Textos sobre Escolhas
"Não existem controles sociais capazes de limitar nossos espaços mais íntimos de convicção e escolhas, exceto aqueles que deliberadamente optamos por seguir, não porque sejam fáceis, mas porque é o que reclama a calma, latente e precisa, voz evolutiva da nossa consciência. Você é o que você pensa e faz, e não o que pensam sobre você ou tentam fazer contra você."
Sorria quando for possível, e na dor lembre-se das alegrias que já tivera. A vida não são só risos, mas somos nós quem escolhemos para o que queremos olhar... Escolha olhar para aquilo que é bom e que faz bem, porque são essas coisas que nos fazem ver que a vida sempre vale a pena, o que não vale a pena é guardar em nosso coração e em nossa memória aquilo (e aqueles) que não convém...
Temos que ter forças o suficiente para lutar por nossos sonhos, porque ninguém mais lutaria por eles. Temos que correr atrás dos nossos objetivos nós mesmos, porque entregar nossos sonhos e delegar a nossa felicidade ao outro é frustração total. O que não pode nos faltar em nossa caminhada é Deus, porque Ele sim nos ajudará na caminhada, pois nos ama de forma incondicional...
Quem descansa em Deus merece alívio e quem entrega seus caminhos a Ele tem paz, sabendo que Ele é o único que sabe o que é melhor para nós e irá plantar esse melhor em nossa vida quando nós menos esperarmos e sempre no tempo certo, não o nosso, mas o que Deus sabiamente sabe que é o melhor tempo para nos ser concedido tudo aquilo que Ele reserva àqueles que confiam n’Ele e em seus desígnios...
Mesmo nos dias mais tristes, haverá pelo que (ou por quem) sorrir. Essa essência que nos faz sempre ter motivos para sorrir é a luz de Deus. Por isso é que a fé nos faz grandes: mesmo com motivos para chorar, podemos sorrir; mesmo com motivos para provocar a dor, podemos escolher espalhar o amor; mesmo com motivos, podemos nos desapegar das circunstâncias e enxergar Deus. Assim, sempre poderemos ter gestos e ações de amor e sempre poderemos sorrir para a vida e para os outros...
Você precisa sair da sua zona de conforto! Nunca será fácil fazer coisas diferentes que exigem esforço e dedicação. Nunca será fácil superar aqueles monstros mentais que nos impedem de tomar decisões mais benéficas. Mas sempre que você decidir se superar, você vai crescer e verá que todo seu esforço te levou para um lugar diferente daquele que você estava. Você precisa sair da zona de conforto, pois ela não vai ter ajudar a se superar e nem vai fazer com que você oferte experiências melhores para seus círculos sociais. Então eu te convido a refletir sobre os pensamentos, ações comportamentos que não te desafiam, que não te deixam inseguro, que te deixam aí na sua poltrona da inércia. Faça algo por si mesmo e saia de sua zona de conforto.
Muitas vezes rezamos para que nada de ruim aconteça. Por que sabemos que a dor é algo que se carrega por muito mais tempo do que a paz. Ela passa a fazer parte do seu dia, das suas atitudes e suas lembranças. É preciso de tempo. A vida é feita de escolhas e as escolhas geram cicatrizes. Não há como fugir. Estamos fadados a isso. E é isso que nos traz a sabedoria. Tempo é sabedoria. E sabedoria é cura. Entendimento. Compaixão.
Quando é que sabemos que chegou ao fim?! Como é que sabemos se é a hora de parar ou de tentar mais uma vez?! Será que existe uma maneira de saber?! Seria tão bom se fosse uma resposta fácil. Mas na realidade não é uma resposta difícil, o problema está em olhar para dentro de si e admitir e aceitar a verdade dolorosa que está dentro de nós. E isso é o que não é fácil.
E aconteceu. Depois de um bom fim de semana ao seu lado aconteceu, em plana manhã a companhia toca, o rapaz entregando um buquê de rosas para você. Sim, para você. Deus do céu, ele que quer namorar você te envia um buquê em uma manhã de segunda chuvosa. Eu sentando na mesa ao seu lado sentido que estou em um triângulo amoroso, como posso amar alguém que está dividida entre mim e ele. Chateado fico e meio que com nojo de mim. Pois, sei que ele existe, está bem ali te mandando mensagem na hora em que estou assistindo filme com você. Te ligando querendo te ver e você dando desculpas, meu Deus, o que estou fazendo comigo e com você. Sei que te amo e não posso evitar tudo isso, ao mesmo tempo que quero estar ao seu lado isso me mata. Pois, fico com nojo de mim mesmo. Queria ter o poder de escolher quem amar, mas não mandamos no nosso coração. Não sei até quando vou suportar tudo isso e nem até quando vou querer resistir. Te amo e espero que antes que eu tome minha decisão você tome a sua primeiro.
"Indecifrável sabermos como nossas almas se entrelaçam por nossos propósitos, se nós os escolhemos ou eles quem nos escolhem, ainda assim desde o dia em que jurei servir à Ordem, de uma única coisa resguardo minha fé, fazer de mim uma espada em favor da consecução do Direito, mas sobretudo, naquela sua proporção que há de mais sublime, o Justo."
Algumas coisas não dependem do que você quer, do que você procura, as vezes temos que aceitar que certas coisas não convém, outros momentos temos que entender que só depende de nós para que algo aconteça, ou seja é um equilíbrio de ações onde nosso futuro depende/não depende de nossas escolhas, não há uma fórmula correta para saber o certo, só o tempo nos ensina, e mesmo com todo tempo possível, nem sempre acertamos.
Vivemos em um mundo onde muitos buscam o mesmo ideal, o que diferencia é o potencial de cada um na conquista do mesmo. Por vezes a luta se faz grande diante de nossas dificuldades, e tão pequena em nossa força de vontade. Por isso nem sempre devemos escolher seguir um determinado caminho, mas caminhar seguindo nossas escolhas.
Nascemos como uma folha em branco com todas as possibilidades abertas. Somos moldados pelas experiências que vivemos e pelas escolhas que fazemos ao longo da vida. Cada decisão, desde as mais simples até as mais importantes, tem um impacto em nossa vida. Essas escolhas formam nossa identidade e o curso de nossa existência.
A ameaça da não salvação de Deus está longe de ser um ato de amor cristão. Mais afasta do que aproxima. Existem incontáveis pessoas que não entendem que o verdadeiro cristão não é, e talvez nunca consiga ser perfeito. Aquele que segue a Jesus certamente erra, mas erra sem a intenção de errar, por um descuido, por ser humano e falho, como todos os outros. O grande problema não está em ser falho, e sim, em falhar propositalmente, tendo a consciência disso. Quando temos Jesus como referência de vida, não nos tornamos perfeitos, mas sim seres humanos que buscam a cada dia renunciar seus erros, embora o desejo de errar e fazer o errado ainda possa existir. Ser cristão é sobre construir o pensamento que diz: "Se tenho a escolha, nesse momento, de ser bom, talvez não tenha sentido escolher não ser, se essa escolha é mais uma semente que vai trazer futuras boas colheitas. Escolher errar por pura consciência é um retraso da minha evolução cristã."
Existem seres que, ao percorrerem o labirinto da existência, amontoam dentro de si os resquícios sombrios do passado, conhecidos como arrependimentos. Em contrapartida, existem almas que, no vácuo de suas experiências, permanecem eternamente alheias à angustiante melodia do remorso, pois nunca se aventuraram na dança da vida.
Vivemos em uma sociedade extremista, você não pode ser da ciência e da espiritualidade, você só pode ser da esquerda ou da direita, você não pode ser másculo e gay, você não pode ser homem afeminado... O equilíbrio, o meio termo é invalidado porque nossa cultura não permite a liberdade. Ela marginaliza aqueles que não querem lutar essa guerra inútil de pertencimento, como se um lado ou outro fosse de fato um lado certo.
A vida é um presente precioso que nos é concedido no momento do nosso nascimento. É uma jornada repleta de experiências, desafios e oportunidades, moldando quem somos e quem podemos nos tornar. Cada dia é uma página em branco, pronta para ser completada com histórias, sonhos e realizações.
A única escolha que tenho certeza ter sido a mais certa da minha vida,foi seguir Jesus Cristo, no mais, tenho plena convicção que neste mundo,nada é cem por cento bom.Mesmo assim precisamos escolher,mas na maioria das vezes queremos delegar nossas decisões à alguém só pra não levar a culpa se algo dar errado.Por isso admiro o Elias da Bíblia sagrada,profetizou segundo a própria palavra,e também sofreu com as consequências da sua profecia.Todo ser humano precisa ter caráter e coragem para assumir as suas escolhas, sejam boas ou ruins.O covarde não leva a culpa,mas também não ganha honra!O covarde não arrisca,mas também não conquista!O covarde não assume e também não entra no céu!
Eu nunca gostei dos depois e digo isso com propriedade. A aversão que desenvolvi não veio de uma decisão irracional baseada em aparência ou capricho. Ela segue a linha da ciência, foi pura experimentação. Quase todos os "depois" que vivi foram uma grande decepção, salvo minha personalidade que alcançou um elevado grau de maturidade, tudo que deixei a cargo da espera apodreceu. Algumas alcançaram o limite de sua experiência e outros foram corrompidos, como fruto repleto de larvas, devorado lentamente. Portanto, meu caro (minha cara), às vezes, é melhor colher o verde e provar de seu amargor, do que criar a expectativa pela sua doçura e acabar arrependido por ser tarde demais. "Não deixe para o amanhã o que pode ser feito hoje". Se você deixa a louça para depois ela acumula e atrai companhias indesejáveis. Se você não disser o que pensa agora pode ser impossível ser ouvido mais tarde ou até mesmo em um instante mais breve. Se você não se declarar agora por medo da negativa; pode dar a oportunidade do "sim" para outro afortunado. Não trato essas palavras como apologia ao imediatismo, mas tento incentivar um elevado, até mesmo pleno, poder de autocontrole. Se você tem consciência do que quer, do que sente, não espere a certeza do outro lado para tomar uma atitude. "A vida é feita de escolhas" e você, já fez as suas?
Não existe alegria maior do que ver pessoas boas sorrindo, conquistando os seus sonhos e sendo muito felizes, porque sabemos o quanto elas batalharam com fé, sem se esquecer dos tombos, mas fazendo deles seus alicerces para seguir; sem sabotar o caminho alheio, mas entendendo que cada um tem o seu processo, o seu tempo e o seu próprio caminho; sem deixar de sorrir, mesmo diante dos inúmeros obstáculos que sempre surgem ao longo do caminho; sem deixar de estender a mão a qualquer um, mesmo tendo dias em que a generosidade de alguém era o que mais precisava; sem reclamar das batalhas, porque com consciência de que eram elas as verdadeiras pontes para os sonhos; sem deixar de acreditar que um dia ruim não poderia ofuscar todos os outros que poderiam ser bons; sem se esquecer de aproveitar as simplicidades da jornada, os verdadeiros milagres escondidos por trás de cada beleza plantada por Deus ao longo do caminho; sem deixar de sonhar e de caminhar passo a passo lutando por suas conquistas. E além de tudo isso, com a certeza de que Deus era o guia e, por isso, não havia o que temer, pois não existe alguém melhor em quem possamos depositar a nossa confiança plena...