançar como música
e como sol ,seu sorriso iluminar o campo
e ao final da estação mortas de inveja
caem e murcham ao chão
enquanto assistem suas curvas darem tom
a mais uma primavera
SOMOS A EXCEÇÃO (M)
Quanta inveja nos rodeia
Gente com dor de cotovelo
Que coisa feia!
Só a gente sabe o que passou
Procurando ser feliz
Procurando até encontrar amor
Nossas diferenças nada importa
Eu te vi pelo amor e pela alma
Estou feliz contigo. Já fechei a porta
Se os opostos se atrai
Somos a exceção
Somos iguais
Que sorte tenho eu contigo
Tudo valendo a pena
Ser seu melhor amigo
Só precisamos curar a dor
Só precisamos de nós mesmos
Só precisamos de amor
Dica de hoje! O que fazer contra inveja, mau-olhado, olho gordo, e blá blá blá?
Ignore e ore. Para quem lhe deseja isso, quem te inveja e quem te roga más coisas, é porque queria "ser você", "ter sua vida, ou "ter o que você tem". Mas não acredite nisso, acredite que Deus sempre estará te abençoando e te livrando.
Bens materiais a gente recupera, mas o que há de mais valioso - a vida - Ele te guarda!
Nada derruba um coração em que Deus faz moradia! 🙌❤
Oro por você que me julga
Oro por você que me vigia
Oro por você que me inveja
Oro por você que me recrimina
Oro por você que me detesta ...
Oro ...
Oro sim !
Peço pela tua cura e
libertação !
Minha glória é quando tranquila
e longe de farsas dessa terra ...
Deus me olha lá de cima
me alumia
me abençoa e
da maldade alheia ...
Sempre me liberta .
Amém!
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja...
Ô sentimento chato esse da inveja, parece que você não merece ser feliz, ser do bem, ser você mesma, parece que o mundo melhor só foi feito pros outros e que felicidade não pode bater na sua porta.
Afinal das contas, por que não mereço ser plenamente feliz aos olhos dos outros? Queria conversar um pouco mais sobre isso, o poder do não poder. Não é nada poético ou literário achar que você tem o poder de mandar e julgar a felicidade alheia.
Não dá para compartilhar sonhos, não dá para receber elogios, não dá para sermos bem-tratadas, somos da geração que não merecemos ser felizes, isso é tão visível, os e-mails pipocam quando os que se julgam superiores descobrem.
Toda semana, eu recebo indiretas de que a vida foi boa demais para mim, que meu processo profissional foi rápido e bem sucedido, que eu deveria dar mais exemplo, ser mais agradecida, afinal eu me mantenho em pé nos tempos de crises.
Falam que para mim não existe rotina e que minha vida é cheia de excessos, falam que eu não valorizo o pouco que tenho, que eu sou altamente influenciável, que tive o casamento destruído e que eu vivo no mundo de coisas fáceis.
Passei a me entediar com quem fala demais da vida alheia, a saía cômoda e feliz é fugir da fofoca e evitar a cultura do instantâneo, das amizades velozes, da intimidade em poucos passos. As palavras sempre me afetaram, o subjugar de alguém que me acha irresistível me amedronta.
Não é fácil quebrar a artificialidade, as verdades contraditórias que você não acredita, as pessoas estão acostumadas a falar mal, rotular, criticar e pensar que as demais estão num nível bem inferior a elas, e por conta disso escondemos as nossas feridas e posamos de feliz “all the time”.
Por outro lado, vivemos lutando para salvar as aparências. Quantas vezes engolimos choro, camuflamos o coração ferido, enganamos o ego machucado, acreditamos nos falsos elogios. Acho que no fundo, no fundo ninguém sabe lidar com a inveja. Não sabemos se aparentamos o que somos e deixamos a inveja crescer ou se nos depreciamos e vemos no que dá.
Inveja e Ciumes.
Quem acha que Inveja e ciumes sao as mesmas coisa?? Quem alguma vez nao sentiu inveja e ciumes alguma vez na vida? A pesar que a Inveja e o ciumes nao sao a mesmas emoções, o mesmo están interligados. Em quando a inveja e uma emoção que você deseja algo que nao e seu, so porque o outro tem, em que faz da inveja ser um sentimento muito, mas muito complicado e forte, mas o mesmo e muito subjetivo em que e muito interesante, em que as outras emoções sao muito fácil de você entender. Por exemplo o odio… em que quando você odeia a pessoa acabou e pronto. Em que existe muitos motivos que levaram você a odiar a essa pessoa ou coisa. Mas o odio e um sentimento muito claro, em que você nao estar a fim de olhar para cara da aquela pessoa ou ter aquela coisa ouse afastar daquela coisa. O amor também. Seja la como vem a explicação de como veio o amor, de uma forma ou de outra você procura se aproximar dessa pessoa ou da aquela coisa porque agrada a você, porque e um sentimento mais claro também. Quando você fala em inveja, e uma coisa estranha que nao e objetiva, porque e uma algo que você nao quería ter agora, mas e so por causa que o outro tem, você quer. E como você ver alguém com muito sucesso, você começa a cobiçar o sucesso de outro, em que nao e apreender do sucesso da outra pessoa, mas sim sentir a inveja do mesmo da outra pessoa. Porque Deus nos criou ese sentimento de pessoas invejosas e qual e a relação do ciumes com a inveja?? Porque você sabe que o ciumes ele e mais pessoal e nao objeto, mas o objeto e a pessoa como questão. Poderia citar como exemplo, que eres como eu tenho uma pessoa perto de mim, e uma outra pessoa começar a chegar perto dessa pessoa, e eu começo a ter ciumes extremos. Oque e o ciume? Porque nao quero que outra pessoa cheque perto da pessoa que eu amo. Se eres um ciume doentia, que ultrapassa a barrera do amor e da intimidade, porque nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor. É espantoso como o ciúme, que passa o tempo a fazer pequenas suposições em falso, tem pouca imaginação quando se trata de descobrir a verdade.
Na questão da inveja, quem lembra uma historia, em que Deus, quando criou o universo e o mundo que vivemos, criou dois astros muito grandes. Um era o sol e o outro a lua, mas quem nao sabe que os dois astros eran grandes do mesmo tamaño, e os dois tinham luz propia, sendo que a lua chega para Deus e questiona “Dois reis para a mesma coroa?” e continua questionando a Deus, porque dois fazendo a mesma coisa. E Deus contestou. “Você vai e se diminua e fique, mais pequeña e sem luz”. E você sabe que a lua nao existe luz propia e eres menor que o sol. Qual e a simbologia dessa historia relacionado com a inveja? Porque ai existe a verdadeira simbologia da inveja, em que se você falar isso para uma criança ela vai interpretar de uma maneira, mas quando nos crescemos e vemos a psicología profunda que existe por tras, por qual sentimento de uma pessoa que tem inveja. O sentimento de uma pessoa que esta com inveja, e que ele se sente pequeño, perante a outra pessoa, em que ele começa a falar… você tem isso, eu também quero, você tem uma posição importante eu também quero. O que faz essa pessoa ter ese sentimento de inveja e se auto-diminuir. Nao e um castigo que Deus fez para lua, mas se ela sentiu inveja e auto se diminuiu a si propia. O sentimento de inveja so tem uma pessoa quando ela nao sente amor proprio. Mas porque existe e mesma inveja so porque você quer o que a outra pessoa tem, e porque me incomoda me eu querer ser posesivo de uma outra pessoa, como começamos falando que o ciumes e a inveja estão ligados, e porque existe ese sentimento de pose, e porque nao e o suficiente eme u me relacionar coma quela pessoa? Porque como eu nao estou gostando de mim mesmo, como eu estou com um vacío muito grande em mim mesmo, e eu nao quero aceitar ese vació eu fico procurando uma coisa externa, para fugir desse meu vació. Então quando eu vejo que uma pessoa esta feliz, esta com sucesso, em que vejo duas pessoas felices, eu fico desejando uma coisa que esta fora, e eu nao fico feliz com migo mesmo, que na verdade a inveja e um sentimento muito alto destrutivo, porque a pessoa esta demostrando que nao se valoriza, e ela precisa buscar alguma coisa externa para cubrir aquele vacío exterior. Com o conceito do Sol, o mesmo radia luz porque nao tem ese conceito de inveja, e o conceito da geração da lua e de inveja e vacío, em que a mesma tem suas faces, porque ela as vezes desaparece e surge, em que ela tem essa diminuição . A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem.
Deus eres realmente foi perfeito quando criou o mundo, como criou o mundo com o sol e a lua. Porque a criação do mundo foi a mesma e perfeita por Deus, porque ele também criou a imperfeição, porque a graça do ser humano nao e se achar perfeito, mas sim imperfeito como nos somos, porque se nos fossemos perfeitos, nos seriamos anjos, e dai nos nao iríamos precisar de Deus. E a nossa imperfeição da a nos o que os anjos nao tem, em que galaxia, nao tem, que eres a busca infinita pela verdade. O ser humano sempre estamos buscando uma transformação que os anjos nao tem, em que o ser humano sempre esta buscando essa mesma transformação, e se você parou de buscar essa transformação, alguma coisa esta errada. Agora para entender melhor a inveja, em que a alma da inveja pode ser boa, mas o problema da mascara que nos colocamos na inveja. Voltando o que e a inveja e aquilo que nos queremos da outra pessoa, em ter o que a outra tem, eu quero ser você, eu queri ter o que você tem. Por tras disso, sao pessoas buscando em ter relacionamentos, e uma pessoa que nao se acha auto suficiente, e uma pessoa que quer se interligar com alguma coisa. Qual e o problema? E que faz de uma forma obsessiva , e nao de uma forma intima. Agora se a pessoa quer ter de uma forma positiva poder ser muito bom. Isso e a inveja do crescimento, em que a pessoa procura apreender as qualidades e a experiencia para crescer do sucesso da outra pessoa, por su propia meritocracia. Lembre que o odio, inveja e ciumes, sao sentimentos naturais, em que aquí nesse mundo somos pessoas únicas. Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono. Porque a inveja positiva como o ciumes levando para o lado positivo nos so crescemos como ser humanos, y se levamos ambas pro lado negativo nos, solamente vamos para o camino da destruição.
As vezes nos preocupamos demais com o que os outros pensam!
Muitas pessoas tem inveja ou não acreditam que você vai conseguir, por isso devemos ser mais fortes e mais positivos, para demonstrar a nossa capacidade e derrubar o maior inimigo, que eu acredito que não são as outras pessoas e sim a nossa própria mente, pois uma mente fraca é uma mente sem ideias, e uma mente sem ideias é uma mente sem objetivos.
"A inveja é um grande inimigo, que necessitas combater no teu mundo íntimo.
Ela se insinua, cruel, nas telas mentais, e desequilibra a emoção.
Torna-se fiscal impiedosa e capataz insensível.
Arma ciladas, vinga-se pelo pensamento, através da palavra e da ação, persegue implacavelmente.
Incontáveis crimes se originam na inveja, fora aqueles que não chegam a consumar-se.
A inveja é inferioridade que tem de ser corrigida e transformada em camaradagem e satisfação."
Vejo tudo! Quando tudo é inveja e até mesmo traição... Defendo o meu próprio castelo por honra e amor, mas não tente se alimentar do que não lhe pertence... Não magoe o meu coração;
Cative seu lugar me fazendo delirar entre a malícia que de tão certo fez oceano entre deserto para obter infinitos desejos;
Ame em silencio
Para não aguçar a inveja
De mal humorados,
Mas gritando por dentro!
Arda em desejo
Além de poucos pensamentos
Extrapole tal sentimento.
Faça o olhar brilhar!
O sorriso não caber no rosto!
O coração pulsar mais forte!
Escolha o amor, do que a sorte!
Escreva nas paredes de seu corpo
A intensidade do que você sente,
Por que quando todos estiverem foscos
Você estará reluzente!
Pra frente é que se anda
Não responda as afrontas, os desaforos, a ira da inveja, não responda nada que digam de você. Use seu tempo para investir no seu foco, seja um post no face, pense: Aos invés de responder eu poderia esta postando algo novo sobre meu trabalho ou algo pra abençoar a vida alheia. Um incentivo, uma foto que anime a pessoa a CONTINUAR. Não responda as afrontas... pq se vc olhar bem pra vida de quem fala de vc, vai ver que a vida não deixa passar nada. E quando estamos em Cristo, muito maior é o que esta em nós. Pra frente é que se anda!!!!!
#Inveja
Porque me invejas com tal sentimento ruim?
- Se não te fiz mal, deverias saber que a inveja pode até morder, mas nao se alimenta, porisso es tao pálida.
- A inveja ocupa espaço nos coraçoes de muitas pessoas, pena que ñsabemos o remédio para destruir tal sentimento pobre de esperito.
- A crise de querer ser melhor que seus semelhantes lhe saltam aos olhos de tal forma que te faz acreditar na descordia.
O único remédio para a inveja são várias doses de Ternura, so assim a inveja acaba.
|FIM DO MUNDO, PRA MIM ESTÁ...|
Na Fé desacreditada;
Na inveja, do pouco que o próximo obteve, mas de forma honesta;
Na fúria, que cega os olhos para o caminho do bem;
Na miséria e tanta desigualdade social;
No pai estuprando a filha;
No filho matando os pais;
No desequilíbrio de uma pessoa, considerada até então 'normal', ceifar a vida de várias criancinhas na escola;
O dia de ontem pra mim foi 'normal', cumpri com meus afazeres, assisti a uma linda apresentação Natalina, da irmã caçula na escola, tive meu momento de oração e adormeci...
Ao despertar, agradeci novamente a Deus, pois só ele renova as nossas forças diárias. É somente CRER, que o mais ele fará!!!
Fanatismo? Ateísmo? Agnotismo? Não obrigada!
EU CREIO EM DEUS!!!
Ele nos deu a vida, somente ele pode tirá-la.
Na vida nascem pessoas com inveja e outras com carisma. Quem nasce com inveja vai julgar, ficar inconformado, se bater, gritar, puxar o saco, bancar de ser amigo de infância, xingar e falar mal por trás, lógico, e até morrer por quem tem carisma. Mas nunca vai ter carisma. Nunca.
E quem nasce com carisma, simplesmente, nem lembra de quem tem inveja.
Tenho inveja das pessoas que podem desfrutar do teu sorriso, dos teus abraços, dos teus aconchegos e das tuas palavras ...
Tenho ciúmes do vento que toca tua face e acaricia teus cabelos ...
tenho inveja da água que toca teus lábios e molha teu corpo ...
Tenho ciúmes de todas essas coisas sabe por que ? por que elas podem fazer oque eu não posso, estar ao teu lado nem que seja por um instante [...]
Que dó das pessoas intensas, e que inveja daquelas que desapegam rápido. Não entendo a intensidade: Te machuca, te destrói, mas você sente intensamente e friamente por não saber desapegar, por não conseguir desapegar.
Total inveja do desapego: Sente, aproveita, vive, mas quando o barco afunda, consegue sair ileso.
Por que a inveja
Se o que o outro tem nunca será seu?
Se nunca será como outro é?
Porém...
Se você trabalhar com empenho poderá ter o que o outro tem.
E com algum esforço poderá ser até melhor do que a pessoa, vítima da sua inveja.
Então, por que a inveja?
Vale a pena, perder todo esse seu tempo? Cultivar um sentimento que nada de bom lhe trará, além de corroer seu coração e condenar sua alma a acumular inúmeros e terríveis fracassos?
Não é melhor fazer por você e colher legítimos aplausos?
Que mundo é esse que ninguém respeita mais ninguém, que falta amor, mas com excesso de inveja que os outros têm;
Que mundo é esse que a cobiça está sempre presente, transferindo sentimentos inadequados para a harmonia do sossego;
Que mundo é esse que amamos sem o acreditar que nos convém pelos erros dos outros sem sermos culpados;