Textos sobre Escolhas
Viva. A vida é cheia de encontros e desencontros, surpresas e decepções, certezas e incertezas. Mas uma coisa é certa, vale a pena, cada experiência tem a capacidade de nos tornar pessoas melhores. Seja uma pessoa positiva e viva. A melhor maneira de viver, é ser feliz. Consigo mesmo e com suas escolhas.
Ouvi dizer que a esperança é amorosa com quem a tem, que o amor é complacente com quem o sente, que a fé é poderosa com quem a usa e a vida é, apesar das dificuldades e atropelos, gratificante com quem sabe viver. Independente de quem disse essas verdades, eu escolhi aprender esta lição. Pois, benditas sejam as escolhas certas que fazemos em nosso dia a dia.
Mostra-se injusta e inaceitável a rejeição a alguém “apenas” por ser ignorante, inculto ou pouco inteligente. Explico as aspas: não é o fato de ser assim que a torna inferior aos demais. Pode ser dessa forma por possuir deficiência tanto congênita quanto adquirida, ou simplesmente por não ter tido acesso às formas de obter conhecimento e cultura. A questão não está no efeito percebido, mas na sua causa. Serão passíveis de crítica somente os que, mesmo com todas as oportunidades a seu alcance, recusaram-se a mudar tal realidade, tornando-se merecedores de tratamento compatível com sua ignorância, já que tais pessoas fazem-se imbecis por opção.
Não é que toda escolha possua uma consequência, mas tenha em mente que é preciso escolher um caminho, a vida é assim... se toda vez que você fizer uma escolha achar que perdeu, você vai se sentir frustrado por ter deixado a outra passar, o melhor a fazer é encarar as coisas de frente e fazer de sua escolha um aprendizado, para as próximas que virão...
Nunca fui de fazer listas de intenções no final do ano. Mas, para 2014 resolvi fazer uma; e para a minha "ingrata" surpresa, descobri que não cumpri nem a metade das minhas metas. Analisando mais uma vez - e dessa vez - jogando fora todo o peso de culpa e toda negatividade, percebi que na verdade, eu me COBREI DEMAIS. Dai, me lembrei de uma frase que li em algum lugar, não sei onde, mas que no momento me cai como luva: A vida é o que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos!
Sobre o fato, o meu entendimento é rápido, a minha elaboração em relação ao acontecimento que é cautelosa... Por isso não abro mão do meu direito de perguntar o que duvido e de expor o que sinto ... Do meu jeito transparente diante de tantas escolhas a honestidade é a que mais me agrada... Se eu "te gosto" dispo as camadas coloridas da minha alma ate ficar em carne viva.... Talvez por isso eu vivencie o ato de sentir com tanta intensidade. Não acho que esse seja o caminho certo pra toda humanidade, apenas acho que a transparência é o caminho certo pra mim, por que no final das contas eu sou tudo que realmente tenho de essencial... Se eu esquecer qualquer coisa, posso substituir, ou sobreviver , mas se eu esquecer de mim mesma deixarei de viver para vegetar... Apesar de todas as dificuldades prefiro ter uma vida longa, um sorriso largo e uma grandeza indefinida que ainda hei de conquistar...
Eu não queria as mesmas chances do passado para me portar diferente , pois a colheita dos meus caminhos vãos me deram o crescimento necessário para a evolução. Sorrindo plantei, chorando colhi, mas enfim a vida me mostrou que existe um só caminho para a vida eterna, e um só passo pra desolação, não me preocupo com meu futuro, lancei sorte à Deus, e com o tempo meus anseios e pensamentos obscuros se dissiparão, afinal novas chances não farão grande diferença com as mesmas e antigas atitudes falhas.
"Em nossa fantasia, num conceito alienado de que podemos viver sem nunca errar, criamos uma expectativa perfeccionista da vida, mas todos os dias nos deparamos com escolhas e, freqüentemente, com acontecimentos que estão além de nosso controle! Em vários pontos deste caminho vamos nos decepcionar conosco mesmos, e isto será menos doloroso se deixarmos de crer nesta possibilidade de perfeição e olharmos as situações de um ângulo diferente, de uma visão mais compreensiva, pois erros são frutos de experiências mal sucedidas que não foram vistas como aprendizagem!"
Um dia , pode valer por um ano , pode valer uma década , ou até mesmo por uma vida inteira , pois ocorrem fatos marcantes sendo felizes ou tristes , sendo assim você não faz a minima ideia se encontrará pessoas que fizeram parte do seu passado ou irão fazer parte do seu presente , as nossas vidas passam por constantes mudanças , temos de nos adaptarmos a cada mudança ocorrida em nosso dia-a-dia , os dias passam , assim como as nossas vidas , mas cada um faz com que cada escolha feita conforme os segundos façam os dias valerem a pena , existem escolhas que temos certeza que são as certas , ou até mesmo erradas , mas só Deus sabe nos responder conforme o tempo for passando , apenas faça cada sopro de vida valer a pena , pois nunca saberemos o dia de amanhã , viva hoje , sem se importar com o amanhã , pois o amanhã ainda está longe , faça hoje valer a pena , para poder pensar no amanhã.
Para todas as culturas a vida é bela, é uma dádiva divina, é o ânima, uma manifestação de poder. A vida é a oportunidade, é mais uma chance, uma viagem por esse mundo. A vida é apreciar o belo, conquistar objetivos, é a exploração do mundo, vencer obstáculos, a vida é Jesus, ou Jesus é a vida, o caminho e a verdade. A vida é sagrada, uma força, uma gota de Deus, como diria o compositor Paulinho Moska. A vida é um punhado de mar, de amor, de alegria, é a essência da existência, é uma beleza! Ou poderia ser... Pois a vivência não é fácil, se relacionar, unir pensamentos, amar, a vida foi arquitetada para proporcionar constante superação, tudo é um dilema pra resolver, cada escolha exige uma renúncia, consequência e preço e, como se não bastasse, cada escolha nos conduz a outra escolha. O Tempo se encarrega de administrar toda vida que existe, tudo vive dentro dele e às vezes se esquece que ele não tem pressa. É velho, mas sempre novo, como eu quero um dia me sintonizar a ele em perfeita simetria. Permitir que a paciência me apresente calmamente a melhor direção, a melhor escolha. Tem hora que cansa bater cabeça, ser imperfeito, ainda não ter convicção. Mas, por outro lado, ainda bem que é assim, a imperfeição também é bela quando se percebe a alquimia por trás dela, a oportunidade de transformar qualquer situação, qualquer chumbo em ouro, qualquer pedra em diamante. Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas. Que Deus me dê o que eu preciso pra alcançar meus ideais e contribuir pela construção de um mundo melhor em mim e à minha volta.
Nossos sentidos muitas vezes nos enganam ao nos mostrar caminhos diferentes daqueles que queremos seguir. A direção nem sempre é clara, mais a chegada muitas vezes é a única coisa que nos mantém no caminho. Ficar esperando as respostas não é uma opção para aqueles que desejam realizar grandes coisas, é preciso agir e a hora muitas vezes é o agora. Nem todas as peças vão se encaixar no quebra-cabeça, porém, algumas tem um significado mais especial. Nossas escolhas se baseiam em experiencias, muitas delas vindas de outros. Sendo assim, a escolha é a melhor maneira de resolver essa disputa, pois nela colocamos em prática aquilo que aprendemos ao longo do caminho. Escolher com o coração nem sempre nos levará ao objetivo, pois seus caminhos nem sempre são retos, porém a razão por mais perfeita que pareça tem uma desvantagem: não mede consequências para chegar ao objetivo, o que muitas vezes pode acabar nos deixando sozinhos.
Enquanto nos recolhemos silenciosos, às vezes até feridos e sem querer aceitar a realidade que nos contraria, a vida gesta novos episódios para a nossa história. Nenhum personagem sai à toa; nenhum entra por acaso. Tudo acontece de acordo com o enredo do Criador e o arbítrio de cada um. A nossa vida é consequência das nossas escolhas e invariavelmente pagamos um preço pelo acerto ou pelo erro. Só recebemos as respostas para os porquês do que nos ocorre, se aceitarmos que tudo é como tem que ser ou como fizemos com que fosse. Felicidade é pra quem acredita, pra quem faz por merecer. O Amor é somente para os que são corajosos; os fracos não fazem jus ao paraíso. São essas certezas advindas dos sinais que só os corações destemidos entendem que me fazem agradecer e dizer benditas e bem-vindas as boas surpresas do destino!
Entenda que a forma que você vive hoje são resultados do que você escolheu ontem. Cabe a você que tem o direito do livre arbítrio acertar mais do que errar em suas opções. Entenda que é você que bate o martelo das suas decisões e se você escolher algo do que você realmente não precisa, Deus o mestre da justiça vai saber o que fazer com você!
Dias vão dias vem e eu aqui numa imensidão de pensamentos, um turbilhão de sentimentos, as coisas de ponta cabeça e no fim o fim, podemos dizer a vida é um ciclo tudo tem seu tempo e sua hora, hoje não é hora de olhar para o passado e nem para o futuro, hoje é agora e a nossa vida é feita de decisões, nossos caminhos são feitos de escolhas, tudo que almejamos é ser feliz.
...Nos momentos confusos e difíceis de nossas vidas percebemos que...a fim de moldar o presente no futuro que vislumbramos...muitas vezes fazemos dolorosos sacrifícios... E isso está baseado na nossa visão, que pode nos levar a luz ou nos consumir na escuridão, no fim de uma batalha conosco mesmos... porque as coisas mais difíceis de se viver são essas...as que estão além de um mero sentimento de posse...além daquilo que é ou não presente...do que está ou não está junto...e nisso que está, apenas em nossa própria compreensão, percebemos que as vezes deixamos que partes de nós morra ou se torne viva para que atinjamos aquilo que consideramos como BEM...não sabendo nunca se estamos certos ou errados...Nossos sonhos nossa Felicidade é resumido em estar mais perto de Deus de alguma forma...e isso são coisas que discutimos e conversamos conosco mesmo por incontáveis horas, dias, anos... e dessa forma nos transformamos em um pilar...que pode sim transformar sonhos em realidade...em sintonia com aquilo que consideramos Paz interior...Dessa forma somos os únicos que nos levamos aos desdobramentos que a vida toma...E assim sempre iremos acreditar que nossas escolhas...nossas ações são o que tentamos fazer de melhor... No fundo sempre sabemos que não há garantias, podemos acertar ou errar...mas sempre teremos que fazer escolhas... Muitas delas vão parecer escolhas impossíveis...onde nosso maior intuito é alcançar nossos sonhos...e dependendo da natureza do sonho que perseguimos...Não temos escolha a não ser mudar para acolher esse sonho... Assim como muitas vezes fazemos... Tomando caminhos diferentes...
E os dias parecem não passar, as horas aparentam ter congelado nos mesmos ponteiros. Sem nenhuma mudança. Aliás toda essa mudança aqui dentro de mim já foi o suficiente para devastar tudo ao meu redor. Seria meio cruel de mais que algo a mais acontecesse, digamos que algo tão ruim quanto o que aconteceu desde então. Pelo menos toda essa dor é o que me parece ter sido o pior aqui dentro de mim. É como se eu não pudesse acreditar que tudo realmente ficaria bem. É como se uma hora junto as lembranças se tornasse, uma sessão de tortura inacabável perante a esta situação a qual eu adoraria poder acreditar que é mentira. Quero sair correndo. Sei lá. Quem sabe fugir para bem longe daqui, por um bom tempo. Muito tempo, pelo menos o tempo necessário ate que as coisas se ajeitem. Se é que existe um jeito para ajeitar e revisar tudo isso de forma que o que aconteceu possa se recompor como eu quero. Eu só desejo me refugiar em um lugar qualquer, que me aflore as lembranças boas sem me desengatar a vontade de chorar. Quero apenas sumir, quem sabe para onde. Isso pouco me importa. Qualquer lugar me parece ser melhor que este aqui, qualquer galáxia se parece mais favorável para estar do que ficar aqui. Qualquer lugar serve agora tudo é muita coisa. Ou melhor dizendo muita ou pouca coisa é tudo. Desde então nesses poucos, imensos e intermináveis dias foi assim, o meu fixo dilema de "o que vier de bom e lucro". É engraçado como o mínimo lucro /máximo lucro possa ser ao mesmo tempo bom e ruim. Prestável e imprestável. Qualquer acontecimento bom agora, e tão necessário para amenizar pelo menos um pouco dessa angustia, o que me faz não poder reclamar por pequenas coisas boas estarem acontecendo. Pelo menos em meio a tanta coisa horrível pequenas circunstancias tem me feito dispersar por alguns instantes do que aconteceu de verdade… Do que na verdade eu ainda não acredito. Quero apenas um lugar que eu possa ao menos tentar diminuir minha desgostosa realidade… talvez depois que eu consiga fugir e decidir voltar, quando eu definitivamente retornar aqui novamente eu possa reencontrar o que eu venero poder acreditar nunca ter perdido para sempre. Perdido de verdade como eu teimo em desacreditar. Quero que ao voltar eu possa acreditar que desde a última vez que decidi partir as coisas puderam se encaixar perfeitamente, ajustando o quebra cabeça e encontrando as peças que faltavam espalhadas pelo caminho do destino que me deixaria feliz em dizer que houve um engano sobre tudo isso. Saber que ao voltar o nó da realidade pode ser reatado, e minha dor havia sido selada momentaneamente, assim como um vaso já quebrado que havia sido reencaixado e colado de novo com a melhor cola que fosse, mais que com o tempo mesmo que eu soubesse que o mesmo desmontaria o vaso novamente eu teria coragem o suficiente ou covardia em excesso para acreditar no mentiroso relógio que prometia fazer as horas não continuarem transgredindo em frente e me oferecendo uma continuação diferente de exatamente tudo. Queria poder acreditar que ao retornar em meu ponto de partida, o tempo havia sido congelado no melhor momento possível, para que eu pudesse recompor tudo que faltou da última vez. Saber que essa volta seria a hora para fazer o que não pode ser feito antes. Más não. Me encontro aqui. Perdida neste mesmo lugar. Sem mover um passo. Um músculo se quer. No meu canto o qual eu sempre jurei conhecer como a palma da minha mão e gostar como se fosse o meu único canto pertencente, mas o meu canto. Canto que agora tanto faz. Pena que esse cantinho que e só meu, e o único cantinho que me traz mais e mais lembranças boas. Não que eu ache ruim relembrar as maravilhas que nos aconteceram. Claro que não. De forma alguma. E sim revê-las e estar ciente de que nada acontecerá novamente é o ruim de clareá-las em minha mente, quando estou aqui no meu lugar que compõe um pouco de todos que conheço e um pouco também das lembranças do passado tão próximo. Não dependia de nenhum de nós fazer todas as boas lembranças acontecerem novamente. E assim infelizmente esse mesmo lugar só meu me faz com que eu queira deixa-lo e ir para outra dimensão. Ai se eu pudesse. Definitivamente a única forma de me livrar e amenizar certas circunstancias será reprimir. Apenas isso. Assim, se eu repelir toda essa tristeza de mim, sempre quando eu puder, sempre quando eu conseguir expulsar a dor e aguentar ou suportar as coisas, no fim tudo fique bem de verdade. Mas somente no fim. Por que por enquanto eu faria o "tudo ficou bem" de mentirinha, até que o "ficou bem de verdade" chegasse enfim e me invadisse como forma de consolo. O relógio pode ser o pior inimigo de uma pessoa. O pior inimigo para mim particularmente. O meu rival para sempre. Eu tenho meus motivos por isso. O maldito acelera o tempo e muda tudo de uma vez para sempre, te favoreça ou não essas mudanças escolhidas por ele influenciando nos nossos destinos pertencentes. E olha que eu já não sou boa em lidar com as pessoas por que me faltam palavras, então digamos que não é bom que eu não me dê bem com objetos também, mais ele não me deixou outra escolha. Outra coisa nenhuma, na verdade eu nem pude escolher ou ao menos decidir alguma coisa. Não mudei nem sequer uma vírgula de lugar. Eu nem mesmo as coloquei em tais lugares existentes ao meus destino. Tudo apensa aconteceu. Tipo, do nada. Simples assim, PUF! Bem de repente. Sem eu nem esperar. Mais eu tenho fé. E é como diz na música, e eu sou viciada em me basear em canções "PRA QUEM TEM FÉ A VIDA NUNCA TEM FIM", então sigamos em frente. É única maneira de tentar melhorar algo.
Todo homem é livre para escolher entre ter ou ser e dizer sim ou não... O que chamamos antônimo é tudo aquilo que contraria, se opõe, contradiz um estado do outro; O Amor e ódio, alegria e tristeza, guerra e paz, forte e fraco, rico e pobre, feio e bonito, amargo e doce, descrença e fé, sujo e limpo, seco e molhado, bom e mau, positivo e negativo, direita e esquerda, a frente e atrás, sincero e mentiroso, ignorante e sábio... Se escolheu viver, configure, do contrário, permanecera morto mesmo estando vivo.
Coisa mais imbecil que li faz pouco: "Se você se afastou de alguém e esse alguém não correu atrás, saiba que fez a escolha certa". Ai, meu Deus... Quem se afastou primeiro? Por que outra pessoa teria que correr atrás? Escolha certa? Tudo na vida é uma questão de escolhas. Não faça jogos com outra pessoa, pois ela tem seu próprio jogo. Nem se julgue o máximo. Você está apenas sendo abandonado. Se alguém não te procurou é porque achou que você não valia a pena. A análise pessoal tem seu ângulo, mas ângulo imbecil, não.
A única coisa que move a nossa vida pra melhor é deixar as bagagens pesadas e inúteis para trás. Perdoe seu passado e abrace o seu presente, pois seu futuro dependerá das escolhas do hoje!!! O ontem foi experiência do que fazer ou não fazer mais. Esteja em paz consigo mesmo e quando isso ocorre, não é qualquer coisa que te atinge, não é qualquer tropeço que te derruba. E quando tu perdoa as pessoas que te fizeram mal e te perdoa por não ser perfeito, a vida fica mais leve e tudo que é leve, flutua, faz voos maiores e até alcança o céu!!!
Por mais libertário que se mostre, você jamais se verá livre da ira dos que irão combater, de todas as formas possíveis e imagináveis, a sua liberdade de escolha. É quando a força de suas crenças e valores precisará provar ser maior que as cadeias nas quais pretendem aprisioná-lo independente de que nomes dêem a elas, entre as de natureza social, moral ou cultural.