Textos sobre Falar
...Porque o amor que tenho
continua a andar nos trilhos,
a assoviar no alto das colinas,
a falar nas flores
e a cantar no teu sorriso.
Pois nunca..., nunca mesmo serei voz silenciada.
Falo do meu amor ao que me ouve,
sou indiferente ao tempo,
às distâncias que inflamam-me as palavras
pois ouso na liberdade do pólen.
Porque contenho a tua nudez no que sou,
nem sempre sei ser-me,
pois os teus detalhes já me tomaram
como a alegria explosiva do vento.
Saberás que te amo no quanto que não sou...,
para não deixar de amar-te nunca.
Porque não quero a primavera
sem ter primeiro o frio que me traz o teu calor.
Não quero a certeza do que pode vir ou não,
quero a dúvida,
quero o presente,
quero a verdade dos que ainda não sabem...
MÚSICA: Resposta ao Cálice
Me proibiram de falar de Deus
Me censuraram por falar de mim
Me ameaçaram pelos olhos teus
Que quase a minha vida teve fim
Minha memória a mente sufocava
Meu coração não tinha serventia
E até hoje eles fazem chorar
Sendo que agora eu quero alegria
De que valeu ser filho de uma santa
Se foi a outra que me acalentou
A realidade menos morta e bruta
E a mentira forte se tornou
De que valeu ser filho de granfino
Se a pátria toda era inconsolável
Me obrigaram a cantar o hino
Bebendo á força água impotável
Tão intolerável se tornou a vida
Tão muito escuro se tornou o dia
Tão claridão se fez a agonia
Que nada mais nesse mundo se via
E a partir de então, não têm mais cores
E a partir de então, sem mais amores
E a partir de então, não há saída
E a partir de então, acaba a vida
Porque aqui eu apanhava tudo
Ao mesmo tempo eu confessava nada
Cansei de ser capacho do governo
E de brincar dessa tal palhaçada
Hoje eu sei: Sou cidadão honrado
Que não perdoa o que foi perdoado
E agora o meu peito não mais cala
E agora a minha boca sempre fala
A porca gorda caminhou á beça
A faca usada cortou a cabeça
Se abriu a porta com facilidade
Se abriu a porta de uma liberdade
Não sinto mais o amargo da bebida
Talvez seja porque encontrei saída
Agora eu sempre acordo calado
E tomo rumo pra qualquer pecado
Dessa banana, eu quero uma metade
Desse senado, a honestidade
Do ser feliz, quero a felicidade
Pro Brasileiro, exijo a liberdade
Ela falou, mas ele já sabia.
Ele sabe até as coisas que ela não chegou a falar.
Ele a conhece como ninguém chegou a conhecer.
Ela se abriu, ele entrou. E foi longe, fundo.
Bem fundo, onde jamais ousaram ir.
Mas ele sabe, ela também... O amor nem sempre chega na hora, ou no lugar certo.
Ela já falou, ele teme acreditar.
Um dia vão se encontrar, nos sonhos, ou quando a lua brilhar. Porque pra ela, o sol não existe mais...
Antes de falar das pedras portuguesas que enfeitam o Rio de Janeiro, e que me foi contada pela Renata Machado Nogueira e a Elzely Lanna, que me disse sobre as outras pedras, vou contar algumas do meu filho, o Felipe, já conhecido de alguns aqui nesta rede.
Eu só viajo a lazer com meus filhos, pus na minha cabeça, que seria uma sacanagem com eles, eu viajar para passear, namorar, etc..etc... e não levá-los e assim tem sido, nestes anos que vou tentando criá-los. Cada viagem é de uma forma, as vezes com sobra de grana e outras no limite, ou vulgarmente falando na conta do chá. criei uma regra sobre valores máximos gastos diariamente. Fomos almoçar tarde, lá pelas 3 ou 4 da tarde e fomos a um restaurante na orla do Leme, por óbvio, restaurantes na orla marítima, são sempre mais caros, ainda mais no rio que recebe o maior número de turistas aqui no Brasil, então não é fácil. Mas estranhei pois o preço da feijoada, estava o mesmo que o daqui de Belo Horizonte. Ora, feijoada no Rio, é a feijoada e pedimos. meia hora depois vem o garção e nos diz que acabou. Pelo preço da feijoada eu pensei que tudo estava no mesmo padrão. Que nada mermão! Comemos, ficamos satisfeitos e pedimos a conta e veio aquele monstro de filme de extraterrestes, aquelas coisas mais esquisitas e sem qualquer sentido. O fato é que me assustei, pois eram pratos simples e que você encontra em qualquer lugar. Passado o susto um dos meus filhos se vira e diz: - E a sobremesa? Vai o felipe e com a carinha mais simples do mundo, respondeu, antes deu falar qualquer coisa, ele olhando para o garção e o irmão.
- Que sobremesa nada! Viu não o preço da conta? - da conta não? - do assalto! - Vamos comer uma barrinha de cereal de sobremesa e tá muito bom.
Depois desta, só queria ir embora e rápido, pagamos num silêncio tumular e fomos embora, claro, á procura da barra de cereal.
Por que falar de ti?
Como não amar alguém tão sublime? Incorruptível é tua alma minha preciosa, pois o Senhor trabalha na tua vida desde o ventre. Sim, creio que a tenha escolhido para trazer alegria e conforto aos que acham que a vida não tem muito sentido. Queríamos muito tê-la e para nos dar todas as alegrias que os pais almejam, veio, a mais linda criança de toda a maternidade (essa historia é verídica e posteriormente será contada de como um bebezinho faz um hospital todo parar para vê-lo).
Por que falar de ti? Só porque aos treze anos de idade com o corpo de dezesseis, a cabeça de vinte, muitas vezes mais “careta” mais madura “anos luz” que a mãe que teme em crescer, sofrer, envelhecer. Por quê? Porque toca lindamente seu violão e ainda porque faz belíssimas composições engrandecendo ao seu Deus por tudo que Ele representa pra ti?
Sim, certamente por tua determinação de fazer as coisas acontecerem mais serenas perto de ti. Porque com tua bondade e olhar meigo me sinto mais próxima de Deus. Vou agradecer ao Senhor todos os dias por tê-la como filha. Obrigada por me escolher para ser sua mãe, sua amiga.
O que dizer da beleza?
O que falar do horizonte?
Dessa amplitude, dessa bela magnitude?
Afirmar que é somente beleza, seria ofensivo.
Assim, como tentar explicar detalhadamente tudo o que significa.
Realidade, ilusão... Coisas da vida.
Quero viver dessa beleza.
Vou me banhar nas profundezas.
Quero sentir esse cheiro,
Desesperar-me e me acalmar.
Sentir, quero sentir.
Tudo isso... é isso que eu quero.
Quero viver e amar.
Quero amar e viver
5 Motivos para adorar a vida.
1. Poder acordar todos os dias ver, respirar, falar, rir, comer e beber vê aqueles que eu amo ainda estão com saúde e poder dizer a eles quanto eu os amos, poder perdoar e amar, poder andar e contemplar a natureza que foi dada por Deus.
2. Saber que é amado por alguém, ter um trabalho ou estudo que nos de algo bom no futuro, ter força para superar os problemas por maior que eles sejam.
3. Ser feliz por ter fé e por ter esperança e por acreditar, você perdeu algo ou alguém, mas manteve a esperança já é uma maravilha.
4. Ter um dom dançar, escrever, falar, atuar e mostra para aqueles que querem o mesmo que podem conseguir.
5. Deus é o motivo para adorar a vida é também aquele que nos faz adorar tudo que foi descrito acima.
Ninguém Paga Minhas Contas Para Falar De Mim
"Não me importo com o que as pessoas falam de mim, ninguém paga minhas contas então da minha vida cuido eu"
Engano seu.
Se preocupe com o que as pessoas pensem a seu respeito, pois não vive só nesse mundo e o seu destino e as portas que se abrem ou se fecham, quem decide são os outros e não você.
Pode escolher apenas se faz ou não faz, mas sem o outro você não vive e muito menos sobrevive.
Não se preocupar com o que os outros pensam de ti, é se anular como pessoa, recusar o seu sucesso e se atirar na solidão.
- Massáo Alexandre Matayoshi
Tudo que eu fizer,falar...toda minha vida será pouco para agradecer a Deus tudo que tem feito...
Deus e maravilhoso demais...seu amor grandioso e inexplicável,sua misericórdia infinita...
Aprendi com ele que acima das circunstâncias adversas, acima das decepções,acima da ansiedade,acima de qualquer situação devemos GUARDAR NOSSO CORAÇÃO COM A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO!
Confie,creia e descanse na paz de Deus...o mundo pode estar em crise, mas o céu nunca estará!
Nosso Pai e bom em todo tempo
Se alguém lhe falar que gosta de você pela sua beleza, não gosta é apenas desejo!
Pela sua inteligência? Não gosta, é apenas admiração.
Pelas coisas boas que você tem a oferecer? Não gosta, é apenas interesse.
Mas... Se lhe disser que gosta de você, sem saber ao certo o porque?! Acredite! Esse alguém realmente gosta de você.
Fala tu pois já que em vida
falar não soube ou não quis,
Não falas, ainda te riz.
Mostra estes dentes sem brilho
de uma caveira isto só,
quero saber do infinito
cá isto já sei que é pó.
O berço chora não ri,
nada o túmulo nos diz
pois em que fonte se mata
a sede de ser feliz.
Constitui para mim uma honra e uma alegria falar diante desta Câmara Alta, diante do Parlamento da minha Pátria alemã, que se reúne aqui em representação do povo, eleita democraticamente para trabalhar pelo bem da República Federal da Alemanha. Quero agradecer ao Senhor Presidente do Bundestag o convite que me fez para pronunciar este discurso, e também as amáveis palavras de boas-vindas e de apreço com que me acolheu. Neste momento, dirijo-me a vós, prezados Senhores e Senhoras, certamente também como concidadão que se sente ligado por toda a vida às suas origens e acompanha solidariamente as vicissitudes da Pátria alemã. Mas, o convite para pronunciar este discurso foi-me dirigido a mim como Papa, como Bispo de Roma, que carrega a responsabilidade suprema da Igreja Católica. Deste modo, vós reconheceis o papel que compete à Santa Sé como parceira no seio da Comunidade dos Povos e dos Estados. Na base desta minha responsabilidade internacional, quero propor-vos algumas considerações sobre os fundamentos do Estado liberal de direito.
Seja-me permitido começar as minhas reflexões sobre os fundamentos do direito com uma pequena narrativa tirada da Sagrada Escritura. Conta-se, no Primeiro Livro dos Reis, que Deus concedeu ao jovem rei Salomão fazer um pedido por ocasião da sua entronização. Que irá pedir o jovem soberano neste momento tão importante: sucesso, riqueza, uma vida longa, a eliminação dos inimigos? Não pede nada disso; mas sim: «Concede ao teu servo um coração dócil, para saber administrar a justiça ao teu povo e discernir o bem do mal» (1 Re 3, 9). Com esta narração, a Bíblia quer indicar-nos o que deve, em última análise, ser importante para um político. O seu critério último e a motivação para o seu trabalho como político não devem ser o sucesso e menos ainda o lucro material. A política deve ser um compromisso em prol da justiça e, assim, criar as condições de fundo para a paz. Naturalmente um político procurará o sucesso, sem o qual não poderia jamais ter a possibilidade de uma ação política efetiva; mas o sucesso deve estar subordinado ao critério da justiça, à vontade de atuar o direito e á inteligência do direito. É que o sucesso pode se tornar também um aliciamento, abrindo assim a estrada à falsificação do direito, à destruição da justiça. «Se se põe á parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?» – sentenciou uma vez Santo Agostinho (Decivitate Dei IV, 4, 1). Nós, alemães, sabemos pela nossa experiência, que estas palavras não são um fútil espantalho. Experimentamos a separação entre o poder e o direito, o poder colocar-se contra o direito, o seu espezinhar o direito, de tal modo que o Estado se tornara o instrumento para a destruição do direito: tornara-se uma banda de salteadores muito bem organizada, que podia ameaçar o mundo inteiro e impelí-lo até à beira do precipício. Servir o direito e combater o domínio da injustiça é e permanece a tarefa fundamental do político. Num momento histórico em que o homem adquire um poder até agora impensável, esta tarefa torna-se particularmente urgente. O homem é capaz de destruir o mundo. Pode manipular a si mesmo. Pode, por assim dizer, criar seres humanos e excluir outros seres humanos de serem homens. Como reconhecemos o que é justo? Como podemos distinguir entre o bem e o mal, entre o verdadeiro direito e o direito apenas aparente? O pedido de Salomão permanece a questão decisiva perante a qual se encontram também hoje o homem político e a política.
Grande parte da matéria que se deve regular juridicamente, pode ter por critério suficiente o da maioria. Mas é evidente que, nas questões fundamentais do direito em que está em jogo a dignidade do homem e da humanidade, o princípio maioritário não basta: no processo de formação do direito, cada pessoa que tem responsabilidade deve ela mesma procurar os critérios da própria orientação. No século III, o grande teólogo Orígenes justificou assim a resistência dos cristãos a certos ordenamentos jurídicos em vigor: «Se alguém se encontrasse no povo de Scizia que tem leis irreligiosas e fosse obrigado a viver no meio deles, (…) estes agiriam, sem dúvida, de modo muito razoável se, em nome da lei da verdade que precisamente no povo da Scizia é ilegalidade, formassem juntamente com outros, que tenham a mesma opinião, associações mesmo contra o ordenamento em vigor» [Contra Celsum GCSOrig. 428 (Koetschau); cf. A. Fürst, «Monotheismus und Monarchie. ZumZusammenhang von Heil und Herrschaft in der Antike», inTheol.Phil. 81(2006) 321-338; a citação está na página 336; cf. também J. Ratzinger, DieEinheit der Nationem, Eine Vision der Kirchenväter (Salzburg-München1971) 60].
Com base nesta convicção, os combatentes da resistência agiram contra o regime nazista e contra outros regimes totalitários, prestando assim um serviço ao direito e à humanidade inteira. Para estas pessoas era evidente e de modo incontestável que, na realidade, o direito vigente era injustiça. Mas, nas decisões de um político democrático, a pergunta sobre o que corresponda agora à lei da verdade, o que seja verdadeiramente justo e possa tornar-se lei não é igualmente evidente. Hoje, de fato, não é de per si evidente aquilo que seja justo e possa tornar-se direito vigente relativamente às questões antropológicas fundamentais. À questão de saber como se possa reconhecer aquilo que verdadeiramente é justo e, deste modo, servir a justiça na legislação, nunca foi fácil encontrar resposta e hoje, na abundância dos nossos conhecimentos e das nossas capacidades, uma tal questão tornou-se ainda muito mais difícil.
Como se reconhece o que é justo? Na história, os ordenamentos jurídicos foram quase sempre religiosamente motivados: com base numa referência à Divindade, decide-se aquilo que é justo entre os homens. Ao contrário doutras grandes religiões, o cristianismo nunca impôs ao Estado e à sociedade um direito revelado, nunca impôs um ordenamento jurídico derivado duma revelação. Mas apelou para a natureza e a razão como verdadeiras fontes do direito; apelou para a harmonia entre razão objetiva e subjetiva, mas uma harmonia que pressupõe serem as duas esferas fundadas na Razão criadora de Deus. Deste modo, os teólogos cristãos associaram-se a um movimento filosófico e jurídico que estava formado já desde o século II (a.C.). De fato, na primeira metade do século II pré-cristão, deu-se um encontro entre o direito natural social, desenvolvido pelos filósofos estóicos, e autorizados mestres do direito romano [cf. W.Waldstein, Ins Herz geschrieben. Das Naturrecht als Fundament einermenschlichen Gesellschaft(Augsburg 2010) 11ss; 31-61]. Neste contato nasceu a cultura jurídica ocidental, que foi, e é ainda agora, de importância decisiva para a cultura jurídica da humanidade. Desta ligação pré-cristã entre direito e filosofia parte o caminho que leva, através da Idade Média cristã, ao desenvolvimento jurídico do Iluminismo até à Declaração dos Direitos Humanos e depois à nossa Lei Fundamental alemã, pela qual o nosso povo reconheceu, em 1949, «os direitos invioláveis e inalienáveis do homem como fundamento de toda a comunidade humana, da paz e da justiça no mundo».
Foi decisivo para o desenvolvimento do direito e o progresso da humanidade que os teólogos cristãos tivessem tomado posição contra o direito religioso, requerido pela fé nas divindades, e se tivessem colocado da parte da filosofia, reconhecendo como fonte jurídica válida para todos a razão e a natureza na sua correlação. Esta opção realizara-a já São Paulo, quando afirma na Carta aos Romanos: «Quando os gentios que não têm a Lei [a Torah de Israel], por natureza agem segundo a Lei, eles (…) são lei para si próprios. Esses mostram que o que a Lei manda praticar está escrito nos seus corações, como resulta do testemunho da sua consciência»(Rm 2, 14-15). Aqui aparecem os dois conceitos fundamentais de natureza e de consciência, sendo aqui a «consciência» o mesmo que o «coração dócil» de Salomão, a razão aberta à linguagem do ser. Deste modo se até à época do Iluminismo, da Declaração dos Direitos Humanos depois da II Guerra Mundial e até à formação da nossa Lei Fundamental, a questão acerca dos fundamentos da legislação parecia esclarecida, no último meio século verificou-se uma dramática mudança da situação. Hoje considera-se a idéia do direito natural uma doutrina católica bastante singular, sobre a qual não valeria a pena discutir fora do âmbito católico, de tal modo que quase se tem vergonha mesmo só de mencionar o termo. Queria brevemente indicar como se veio a criar esta situação. Antes de mais nada é fundamental a tese segundo a qual haveria entre o ser e o dever ser um abismo intransponível: do ser não poderia derivar um dever, porque se trataria de dois âmbitos absolutamente diversos. A base de tal opinião é a concepção positivista, quase geralmente adotada hoje, de natureza. Se se considera a natureza – no dizer de Hans Kelsen – «um agregado de dados objetivos, unidos uns aos outros como causas e efeitos», então realmente dela não pode derivar qualquer indicação que seja de algum modo de carácter ético (Waldstein, op. cit., 15-21). Uma concepção positivista de natureza, que compreende a natureza de modo puramente funcional, tal como a conhecem as ciências naturais, não pode criar qualquer ponte para a ética e o direito, mas suscitar de novo respostas apenas funcionais. Entretanto o mesmo vale para a razão numa visão positivista, que é considerada por muitos como a única visão científica. Segundo ela, o que não é verificável ou falsificável não entra no âmbito da razão em sentido estrito. Por isso, a ética e a religião devem ser atribuídas ao âmbito subjetivo, caindo fora do âmbito da razão no sentido estrito do termo. Onde vigora o domínio exclusivo da razão positivista – e tal é, em grande parte, o caso da nossa consciência pública –, as fontes clássicas de conhecimento da ética e do direito são postas fora de jogo. Esta é uma situação dramática que interessa a todos e sobre a qual é necessário um debate público; convidar urgentemente para ele é uma intenção essencial deste discurso.
O conceito positivista de natureza e de razão, a visão positivista do mundo é, no seu conjunto, uma parcela grandiosa do conhecimento humano e da capacidade humana, à qual não devemos de modo algum renunciar. Mas ela mesma no seu conjunto não é uma cultura que corresponda e seja suficiente ao ser humano em toda a sua amplitude. Onde a razão positivista se considera como a única cultura suficiente, relegando todas as outras realidades culturais para o estado de subculturas, aquela diminui o homem, antes, ameaça a sua humanidade. Digo isto pensando precisamente na Europa, onde vastos ambientes procuram reconhecer apenas o positivismo como cultura comum e como fundamento comum para a formação do direito, reduzindo todas as outras convicções e os outros valores da nossa cultura ao estado de uma subcultura. Assim coloca-se a Europa, face às outras culturas do mundo, numa condição de falta de cultura e suscitam-se, ao mesmo tempo, correntes extremistas e radicais. A razão positivista, que se apresenta de modo exclusivista e não é capaz de perceber algo para além do que é funcional, assemelha-se aos edifícios de cimento armados em janelas, nos quais nos damos o clima e a luz por nós mesmos e já não queremos receber estes dois elementos do amplo mundo de Deus. E no entanto não podemos iludir-nos, pois em tal mundo auto construído bebemos em segredo e igualmente nos “recursos” de Deus, que transformamos em produtos nossos. É preciso tornar a abrir as janelas, devemos olhar de novo a vastidão do mundo, o céu e a terra e aprender a usar tudo isto de modo justo.
Mas, como fazê-lo? Como encontramos a entrada justa na vastidão, no conjunto? Como pode a razão reencontrar a sua grandeza sem escorregar no irracional? Como pode a natureza aparecer novamente na sua verdadeira profundidade, nas suas exigências e com as suas indicações? Chamo à memória um processo da história política recente, esperando não ser mal entendido nem suscitar demasiadas polémicas unilaterais. Diria que o aparecimento do movimento ecológico na política alemã a partir dos Anos Setenta, apesar de não ter talvez aberto janelas, todavia foi, e continua a ser, um grito de janela por ar fresco, um grito que não se pode ignorar nem acantonar, porque se vislumbra nele muita irracionalidade. Pessoas jovens deram-se conta de que, nas nossas relações com a natureza, há algo que não está bem; que a matéria não é apenas uma material para nossa feitura, mas a própria terra traz em si a sua dignidade e devemos seguir as suas indicações. É claro que aqui não faço propaganda por um determinado partido político; nada me seria mais alheio do que isso. Quando na nossa relação com a realidade há qualquer coisa que não funciona, então devemos todos refletir seriamente sobre o conjunto e todos somos reenviados à questão acerca dos fundamentos da nossa própria cultura. Seja-me permitido deter-me um momento mais neste ponto. A importância da ecologia é agora indiscutível. Devemos ouvir a linguagem da natureza e responder-lhe coerentemente. Mas quero insistir num ponto que – a meu ver –, hoje como ontem, é descurado: existe também uma ecologia do homem. Também o homem possui uma natureza, que deve respeitar e não pode manipular como lhe apetece. O homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza, e a sua vontade é justa quando respeita a natureza e a escuta e quando se aceita a si mesmo por aquilo que é e que não se criou por si mesmo. Assim mesmo, e só assim, é que se realiza a verdadeira liberdade humana.
Voltemos aos conceitos fundamentais de natureza e razão, donde partíramos. O grande teórico do positivismo jurídico, Kelsen, em 1965 – com a idade de 84 anos (consola-me o fato de ver que, aos 84 anos, ainda se é capaz de pensar algo de razoável) –, abandonou o dualismo entre ser e dever ser. Antes, ele tinha dito que as normas só podem derivar da vontade. Consequentemente – acrescenta ele – a natureza só poderia conter em si mesma normas, se uma vontade tivesse colocado nela estas normas. Mas isto – diz ele – pressuporia um Deus criador, cuja vontade se inseriu na natureza. «Discutir sobre a verdade desta fé é absolutamente vão» – observa ele a tal propósito (citado segundo Waldstein, op.cit., 19). Mas sê-lo-á verdadeiramente? – apetece-me perguntar. É verdadeiramente desprovido de sentido refletir se a razão objetiva que se manifesta na natureza não pressuponha uma Razão criadora, um Creator Spiritus?
Aqui deveria vir em nossa ajuda o património cultural da Europa. Foi na base da convicção sobre a existência de um Deus criador que se desenvolveram a idéia dos direitos humanos, a idéia da igualdade de todos os homens perante a lei, o conhecimento da inviolabilidade da dignidade humana em cada pessoa e a consciência da responsabilidade dos homens pelo seu agir. Estes conhecimentos da razão constituem a nossa memória cultural. Ignorá-la ou considerá-la como mero passado seria uma amputação da nossa cultura no seu todo e privá-la-ia da sua integralidade. A cultura da Europa nasceu do encontro entre Jerusalém, Atenas e Roma, do encontro entre a fé no Deus de Israel, a razão filosófica dos Gregos e o pensamento jurídico de Roma. Este tríplice encontro forma a identidade íntima da Europa. Na consciência da responsabilidade do homem diante de Deus e no reconhecimento da dignidade inviolável do homem, de cada homem, este encontro fixou critérios do direito, cuja defesa é nossa tarefa neste momento histórico.
Ao jovem rei Salomão, na hora de assumir o poder, foi concedido formular um seu pedido. Que sucederia se nos fosse concedido a nós, legisladores de hoje, fazer um pedido? O que é que pediríamos? Penso que também hoje, em última análise, nada mais poderíamos desejar que um coração dócil, a capacidade de distinguir o bem do mal e, deste modo, estabelecer um direito verdadeiro, servir a justiça e a paz. Agradeço-vos pela vossa atenção!
O Tango
Eu sempre escutava falar dele, as vezes o via, arriscava alguns passos ouvindo seus sussurros e sentindo seu perfeito contorno formando corações nos meus pés, abraçando suavimente suas mãos carregadas de histórias, com o cheiro no ar de uma melancolia ensurdecedora...
Um dia fui viver perto dele, algumas noites ele me beijou com sussurros , durante o dia já o esquecia, as vezes ele insistia, mas eu sempre me desvanecia...
Na calada da noite de uma segunda feira de dezembro daqueles anos “sensivelmente indigesto” ele chegou invadindo minha mente, me fez viajar no tempo que só consigo ver de olhos fechados, mas ele fez cada sentimento do meu corpo temblar de desejos, meus sentidos se afinaram na melhor melodia, fazendo meu coração escutar uma orquestra de saudade de um tempo que eu nem me lembro, me entreguei de corpo e alma...
Ele conseguiu desvirginar-me de mim mesma e nos lambuzamos nos desejos das paixões com as melodias dos amantes perdidos nos passos do prazer, já sabia seu nome, mas não ousava mudar os sussurros dos gemidos do seu compasso ...
E no meio do salão da vida, ele me olhou como um anjo que não é santo e me disse que seu nome era Tango!
Quero cuidar de ti
acariciar-te
falar palavras que transbordem carinho
que anunciem o amor.
Dizer eu te amo
admirar tua beleza exterior
e venerar o belo que ha dentro de ti
fazer-te feliz.
Ah, como eu desejo
ardente e genuinamente
ser teu porto seguro
tua forteza, quiza algo mais profundo.
Fazer-te pensar
calar-me com o teu silencio
conhecermos as fraquezas
enfrentarmos os medos.
Por tamanha veracidade que reside
em minhas confissoes intimas
escrevo com o reflexo da minh`alma
que nao posso tornar realidade
meus sentimentos subjacentes a ti,
antes de fazer isso tudo por mim
enamorar-me por quem eu sou
valorizar-me quanto ao que sinto
escrever o comeco de uma felicidade
o comeco de um verdadeiro romance
sendo eu, a protagonista
a figurinista
a escritora.
So depois estarei livre
sem resquicios de carencias
para entregar-me inteiramente.
Afinal, de quem é a culpa?
Nunca tive coragem de falar do meu amor por você. Acho que a culpa não foi da coragem, foi mais do amor próprio mesmo. Se é que alguma coisa tem culpa nessa história. Mas eu tenho esperança de que um dia você passe por aqui, bem aqui entre essas linhas. Eu tô torcendo pra que a sua ficha caia e perceba que é por você que eu escrevo. E que eu tô no mesmo endereço de e-mail, na mesma rua, no mesmo número de telefone. Pra terminar, fica a dica de que adoraria sua visita numa tarde de domingo, só pra jogar conversa fora, rir à toa. Eu tenho saudade do meu riso bobo contigo. Quando sua ficha cair, vê se aparece. Eu tô bem aqui.
Sejamos gentis sempre
Gentileza é
Falar suavemente
Manter a harmonia
Um olhar de ternura
Saber agradecer a pequenos gestos
Servir desinteressadamente
Surpreender aos amigos com pequenos mimos como:
Um bilhetinho, um bombom...
Silenciar para não ofender.
Respeitar o próximo como gostaria de ser respeitado.
Grito de amor
Oi amor
Estou te ligando pra te falar que te amo muito...
Não fale nada, só ouça o meu grito
O silêncio que se cala...
Desculpe-me os e-mails fora de hora
Queria somente saber de ti...
Dizer-te que nunca desisti de nós
E, se ainda pensas em mim?
Queria dizer-te também
Que desse outro ladinho
Tem alguém
Que já não consegue dormir
Sabe...
Eu acho que já nasci
Te amando!
O meu primeiro choro foi
o meu grito de sonhos,
avisando que minha alma
Te encontrou...
Viajou até você!
Ah, Meus Deus...
Como te amo...
Ainda
Saudações´.´
Algumas pessoas nem querem ouvir falar de magia e ocultismo, e até mesmo nunca ouviram falar de GOÉTIA. Já outras tem curiosidade , mais sentem medo de mergulhar de cabeça nesse mar de segredos... E poucos, muito poucos são os que se entregam de corpo e alma ,e renunciam a vida cotidiana, de mentiras e enganos , e passam a viverem livrementes as suas vidas. Digo isso e afirmo, a magia liberta. E magia negra é a que realmente funciona...
Sacerdote Jushon´.´
Eu venho tentando esquecer, ignorar, fingir que não me importo.
E pra falar a verdade estou fingindo muito bem. Mas não consigo mais,
é muito forte, isso me dá um nó na garganta, um aperto no peito,
meus olhos enchem d'água e eu disfarço com um sorriso. Como
todas as vezes. Quando eu te encontro é incrível, você é a pessoa que
eu mais quero ver e a unica que não consigo olhar no fundo dos olhos.
Porque se isso acontece eu fico frágil, vulnerável, minhas pernas bambeiam
eu fico sem reação, meu coração dispara tudo continua normal menos eu.
Eu já não sei traduzir em palavras esse sentimento. É grande demais, é forte demais.
E você? ... Ah, você é tudo, é nada, é fogo, é água, é brisa, é vendaval, é
tempestade, é calmaria. Você é meu oposto perfeito. Você é tudo o que eu preciso
você é o que sempre sonhei. Mas não conseguimos ficar juntos. Porque o sentimento é grande, mas nosso orgulho sabe ser maior ainda...
Na espera
Amor, presta atenção
Passe o tempo que passar
Escuta o que vou te falar
Você está em mim
Assim como eu em você
Se hoje
Meus sonhos são pesadelos
Pela tua ausência
Foram em outros tempos
A paz que embalou
Meu sono de Morfeu
O sim e o não
Junto ao preto e o branco
Incerto e ambíguo
Sou eu e você
Perdidos e encontrados
Num só delírio
Mais meu do que seu
E embora te sinta
Não posso prender
Voa sem nenhum limite
Pelo espaço e pelo tempo
Até cansar
Meu tempo é teu tempo
Enquanto eu puder
E vou te esperar
Até que queira voltar
Se por acaso não vier
Eu vou te aguardar
Num outro lugar...
(Nane-05/12/2014)