Textos sobre Inteligência
Aos amados leitores de livros: toda vez que você pega em um livro para abrir a sua inteligência, escolhendo o que lhes é útil, produtivo, edificante e atrativo, vocês conseguem se divertir, se relaxar, aumentar o seu vocabulário, se relacionarampliar a sua compreensão humana, ser cheio de novidades, informações e conhecimentos, etc., além de exercitar o seu cerébro para novos hábitos e desafios, apenas revisando o que aprendeu para exercer ou praticar todos os dias estes e outros respectivos ensinamentos.
Qualquer que seja a sua inteligência, o seu sucesso profissional dependerá 99% do seu esforço e do seu querer. Seu sucesso dependerá, além de um pouquinho de sorte, de: — sua disciplina, — sua persistência. O sucesso não é nada diante de 99% de obstinação e força de vontade. O erro está em supervalorizar, ou menosprezar, esse 1% .
" A vida é um prato cheio para quem sabe usar a inteligência de modo adequado e eficaz, traçando metas e almejando sempre novos objetivos todos os dias. Faça de sua derrota a sua melhor experiência para alcançar a sua maior vitória, erga a cabeça e continue a longa jornada na caminhada da vida e em hipótese alguma se esqueça que só você é quem determina qual o melhor caminho que você deve seguir "...
Minha inteligência é grande demais para aceitar a ignorância humana e suas abjetas ramificações. Que eu jamais faça parte dessa alienação de seres egoístas, soberbos e desafeiçoados que existem apenas para si mesmos, não se preocupando jamais com a essência da vida, que é a prática ininterrupta e perpétua da caridade.
Não confunda a síndrome do pensamento acelerado com inteligência precoce. A atual geração avança em passos largos a uma tecnologia dos sentidos computadorizados. O excesso de informações pode ser um enorme empecilho para a saúde e desenvolvimento intelectual de seu filho. Para cada tempo, existe um determinado método de ensino. Imponha limites. Seja pai, seja mãe, seja responsável.
A inteligência não é a simples quantidade de conhecimento que se adquire através de livros, ensinamentos ou qualquer doutrina, mas, sim, a capacidade inerente do indivíduo de adaptar-se e evoluir rapidamente frente a um determinado estímulo, ou seja, é a sua criatividade. Um gênio nunca será gênio em meio a outros como ele, apenas será, quando cercado de “ignorantes” que o admira.
Elevamos nossa inteligência ao superior nível da sabedoria quando humildemente respeitamos a diversidade dos seres e da vida. Esse conhecimento ancestral dorme em nosso inconsciente ainda tão perdido dos valores iluminados do amor. Talvez quando conseguirmos despertar deste sono profundo e nebuloso possamos ir além dos nossos horizontes mesquinhos e conquistar a graduada grandeza da compaixão.
Loucura é sinônimo de inteligência. A exclusão social é o ponto inicial da criação de um intelecto que analisa perfeitamente como funciona uma sociedade. O mundo e as pessoas só conhecerão a paz, quando, primeiro conhecer a dor. A dor de se sentir sozinho, de viver em um mundo, onde, tudo só é vaidade e interesse.
Não foi apenas determinação, não foi somente inteligência, foi com a permissão de Deus, o apoio da família, o incentivo dos amigo e com a força de vontade. Esse caldeirão, me permitiiu, e que possa permitir ter força e fé, foco e determinação, além da sorte. E nesse momento, não desmerecendo os outros, mas pela situação, em especial, dedicoessa vitória a meu irmãoRamon Fernandes não apenas essa vitória, mas, se Deus permitir, também a próxima!
A imprecisão precisa dizer o que convém na inteligência de segurar pensamentos perdidos, pois as correntes mesmo cerradas, permanecerão fechadas aos merecimentos de que e quê, com a dúvida implantada à atingir ou errar na conclusão real da irrealidade, dando um estado inerente sob o comando do impreciso e preciso.
Hum... Dizem que os estudos mostram que em 2017 o nível de inteligência das pessoas caiu drasticamente. Talvez isso explique o motivo da pessoas terem errado o fim do mundo diversas vezes, e talvez isso explique o porque de tantas pessoas acreditando sendo que não era verdade. 2012 está ai pra provar isso.
Mais química e menos mecânica. Não existe algoritmo. Sensibilidade é a inteligência de sentir o mundo e as coisas de olhos fechados, de entender as entre-linhas e de enxergar aquilo que nem todos podem. Operações matemáticas não interessam e não servem para algumas coisas, conflitam com a essência de quem tem mais essência. Nada, nem sempre, quase nunca, é exato. Passa longe disso. O que se aproxima, evita o encontro e atrapalha o encaixe entre as almas.
O atributo fundamental “Inteligência” deveria alarma a alma que a tristeza, cansaço e procrastinação, percorrem incansavelmente em busca dos intensos e desajuizados. O trote de um maratonista venceu o homem mais rápido do mundo em uma corrida de 30 quilômetros. Verdadeiramente o raciocínio falha às vezes, o insucesso chega e a mente trava em oposição ao fracasso.
Queres testar os limites de minha tolerância? Basta subestimar-me a inteligência pelo tratamento dado a um débil mental. E se a ideia é saber a intensidade de minha ira, será o bastante impor-me algum tipo de controle ou a supressão do meu direito de escolha. Em ambos os casos poderás conhecer a dimensão de uma rebeldia assumida como indomável!
Até que ponto somos realmente inteligentes. Será inteligência ou ignorância? Tudo depende dos olhos que vislumbram. A ignorância da maior parte das pessoas é tão grande que as oportunidades se tornam quase impossíveis de serem percebidas. E como viver em um mundo onde a única mudança é a da roupa do corpo e a única decisão é que pizza pedir. Um mundo bolha, tão previsível que cansa os olhos futuristas daqueles que abraçam os desafios com paixão, correm riscos de tirar o fôlego e não aceitam viver uma vida repleta de restrições e limitações. A pior miopia que pode existir é permitir a si mesmo acreditar que se é soberano, único, intocável e que pode passar por cima de tudo e de todos. As pessoas que se dão bem em meio a toda essa turbulência são aquelas que aceitam as pessoas e realmente entendem que é impossível ser feliz sem aceitar as diferenças, os conflitos e os erros que a vida humana induz.
Não é preciso ter a sabedoria divina nem a inteligência dos grandes sábios. Basta apenas fazer o bem independente de qualquer coisa; fazer alguém sorrir sem medir esforços; ajudar alguém sempre que precisarem de você sem querer ou esperar algo em troca; etc. E é com esses e outros pensamentos que sigo a minha Vida.
Nada pode destruir a nossa inteligência se ela não quiser que assim o seja. Nenhuma força bruta pode ser dificuldade para o nosso intelecto. Somente os juízos ou ideias fundamentadas podem ser obstáculo para mudar o rumo das nossas opiniões. Falsas avaliações podem também nos levar ao erro. Mas se nossa inteligência for bem conduzida ela pode ser o nosso local de proteção e abrigo onde encontraremos a plena paz. (Da filosofia de Marco Aurélio)
Muitas vezes criamos pedras em nosso caminho por pura falta de inteligência. Uma dessas pedras chama-se mentiras. Essas são pedras que machucam, ferem e destroem. Destroem relacionamentos, confiança e grandes projetos. Mas além desta existem outras como o julgamento implacável que transforma pessoas comuns em juízes que condenam sem piedade aquelas que erram, mesmo que peçam perdão milhares de vezes.
Um dos maiores problemas de uma alta porcentagem das pessoas que têm a inteligência acima da média é que o fator que as diferencia também as exclui. No fim das contas vemos pessoas muito inteligentes intelectualmente, mas que trazem consigo a imaturidade emocional daqueles que não interagiram de forma adequada com seus pares. Olham com desdém para as pessoas que descrevem como inferiores, mas no fundo tudo o que mais desejam é ser reconhecidos por elas. São superiores em muitos aspectos, inclusive em sua solidão e arrogância, um dos principais mecanismos de defesa. A taxa de suicídios é bem alta também. Ou seja, acaba sendo uma vida bem triste se não existir um trabalho muito bem feito na escola e na família. No final das contas somos e sempre seremos seres sociais. Toda vez que isso nos é retirado os estragos são imensos.
O parâmetro para o limite da minha fé é a lógica que não desafie minha inteligência. Se uma ação ou decisão divina for capaz de agredir até mesmo a mim enquanto ser humano sujeito a inúmeras falhas, nunca serei convencido a dar-lhes crédito, pois que o Deus em que creio me deu como escudo o discernimento para que eu não fosse induzido a erro por falsos senhores da verdade. A chamada “fé cega”, que se permite conduzir por interpretações dadas por outrem, à priori é fruto da manipulação que se apressa em preencher o vazio deixado pela ignorância.