Textos sobre Fé
Já faz um tempo que desfilo por aí como se carregasse um alvo pendurado em minhas costas. Faz parte... Afinal, nossas decisões, escolhas e renúncias, trilham os caminhos que escolhemos. Mas ainda assim, com todas as dificuldades, me faço mais sorrir que sofrer.
Sinto, sim, o peso de toda energia negativa, toda inveja, todos os olhares odiosos e frustrações que atravessam a rua apenas para me atingir. Mas sigo no meu lado da calçada, com as mesmas intenções, sem alterar o ritmo de minhas passadas.Mais que o peso dos malefícios e complicações de minhas escolhas, sinto a leveza dos acertos, que mesmo ainda pequeninos, são suficientes para manter em meu rosto o sorriso, e em meu coração, a esperança.
E sorrindo, agindo conforme as minhas convicções, tendo a licença da minha consciência para sofrer e cometer alguns erros inocentes enquanto tento acertar, dormirei em paz e seguirei no mesmo caminho. Pois, mais importante que a vitória é a maneira com a qual lutamos e vencemos.
“Você acha que seu caso (problema) não tem solução? Porque não busque e confie naquEle que é o único Deus que soluciona tudo. O mesmo que criou todas as coisas, abriu o mar vermelho, deu seu único filho para que sejamos curados e salvos, é o mesmo que pode mudar sua vida seja como estiver. Os céus e a terra vivem envolta do Seu poder. Viva com Ele. Viva pra Ele.”
—By Coelhinha
"Olhares que falam, manifestam-se e transmitem a verdade em nós, ultrapassando a beleza externa, o intelecto, as exterioridades da vida mundana, mas penetra no âmago da Alma através das afinidades e simpatias correspondentes, e muitas das vezes, em um determinado momento, transcendem a tudo, comunicando-se interiormente, nas plácidas manifestações do verdadeiro amor que unifica e embeleza, vivendo-se temporariamente como Peregrinos na terra da mutabilidade evolutiva."
"Um Eterno Aprendiz"
Heresia: depende do ponto de vista do herético histérico que vê!
Quando eu era católica, os evangélicos diziam que eu era herege, me acusando de idolatria.
Quando eu era espírita, evangélicos e católicos diziam que eu era herege, me acusando de idolatria, ocultismo e feitiçaria.
Achando que eu virei evangélica, católicos e espíritas dizem que eu sou herege, me acusando de idolatria a mamom.
E os evangélicos que acham que eu sou evangélica, dizem que sou herege porque me identifico com a fé de pastor tal e tal, tidos como hereges.
Quando digo que sou apenas cristã, eles insistem dizendo que sou herege, pelo fato de eu não idolatrar nenhuma religião, assim como eles fazem, colocando doutrinas e instituições religiosas acima de Jesus.
Ou seja, de um jeito ou de outro, sou herege em algum momento para alguém.
Todos são muito bons em acusar os outros pela fé que professam. Os religiosos se preocupam em converter (religiosamente) os já convertidos (a Jesus), pois querem estar certos doutrinariamente falando. Não se apegam nas igualdades da fé, e sim nas diferenças interpretativas. Não são levados pelo amor e sim pela letra. Pregam a Graça quando são acusados, mas usam a Lei quando são os acusadores. Daí fica aquele embate teológico que só serve para inflar os egos em suas competições sagradas, deixando o capeta orgulhoso com o que de melhor ele opera nos sentimentos humano: a vaidade.
Vão pegar outro pra Cristo! Literalmente falando, e não ironicamente. Vão converter os ateus pra Cristo, os muçulmanos pra Cristo, os adoradores de mamom pra Cristo... Isto sim é evangelismo! Vão resgatar as almas perdidas, as almas carentes! Há lugares no mundo em que a bíblia ainda não chegou, assim como a eletricidade e o saneamento básico. Falta tudo nesses lugares, para essas pessoas, menos Deus. Enquanto que há lugares (e pessoas) que tem tudo, tem bíblia, tem teologia, mas não tem Deus.
As pessoas ficam curiosas sobre a minha fé (no sentido de religião)... Perguntam-se o que me fez mudar tanto de rumo, porque deixei de ser da religião tal e tal, blá blá blá... Afinal, que apito eu toco?
Como disse, sou cristã. Nada mais e simples assim!
Quando decidi não ser mais enganada ou enrolada, me tranquei em meu quarto e fui buscar respostas na bíblia.
Quando decidi conhecer verdadeiramente Deus, deixei de ler qualquer outro livro para ler somente a bíblia, o livro de Deus.
Leio outros livros, escuto e converso com outras pessoas, mas é na bíblia que encontro tudo o que me é suficiente saber, e mais especificamente no evangelho. E se não existissem outros livros, se não existissem religiões, a bíblia bastaria. Na verdade a bíblia basta, o evangelho basta, porque Jesus basta!
Não sou contra quem frequenta algum templo religioso, seja por temor, seja por amor. Não sou contra quem precisa de religião para se sentir e se dizer cristão. Minha contrariedade é para os que limitam Deus a religião, ou a uma religião. Colocam Deus dentro de um templo e acham que somente lá O encontramos. Especificam o relacionamento de Deus, como se Ele tratasse como fiéis somente os fiéis de cadeiras e de dízimos. Minimizam a onisciência de Deus, enfraquecem a onipotência de Deus, restringem a onipresença de Deus.
E eu que sou a herege! Eu e um bando de “coitados” que não se encaixam nos sistemas religiosos, em sua maioria, dogmáticos, sacerdotalistas e legalistas.
Os doutores da lei, da época de Jesus, disseram o mesmo sobre Ele, porque Ele não pregava em templos, repreendia os religiosos, curava aos sábados, reduziu os 10 mandamentos aos 2 primeiros, esteve mais rodeado de ímpios e gentios, criticou com veemência os ricos (e não enriqueceu), e por fim, porém não menos importante: morreu por nós, sendo o sacrifício definitivo da propiciação dos nossos pecados, já que pela lei nem um sequer teria a chance da graça e salvação. Esse mesmo Jesus não foi reconhecido como o Messias prometido por Deus, pelo povo que se dizia de Deus. O povo que se dizia de Deus acusou o próprio Deus de blasfêmia, porque Ele preferiu o amor a condenação. O povo que se dizia de Deus mandou soltar Barrabás, e coloca a culpa até hoje em Pilatos, porque o mesmo, tendo o poder de decisão, lavou as mãos passando a responsabilidade para o povo que se dizia de Deus.
É esse o meu Senhor! Deus de amor, misericórdia, perdão. Deus Pai, Deus criador, Deus único! É Ele, somente Ele que pode me julgar, salvar ou condenar. É Ele que me abençoa não com o que quero e nem da forma que quero, mas do que preciso e da maneira que só Ele sabe o motivo. É Ele a quem amo, seja no muito, seja no pouco. É o Deus da bíblia, do Torá e do Evangelho. O Deus de todos os que O querem como Deus, com ou sem religião, dentro ou fora de templos. Amor foi o mandamento maior, a lei acima da lei; e a fé (Nele) foi a condição.
Heresia: depende do ponto de vista do herético histérico que vê!
Vigiem na terra, irmãos! O véu rasgou... E as máscaras vão cair.
Recomeçando
Não importa em que momento da vida se perdeu, ou quanto tempo desperdiçou com coisas que hoje julga banal.
De maneira alguma o tempo pode ser desperdiçado, mesmo que por vezes sintamos este sentimento e nos culpemos por tantas falhas e erros cometidos, o tal “tempo perdido”. Costumo pensar que tudo que fiz até hoje no qual não obtive os resultados que tanto esperei, não passaram de contra tempos e eventualidade que a vida colocou para eu descobrir algo. Mesmo que este algo tenha me atrasado no percurso.
Atrasar-me? Sim! – Isso mesmo que você leu. Estes dias andei pensando, quantas e quantas vezes nós antecipamos os acontecimentos, bom, tentamos antecipar. Perdemos nosso precioso tempo julgando os eventos e por muitas e muitas vezes quebrando com sua cadeia lógica e precisa. Percebi que tudo, absolutamente tudo tem o tempo certo para acontecer, e julgo este, “o tempo de cada um”.
Por estes dias me peguei rindo do destino, pensando, “que danado, como pode esse tempo todo me atrasar?” – Nesta caminhada toda, sofri, chorei, senti raiva do destino, me revoltei com Deus! Meu Deus, como pude eu me revoltar com o Senhor? - Xinguei o acaso, atirei em todos os lados, cai, me levantei, andei, persisti e persegui o ritmo de tudo. Ora me via com tudo, outrora me via sem nada. Em um momento eu podia tudo, em outro eu não passava de um nada. Muitas e muitas pessoas cruzaram meu caminho e aos pouco iam levando um pedaço de mim. Com algumas eu sorri, com outras me iludi. Com amores eu sonhei, e deixava aos poucos de me amar. Foram tantos contratempos, que creio, alguns de vocês já passou por isso e ainda passam, como eu também, pois afinal, estamos no mundo e vivos, desprotegidos de todas essas adversidades.
- Estamos à deriva do acaso? Meu Deus será isso?
Bom, cada um aprende de uma forma, cada um de nós lidamos com tudo isso de uma maneira. Pois aqui ao criar o desfecho para esta reflexão, vai a forma como eu lido com isso. Será de valor para alguém? Não sei, mas está dando certo pra mim.
“Você não está sozinho nessa! Se olhar pro seu lado verá seu próximo passando pelas mesmas coisas, e sabe por que a vida não é perfeita para todos? Porque Deus não poderia deixar que você, exclusivamente você sofresse sozinho. Deus sofre conosco, mas não pelos mesmos motivos, mas sim, porque Ele deu ao ser humano a profunda capacidade de compreender uns aos outros, de passarmos por coisas semelhantes, por que só assim poderíamos entender a pessoa ao nosso lado, só assim poderíamos descobrir do que é composto o amor, o companheirismo, a amizade, o trajeto da vida. E ainda sim nossos olhos se voltam unicamente para nós mesmos e no tempo que estamos perdendo.”
Enquanto eu achava que estava desperdiçando o meu tempo, a vida se estagnava, mas quando passei a entender a dor, e a viver essa dor junto com meus semelhantes, descobri a felicidade. “A felicidade esta na dor?”. Se é isso que se perguntou, digo então que não, mas sim no fato de finalmente sentir que não estou sozinho nessa, que meu tempo não é em vão e que não importa em que momento da vida eu tenha parado, sempre há uma nova forma de recomeçar. A verdade é que a vida me concedeu tantos contratempos porque a hora do verdadeiro milagre acontecer é agora. Acreditem nessa verdade e entregue ela a Deus, acreditem uns nos outros, nas suas capacidades, não se lamentem, vivam cada dia e acreditem no tempo mas acima de tudo, creia nos milagres que ele é capaz de nos trazer.
O processo de transição de abian para um yawò possui um ponto de partida muito evidente. Este ponto de partida não é nenhum fundamento e nem tão pouco um awò (segredo) recheado com mistério. Para mim ele é simplesmente a tarefa do Babàlórìsà em observar o amor que o abian demonstra ao Orisà e à religião, o quanto ele está disposto a se sacrificar e se dedicar ao posto de Yawò, chamo isso de iyàsímímo, que significa nada mais nada menos que absoluta entrega e dedicação.
O respeito ao seu futuro Babàlórìsà e às regras do seu Ilè deve ser demonstrado antes mesmo de sua entrada. Estes pontos são observados em pequenos detalhes do cotidiano de cada um, e obviamente varia de um abian para outro, pois cada um possui o seu arà (modo de ser). Contudo o abian deve estar ciente de não estar momentaneamente empolgado com a iniciação e sim sentir dentro de si mesmo o seu okan sórò (a fala do seu coração) pois é através de seu okan que seu orisà lhe fala. E nesta íntima ligação entre abian e Orisà é que vai ser revelada a hora certa da entrega total.
Orixá não quer luxo, não quer adé de ouro e muito menos tafetá de show. Orixá não quer apenas receber o seu asé, ele quer principalmente dar o asé que seu filho necessita para ser feliz. Orixá não é iniciado para trazer riquezas e sim trazer a felicidade, saúde, amor e trabalho, se assim seu omò (filho) souber receber este asé que lhe é ofertado com tanto amor.
Orixá é simplicidade, pé no chão e acima de tudo Humildade.
Não se inicie ao Orixá por vaidade e sim por amor.
Amor herói
O amor poderia se um super herói;
Que envolvesse as pessoas que amamos e as protegessem,
Que fosse capaz de tirar todas as magoas e sentimentos que nos destrói,
E que fizesse-nos acreditarmos na não existência do mal e apenas no bem!
O amor poderia ser um super herói;
Aprova de balas, doenças, negligências e tudo que nos dói,
Poderia ser a cura para tudo que há de ruim no mundo,
Mas, o amor não pode evitar a morte e perder quem amo e o meu medo mais profundo!
O amor poderia ser um super herói;
Deveria ser de igual para todos nós,
Um dom que já nascêssemos com ele despertado,
Porque no decorrer da vida, amar ao próximo parece não ser nada fácil!
O amor poderia ser um super herói;
É um dom que carregamos livre de apegos emocionais,
Por onde passamos cultivamos o sentimento de amor,
É assim que a verdadeira amizade se constrói...
Por: Igor Barros
Rosa
A vida sempre nos reserva surpresas, sejam boas ou ruins. Entendemos que as ruins - por assim julgarmos - nos fazem aprender e melhorarmos. Porém, como seres imperfeitos e materialistas que somos, temos o costume de nos compararmos com os que acreditamos serem mais felizes. Será mesmo?
Outro dia estava conversando com um rapaz com pouco mais de duas décadas de vida. Ele contava-me que tinha uma definição de felicidade que até o presente momento eu desconhecia, pois sempre ouvi dizerem, de uma forma ou de outra, que felicidade era sinônimo de bens materiais. Já intrigado, questionei-o qual era sua definição e como ele chegara àquela conclusão. Ele contou-me sua história até então:
"Olha, senhor, nasci sob alto risco, ficando por dias rodeado de cachorros e gatos de rua. Fui abandonado pela genitora com semanas de vida e com poucos meses fui colocado à prova com uma pneumonia dupla. Plantada essa rosa tive todas as doenças infantis posteriormente. Uma roseira se fez! Na dureza do dia-a-dia fui aprendendo com o que ouvia e, principalmente, sentia, daqueles que rodeavam-me. Após alguns anos fui submetido à uma cirurgia. Recuperação um pouco conturbada, todavia mais uma rosa plantada. Sem deixar-me abater e sorrindo sempre, consegui chegar ao último ano da etapa chamada colégio. No meio do ano, uma apendicite supurada ocasionando abscesso de parede posterior poderia fazer-me desistir. Entretanto, este termo não consta no meu dicionário de vida. Outra rosa, após meses, fora plantada. Segui em frente. Aprovado no vestibular em curso escolhido apenas para ver nascer o sorriso daquela que criou-me juntamente com meu pai, novamente o destino insistiu em fazer-me desistir, levando-a a poucos meses da formatura após cinco anos de faculdade. Ainda sim, jamais desisti do que sempre me fez afirmar que sou feliz...simplesmente ajudar aos outros com o pouco que aprendi e possuo, desejando ajudar muito mais, ainda que insistam em dizer, dia após dia, que não será possível e que o dinheiro é tudo na vida. Mas, por quê essa dúvida? Quem é você?"
Impressionado, resolvi fazer mais uma pergunta antes de responder a essas que ele havia me feito:
- "Mas por quê a cada superação você diz que plantou uma rosa?"
- "É simples. Cada vez que deixamos a tristeza aproximar-se estamos perdendo a possibilidade de fazer um sorriso nascer no rosto de alguém e o valor de um sorriso sincero é inestimável. Por mais que eu sofra por dentro, por mais que seja doloroso, sempre terei um sorriso e uma palavra de força e coragem para ofertar, além de fazer o máximo para ajudar. A rosa, como símbolo de afeição, delicadeza e beleza ocasiona imensa alegria e um estado de espírito maravilhoso. O senhor já ofertou uma rosa a alguém hoje?"
Sem jeito, respondi as suas questões anteriores:
- "Não importa mais a razão da dúvida. Antigamente eu atendia por Ganância, mas a partir de hoje pode me chamar de Rosa.
Palavras ao vento, ou somente em movimento
Tudo tão lento e rápido ao mesmo tempo
Que quase perco meu alento
no colo do Tempo
Maiúscula ou minúscula
estamos todos na mesma busca;
complicada e confusa, ou não,
só obtusa
Mas não perco a esperança
quem acredita sempre alcança
Se eu consegui rimar,
você até o Senhor pode tocar
escutar
abraçar
alcançar
amar!
Quando Deus fecha uma porta, abre mil a nossa frente, o egoísmo humano faz a luz dos olhos ficar obscura. Quando estamos tristes, nos sentindo só, Deus está do nosso lado e muitas vezes não o sentimos por falta de fé. Quando Deus nos visita na aparência de uma pessoa carente, não o encontramos porque esperamos um Deus só para nós.
Deus ama a todos igualmente, como ninguém jamais nos amou nem irá amar. Pense nisso...
Profª Lourdes Duarte
Todos os desejos são propostas de consumo. Inclusive aquele desejo supremo de viver para sempre. A imortalidade implica em eterno consumo.
A mercadoria mais leve e menos barata é a esperança. Aceitar a ideia de uma vida infindável é como comprar o brilho de uma estrela apagada, fulgor fantasma extinto em sua origem. Os mercadores da fé vendem a areia de seus desertos, oferecendo peneiras para carregá-la.
"Você está preocupado(a) com as tempestades e não aguenta mais sofrer? Não se preocupe com as lutas, as pedras que estão no seu caminho pra fazer sua fé se abalar e pensar em desistir. O caminho é grande mais maior sou "Eu" que te protejo, estou contando contigo pra seguir está guerra. Te escolhi filho(a) porque sei do teu coração. Não temas "Eu te capacito". Não desista, muitas almas virão a mim atraves de ti."
Seja forte vaso. Jesus te ama!
—By Coelhinha
VOLTAR A CRER - DEÃO
As montanhas me cercam sempre,
Vivo em vales sem mestres e deãos,
Crio os meus ritos ao sabor do vento,
Rezo ao Jesus que foi morto na cruz,
Faço oferendas aos orixás da África,
Saudações para o grande Deus Tupã,
Acredito em todos os deuses e deusas,
Creio no poder da fé do ser humano.
Somos condores com poder na palavra,
Somos o antigo e o moderno unidos.
Nossa fé é o deão sábio que tudo conduz,
Que rasgou a batina e esqueceu a cruz,
Que acredita apenas na capacidade,
Que tudo pode ser vencido e conseguido.
Hoje no vale entre montanhas estou aqui,
A procura de um deão que me guie,
Leve-me a acreditar na imagem do espelho.
Quem sabe que minha intuição esteja errada...
André Zanarella 27-03-2013
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/4996076
A vida não é só feita de alegrias e felicidade. Se andas triste, sofrendo por algum problema, lute, de a volta por cima , seja feliz. Lembre-se, Já existe gente demais por aí se arrastando triste amargurada, cansada da vida, sem esperança para seguir em frente, sem fé, sem amor, desiludida, não seja mais um (a)reabasteça seus ânimos cotidianamente, reflita, dê um direcionamento a sua vida e vá ao encontro de si mesmo.
Profª Lourdes Duarte
Quer saber? De frágil eu não tenho é nada, eu sou guerreira! E se o medo me assustar, em Deus encontrarei abrigo, e se o problema insistir, a Deus entregarei e descansarei, e se as lágrimas lavarem minha face, Deus as secará, e se um dia eu pensar em desistir, Deus renovará meu ser e minha alma, sou cheia do Espírito Santo e não vai ser qualquer coisa que vai me desviar do meu caminho!
#PriscillaRodighiero
Sabe qual é a diferença entre Eu e as demais pessoas?
Eu acredito em Deus! Eu vejo a vida com os olhos da fé, vejo nas tempestades chances de crescimento, vejo nas minhas lágrimas a alegria no amanhã e de todo meu esforço e fidelidade com Deus, vejo a minha vitória chegando!
#PriscillaRodighiero
Uma oração, uma prece, um "Pai Nosso" ou uma "Ave Maria";
Não importa a religião, tampouco o jeito como você fará;
Eu só quero passar a mensagem que uma conversa com nosso Ser Supremo, nosso Deus, nosso melhor amigo, nunca é demais, é alimento. Junte suas mãos e desabafa.
Madrugada, pensamentos soltos; frases; rabiscos; versos feitos, ou quase feitos.
Manuscritos se criam com a magnitude do silêncio; e para mim não há melhor silêncio que esse da alma;
Os manuscritos mais lindos foram escritos por almas sensíveis, cujo a maioria se encontra no silêncio de um quarto à meia luz, em seu próprio mundo; em sua própria madrugada.
Você já sentiu uma vontade inexplicável de estar junto de uma pessoa. Uma sensação irresistível de caminhar sempre de mãos dadas para onde ela caminha. Uma sensação que se não estiver ao lado dela você nunca será completamente feliz.
Pois eu sinto isso todos os dias.
Senhor permite me partilhar de sua companhia, deixa me seguir seus passos e guia me para teu caminho .
Escuta minhas preces e conduz me para a felicidade, faz me digno de receber suas bênçãos e misericórdia.
Segura minhas mãos e jamais as deixe longe de ti.
Senhor de misericórdia e bondade, faz com que todos que estão lendo está mensagem recebam sua luz e encontrem o caminho da libertação e remissão que só os justos são dignos.
Que neste momento todas as suas aflições físicas e espirituais sejam quebradas, que suas tribulações sejam resolvidas e só o amor de Cristo habite seu corpo.
Traz a paz merecida a seu lar e familiares, revigora as forças do poder do divino Espírito Santo através dos sete dons do santíssimo.
Que assim seja hoje e todo o sempre.
Amém.
- Relacionados
- Textos de motivação para vencer desafios e superar obstáculos
- Mensagens de fé e reflexão para momentos de inspiração
- 64 frases de fé em Deus que dão força em momentos difíceis
- Textos de Parabéns
- Frases bíblicas para status que vão expressar e fortalecer sua fé
- 53 versículos (os mais lindos e fortes) da Bíblia para compartilhar a fé
- Tudo é possível com fé em Deus: frases para não perder a motivação